RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
UMA RELAÇÃO QUE PROMOVE O CRESCIMENTO  HUMANO.

Desde os tempos mais remotos, a humanidade busca incessantemente a aquisição de novos conhecimentos, Por sua própria natureza, o homem é um ser incompleto, em constante processo de crescimento, por isso tem condições de educar-se. Dentre as possibilidades que o distinguem está a sua capacidade de antever as ações a serem realizadas que, de certa forma, lhe são facultadas pela capacidade de imaginação e reflexão o que, se devidamente explorado, pode levá-lo a muitas realizações.

O processo de educação, entretanto, não pode ser visto de maneira tão simplificada. Tem que considerar que não é qualquer imaginação ou reflexão que desencadeia realizações, é necessário uma imaginação criativa e reflexiva, pois só por meio dela chegamos ao sonho, às utopias. Além disso, faz-se necessário possuir sensibilidade histórica, para que possa ser alcançado o concreto da existência.

Um atributo que separa o homem do animal é a capacidade de ser sujeito da própria ação. Apenas a ele foram dadas condições de doar significado ao seu agir, isto é, só ele pode agir de forma histórica, o que faz com que somente o homem se eduque, através da mediação do mundo, em comunhão com outros homens; pode ter-se a si mesmo e às suas atividades e percebê-las melhor no contexto em que se inserem. A essa capacidade de se ver, de dar sentido à suas ações, e ter consciência de si mesmo é que o faz sujeito e agente de sua história. E, quando é capaz de repensar, reestruturar suas ações em vista a um bem definido por seu grupo, como comum a todos, está exercendo a criatividade de sua consciência para produzir as transformações sócias necessárias à sua felicidade e realização como ser humano.

Nós professores, somos o eixo dessa transformação social e precisamos lutar para que a nossa profissão possa realizar-se como missão de ajudar nossos alunos a se realizarem como Seres Humanos. 

LUCIMAR GERALDI BARTELI