ESCOLA: Escola Estadual de Ensino Fundamental Balbino Pereira dos Santos.

TURMA: 3º ano.

PROFESSORA: Tatiana Petry Bossler

ALUNOS:

Analy Silveira Becker

Gabriel Rossato Meisner

Luana Rodrigues Pinheiro

Mateus Porn Schwingel

Rafael Secretti Windmöller

Régis Thiele

Vitória da Silva Rodrigues

  RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

Observou–se, nos primeiros dias de aula, uma grande dificuldade de leitura e escrita na turma de 3º ano. Percebeu–se a necessidade de adquirir o hábito e o gosto pela leitura além de melhorar a formação e escrita das palavras.

Os alunos foram incentivados nesta prática pedagógica, cujo objetivo foi o de sanar as dificuldades observadas junto aos educandos, a desenvolver hábitos que favorecessem sua aprendizagem.

Para isso, utilizou–se de recursos e métodos diversos, entre eles:

MALETA DE LEITURA: Criou–se uma maleta, com diversos títulos, todos enumerados e listados. Os alunos levariam a maleta para casa, por uma semana, devendo – nesse período – realizar a leitura de alguns desses exemplares, de livre escolha. Dessa forma, esperou – se que os educandos escolhessem os títulos que mais lhe chamassem a atenção e, portanto, a leitura não se tornasse maçante. Ao devolver a maleta, para que o próximo colega levasse para casa, os alunos deveriam relatar (da melhor forma que lhe aprouvesse: desenho, descrição escrita ou ambos), alguma das obras lidas.

GRAVAÇÃO DAS RECITAÇÕES LITERÁRIAS: durante as aulas, enquanto se trabalhavam textos diversos, em algumas ocasiões as narrativas que eram realizadas pelos alunos foram gravadas para que, posteriormente, os próprios pudessem ouvir sua leitura e, desta forma, observar as dificuldades e melhorias necessárias.

ü SORTEIO DE LIVROS, REVISTAS, TEXTOS DIVERSOS: Ainda com a intenção de favorecer o hábito de ler, foram sorteados gibis, livros diversos entre os alunos, para que pudessem continuar em casa o processo de leitura.

HORA DA LEITURA: durante a semana, estabeleceu–se a Hora de Leitura (juntamente com toda a escola) e a Aula de Leitura (adaptada ao horário da turma).

DIGITAÇÃO DE TEXTOS NA AULA DE INFORMÁTICA: percebeu–se uma maior facilidade, da parte de alguns alunos, de assimilar a escrita enquanto digitavam textos diversos. Usou–se tal estratégia como recurso para melhorar conceitos básicos de escrita.

UTILIZAÇÃO DA “CADEIRA DE LER PARA A PROFE”: sugeriu – se o uso de uma cadeira específica, onde se colocou a placa “cadeira de ler para a profe¨. Observou–se que também este recurso facilitou a iniciativa de ler e favoreceu o processo. (também em função da proximidade com a professora, o carinho e a troca entre esta e seu educando. A partir da cadeira, algumas vezes se ¨pulou¨ para o colo da profe).

Todas essas tentativas foram consideradas válidas para se atingir o objetivo, de melhorar a leitura e escrita dos alunos do 3º ano. Sozinhas, elas não seriam capazes de chegar a esse objetivo, mas dentro de um contexto, favoreceram para que este intuito esteja mais próximo.