RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES

 

A empresa é um lugar onde as pessoas passam maior tempo de suas vidas, por isso deve apresentar condições favoráveis para que o ser humano se sinta bem e tenha disposição em trabalhar. O clima organizacional é um fator que não pode ser visto mas percebido dentro da organização.Ele se torna bom quando todos interagem no mesmo foco que é alcançar um objetivo ,porém quando se dispersa acaba sendo desfavorável.

Toda organização precisa de pessoas com personalidades e necessidades diferentes para que as coordene e vice-e-versa para atingir suas metas. Para envolver essas pessoas na organização utiliza-se o princípio de planejar, organizar, dirigir, controlar, facilitando suas decisões.

A comunicação dentro de uma empresa é realizada não só por palavras, mas gestos, expressões, tonalidade de voz que nem sempre é passada da maneira correta. Quando se trabalha com pessoas do mesmo nível hierárquico fica mais fácil a comunicação,porém sendo níveis diferentes se torna mais difícil transmiti-lás.

A globalização gera concorrência nos mercados internos e externos, com isso a empresa tem que unir cada vez mais suas forças e ensinar as pessoas a trabalhar em equipe. O trabalho em equipe significa que todos tem algo a ser alcançado sabendo que poderão ser vencedores ou perdedores.Podemos relatar também que um bom ambiente de trabalho gera motivação do colaborador,estabelecendo um bom comando na parte do líder para haver um sentimento de confiança e se ter um clima harmonioso.

As novas tecnologias e a globalização acabaram trazendo uma nova forma de relacionamento entre empresa e pessoa. As pessoas tiveram que se adaptar a novas mudanças, sofrendo disputa e pressões por outras empresas para se manter no mercado e não decair.

Para a empresa ser realmente boa deve ter em disposição equipamentos em bom estado para que o funcionário se sinta satisfeito e capacitado a trabalhar e realizar seu serviço. Os programas para melhorar a qualidade de vida no trabalho podem levar a diminuição de doenças no ambiente de trabalho, podemos citar a DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) que é uma doença dos tempos modernos causadas por atividades repetitivas por um longo período de tempo.

A motivação pode ser causada por satisfação e insatisfação, a necessidade muita das vezes gera impulso em nós seres humanos como a tendência para o poder, realização, aflição, prazer, segurança, curiosidade, agressão, tudo isso gera motivação.

Separar as diferenças entre incentivo e motivo é importante, pois o motivo não envolve o eu da pessoa fazendo com que aja por pressões externas, como comissões, vantagens, evitando punições. Já o incentivo envolve o eu, fazendo com que a pessoa aja envolvida por uma força interna, pelo seu próprio querer, pelo seu gosto individual.

Alguns fatores motivacionais são destacados como: salários em espiral, vantagens adicionais, preparo em relações humanas, desenvolvimento da sensibilidade, boas comunicações, orientação individual do empregado. Ocorrendo algum problema ou falha na organização acaba sendo gerada a desmotivação dos funcionários, no caso é necessário um treinamento para       que vise à melhoria dos níveis de satisfação no trabalho é preciso: criar esforços para o programa de treinamento, utilizar o autodesenvolvimento na definição dos programas a ser implantado, associar os programas de treinamento ao progresso individual na organização, encarar o treinamento como parte do desenvolvimento organizacional, basear a definição dos programas com as necessidades e objetivos a serem atingidos com implantação dos programas, possibilitarem o desenvolvimento de atitudes e habilidades.

Portanto a motivação nada mais é do que você ter algo sobre sua responsabilidade que o motive e ter que se mostrar desafiante diante disso para obter um bom resultado, faz com que você se sinta seguro e tudo fica mais prazeroso.