Relacionamento Interpessoal

Autor: Prof. Dr. Roberto Martins de Souza – Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Gerontologia Social. Docente da Universidade Camilo Castelo Branco – Campus I. Assessor Técnico da Secretaria Municipal de Saúde.

Percebemos nos dias atuais que a tecnologia tem nos fornecido vários meios de comunicação entre eles estão, o rádio, a TV, o telefone, e uma nova forma de relacionamento o virtual, ou seja a internet (Castell, 2004). E observando esse novo tipo de relação é necessário questionar até que ponto ele auxilia no relacionamento interpessoal. Pois a tecnologia tem uma importância para o desenvolvimento das pessoas (Honeycult, 1998) e isto muitas vezes as tornam mecanizadas, reagindo a determinados assuntos de forma automática.

O relacionamento virtual é um aliado que ajudará a pessoa a se desinibir em meio ao público, ou vai deixá-la mais tímida, já que em frente ao computador podemos interpretar vários personagens, e esconder nossa realidade perante conhecidos e desconhecidos.

Afinal é mais fácil fazer amizades via internet ou pessoalmente? E mais viável digitar uma mensagem ou passá-la verbalmente? Os relacionamentos interpessoais estão se tornando mais raros ou mais difíceis de manter?

A necessidade do relacionamento interpessoal em nosso meio de convivência é essencial, pois a profissão que escolhemos seguir nos exigiu tal comportamento, é preciso saber se comunicar com os clientes, seus familiares, com a nossa futura equipe e superiores, afinal com todos a nossa volta.

E o que podemos observar em sala de aula, ou em ambientes de trabalho esse relacionamento tem se tornado escasso, muitas vezes por conflito de idéias, e é necessário trabalharmos nessa área para que depois não nos arrependamos de não conhecer este ou aquele colega melhor, devemos primeiramente achar no que a comunicação está falha e corrigirmos, para que possamos se fizer compreendidos e compreender.

O relacionamento interpessoal funciona como um imã, isto é gera uma atração que é comum a todos os corpos, porque todos dela sofrem (Santos, 1965), e está atração que precisamos exercer para que o relacionamento interpessoal tenha o efeito desejado.

 A todos que acreditam na força da comunicação interpessoal, independente da comunicação ou religião ou credo.

Aos amantes da comunicação com sede de informação que faz grande parte na área da enfermagem com o compromisso no interior.

Pela valorização da historia do cuidar, dos anseios e inquietações de um povo. A todos, que com o dom da fala, renovam a esperança de comunidade, que contam com nós como intermediadores da saúde, possam saber e entender. A importância da comunicação interpessoal na enfermagem e na vida social e cultural.

Enfim poder dedicar-se ao relacionamento interpessoal com intuito de dar o melhor de nós, para que possamos sentirmos realizados com a profissão que escolhemos. Acreditar que um relacionamento estável é uma fonte segura de desenvolvimento e cultura, e garante um futuro em que nós podemos confiar.

O que observamos é como a tecnologia tem influenciado as relações interpessoais, pois do mesmo modo que muitos alunos usam para manter contato dos seus amigos de sala de aula, outros a preferem realmente para fazer amizades já que pela internet, não e necessário falar a verdade, podendo criar personagens.

A comunicação e o relacionamento interpessoal estão diretamente ligados para o convívio em sociedade. O relacionamento interpessoal se faz necessário para uma evolução nesta área que tem o ser humano como principal motivação, e tudo isto contribui que as relações sejam harmoniosas. 

Referencias Bibliográficas  

BATISTA, A. Tempo, Comunicação e Liberdade. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1971.

BOWDITCH, J. L. e BUONO, A. F. Elementos de Comportamento Organizacional. São Paulo, Pioneira, 1992.

SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed., São Paulo, Matese, 1965.