No processo de educação e pedagogia que são promovidas as mais importantes formulações teóricas sobre o desenvolvimento cultural e social de todas as civilizações.

A cultura é todo um complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade (civilização). Muitas vezes com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos.

A civilização será um padrão que depende da cultura. É o estágio de desenvolvimento cultural em que se encontra um determinado povo. Este desenvolvimento cultural é representando pelas técnicas dominadas, relações sociais, crenças, fatores econômicos e criação artística. O desenvolvimento de uma civilização ocorre lentamente, logo é um processo, e o principal fator que pode influenciá-lo é o da educação.

A educação e a pedagogia moldarão esse "sujeito" de acordo com os padrões (práticas), que estão vigentes em sua civilização. Tendo em vista que cada civilização terá os seus próprios padrões constituídos de acordo com a sua cultura. A busca da verdade do conhecimento (educação), relacionada com o poder e a política, têm a pedagogia como uma forma de constituir uma "verdade" sobre o ensino e a aprendizagem.

Em relação ao sentido social a educação é o processo de transmissão/mediação da experiência social acumulada pelas gerações mais velhas para as mais novas, com vista a prepará-las  para a vida e para o trabalho na civilização onde vivem. Relacionando-se com o aspecto pedagógico a educação pode ser entendida como uma atividade organizada, orientada para o desenvolvimento integral da personalidade, isto é, um sistema estreitamente organizado virado para a formação da personalidade, dentro de uma civilização, com culturas ("manias") que sejam comuns neste ambiente.

O "sujeito" desse ambiente é ensinado de acordo com os costumes da sua civilização, a fim de servi-la. Mas, essa relação tem seu processo de maneira linear, visto que em uma sociedade civilizada, poderão ocorrer desvios.

A especialização de tarefas dentro das civilizações no mundo todo, com as mais variadas complexibilidades, levou à criação de sistemas de aprendizagem diferenciados, logo gerando necessidades opostas de acordo com cada grupo.

Todas essas relações terão maneiras diversificadas, variando de acordo com as culturas de cada civilização. Pode-se estabelecer a pedagogia se encarregando de promover a educação (ensino-aprendizagem) esta por sua vez é um meio desenvolvido pela pedagogia para que haja aprendizagem.

A educação é o processo do qual a pedagogia se encarrega através da didática. Para que ocorra essa relação, ambas são influenciadas pela cultura e civilização de cada lugar.

Referências:

ELIAS, Norbert. Escritos & Ensaios; 1: Estado, processo e opinião pública. Orgaização e apresentação de Frederico Neiburg e LeopoldoWaizbort; Tradução textos em inglês, Sérgio Benevides; textos em alemão, Antonio Carlos dos Santos; Textos em holandês, João Carlos Pijnappel. Rio de Janeiro: Jorge zahar Ed., 2006

______________. O processo civilizador: uma história dos costumes (vol. 1). Apresentação de Renato Janine Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.