Autora: Maria de Fátima Moraes Medina

 RESUMO

 A pesquisa a ser analisada mostra de que forma se dará o processo de aprendizagem no ambiente escolar através do uso da psicologia escolar, o desenvolvimento das relações interpessoais nas escolas entre alunos, professores, família e sociedade. As formas de adquirir conhecimentos e de como conviver em sociedade, adaptando suas sensações e percepções, de forma que isso favoreça para sua interação com outras pessoas além dos membros da família. O estudo mostra a realidade atual pela qual as crianças têm de enfrentar no dia a dia da escola para aprender que, o seu mundo vai além de alguns limites impostos pela família dentro de casa e como ela deverá lidar com as situações que lhe serão apresentadas.  A busca pelo conhecimento virá acompanhada de emoções, sentimentos, novas sensações e para que isto esteja a seu favor é fundamental que a escola em conjunto com a família devem estar sempre atentos e dando apoio a estas crianças, para que tenham grandes possibilidades no futuro. O estudo será feito a partir da leitura de autores especializados no assunto e materiais relacionados.

  RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR

         A realidade da educação na atualidade é desafiadora, para as escolas, para os alunos e para as famílias. As relações sociais estão bem diferentes de quando a sociedade foi formada há muitos anos atrás. As crianças precisam de apoio, precisam de vontade e de certa forma se adequar as exigências da sociedade. Na escola ela aprenderá a lidar com uma nova realidade, já diferente de quando ainda só ficavam em casa com os pais e a família. Sua nova convivência com outras pessoas ensinará diversas lições que até então não eram conhecidas e nem lhes haviam sido apresentadas. Um novo mundo, uma nova realidade começarão a fazer parte de sua vida e, com base nas relações criadas no  ambiente escolar o indivíduo terá um novo conceito de convivência, aprenderá a interagir com pessoas diferentes, pensamentos diferentes, atitudes diferentes. A seguir será analisado como esta novidade poderá influenciar no desenvolvimento pessoal das crianças, quem poderá auxiliá-los neste processo e de que forma irão se habituar a novas situações, cada um com sua personalidade. A busca pelo conhecimento virá acompanhada de emoções, sentimentos, novas sensações e para que isto esteja a seu favor é fundamental que a escola em conjunto com a família devem estar sempre atentos e dando apoio a estas crianças, para que tenham grandes possibilidades no futuro.

             O desenvolvimento humano está diretamente ligado à educação, valores, cultura e interação social. A escola tem grande influência no desenvolvimento das crianças, onde, contribuirá para suas descobertas e construção do conhecimento. É na escola que as crianças aprenderão a viver e se relacionar umas com as outras, fator importantíssimo, é através desta interação que o aluno se motivará a aprender coisas novas e buscar novas possibilidades.

             A construção da linguagem verbal e corporal, para sua expressão acontecerá de formas naturais durante a relação, ambas poderão colaborar para definição da escrita, que uma das bases para o processo de aprendizagem. Os valores deverão ser adquiridos na escola em conjunto com a família, onde as crianças aprenderão a conviver com os costumes da sociedade, formas de agir, de falar e de se expressar. Além das relações familiares, que são diferentes das relações em sociedade.

             O primeiro contato que a criança terá com o meio social é na escola. Onde aprenderá a lidar com diversos tipos de pessoas, conhecendo estas, entendendo suas características. Saber como funciona a teoria e, na prática adquirir experiências na sua vida através das possibilidades que o outro poderá compartilhar e consequentemente contribuir de forma recíproca em seu processo de desenvolvimento como ser humano.

             Nesta fase também haverá o descobrimento e reações através das emoções, fora do ambiente familiar. A afinidade pelo outro, a criação de amizades, a confiança e a busca pelo novo, pelo diferente, troca de experiência e conhecimento da realidade do outro, fatores que ajudarão a definir sua personalidade. Esta pode ser considerada umas das formas mais fascinantes de aprendizagem, o processo de crescimento com ajuda do outro. A escola não se limita a passar informações, além da busca pelo conhecimento ela vai agregar valores pessoais, vai aprender a viver, descobrir e conhecer algo novo, e, isto será sua “bagagem” social para toda vida

           O estudo da psicologia no ambiente escolar permite analisar o processo de aprendizagem com uma visão mais ampla, sensibiliza a entender certas facilidades e dificuldades das crianças. Durante o estudo desta pesquisa foi possível verificar que, os conhecimentos não são adquiridos apenas com as matérias ensinadas pelo professor, a aprendizagem não se dá somente pelas provas e trabalhos, mas sim as formas intensas com que ocorrem, como a capacidade de aprender de cada indivíduo pode ser diferente, levando em conta sua realidade e suas necessidades. As pessoas têm grande influência nas reações em diferentes situações que as crianças irão encontrar durante a sua infância e, é na psicologia que desvendamos muitos mistérios, por trás de cada rosto, situação e emoção que as crianças podem demonstrar durante o período da vida onde ela vai aprender tudo que levará para sempre. A convivência no ambiente escolar é de muita valia, tanto para os alunos como seus familiares, estes por sua vez recebem em suas casas novas realidades de vivências trazidas pelas crianças, modificando assim o ambiente familiar e a reação emocional de cada um.

 REFERÊNCIAS

 CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da Aprendizagem. Rio de Janeiro. Ed.Vozes.2011.51p

OLIVEIRA, Fernanda Germani de. Psicologia da Educação e Aprendizagem. Indaial Ed. Grupo Uniasselvi, 2011

PAULA JR, Eugenio Pereira. A Psicologia da Educação na Formação do Pedagogo e outros educadores. Curitiba. Ed. Camões. 2008.79p                                                                             

PIAGET, VYGOTSKI, WALLON. Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo. Summus. 1992.P17

 SALVADOR, Cesar Cool. Psicologia da Educação. São Paulo. Ed. Artmed. 1999