RELAÇÃO DO HPV COM O CÂNCER DE COLO UTERINO

Francisca Jamili dos Santos Camara,1 Doelma Xavier de Araújo1, Daniela Araujo de Souza1, Deusenilta Fonseca da Silva1, Kátia Neide Barbosa de Souza1  Juliane Vilela Ferreira Salomão2

 

Resumo

Este artigo busca explicar a relação do HPV com o Câncer de Colo de útero. Apresenta as características, tipos de vírus do HPV e a prevalência do câncer de útero. A incidência em países em desenvolvimento bem como o acometimento mundial de mulheres pelo HPV, acredita-se que a cada cinco mulheres uma é portadora do vírus.

Traz os tipos de vírus que podem causar o HPV e incidência deste em mulheres que vieram a adquirir Câncer de Colo de Útero. Caracterização e conseqüente relação entrem a sintomatologia de HPV e de Câncer de colo uterino.

É feita a citação seguida de descrição de como ocorre o diagnóstico do HPV e Câncer de colo de útero, como ocorre o exame, intitulado como Exame Papanicolau, instrumentos utilizados durante o procedimento bem como os possíveis significados dos achados pertinentes ao Papanicolau.

 

Palavras-Chave: HPV, Câncer de colo de útero, Características, Sintomas, Diagnostico e Incidência.