Faculdade Nossa Cidade, orientado pela professora Esther Cosso

Aluna: Dalva Borges de Oliveira Ferreira  

A importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho

No passado, nas empresas as contribuições individuais eram mais valorizadas, aquela pessoa que trabalha duro, quase não falava, pouco se mostrava,  era bem vista no ambiente de trabalho, a visualização de trabalhos em equipes quase não existia, mas com a evolução natural das coisas isso  mudou.

Hoje o que mais se houve falar no mundo empresarial é sobre a necessidade de se encontrar pessoas com facilidade em se relacionar, pessoas que pratiquem a empatia, ou seja, que saibam se colocar no lugar do outro, que saibam agir de maneira flexível,  que não sejam resistentes a mudanças e desafios, pessoas que queiram ver transformações e que busquem melhorias.

Todos já ouvimos falar de pessoas bastante competentes, mas quando recebem uma promoção, como o papel da liderança, por exemplo, acabam fracassando, isto porque não estão preparadas para enfrentar as novas situações, muitas vezes não possuem controle das próprias emoções, o autoconhecimento.

            E para lidar com outras pessoas é necessário que primeiro saibamos ligar com a gente mesmo; conhecer nossas próprias fraquezas, necessidades, , controlar impulsos.  Uma pessoa emocionalmente inteligente consegue ter bons relacionamentos, e se destacará no ambiente profissional.

            Um trabalho realizado por pessoas que funcionam em equipe, tem maior probabilidade de fechar ao final com um melhor resultado, mas para isso todos devem estar bem interagidos, mesmo sabendo que cada pessoa tem seu ponto de vista, temos atitudes diferenciadas, temos valores e necessidades também diferenciados.

            Contudo em consequência disto, às vezes nas empresas acaba-se formando grupos de pessoas que se dão tão bem, se tornam tão íntimos umas das outras e isso acaba também prejudicando o bom andamento do trabalho exemplo: pessoas que não estão preparadas e  que são beneficiadas por serem mais amigas do chefe, outras acabam se prejudicando por não ter um comportamento profissional, misturando amizade com liberdade.

            Um bom relacionamento entre todos é de enorme importância para o sucesso da organização e também das pessoas que nela atuam.