Bem vamos ao Reino de Deus. Amo quanto alguém me pergunta algo do gênero. Sempre nos preocupamos em ensinar detalhes da Bíblia que muitas vezes esquecemo-nos do macro. E alguns conceitos, que podem parecer claros, não paramos discuti-los. E, o mais interessante, é que sempre ouvi pregadores dizendo o que não é o Reino de Deus (o Reino de Deus não é comida nem bebida...) mas nunca vi ninguém pondo um conceito firme e esclarecedor em relação ao Reino de Deus. Vamos pensar juntos então??? (amo isso).

Já vimos o que não é, e pelo que pude dar uma rápida espiada na Bíblia, Jesus também não deixou um conceito estampado, assim como também não deixou conceito sobre pecado, sobre amor, sobre Ele próprio (em que pese ter afirmado várias vezes que Ele é o filho de Deus), mas conceitos mesmo não. Quero crer que seja para que realmente busquemos entender isso, pois Ele disse que "as grandes coisas dos céus permanecem ocultas aos sábios e são reveladas aos pequeninos". Graças à Deus que fomos incluídos na conta dos "pequeninos", não é mesmo? Mas, Ele sempre deixou, em vários momentos, ensinamentos que, se juntarmos as peças, fecham o conceito. Não pude ver nada muito aprofundado, preciso de um pouco mais de tempo, mas, pôr aquilo que tenho na memória, mais o que o Espírito Santo me ajuda a lembrar, comecemos nossa filosofia:

1° - Quando Jesus fala a Nicodemos, Ele diz que é preciso "nascer de novo" para VER o Reino de Deus, primeiramente, e logo depois, diz que quem não nascer da água e do Espírito, não poderá ENTRAR no Reino de Deus. São dois termos VER e ENTRAR usados em dois momentos distintos. Nascer de novo para ver e nascer da água e do Espírito para entrar. Podemos dizer que água significa batismo, mas também no remete ao tempo uterino, onde ficamos imersos em água, ou seja, nascimento físico e nascimento espiritual, o que nos leva a concluir que o Reino de Deus é físico e é Espiritual também. Daí a dizer-se que o Reino de Deus não é só comida e nem bebida. Nascimento físico nos permite entrar e nascimento Espiritual nos permite localizá-lo (VER).

2º - Jesus em uma de suas muitas discussões e debates com os fariseus, afirma que lhes é chegado o Reino de Deus, e eles porém, não o aceitaram como Messias e como Cristo (Mt 12: 28). Neste ponto Ele está afirmando categoricamente que Ele e o poder que dEle emana é o Reino de Deus. Veja bem, não somente Ele, mas Seu poder conjuntamente. Então, Jesus é o Reino de Deus, juntamente com o poder do Espírito Santo (leia bem o texto).

3º - Nas parábolas do Semeador, trigo e joio, do grão de mostarda, fermento e da pérola perdida, tesouro perdido e da rede, todas em Mateus 13, Jesus tenta dar algumas pistas do conceito de Reino de Deus, ou Reino dos Céus. Veja como Ele as explica: cresce o trigo e o joio, apanha-se todo tipo de peixes, semeia-se pôr todos os lugares e campos, a semente cresce, o fermento se espalha, as pessoas fazem de tudo para ter aquele tesouro ou a pérola de grande valor. Ele está falando da igreja, sua noiva, pessoas que convivem em comunhão buscando o mesmo objetivo, mas, que mesmo dentro desta, sempre haverá aqueles que se dizem e não são, e que serão lançados fora do Reino (os filhos do maligno...) onde haverá choro e ranger de dentes (o que não é o inferno ainda, pois no inferno é o fogo que não se apaga nem o bicho que nunca morre).

4º - No antigo testamento, o termo Reino também é muito usado, não somente para definir os reinos a serem conquistados, mas também no sentido "figurado", referindo-se, obviamente ao Reino de Deus. Em Ex. 19: 6, Deus fala a Moisés que o povo será seu Reino Sacerdotal e povo santo, dirigindo-se aos Israelitas ou Judeus como queira. Porém, já em 1ª Samuel, vemos o povo rejeitando o Reinado Divino e pedindo para que lhes seja levando um rei humano. Essa rejeição não é somente uma rejeição da forma de governo, mas é a rejeição ao próprio Deus. E mesmo assim, Deus sempre procurou ajudar os reis que governaram a Israel e Judá. Portanto, concluímos que o Reino de Deus também é o povo Judeu, pois Ele não os rejeitou até hoje.


5º - No texto de Mateus 10, Jesus manda seus discípulos irem pregar que "vos é chegado o Reino dos Céus". E, Ele descreve todo o sofrimento e rejeição que lhes acarretaria pôr serem portadores desta boa nova (lembra: boa notícia=evangelho), onde podemos também pensar que Reino de Deus é sofrimento. Mas, não é esse o objetivo de Jesus neste ensino, mas sim, dizer que "qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai...". Percebemos que o Reino de Deus é aceitar e confessar publicamente o Senhor Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, mesmo que isso possa nos trazer dor e sofrimento. Mas quem é que gosta de sofrer??? Sempre nos esquivamos disso, não é mesmo. "Quem não tomar sua cruz e vir após mim, não é digno de mim", forte não??? Reino de Deus é negar-se a si mesmo.

6º - Mateus 18, o maior no Reino dos Céus. Um dos textos mais lindos e tremendos que conheço, e, confesso, o que me causa a minha maior angústia, chegando às vezes ao desespero (exagerei um pouco, mas é verdade). Como é essa conversão como uma criança??? Como voltar a ser criança??? Ser criança eternamente ou crescer como uma nova criatura??? Deus como eu busco isso. Ser como uma criança, pura, inocente, sem malícia, sem maldade, com um amor sem interesses, sem necessidades esdrúxulas e absurdas, como uma amizade sincera, ou rejeição sincera pôr aqueles que lhe fazem mal. Isso também é o Reino de Deus, mas também é a chave que abre a porta do reino para entrarmos. Precisamos nascer de novo para VER, nascer da água e do Espírito para ENTRAR, mas ser como uma criança para FICAR lá dentro, pois os filhos do Reino poderão ser lançados fora (Mt. 8:12). Reino de Deus é humildade.

7º - Lucas 9: 62, Jesus fala que quem "bota a mão no arado e olha para trás não é apto para entrar no Reino de Deus". Quando estamos arando, com o cavalo ou bois, como queira, precisamos estar atentos para o caminho que o animal está fazendo, pois ele somente segue as ordens, não as questiona, nem as rejeita, principalmente os bois, que são capazes de cair no precipício se o operador não lhes mudar a direção. Se olharmos para trás, os animais podem perder o rumo e ir pôr outro caminho, não pelo caminho que o operador deseja. Jesus disse que Ele é o caminho, a verdade e a vida, se olharmos para trás, coisas do mundo, ou para o próprio mundo, perdemos o caminho, e não entramos no Reino de Deus.

8º - Concluindo (o debate, não o estudo, pois a coisa iria muito longe ainda), quando Jesus fala da vida eterna e do fogo eterno, naquela história do "me viste com fome e me deste de comer, com sede e me deste de beber..." (Mt. 25: 31 add.), Ele diz o seguinte: "Vinde benditos de meu Pai, possuí pôr herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;". Esta frase me faz concluir, vendo todo o contexto, é óbvio, que o Reino de Deus é também a pratica do amor pelas pessoas e pelas almas. Quem ama conhece a Deus, pois Deus é amor, e esta prática, que foi o que Jesus fez todo o tempo, é o Reino de Deus, pois Ele reina com amor, pelo amor e pôr amor. Todo bem que fazemos, a quem quer seja, é a pratica do Reino de Deus.