Faculdade Nossa Cidade 

Relações Interpessoais 

Luciane Fernandes Brito 4° Semestre

        Gestão de Recursos Humanos

Orientadora: Ester Cosso 

Carapicuíba 2013 

Relações Interpessoais no comportamento Organizacional a Motivação. 

Segundo, Lord (1997, p.3)”A psicologia social é o estudo científico da maneira pela qual os pensamentos, sentimentos e comportamento de uma pessoa são influenciados pela presença real ou imaginária de outra pessoa”.

O comportamento humano existe de várias formas seja individual, social e em pequenos grupos, dentro das organizações existe vários grupos de pessoas que possui diferentes percepções e comportamentos.

Todo individuo seja ele qual for tem três necessidades interpessoais: Inclusão, controle e afeição.

Inclusão, afeição e controle constituem em um conjunto relacionados ao comportamento interpessoais, no processo de interação humana a maior dificuldade das pessoas é no trabalho elas não conseguem se relacionar com os demais dentro das organizações, existe barreiras que impedem esse tipo de relacionamento uma delas é a percepção.

As pessoas tem suas personalidades, por isso cada uma trabalha de maneira diferente existe aquelas que são mais extravagantes não tem medo nem vergonha, mas existe aquelas pessoas que são mais tímidas não se comunica com as demais fica observando tudo o que os outros estão falando.

O dinamismo é a principal característica da personalidade normal.

O indivíduo muitas vezes espera que o mundo mude, para que ele possa mudar e quando na verdade a pessoa que busca motivação tem que encontrar dentro de si mesmo, para que possa transpassar para os outros.

As pessoas os colaboradores precisam descobrir o que motiva o trabalho, motivação é um processo que desperta, dirige e mantém um comportamento para atingir um objetivo, despertar é a energia que se refere por trás das ações de cada um, a direção é a escolha pelo caminho a ser seguido, diz respeito à persistência em exercer um esforço até que o objetivo seja alcançado.

As pessoas raramente estão satisfeitas consigo mesmas e com o seu nível de realização pessoal e profissional.

O comportamento humano acha-se especialmente orientado no sentido de buscar o prazer e consequentemente, procura evitar o sofrimento e também a dor.

Na motivação no trabalho a personalidade do colaborador é muito importante na tomada de decisão, pois ela é um reduto de forças básicas ou energia própria que impulsiona o comportamento numa ou noutra direção.

A motivação visa favorecer o equilíbrio de trocas e por maior conforto ás pessoas de maneira geral. Para que uma pessoa tenha motivação pra trabalhar ela precisa ser supridas as suas necessidades, são elas: Corporais ou fisiológicas, segurança, sociais, psicológicas e auto realização.

É necessário, portanto frisar que uma pessoas ora persegue objetivos que atendem determinadas necessidades ora busca satisfazer outra.

É importante identificar diagnosticar determinado tipo de comportamento motivacional e procurar identificar quais necessidades estão em jogo, para que possa entender porque e como as pessoas entram em ação.

E isso permite explicar porque, quando ao se pagarem bons salários, ao se cuidar do ambiente de trabalho, ater estabilidade no emprego e quando é oferecido vários benefícios para o empregado, as pessoas parecem não estar interessadas senão em despender um esforço pessoal mínimo, para aquele que recebe tais vantagens, as organizações tem que cumprir com suas obrigações para que o funcionário tenha todas as suas necessidades supridas para que ele trabalhe motivado, fazendo com prazer e eficiência o seu trabalho todos ganham com isso a empresa e o empregado motivado. 

Referências Bibliográficas.

Bergamini,Cecília, Psicologia aplicada à administração de empresas,4°ed.São Paulo: Editora Atlas,2008

Fiorelli, José, Psicologia para Administradores,5°ed. São Paulo: Editora Atlas,2008