CENTRO SUPERIOR DE TECNOLOGIA-CST

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 

JOÃO PAULO LACERDA 

ESTÁGIO II

ACOMPANHAMENTO E INTERVENÇÃO NA PREPARAÇÃO FÍSICA DA EQUIPE SUB-20 DE UM CLUBE DE FUTEBOL DO RECIFE  

Projeto para a disciplina de Estágio II para obtenção parcial da nota da 1° Avaliação, orientado pela professora Ana Zélia Bello. 

Recife

2012  

  1. 1.    Introdução 

A escolha do tema do projeto é uma maneira de estudar mais profundamente uma das modalidades mais conhecidas no mundo. A preparação física em todas as modalidades tem diferentes formas de ser aplicadas, principio da especificidade. No futebol de um modo particular a preparação física é a qual mais aguça a curiosidade, por isso o tema é relacionado a tal preparação e modalidade.

Quais são as capacidades físicas devem ser enfatizadas na preparação de uma equipe sub-20 de futebol? Que fatores devem-se compreender para realizar um microciclo semanal adequado na preparação física?

O futebol é o desporto mais conhecido mundialmente, foi começado na história moderna em 1863 na Inglaterra. Seu órgão máximo onde são intituladas regras e organizações é a FIFA (Federação Internacional de Futebol). O campeonato mais reconhecido é a Copa do Mundo que acontece de quatro em quatro anos, esta competição tem o dobro de audiência mundial do que os Jogos Olímpicos.  A cada ano que se passa a modalidade cresce economicamente, tecnologicamente, isso faz com que os profissionais envolvidos em uma equipe, tenham uma constante atualização de seus conhecimentos. Fazem parte normalmente de uma comissão técnica de futebol, treinador, auxiliares do treinador, preparadores físicos, preparadores de goleiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros. Na atualidade é impossível falar de um futebol de alto-rendimento sem separa-lo da ciência do desporto. Através dos anos sua evolução é significativa em vários aspectos, isso não afasta seus espectadores, pelo contrário a cada dia pessoas entendem mais e procuram saber tudo o que se passa para a pratica dessa modalidade esportiva.