Com o avanço das tecnologias de informações, trazida a baila pelo capitalismo desenfreado que vivemos nos dias de hoje, podemos afirmar que as pessoas estão tendo acesso e recorrendo cada vez mais a internet, isso é um fato e elas lançam mão dessa tecnologia para realizar quase todas as atividades que antes faziam com que essas mesmas pessoas tivessem que sair de casa para realizá-las.
O capitalismo trouxe desenvolvimento e também o consumismo. O primeiro um benefício, o segundo nem tanto. Nesse sentido trouxe também o perigo social em que incorrem jovens, adultos e até mesmo crianças em diversos aspectos.
Com a facilidade de acesso, através da internet, a diversos tipos de serviços como os da compra on line, as pessoas muitas vezes deixam de sair de casa para comprar o que precisam, o fazem pela internet, e é evidente que essa comodidade ditada nos dias atuais favorece ainda mais o consumismo e a falta de socialização entre as pessoas.
As relações sociais também se modificaram; agora muitos se relacionam através das chamadas "redes sociais" e por incrível que pareça interagem com pessoas do mundo inteiro e até mesmo com o próprio vizinho na frente de um computador. Desnecessário mencionar que por um lado as pessoas passaram a sentir medo de sair de casa devido a violência que impera em nosso país e com isso buscaram alternativas para se manter conectadas com o mundo exterior. Com isso as relações sociais ficaram prejudicadas, as manifestações de afeto, os sentimentos, a comunicação entre as pessoas muitas vezes são mal interpretadas e isso pode ter conseqüências nefastas na vida das pessoas.
A internet trás coisas inovadoras como por exemplo o estudo a distância, que vem trazendo uma nova perspectiva de desenvolvimento profissional, mas que ainda é um assunto polêmico.
Mas são muitos os aspectos positivos e negativos que envolvem todo esse tema, e é importante citar como um ponto extremamente negativo os crimes virtuais; pedofilia, prostituição, estelionatos, entre outros, ou seja, a tecnologia contribuiu sobremaneira para que a internet seja uma extensão do que já acontece nas ruas há muito tempo.
Os jovens "ficam", que na linguagem deles significa dizer que não se tem compromisso uns com os outros. Isso é bom? Isso é ruim? A meu ver as relações sociais foram banalizadas há muito tempo e essa hegemonia cultural do "ficar" só vem piorando ao longo dos anos. Em se falando de hegemonia cultural entre os jovens, isso é patente, vez por outra um ídolo explode na internet ou na televisão e todos se curvam à moda ditada por esse ídolo, como estilo do cabelo, maneira de se vestir, até mesmo o modo de pensar desse ídolo pode influenciar a cabeça de milhões de pessoas. Assim, o fenômeno chamado de "ídolo" trás a febre da moda aos jovens e assim como aparecem, desaparecem, deixando para trás um rastro de seqüelas em nossos jovens.
Como conseqüência dessa necessidade de se ter acesso a essas tecnologias, as pessoas acabam que trabalhando demais a fim de ter condições de manter-se conectado com esses "benefícios". Com isso criou-se uma geração de famílias afastadas, focadas unicamente no trabalho, o diálogo com os filhos; o hábito antigo de fazer as refeições juntos, a família reunida, tudo isso vem ficando escasso na sociedade em que vivemos.