Introdução:

Para alguns autores, a forma competente de lidar com as polaridades humanas é o principal atributo da liderança, pois a vida sempre nos oferta tipos de situações peculiares e imprevisíveis, seja no trabalho, em casa ou em qualquer outro lugar, nos confrontamos e, convivemos com todos os tipos de pessoas e seus dilemas, para isso, é imprescindível um “espírito” de liderança, ou seja, dirigindo, comandando, incentivando e motivando os indivíduos, criando condições favoráveis para o alcance dos objetivos da instituição ou estabelecimento de forma que o retorno seja voluntário, de preferência,  por parte dos colaboradores.

 

Desenvolvimento:

 Comparando várias leituras e definições sobre liderança, nota-se que dois importantes pontos são levados em consideração: o trabalho em grupo e a relação do conjunto de relações interpessoais, num misto de contextos, recíprocas alinhavadas com o processo de comunicação, que no final direcionam para objetivos mais determinados.

O individuo posicionado na condição de líder é posto em uma estrada com vários caminhos a sua escolha: chefiar ou liderar. O primeiro caminho, chefiar, nos remete a um conceito de controle mecânico de um dado grupo para um dado objetivo, termo muito comum na época Industrial. Enquanto liderar está mais inserido no contexto atual. Para tanto, são necessárias algumas atitudes como: o conhecimento do seu sistema pessoal, que deverá constar uma definição de objetivos pessoais bem estabelecidos, competências, valores, autoconceito e gerenciamento de estresse, haja vista que liderar é influenciar pessoas, gerar motivação para a meta estabelecida em grupo, sem imposição. Da mesma forma se preparar para o trabalho em grupo, respeitando as subjetividades individuais que levam a afinação do trabalho em grupal, identificando os pontos falhos para uma mediação consciente, através do conhecimento e uso de técnicas que favoreçam o dia a dia dos envolvidos, da mesma forma, saber a importância do manejo da comunicação de forma clara e eficiente, onde a mensagem possa chegar ao receptor sem interferências ou deformações. O saber ouvir é uma ferramenta importante para o alcance desses objetivos, nela podemos nos beneficiar de forma que: estaremos sempre bem informados; avaliaremos melhor a recepção da mensagem; utilizaremos melhor o tempo; evitam-se mal-entendidos e permite o indivíduo se expressar, possibilitando a obtenção o feedback – o qual nos indica o caminho para a manutenção e melhoria nos sistemas de resultados administrativos, formais e humanos.

Em termos de administração, a liderança é uma forma de suavizar e humanizar o trabalho que é exigido com as pessoas, de forma eficiente. Alguns autores a consideram até como “arte”, de forma que nem todos conseguem essa mediação e resultados favoráveis, contrastando os conceitos de propriedade e dependência. O termômetro para medir uma boa liderança está no fato dos seguidores atingirem seu potencial, alcançando resultados objetivados e encontram-se ainda motivados.

 

Considerações Finais:

A liderança é uma conquista e não uma imposição, notando em verdadeiros líderes que estes já trazem na consciência, a impossibilidade da fuga das contradições existenciais da vida humana, possuindo uma visão ampla, não se fechando aos sentimentos e ideias conflitantes e contraditórias, engajando o trabalho voluntariado nas pessoas envolvidas no trabalho, sabendo dizer no final...Muito obrigado!

 

 

Referências Bibliográficas:

 ___.Cordeiro, Leia.Relações Interpessoais.Curitiba:IESDE Brasil S.A., 2009.

 ___.Um Toque de Motivação.Liderança. Disponível em:< http://www.umtoquedemotivacao.com/administracao/lideranca/o-que-e-lideranca/>. Acesso em 20.09.2011.

 ___.Knoow.Disponível em:< http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/lideranca.htm>.acesso em: 27.09.2011.