Relacionamento interpessoal

Autoras: Loelly Wivianne Tavares

   Elza Batista Reis

 

            O relacionamento interpessoal é um dos grandes problemas para a administração, pois lidar com pessoas adequadamente nas organizações é um grande desafio para os profissionais da administração. A gestão de pessoas é fundamental e essencial nos resultados da empresa, a relação humana nas empresas é indispensável, visando uma formação de uma sociedade democrática.

            As organizações são construídas por grupos de pessoas que trabalham estruturadamente, dividindo as tarefas, com a visão de alcançar os objetivos propostos que raramente seriam alcançados pelo esforço isolado. A maioria das pessoas vive a grande parte do tempo nas organizações, realizando diferentes atividades. Se o relacionamento entre as pessoas é um dos fatores essencial para a felicidade, a qualidade destes relacionamentos vividos nas empresas é essencial para a felicidade das pessoas, além de ser fundamental para o crescimento da organização.

            Por outro lado a psicologia das organizações não lida somente com quesito de relacionamento, mas outros fatores também, como afetividade, motivação, entre outros. Diferenças e semelhança pessoais podem ocasionar em efeitos negativos ou positivos, na vida das empresas. As diferenças podem ser positivas quando se realiza o intercâmbio das idéis confrontado todas as perspectivas diferentes, pois nas organizações a troca de conhecimento e habilidades distintas trazem vários benefícios para as empresas. Por outro lado as diferenças entre as pessoas podem gerar dificuldades na comunicação e podendo gerar conflitos entre as opiniões. As similaridades podem facilitar a comunicação, assim melhorando os resultados obtidos no trabalho em grupo, facilitando a percepção dos outros, minimizando os conflitos das opiniões e levando a satisfação dos relacionamentos pessoais, vale lembrar que de outra forma as semelhanças dos objetivos dos empregados podem ocasionar em competição por cargos ou posições na empresa.

            Os conflitos gerados nos relacionamentos podem ser destrutivos ou construtivos, depende da forma usada. Se usada com a finalidade de divergência será destrutivo, mas se usado com a finalidade de corrigir erros e com maturidade para lidar com ele, poderá ser construtivo. Os conflitos entre os funcionários das empresas ocorrem pela disputa de alguns recursos, como materiais, dinheiro e até mesmo algum tipo de atenção de profissionais específicos, que tem cargos superiores.

            No mundo organizacional é identificado diferentes situações em que o poder pode interferir nos relacionamentos. O poder do conhecimento e de informação está presente nas empresas, provem de informações, habilidades e conhecimentos, acessíveis a profissionais diferenciados. Não existe uma diferença clara das etapas de um relacionamento, porém é possível saber os estágios, presentes em todos, mesmo apresentando várias etapas.

            Este artigo foi executado com a finalidade de ampliar o diálogo das diferentes áreas de estudos organizacionais e relacionamentos entre as pessoas.