FACULDADE NOSSA CIDADE

Natali Silva Mendonça

 Disciplina: Dinâmica das relações interpessoais

Prof orientadora: Ester Cosso

 Relação interpessoal no processo de avaliação de desempenho

           Todas as organizações são compostas por pessoas que são responsáveis por seguir a missão e visão da empresa, para saber se os funcionários se enquadram nessas regras os gestores devem avaliar o clima e o desempenho dos funcionários, para isso é necessário que exista uma relação interpessoal, pois o gestor deve conhecer seus subordinados de forma que possa os auxiliar e compreender. No artigo a seguir iremos tratar a questão de relação entre funcionário e gestor e os atos que afetam diretamente na avaliação de desempenho.

 

            O processo de relação interpessoal trás consigo varias questões que se enquadram na percepção, nas emoções, interesses e motivação entre uma pessoa e outra, para se comunicar com outra pessoa temos que ter a percepção se a pessoa deseja se comunicar, pois às vezes por algum motivo a pessoa se fecha para conversas e não é bem receptiva com quem gostaria da comunicação. As emoções são muito importantes para a relação interpessoal, elas movem os atos das pessoas e através delas que sabemos se a pessoa está bem ou se necessita de algo. Os interesses também são essenciais para a relação entre pessoas, porque muitas vezes a comunicação inicia com base no interesse e por fim a motivação, pois a pessoa tem que estar motivada a se relacionar com outro alguém tem que estar aberta a novas comunicações.

            Com isso o gestor que irá avaliar o desempenho do funcionário tem que atender todos os requisitos da relação interpessoal para a avaliação fluir de forma positiva.

            De acordo com Souza, relação interpessoal na avaliação de desempenho é:

         As instituições, por ser uma realidade social, são compostas por pessoas que interagem na execução de ações dirigidas à consecução de objetivos comuns, capazes de atender à visão e à missão da organização. Esse é o ponto de partida para a análise do que ocorre nas organizações em função das inter-relações entre pessoas nos mais diversos segmentos, sobretudo quando o foco é a avaliação do desempenho. (SOUZA, 2009, p. 93)

            O gestor que será o avaliador do desempenho do funcionário, nesse caso ele deve conhecer as necessidades do colaborador e saber quais os pontos pertinentes para a avaliação do funcionário tendo uma boa relação interpessoal com seu colaborador, empatia e compreendendo os fatos relevantes.

            A avaliação de desempenho tem como obrigação avaliar o desempenho do funcionário com base nas regras, missão, visão, valores, e produção na empresa verificando o potencial do colaborador em relação às regras da empresa e cumprimento de seus deveres, para essa análise o gestor deve ter percepção e entendimento dos atos do funcionário para ter uma boa tomada de decisão.

            Portanto a relação interpessoal tem grande peso sobre a avaliação de desempenho, pois se o funcionário estiver à vontade para expressar suas opiniões e questionamentos o gestor terá maior facilidade em aplicar a avaliação e ter resultados positivos para a organização.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SOUZA, Vera Lúcia de. Gestão de desempenho. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2009.