RESUMO

Este estudo teve como objetivo relacionar os níveis de prática de atividade física e qualidade de vida de idosos da cidade de Atalaia, Paraná. Fizeram parte da amostra, 30 idosas participantes de um projeto de ginástica da prefeitura da cidade.
Como instrumento, utilizou-se o Questionário de Qualidade de Vida (WHOOQOLBref), validado por Fleck et al. (2000). Todas as idosas assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para análise dos dados, utilizou-se teste de Shapiro Wilk, para verificar a normalidade dos dados, mediana e amplitude interquartílica para caracterizar os grupos, correlação de Spearman para relações entre os domínios da qualidade de vida e teste de Mann-Whitney para comparações inter-grupos, adotando p<0,05. Verificou-se que a maior parte das idosas foi considerada ativa ou muito ativa (56,7%) e os valores dos domínios de qualidade de vida podem ser considerados moderados-altos, sendo que o maior valor foi do domínio de relações sociais [4,06 (1,3)] e psicológico [4,00 (0,2)]. Observou-se correlação moderada positiva e significativa do domínio de relações sociais com domínio físico (0,65), com domínio psicológico (0,44) e com meio-ambiente (0,61).
Não houve diferença significativa nos domínios de qualidade de vida entre o grupo de idosas muito ativo ou ativo e o grupo de idosas irregularmente ativo ou sedentário. Concluiu-se que participar de um programa de ginástica, bem como outros fatores não avaliados no estudo, como o nível socioeconômico, podem ter contribuído para níveis elevados de qualidade de vida dessas idosas.
Palavras-chave: Atividade física. Qualidade de vida. Idosos.