Relacionamento Interpessoal

 Elaine Cristine de Oliveira Santos

Thaís Guesin Morgado

 

Em  ambientes  de  constante  mudança  e  necessidade de  adaptação, é  fundamental  que  o relacionamento  entre  as  pessoas, façam  parte  do  universo  dos indivíduos   para   favorecer  a  conquista  de  objetivos.

As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação, mantendo-se  mais   harmonioso  e prazeroso, permitindo trabalho cooperativo em equipe, com integração de esforços.

Para que a comunicação interpessoal seja satisfatória, um elemento de extrema importância é a empatia, que é a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

A partir das divergências de percepção  e idéias, as pessoas se colocam em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva.

O Conflito previne a estagnação decorrente do equilíbrio constante de concordância,estimula o interesse e curiosidade pelo desafio da oposição,descobre os problemas e demanda sua resolução,funciona, verdadeiramente, como a raiz de mudanças pessoais, grupais e sociais.

Nas relações entre chefes e subordinados, os conflitos geralmente provocam reações de supressão, por parte do primeiro, e de apatia, por parte do último. Nestes casos, a existência do grau de intimidade, da confiança, e do compromisso  são extremante importantes para superação do conflito.

Um indivíduo tem poder sobre o outro na medida em que, variando o seu próprio comportamento,ele consegue afetar o comportamento do outro (Thibaut e kelley,1959,apud Hinde,1997).

Em casos de conflitos e desentendimentos a atitude mais indicada a se tomar é aplicar o processo de feedback, que ajuda para mudança de comportamento, e comunicar a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhes informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas.

O poder de informação e comunicação esta ,cada vez mais presente nas organizações,provém de conhecimentos, habilidades e informações, acessíveis a um dos participantes, e que interessam ao outro. O crescente reconhecimento da informação como um dos principais recursos à disposição das organizações aumente a percepção do poder que a informação e o conhecimento podem oferecer a quem os possuir. É uma das categorias mais influentes de poder á disposição dos subordinados, em relacionamentos com seus superiores.

      O relacionamento  interpessoal  surge  como  fator  chave para  influenciar  pessoas, conquistar  seguidores  e  aumentar  a  rede  de  relacionamentos, que  é  tão importante  e  fundamental  nos  dias  de  hoje.

Quando conseguimos obter acordos, podemos ter certeza que estamos melhorando nossa capacidade de relacionamento  humano e principalmente fortalecendo o nosso processo de negociação.