Relação da Teoria e Prática de ensino na Perspectiva da interdisciplinaridade
ANÁLISE DO LIVRO
O livro didático de PORTUGUÊS: LINGUAGENS (2003), dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, indicado para o ensino de nível médio, volume único distribuído pelo ministério da Educação à todas as escolas da rede pública de ensino, apresenta conteúdo completo que envolve linguagem, literatura, textualidade e gramática.
O conteúdo programático do livro está dividido em blocos de estudos o que facilita para o professor a sucessão dos assuntos a serem abordados, cada bloco tratado tem sua característica peculiar. Ao se observar a primeira unidade do livro os conteúdos a serem abordados tratam da linguagem, comunicação e interação, o que dependendo da metodologia aplicada chama a atenção do aluno para o conteúdo explanado, essa construção em torno da língua e suas variantes auxiliam mais a construção de textos coesos e coerentes, esta unidade introduz algo referente à literatura e seu conceito, e gêneros trabalhados a partir da criação feita pelos próprios alunos das variedades de gêneros.
Na segunda unidade é apresentada a literatura em si e as escolas que deram início a esse movimento tanto no mundo como no Brasil, em seqüência às produções textuais, os conceitos de uso reflexão da língua para a construção de um texto coeso e coerente são abordadas de forma criativas e objetivas, o que conduz o professor a abordar como forma primária o texto argumentativo, seu conceito e adequação semântica ao fim da unidade a gramática que vem dar apoio necessário nas construções textuais através dos componentes de ligação.
A terceira unidade da seqüência as escolas literárias e enfatiza a construção da escrita argumentativa, entretanto enfatiza as regras de acentuação gráficas e a correta aplicação dos verbos.
O quarto bloco deste volume trás a tona a história social da literatura romântica e aproveita para deixar em explícito o trabalho do gênero notícia, finalizando com uma introdução a semântica e seus conceitos, isto varia na quinta unidade que enfatiza o realismo e seus segmentos, mas centraliza-o nas formas gramaticais desde a pontuação até a análise morfossintática das palavras ou orações.
Na sexta unidade o livro continua a abordagem literária agora trabalhando a linguagem da música, e segue com o texto argumentativo, reforçando agora a concordância verbal nas construções textuais. Já na sétima unidade a linguagem é mais leve e dá espaço para a literatura que vem acompanhada de mais variedades nas produções.
Enfim, este volume didático contém ainda excelentes ilustrações que motivam o aluno e variado leque de sugestões para apoiar o professor em sala de aula, oferecendo recursos sobre literatura complementar de outros autores, palestras, sites interativos, peças teatrais, músicas, cinema, entre outros que facilitam a busca pelo conhecimento do novo na vida escolar.
Ao analisar o livro acima descrito e compará-lo com os enfoques e abordagens metodológicas apresentadas pelas autoras, Poli da Silva e Beatriz Paula, percebe-se que a didática do livro ainda precisa ser adaptada pelo professor em sala de aula, dependendo de cada situação, principalmente no que diz respeito a parte avaliativa do aluno, pois como Vygotsky afirma, a linguagem é responsável pela estruturação da mente, não podendo acontecer sozinha, então cabe ao docente orientar seus alunos no ensino-aprendizagem, ou seja, o professor deve ser parceiro do aluno nessa construção e busca pelo conhecimento, baseado numa relação sempre dialógica, como enfatiza o autor Paulo Freire em seu livro, Pedagogia do Oprimido.
Dessa forma, trabalhar o raciocínio lógico com os alunos evitando "decorebas", mas levando-os a pensar na construção de suas ideias, o professor realiza esse papel tão importante de mediador do conhecimento, conseguindo assim, resultados satisfatórios em seus alunos preparando-os para um futuro acadêmico e profissional satisfatório.
CONCLUSÃO
Vê-se portanto que a construção do ensino se faz eficaz quando há um conjunto de elementos que contribuem para o desenvolvimento estrutural da mente dos alunos nas escolas e o conteúdo programático do livro PORTUGUÊS: LINGUAGENS (2003), dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães traz consigo interessantes sugestões que envolvem esses elementos tais como a linguagem, a literatura, a textualidade e a gramática que podem ser aplicados em sala de aula.
Observou-se que o livro está dividido em blocos de estudos sendo que cada um desempenha uma função peculiar na formação do estudante e o professor deve ser parceiro do aluno nessa construção e busca pelo conhecimento, baseado numa relação sempre dialógica para que a partir dessa máxima ambos possam ter sucesso em sua vida profissional e acadêmica.
BIBLIOGRAFIA
Cereja, William Roberto, Português: linguagens: volume único/ William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. ? São Paulo: Atual, 2003.

Morosov,Ivete,Martinez Juliana zeggio; A didática do ensino e a avaliação da aprendizagem em língua estrangeira. Ibepex,2008.(Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira).
Paula,Ana Beatriz , Da Silva Poli Do Carmo Rita ; Didática e Avaliação em Língua Portuguesa e Estrangeira .Ibepex , 2008.(Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira).