ALUNO E PROFESSOR – TUTOR NA EAD

Eudilene Neres da Cruz[1]

Gláucia Lima de Brito[2]

Luzia Jocastra Sousa Freitas[3]

Marcela Cristina M. da Costa[4]

Mileide Oliveira de Sousa[5]

                                                                                                            Rose Silva de Jesus[6]

A palavra tutor tem uso antigo na educação, na administração, tutor é quem ou o que supervisiona, dirige, governa. Para algumas instituições de ensino, tutor é o aluno a quem se delega a instrução de outros alunos. Tutor também exerce o papel de mediar além de atuar como um professor auxiliar na medida em que acompanha o processo de aprendizagem dos alunos por meio da tecnologia de informação e comunicação (TIC).

Diante disso, existe uma grande discussão acerca do papel do tutor na educação à distância (EAD). Algumas perspectivas assinalam que o tutor tem a fundação de orientar e apoiar a aprendizagem dos alunos, mas não de ensinar. O tutor auxilia o aluno e esclarece dúvidas monitorando e mediando o processo pedagógico das atividades a distância.

 Em conjunto com o professor, utiliza como ferramentas principais para interação e comunicação com os alunos o chat, fórum, e-mail, telefone. Além disso, tem como função promover a comunicação entre os colegas coletivamente, ou seja, colocá-los em contato no mundo virtual.

De acordo com o conteúdo existe uma diversidade relacionada aos alunos, com diferentes perfis, gestos, conhecimentos, culturais e idades. Nesse sentido toda a gama de perfis de sujeitos, da sociedade conectada deve ser compreendida por aqueles que trabalham com a EAD, ferramenta pelas quais muitos indivíduos tem a oportunidade de, finalmente, diminuírem a brecha digital e se incluírem nessa universidade. Com isso o perfil do aluno sofreu mudanças com o acesso às tecnologias digitais. Porém, continua em um processo de transição, no qual ainda muitos brasileiros não têm acesso a tais recursos.

A relação professor e aluno é feita através de contatos virtuais, onde as principais características dos alunos e o senso de responsabilidade, pois não há obrigatoriedade de comparecimento nas aulas. Os professores por sua vez devem considerar aspectos importantes para torna uma aula atrativa onde o aluno possa sentir vontade de participar.

São diversos os meios utilizados na busca do conhecimento em uma sala de aula virtual entre eles podemos destacar:

CHAT´S- Comunicação on- line em tempo real.

FORUM- Comunicação em rede que permite atingir um maior número de Pessoa, ou uma equipe.

BLOG- é uma ferramenta de caráter informativo e entretenimento.

VIDEOCONFERÊNCIAS- Podem-se realizar reuniões, palestras entre outros com o Apresentador (narrador) podendo estar até fora do país. Tendo como objetivo um processo de formação inovador visando a construção do saber, através de ações tecnológicas e humanas dentro da atualidade na cultura.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

BEHAR, Patricia Alejandra. (org.) /Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, K. K. A. Mapeamento de Competências: um foco no aluno da Educação a Distância. 2012. 185f. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.



[1] CRUZ, E. N. Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Itaituba.

[2] BRITO, G.L. Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Itaituba. (Organizadora)

[3] FREITAS, L. J. S. Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Itaituba.

[4] COSTA, M. C. M. Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Itaituba.

[5] SOUSA, M. O. Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Itaituba.

[6] JESUS, R. S. Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Itaituba.