A mudança mais significativa que está contecendo atualmente é a democratização do acesso ao conhecimento. A Internet inaugurou a sociedade da informação. Quando ainda não havia redes sociais, se faziam pesquisas de dados somente, sem partilha ou discussão a respeito da interpretação destes dados. Com o advento das redes sociais, os indivíduos podem opinar, discutir questões em tempo real, organizar movimentos sociais em massa, essa é hoje, a sociedade do conhecimento, aquela que, produz o conhecimento em tempo real e que pode ser acessado por qualquer aparelho móvel em qualquer lugar.

Até pouco tempo, em se tratando de educação por exemplo, sem acesso à Internet, o Professor solicitava aos seus Educandos pesquisas de dados, como datas históricas, nomes de pessoas ligadas a estes fatos históricos, ou a tabela periódica e o entendimento de seus elementos químicos. Estes dados precisavam ser compreendidos e memorizados. Hoje isso não é necessário uma vez que, de qualquer lugar, com o uso de um celular estes dados estão disponíveis. Portanto, a educação está passando por uma mudança, enfrentando um grandioso desafio que é a passagem da apropriação dos conteúdos para uma análise de conteúdo móvel, se fazendo necessário desenvolver nos educandos a capacidade de acessar, pensar, interpretar e partilhar as informações.

Esta situação, no contexto atual é inovadora, e precisa que, tanto Professores quanto Educandos  aprendam  a lidar com estes novos paradigmas,  com calma, esclarecimentos e partilha, pois precisamos reinventar nossas relações com os saberes, neste caso, o desafio maior é a democratização do saber e a garantia do acesso ao conhecimento.