Já ouviram falar do seguinte? “Jesus cumpriu muitas profecias, logo ele deve ser o Messias. Afinal, qual a probabilidade de alguém cumprir tantas profecias messiânicas e não ser o Messias?” Eu já ouvi muito isso. Vou analisar cada uma das profecias que os cristãos dizem que Jesus cumpriu, e mostrar que, muitas vezes, nem sequer são profecias, ou que Jesus não as cumpre. Porém, primeiro eu vou fazer uma introdução, que é necessária, sobre técnicas de se fazer profecia, como a Bíblia as utiliza, e como qualquer um consegue fazer profecia utilizando as técnicas que vou ensinar. Vou falar outras coisas importantes também. Peço desculpas pelo tamanho do vídeo, mas esse é um assunto muito profundo e extenso, não tem jeito de fazer em um vídeo menor. Eu ainda gostaria de colocar os vários “Messias” que surgiram na época de Jesus, mas não quero alongar o vídeo mais ainda. Eu vou dividir essa série em três partes, porque são muitas profecias que os cristãos alegam que Jesus cumpriu. Nessa primeira parte, eu vou ler e mostrar o texto, mas quando começar a análise de cada uma das profecias que os cristãos alegam se tratar de Jesus, eu não vou ler, porque são muitas, e acho que é melhor cada um ler na sua velocidade e no seu jeito. Vou deixar o slide com as profecias por alguns segundo na tela, vocês pausem o vídeo para ler e continuem quando terminarem de ler. Vamos lá.

É muito mais honesta e provável uma interpretação de um texto escrito de acordo com o contexto histórico, ideológico e social da época em que o texto foi escrito, além de estar de acordo com o contexto textual da passagem, do que uma interpretação baseada apenas em critérios de “CONVENIÊNCIA DE QUEM LÊ”, que interpreta a passagem de forma tendenciosa de acordo com interesses pessoais, e ainda desconsiderando o contexto histórico e ideológico da passagem. Por isso, é importante definir a interpretação de passagens que os cristãos alegam que são profecias sobre Jesus de forma diferente, mostrando que são interpretações tendenciosas, e que não estão de acordo com a interpretação muito mais provável, que é aquela de acordo com o contexto ideológico e histórico da passagem.

Observação: o site cristão no qual eu peguei a lista e muitos outros só dizem que Jesus cumpriu uma profecia e depois mostram o número do versículo, eles não citam o versículo, por que será?

Como observação: AEC significa antes da era comum, era comum começa no ano zero, assim, 500 AEC significa 500 antes de Cristo. E 500 EC significa 500 depois de Cristo.

Como vou citar Bart Ehrman, vou apresentá-lo a vocês: Bart Ehrman é Doutor em teologia pela Universidade de Princeton e dirige o departamento de estudos religiosos da Universidade da Carolina do Norte. Ele é especialista em Novo Testamento, Igreja primitiva, ortodoxia, manuscritos antigos e na vida de Jesus.

Citação do livro “Jesus existiu ou não” do Bart Ehrman, página 166, no qual ele refuta um cristão chamado Carrier.

“Trata-se de uma daquelas profecias pós-datadas tão comuns nos seis capítulos finais desse livro [Livro de Daniel]. O que quero dizer com ‘profecias pós-datadas’ é que o livro de Daniel alega ter sido escrito por um homem hebreu, Daniel, durante o exílio na Babilônia, por volta de 550 AEC [ significa antes da Era Comum, pode interpretar antes da Era Comum como antes de cristo, Era comum é o ano zero, é só outra forma de dividir o tempo antes de cristo e depois de cristo]. Mas, na verdade, como é de conhecimento entre os estudiosos há algum tempo (Carrier concorda com isso), foi escrito mesmo por volta de 160 AEC. Quando o personagem Daniel ‘prevê’ o que vai acontecer, o verdadeiro autor, fingindo ser Daniel, simplesmente narra o que já aconteceu. Assim, tem-se a impressão de que o profeta do século VI é capaz de antecipar o futuro, pois o que ele prevê de fato acontece.

Daniel 9 é uma passagem complicada que ‘prevê’ detalhadamente o que acontecerá ao povo de Jerusalém ao longo de ‘setenta semanas’ que foram ‘determinadas para o seu povo e sua cidade santa, para fazer cessar a transgressão, selar o pecado e expiar o crime [...]’ (Daniel 9: 24). As semanas são interpretadas no próprio texto como setenta semanas de anos, ou seja, uma semana representa sete anos. Segundo o versículo 25, haverá um período de sete semanas de anos separando a ordem para reconstruir Jerusalém do surgimento de um ‘príncipe ungido’. Em seguida, o versículo 26 indica que, sessenta e duas semanas de anos depois, o ‘ungido’ será eliminado. Carrier argumenta veementemente que isso mostra que o autor de Daniel esperava que o Messias (o ‘ungido’) seria morto (‘eliminado’).

É uma interpretação interessante, porém altamente idiossincrática. Não aparece em comentários sobre Daniel escritos por estudiosos críticos da Bíblia Hebraica (os que não são fundamentalistas nem evangélicos conservadores) por bons motivos. Para começar, é óbvio que o príncipe ungido do versículo 25 e o ungido do versículo 26 não são a mesma pessoa. Seriam ambos príncipes, ou seja, figuras messiânicas tradicionais? É importante lembrar que o termo ‘ungido’ era ocasionalmente usado como um termo técnico para se referir ao futuro governante de Israel. Mas nem sempre era usado dessa maneira. Às vezes se referia simplesmente a um rei (Salomão), ou um sumo sacerdote, ou qualquer um que tivesse passado por uma cerimônia de unção. Isto é, não era apenas um termo técnico mas também um termo comum. Chama a atenção nessa passagem que a figura do versículo 26 não seja chamada de príncipe ou ‘o’ ungido – ou seja, o Messias.

Assim, em um dos comentários definitivos sobre Daniel, escrito por Louis Hartman, um estudioso renomado da Bíblia Hebraica (Carrier não se diz estudioso da Bíblia Hebraica; não sei se ele sabe hebraico ou aramaico, as línguas em que o livro foi escrito), lemos o seguinte sobre o versículo 25:

Embora no período pré-exílio [o período vivido em Israel antes do exílio babilônico de 586 AEC (586 a.C.) – 400 anos ou mais antes que Daniel fosse escrito] a palavra hebraica masiah, ‘o ungido’, fosse usada quase exclusivamente para se referir a reis, ao menos no período pós-exílio [após o retorno do povo à terra, vários anos depois] o sumo sacerdote recebia uma unção solene com óleo sagrado ao assumir o posto [...] Parece muito mais provável que o ‘príncipe ungido’ em 9:25 se refira ao sumo sacerdote, Josué bem Josedec.

Em outra palavras, 9:25 não só não está falando de um futuro messias, como está falando de uma figura da história de Israel que já conhecemos: o sacerdote Josué, mencionado em outras passagens da Bíblia Hebraica (ver, por exemplo, Zacarias 6:11). O versículo 26 se refere a alguém que viveu séculos mais tarde, embora também não fosse o futuro messias. Conforme argumentado por Hartman – em consonância a vários outros estudiosos da Bíblia Hebraica -, a menção a ‘um’ (não ‘o’) ungido em 9:26 ‘quase certamente’ remete a outra figura conhecida da história judaica, o sumo sacerdote Onias III, que foi deposto do sacerdócio e assassinado em 171 AEC, vários anos antes da famosa revolta dos Macabeus, evento reconstituído em II Macabeus 4:1-38.

As duas figuras chamadas ‘ungido’ não são futuros messias. Ambas eram sumos sacerdotes que, graças à sua posição, foram ungidos. E ambos já tinham vivido no passado. O mais importante de tudo é que, até onde sabemos, essa passagem nunca foi interpretada messianicamente por judeus antes do surgimento do cristianismo. Em outras palavras, nenhum judeu no início da década de 30 EC teria proposto a ideia de um messias sofredor baseado em Daniel 9:26. Ninguém achava que a passagem se referia a isso.

O que resta, então? Não há a mínima evidência sugerindo que existam judeus antes do advento do cristianismo aguardando a chegada de um messias que seria morto pelos pecados – ou mesmo apenas morto.”

Citação do livro “Jesus existiu ou não” de Bart Ehrman, páginas 158 a 163.

A primeira coisa a afirmar sobre o assunto, de maneira enfática, é que os judeus nunca acharam que o Messias fosse Deus. O motivo para realçar isso é que hoje muitos cristãos aparentemente pensam que era essa a ideia do messias, Deus descendo à terra para salvar os homens. Mas não é nem nunca foi uma noção judaica. É uma visão cristã porque os cristãos sempre chamaram Jesus de Messias, e a maioria dos cristãos, até hoje, considera que Jesus é Deus. (...) O messias não era Deus, era o escolhido de Deus ou o enviado de Deus. (...)

Em hebraico, a palavra ‘messias’ significa ‘ungido’. Já vimos que a tradução do termo para o grego é christos, portanto, ‘Jesus Cristo’ significa literalmente ‘Jesus, o Messias’. O termo tem origem na história antiga de Israel, à época em que a nação era governada por reis, que eram supostamente favorecidos ou ‘ungidos’ por Deus. Aliás, o rei era literalmente ungido durante as cerimônias de coroação, quando se derramava óleo em sua cabeça como maneira de mostrar que era especialmente favorecido por Deus, conforme se vê em passagens como I Samuel 10:1 e II Samuel 23:1. Outras pessoas eram consideradas representantes especiais de Deus na terra, como sumos sacerdotes, eram ocasionalmente ungidas também (ver Levítico 4: 3,5,16). Além de na Bíblia Hebraica, há na tradição judaica outros registros de cerimônias de unção mostrando que a pessoa tinha uma condição especial perante Deus (por exemplo, II Macabeus 1:10 e o Testamento de Rúben 6:8). Na verdade, qualquer líder usado por Deus de uma maneira especial poderia ser chamado de ungido; até mesmo o rei persa Ciro, um dos conquistadores de Israel, foi considerado pelo profeta Isaías como um instrumento de Deus e é explicitamente chamado de seu messias, o ungido (Isaías 45:1).

Em geral, porém, o termo se aplicava ao rei de Israel. Desenvolveu-se nas tradições israelitas antigas a noção de que Deus sempre favoreceria a nação ao governa-la continuamente por meio do rei, seu escolhido. Uma profecia foi anunciada ao maior dos reis de Israel, Davi, em II Samuel 7:11-14, indicando que ele sempre teria um descendente no trono – que a nação seria perpetuamente governada por um ungido. Essa promessa, no entanto, não veio a se realizar. Em 586 AEC, os exércitos babilônicos comandados pelo rei Nabucodonosor invadiram a terra de Judá, destruíram a cidade de Jerusalém, incendiaram o templo judaico e removeram o rei do trono. Durante vários séculos o povo judeu foi governado por potências estrangeiras: os babilônios, os persas, os gregos e depois os sírios.

Alguns pensadores judeus, no entanto, se lembraram da promessa original de Davi de que sempre haveria um ungido, um messias, no trono e passaram a considerar que a promessa seria cumprida algum dia. Em algum momento, possivelmente próximo, Deus se lembraria de sua promessa e enviaria um rei como Davi para governar seu povo. Esse futuro rei seria naturalmente chamado de ‘messias’, simplesmente. Seria humano, como Davi, Salomão e outros reis, mas seria enviado por Deus para derrotar os inimigos dos judeus e reestabelecer Israel, como uma nação independente na terra prometida por Deus.

À época de Jesus, havia judeus que esperavam a chegada desse messias. Os judeus da Palestina estavam sob o jugo dos romanos, e alguns achavam que Deus iria intervir e enviar um grande guerreiro para destruir esses inimigos pagãos e restaurar o reino de Israel. Uma das expressões mais claras desse tipo de expectativa messiânica aparece em um texto judaico conhecido como Salmos de Salomão, provavelmente escrito durante o século I AEC. Vale citá-lo integralmente, com sua poderosa esperança no futuro messias:

Veja, Senhor, e levante para eles o seu rei, o filho de Davi, para reinar sobre seu servo Israel no tempo de sua escolha, Deus. Dê-lhe a força para destruir os governantes injustos, para purificar Jerusalém dos gentios que nela pisam até a destruição; para expulsar com sabedoria a justiça os pecadores da herança; para despedaçar a arrogância dos pecadores como um pote de oleiro; (...)

Claramente essa não é a expectativa de um messias que seria torturado até a morte por seus inimigos, os romanos. Muito pelo contrário: o messias iria destruir o inimigo e estabelecer seu trono em Jerusalém, onde governaria seu povo com força, grandeza e justiça.

(...)

Em suma, havia uma variedade de expectativas sobre a natureza do futuro messias entre os judeus da época de Jesus. Todas elas, porém, tinham vários aspectos em comum. Em todas as versões, o messias seria o futuro regente do povo de Israel, à frente de um reino concreto aqui na terra. Seria amplamente reconhecido como o emissário especial de Deus, o ungido, e seria importante e poderoso, uma figura de força e grandeza.

E quem era Jesus? Em todas as nossas tradições mais antigas ele era um camponês pobre da área rural da Galileia, visto por alguns como o futuro rei de Israel, mas crucificado sem estabelecer um reino na terra.”

Passagens do livro “Como Jesus se tornou Deus”, de Bart Ehrman.

p. 87 “Em uma passagem sucinta e tantalizante em Gênesis 6, vemos que “os filhos de Deus” olharam para a terra, viram mulheres formosas e as desejaram. ‘E tomaram para si mulheres de todas as que escolheram’ (6:2). Mais especificamente, ‘os filhos de Deus possuíram as filhas dos humanos, que lhes deram filhos’ (6:4). Deus não ficou satisfeito com essa situação; por isso decidiu limitar a vida humana a 120 anos e, em seguida, decidiu também livrar-se de toda ela trazendo o dilúvio, ao qual apenas Noé e sua família sobreviveram. E quem era a prole dessas uniões dos filhos de Deus e mulheres humanas? Conta-se que os ‘nefilim’ estavam na terra naquele tempo. Eram eles a prole, ‘os heróis de antigamente, guerreiros de fama (6:4). A palavra nefilim significa ‘aqueles que caíram’. No livro dos Números é dito que eles foram os gigantes que originalmente habitaram a terra de Canaã (13:3). Deixando tudo isso de lado, pode-se ver que os seres divinos – os filhos de Deus – fizeram sexo com mulheres na terra, e sua prole semidivina foi de gigantes. Estou chamando-os de ‘semidivinos’ porque nasceram da união de seres divinos com mortais e porque, na verdade, não viveram no reino celestial como outras divindades. Contudo, são superiores aos outros humanos – gigantes que viraram guerreiros fantásticos por motivos bastante óbvios. Como uma observação adicional, penso que podemos presumir que, para esses filhos de Deus tomarem as mulheres como esposas, tinham que assumir forma humana. Temos aqui de novo, então, seres divinos que aparecem como humanos; e mais ainda: vemos que eles geram mais seres sobre-humanos.”

p. 90 “O livro de Daniel é algo como uma versão da Bíblia Hebraica para o livro do Apocalipse – um livro que os fundamentalistas modernos pensam estabelecer um plano para a história humana até os nossos tempos. Estudiosos críticos veem-no como algo de fato bem diferente, como um livro de seu próprio tempo e lugar. O pretenso cenário do livro de Daniel é o século VI a.C. – embora alguns estudiosos há muito estejam convencidos de que o livro na verdade não foi escrito naquela época, mas séculos depois, em II a.C. Nesse livro, Daniel é retratado como um judeu cativo levado para o exílio na Babilônia, o império mundial que destruiu sua terra natal em 586 a.C. No capítulo 7, Daniel descreve uma visão extravagante na qual quatro bestas erguem-se do mar, uma após a outra. Elas são aterrorizantes e verdadeiramente terríveis, e semeiam a destruição na terra. Então, ele vê ‘alguém semelhante a um filho de um homem’ vir nas ‘nuvens do céu’ (Dn 7:13). Cá está uma figura que não é bestial, mas tem forma humana; em vez de vir do turbulento mar de caos, ele chega do reino de Deus. As bestas que haviam causado tanta destruição na terra são julgadas e retiradas do poder, e o reino da terra é entregue àquele ‘semelhante a um filho de um homem’.

Daniel não consegue entender sobre a visão, mas, por sorte – como tipicamente acontece nos textos apocalípticos que divulgam verdades celestiais sublimes -, um anjo está a postos para interpretá-la para ele. Cada besta representa um reino que virá, um depois do outro, a governar a terra. No fim, depois da quarta besta, alguém de aparência humana receberá o domínio sobre a terra. Na interpretação da visão pelo anjo, somos informados de que esse domínio será dado ‘ao povo dos santos do Altíssimo’ (Dn 7:27). Isso pode significar que, assim como cada besta representava um reino, aquele ‘semelhante a um filho de um homem’ também representava. As bestas eram reinos sucessivos da Babilônia, Média, Pérsia e Grécia, que alcançariam o domínio do mundo. Assim, aquele semelhante a um filho de um homem seria o reino de Israel, que seria restaurado a seu devido lugar e receberia a autoridade sobre a terra”

p. 97 “O termo hipóstase vem do grego e refere-se à essência ou substância de algo. No contexto em que estou usando o termo aqui, refere-se a uma característica ou um atributo de Deus que vem a assumir por si existência distinta e separada de Deus. Imagine, por exemplo, que Deus é sábio. Isso significa que ele possui sabedoria. Por sua vez, significa que sabedoria é algo que Deus ‘tem’ – ou seja, é algo independente de Deus, que ele possui. Se o caso é esse, é possível imaginar a ‘sabedoria’ como separada de Deus; e, uma vez que é a sabedoria de Deus, então é uma espécie de ser divino junto a Deus que também está dentro de Deus como parte de sua essência, uma parte do que ele é.

Daí resulta que alguns pensadores judeus imaginaram que a Sabedoria era bem isso, uma hipóstase de Deus, um elemento de seu ser distinto dele em certo sentido, mas completamente dele em outro. A Sabedoria estava com Deus como um ser divino e podia ser considerada Deus (uma vez que era exatamente a sabedoria dele). Outras hipóstases foram discutidas em obras judaicas antigas, mas aqui me restrinjo a duas – a Sabedoria e o que às vezes era considerado a manifestação exterior da Sabedoria, a Palavra (Logos, em grego) de Deus.

Sabedoria

A ideia de que a Sabedoria pudesse ser uma hipóstase divina – um aspecto de Deus que é um ser distinto de Deus e não obstante é Deus ele mesmo – tem raiz em passagem fascinante da Bíblia Hebraica, Provérbios 8. Ali a Sabedoria é retratada com fala e diz que foi a primeira coisa que Deus criou:

O Senhor criou-me no começo de sua obra

O primeiro de seus atos de muito tempo atrás.

Eras atrás eu fui estabelecida,

No princípio, antes do começo da terra...

Antes de as montanhas serem moldadas, antes das colinas, eu fui gerada (8:22-23,25)

E então, uma vez que a Sabedoria foi criada, Deus criou os céus e a terra. De fato, ele criou todas as coisas com a Sabedoria, que trabalhou a seu lado:

Quando ele estabeleceu os céus, eu estava lá,

Quando ele traçou o horizonte sobre a superfície do abismo,

Quando ele firmou os céus nas alturas,

Quando ele estabeleceu as fontes do abismo...

Lá estava eu ao seu lado, como um arquiteto;

E eu era seu deleite dia a dia,

Alegrando-me sempre diante dele,

Alegrando-me em seu mundo habitado

E alegrando-me com a raça humana (8:27-28, 30-31)

Deus fez todas as coisas com sua sabedoria, tanto que a Sabedoria é vista como uma espécie de cocriadora. Além disso, assim como é dito que Deus fez todas as coisas viverem, a vida também vem da Sabedoria:

Pois quem me encontra, encontra a vida

E obtém o favor do Senhor;

Mas aqueles que me perdem, ferem a si mesmos,

Todos que me odeiam amam a morte. (8:35-36)

Claro que essa passagem pode ser lida sem se pensar na Sabedoria como uma espécie de personificação de um aspecto de Deus que existe separado e ao lado dele. Pode ser simplesmente uma forma metafórica de dizer que o mundo é um lugar surpreendente, e sua criação tem raiz na sábia presciência de Deus, que fez todas as coisas exatamente como deveriam ser. Além disso, se você entender a sabedoria da maneira como as coisas são feitas e viver de acordo com esse conhecimento, viverá uma vida feliz e realizada. Contudo, alguns leitores judeus leram a passagem de forma mais literal e presumiram que a Sabedoria fosse um ser real que estivesse falando, um ser ao lado de Deus que era uma expressão de Deus.”

p. 101 “Palavra

Sob certos aspectos, a hipóstase divina mais difícil de discutir é a Palavra – Logos em grego. Isso porque o termo tem uma longa história, distinta e complexa, fora do âmbito do judaísmo entre os filósofos gregos. Uma abordagem detalhada das reflexões filosóficas sobre o Logos exigiria um estudo completo, mas posso dizer aqui o bastante para fornecer um pano de fundo adequado sobre seu uso nos círculos filosóficos do judaísmo, especialmente no que concerne ao mais famoso filósofo judaico da antiguidade, Filo de Alexandria (20 a.C. – 50 d.C.).

Os filósofos gregos antigos conhecidos como estoicos tiveram extensas discussões sobre o Logos divino. (...)

Em certo sentido, era muito fácil para pensadores judeus intimamente familiarizados com suas escrituras conectarem-nas com algumas das ideias filosóficas estoicas e platônicas. Na Bíblia Hebraica, Deus cria todas as coisas pela ‘palavra’: ‘E Deus disse: que haja luz. E houve luz’. A criação aconteceu com Deus proferindo seu Logos. O Logos vem de Deus, e, uma vez que é o Logos de Deus, em certo sentido é Deus. Contudo, quando Deus o emite, o Logos fica separado de Deus como uma entidade distinta. Essa entidade às vezes foi pensada como uma pessoa distinta de Deus. O Logos passou a ser visto como uma hipóstase em certos círculos judaicos.

Já na Bíblia Hebraica a ‘palavra do Senhor’ foi algumas vezes identificada como o próprio Senhor (ver, por exemplo, 1Sm 3:1,6). Nas mãos de Filo de Alexandria, muitíssimo influenciado especialmente pela tradição platônica, o Logos tornou-se um fator-chave para o entendimento de Deus e do mundo.”

P. 107 “A ideia de que Deus adotou o rei como filho é consonante com outros usos do termo ‘Filho de Deus’ na Bíblia Hebraica. Já vimos que os seres angélicos, membros do conselho divino de Deus, eram chamados de filhos de Deus. Eram seres divinos que mantinham relacionamento especialmente próximo com Deus como seus conselheiros, servos e ministros – ainda que alguns de vez em quando caíssem da graça, como naquele pequeno episódio em Gênesis 6. Além disso, a nação de Israel às vezes é chamada de ‘Filho de Deus’, como em Oseias 11:1 – ‘Do Egito chamei meu filho’. Aqui Israel mais uma vez é o Filho de Deus porque mantém uma relação singularmente estreita com Deus e, como tal, é objeto de seu amor e especial favor; além disso, é por meio de Israel que Deus intermedeia sua vontade na terra.

Assim também com o rei, que está no comando de Israel e por isso é ‘o’ Filho de Deus em um sentido ainda mais especial. No Salmo 89, no qual o salmista indica que Davi foi ungido por Deus (isto é, literalmente ungido com óleo como um sinal do especial favor de Deus, v. 20), é dito que ele é o ‘primogênito’ de Deus, ‘o mais exaltado dos reis da terra’ (v. 27). Mais notável ainda é o Salmo 2 quanto às palavras proferidas por Deus ao rei, provavelmente em sua cerimônia de coroação (quando foi ungido com óleo): ‘Você é o meu filho, hoje eu te gerei’ (v.7). Nesse caso, o rei não é apenas adotado por Deus, ele na verdade nasce de Deus. Deus o produz.

O filho de um humano é humano, assim como o filho de um cão é um cão, e o filho de um gato é um gato. Então o que é o filho de Deus? Como se constata, para a surpresa de muitos leitores ocasionais da Bíblia, existem passagens nas quais o rei de Israel é referido como divino, como Deus.

John Collins, estudioso da Bíblia Hebraica, ressalta que essa noção, em última análise, parece proveniente da maneira egípcia de pensar sobre seu rei, o faraó, como um ser divino. Mesmo no Egito, onde o rei era um deus, isso não significava que o rei estivesse no mesmo nível dos grandes deuses, da mesma forma que o imperador romano não era visto no mesmo nível que Júpiter ou Marte. Contudo, ele era um deus. Como vimos, nos círculos egípcios e romanos, havia níveis de divindade, e era assim também nos círculos judaicos. Por isso encontramos o uso de termos supremamente exaltados para o rei de Israel, termos que podem surpreender leitores que pensam – com base no tipo de pensamento desenvolvido no século IV d.C. – existir um abismo intransponível entre Deus e os humanos. Não obstante, eis aqui, na própria Bíblia, o rei que é chamado tanto de Senhor quanto de Deus.

Em Salmos 110:1, por exemplo: ‘O Senhor diz a meu Senhor: Sente-se à minha direita até que eu faça de seus inimigos uma banqueta para seus pés’. O primeiro termo Senhor – tradicionalmente grafado em letras maiúsculas em inglês – é o nome hebreu de Deus, YHWH, com frequência escrito Yavé. As quatro letras hebraicas representam aquele nome considerado tão especial que não era (e não é) pronunciado no judaísmo tracional. Às vezes são chamadas de Tetragrammaton (o grego para ‘quatro letras’). O segundo termo ‘Senhor’ é uma palavra diferente, adn (ou seja, adonai, ou adoni), é um termo que podia ser usado, por exemplo, por um escravo para seu amo. O impressionante aqui é que YHWH está falando a ‘meu Senhor’ e lhe dizendo ‘sente-se à minha direita’. Qualquer ser entronado com Deus compartilha da glória, status e honra devidas ao próprio Deus. Não existe aqui uma questão de identidade ou paridade absoluta – o rei, sentado à direita de Deus, não é o Deus Todo-Poderoso. Isso fica claro a partir do que o texto diz a seguir: Deus vai conquistar os inimigos do rei e coloca-lo debaixo de seus pés. Todavia, está fazendo isso para aquele que ele elevou ao nível de seu próprio trono. O rei está sendo retratado como um ser divino que vive na presença de Deus, acima de todas as outras criaturas.

Ainda mais gritante é Salmos 45:6-7, em que o rei é tratado como um Deus, nos seguintes termos notavelmente exaltados:

Seu trono, ó Deus, perdura para todo o sempre.

Seu cetro real é um cetro de equidade

Você ama a justiça e odeia a maldade.

Por isso Deus, o seu Deus, ungiu você

Com o óleo da alegria mais do que seus companheiros

Com o óleo da alegria mais do que seus companheiros.

É claro que a pessoa tratada como ‘ó Deus’ (Elohim) não e Deus Todo-Poderoso, mas o rei, devido ao que é dito mais adiante: Deus Todo-Poderoso é o Deus do rei e o ‘ungiu’ com óleo – o ato de praxe na cerimônia de coroação do rei na antiga Israel. E assim Deus ungiu e exaltou o rei acima de todos os outros, até um nível de deidade. O rei é Deus em certo sentido. Obviamente, não é igual a Deus Todo-Poderoso (uma vez que a diferenciação é feita de forma clara, mesmo aqui), mas é Deus.

Um exemplo ainda mais espantoso vem do profeta Isaías, capítulo 9, que celebra um novo rei dado ao povo. Qualquer um que conheça o Messias, de Handel, reconhecerá as palavras; porém, diferentemente de Handel, a passagem no contexto original em Isaías parece referir-se não apenas ao nascimento do rei, mas ao nascimento do rei como o filho de Deus – em outras palavras, é a respeito de sua coroação. Na coroação, um ‘filho’ foi dado ao povo – ou seja, o rei foi feito ‘filho de Deus’. Contudo, o que é dito sobre o rei é verdadeiramente notável:

Porque um filho nasceu para nós,

Um filho dado a nós;

A autoridade repousa sobre seus ombros

E ele é chamado

Conselheiro, Maravilhoso, Deus poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz, Sua autoridade crescerá continuamente,

E haverá paz sem fim

Para o trono de Davi e seu reino (Is 9: 6-7)

Que a passagem está se referindo ao rei de Israel é óbvio pela linha final. É um rei da linhagem de Davi; a maioria dos estudiosos pensa que seja uma referência ao rei da época da profecia de Isaías, o rei Ezequias. Ele é aclamado como o ‘filho’ de Deus, aquele com grande autoridade e que trará a paz sem fim. Claramente, ele não é o próprio Deus Todo-Poderoso, uma vez que é dito que sua autoridade vai ‘crescer continuamente’, e não dá para imaginar que Deus tenha autoridade final, definitiva e completa desde o princípio.”

p. 115 “Contudo, ainda que acreditassem que havia apenas um Deus Todo-Poderoso, era amplamente aceito que havia outros seres divinos – anjos, querubins, serafins, principados, potestades, hipóstases.”

Citação do livro “Quem escreveu a Bíblia”, de Bart Ehrman:

p. 147 “A verdade, claro, é que, ao longo da história, os judeus não foram mais analfabetos, cegos ou idiotas que os cristãos. A típica resposta dos judeus às alegações cristãs de que Jesus cumpriu profecias é que as passagens das Escrituras que os cristãos citam não falam de um futuro messias ou não fazem nenhuma previsão. E, é preciso admitir, apenas acompanhando esse debate de fora, parece que os leitores judeus têm alguma razão. Nas passagens que supostamente preveem a morte e a ressurreição de Jesus, por exemplo, o termo ‘messias’ de fato nunca aparece”

Assim, filho de Deus pode ser uma expressão carinhosa, como foi feita com Israel, pode se referir a anjos, como ocorreu na passagem de Gênesis no qual fecundam humanas e geram os nefilim, e pode se referir a várias outras coisas. Não é necessariamente literal.

“Deus” diz em Gênesis 1:26, no plural: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”. E várias vezes a Bíblia se refere à Palavra, Verbo, Sabedoria, espírito de conhecimento ou outro nome. Quando essas situações acontecem, é muito mais provável que o autor se refira a uma hipóstase. Dizer que essas passagens dizem respeito ao Messias é fingir de besta, é claro que a Bíblia usa de hipóstase, e em nenhum momento é usada a palavra Messias, rei descendente de Davi ou outra coisa do tipo.

PROBLEMA DA BÍBLIA E DOS CRISTÃOS SOBRE ALGUMAS DAS SUAS PROFECIAS “CUMPRIDAS”

A minha definição de profecia aqui é: uma afirmação que expressamente diz ser uma previsão do futuro com base em “poderes sobrenaturais”.

Muitos cristãos fazem o seguinte: dizem que uma passagem, que não é uma profecia (pois não faz previsão do futuro), foi cumprida posteriormente por Jesus, e que, portanto, passou a ter o status de profecia.

Pela mesma lógica, todas as passagens na Bíblia que não são uma profecia, e não foram cumpridas posteriormente, são profecias não cumpridas. Caso contrário, estarei sendo desonesto intelectualmente, usando um peso e duas medidas.

Ou seja, os cristãos definem o que é e o que não é profecia DEPOIS que o fato já ocorreu, e mesmo que a passagem não faça nenhuma previsão de futuro ou faça uma previsão que não tenha nada a ver com o que o cristão alega que foi cumprido. Isso ficará mais claro depois que analisarmos “profecia” por “profecia”.

Imagine que eu escreva um livro que faz profecias, ou seja, previsões do futuro com base em poderes sobrenaturais. Exemplo de profecia: “Deus me revelou que os EUA jogarão uma bomba nuclear na China no ano que vem”. A profecia pode se provar falsa, logo ela vale alguma coisa, não há indeterminação de tempo, está sendo específica.

Mas quando eu passo a utilizar passagens do meu livro que não são profecias, ou seja, que não dizem expressamente serem previsões do futuro, eu estarei sendo desonesto intelectualmente. Porque é só eu pegar um fato que ocorreu e amoldar em alguma coisa parecida ou até igual que está escrita no meu livro, que não precisa estar expressa que é uma previsão do futuro, assim praticamente todos os livros conseguem ser livros “proféticos”.

E, como eu estou pegando passagens não proféticas para estabelecer profecias cumpridas, pela lógica, passagens não proféticas podem também ser alvo de crítica por serem profecias não cumpridas. Mas aí eu digo que as passagens não proféticas, nesse caso que vai contra o que me convém, não podem ser utilizadas pois não são profecias (não estão fazendo previsões do futuro). Ora, se passagens não proféticas não podem ser utilizadas pois não são previsões do futuro, então você não as deveria utilizar para dizer que são profecias cumpridas. Só as que te convém podem ser utilizadas?

Para provar alguma coisa, não pode ser um joguinho de “prevejo que acontecerá isso”. Se acontecer, estou certo. Mas se não acontecer, não estou errado.” E é assim que a maioria das profecias bíblicas funciona, é uma trapaça lógica.

Parece que o Jesus histórico foi crucificado. Um tantinho de gente começou a criar histórias mitológicas sobre Jesus e saíram procurando passagens no Antigo Testamento de pessoas sofrendo, mesmo que essas passagens não mencionem ser profecias nem se refiram ao Messias, e falaram que eram profecias. Ora, isso é fazer profecia depois que o fato ocorreu, e no modo “self-service”. Você tem um menu de passagens e escolhe as que lhe forem convenientes e aí você monta seu personagem como alguém que cumpriu essas “profecias”.

E como existe coisa de todo o tipo no meu livro, e acontecem coisas de variados tipos na vida de uma pessoa, considerável número de coisas que aconteceram na vida da pessoa irá se amoldar a passagens do meu livro, que não precisa mais deixar expresso que é uma previsão do futuro. E os cristãos só vão olhar para a conexão igual ou parecida entre o que aconteceu na vida da pessoa e o que está escrito no meu livro, ignorando como esse processo é desonesto intelectualmente. Ou seja, na prática, estão “fazendo” profecias depois que o fato já ocorreu. Pois você determina que algo é uma profecia depois do fato, achando coincidências entre fato e trechos de histórias.

O hebraico não diferencia maiúsculas de minúsculas. E o Antigo Testamento foi, quase todo, escrito em hebraico. Portanto, quando você notar a palavra Filho, Servo, Senhor etc., já saiba que foi tradução tendenciosa a favor do cristianismo.

Existe uma diferença enorme em estar efetivamente escrito e a gente ter fé que o autor quis dizer isso quando escreveu o texto. Primeiro, vamos ver se está escrito, e abandonar a ideia de que se aconteceu com Jesus algo parecido ou igual logo está escrito isso ou o autor quis dizer isso. Não se trata de saber o que se passava na mente do autor, se trata de saber pelo texto o que está escrito. E caso esteja obscuro o significado, vamos analisar somente o texto e o contexto que o autor escreveu para determinar o significado. Porque essa estratégia de definir o que o autor estava pensando, em detrimento do texto, é uma ótima ferramenta para colocar palavras onde elas não existem, fazendo profecias após o fato já ter ocorrido.

Se alguém chegar e disser, mas Jesus cumpriu, logo é uma profecia, mesmo eu mostrando que não é assim que funciona para alguém honesto intelectualmente. Então digo o seguinte: segundo uma análise histórica, os cristãos da época de Jesus sabiam muito bem profecias importantes feitas para um futuro messias. E as lendas sobre Jesus forma moldadas oralmente durante décadas. Os evangelhos originais foram escritos após uns trinta anos da morte do Jesus histórico. E os evangelhos originais foram alterados e alterados diversas vezes por copistas. Basta estudar crítica textual, uma ramo da teologia. Vejam o vídeo do Bart Ehrman que está no canal. Então quem garante que as lendas sobre o Jesus histórico não foram sendo criadas tendo em vista o conhecimento já existente das profecias messiânicas? Na verdade, é exatamente isso que a maioria dos historiadores acha que aconteceu. Não digo todos os historiadores porque nunca se sabe se tem um doido fanático religioso no meio deles.

Mesmo que pegue alguém real, como o Jesus Histórico, e invente um monte de mitologias inspiradas na Bíblia, isso não faz as mitologias serem verdade.  

E é muito fácil pegar um monte de profecias realmente voltadas para o Messias (que tratam de um reino terreno) e dizer que elas foram cumpridas em um mundo imaginário (o reino dos céus, que, mesmo que se interprete que não é imaginário, não deixa de ser um mundo onde não se sabe o que acontece, diferente do mundo terreno, onde as obras do Messias e seu reino extremamente poderoso ficariam visíveis a todos).

Outra coisa que acontece muito quando se trata de profecias é o seguinte. Imagine que eu escreva 1000 previsões do futuro, todas sem determinação de tempo e de nomes específicos. Muitas são vagas, cheias de metáforas, do tipo: um cão de três chifres e de cinco olhos morderá uma vaca de duas pernas. É ridículo como alguém que diz saber o futuro faz previsões tão ridículas, como essas metáforas com animais, chifres e etc. Alguém que sabe o futuro não usaria uma linguagem tão vaga e metafórica, claramente tem alguma coisa errada nessa história. Basta ler o Apocalipse e o livro de Daniel para saber do que eu estou falando. Mas eu vou tratar esse assunto com mais profundidade em outro vídeo. Continuando o raciocínio: dessas 1000 previsões, 300 se cumprem dentro de dois mil anos, e, por óbvio, 700 não se cumprem. Com tantas previsões sem determinação de tempo, é mais do que natural que considerável parte delas se cumpra depois de tanto tempo. É pura probabilidade, não tem nada de sobrenatural nisso. Aí um cristão me diz: o cumprimento das 300 indica que as outras 700 irão se cumprir. E eu digo: não, não são as 300 que garantem o cumprimento das 700, são as 700 que garantem o cumprimento das 300. As 700 estão entre aquelas que não se cumpriram, e que aumentaram muito a chance de acerto de outras profecias. Mas eu não posso dizer que as 700 profecias não cumpridas não se cumpriram, sabe o porquê? Por que tem aquela desculpa: essas 700 ainda vão se cumprir, afinal elas não determinaram quando se cumprirão, o tempo é indefinido. Assim, os profetas fazem profecias a vontade para que boa parte delas se cumpra e ele não tem que se preocupar com profecias dele não se cumprindo, porque é só não determinar tempo que tá tudo certo. É aquela mesma trapaça lógica: prevejo que acontecerá isso, se acontecer, estou certo, se não acontecer, não estou errado. Assim ele nunca estará errado e de tanto tentar, acabará acertando. Isso não prova nada, só prova que quem cai nessa conversa fiada é bobo e ingênuo.

E isso vale mesmo para profecias que aumentam o grau de especificidade, como o estado de Israel se formando. Por que dentre milhares de profecias específicas, nenhuma delas, por mais que passem infinitos anos, podem ser ditas como profecias não cumpridas, é natural que algumas se cumpram dentre milhares de anos. Mas, os cristãos, se enganam no chamado viés de confirmação. O viés de confirmação é uma tendência mental, comprovada pela psicologia, que as pessoas têm, de interpretar as informações de acordo com as próprias convicções, distorcendo, selecionando e ignorando informações. Ou seja, o viés de confirmação abarca a atenção seletiva e a distorção seletiva. Dessa forma, os cristãos só te mostram o texto da profecia e o fato se cumprindo. E aí fica parecendo impressionante para alguns. Porque é uma profecia relativamente específica se “cumprindo”. Mas esquecem de mencionar que a profecia não determinou tempo, que já se passaram milhares de anos, com todo o imaginável acontecendo no mundo. E se esquecem de mencionar também que existem muitas outras passagens semelhantes que não se cumpriram. É natural que durante todo esse tempo certas profecias se cumpram.

Basta ver como são vagas as profecias do apocalipse e do livro de Daniel. Na história da humanidade, várias vezes as pessoas acharam estar no fim dos tempos, sendo o anticristo fulano e ciclano. De tão elástica que é a interpretação do apocalipse.

Existe um critério criado por Karl Popper que determina o que é ciência é o que não é. É o critério de falseabilidade. Se algo não pode, nem em hipótese, ser provado como falso, então não é ciência, e eu diria mais, não pode ser considerado prova. Se sempre eu posso surgir com uma desculpa tendenciosa, mesmo sem evidência nenhuma, do tipo: a profecia ainda vai se cumprir, Deus é misterioso, as razões de Deus são superiores, Deus sabe o que faz. Então qualquer relevância probatória dos casos que são favoráveis aos cristãos deve ser desconsiderada. Porque eles apenas estão inventando ideias tendenciosas, após o fato ocorrer, para justificar suas crenças, pois, pelo mesmo raciocínio, quando há um caso desfavorável a crença deles, isso seria prova de que estão errados, mas aí eles inventam desculpas tendenciosas. É um peso e duas medidas.

Se, para os cristãos, alguém rezar e ser curado prova que Deus existe, então, pelo mesmo raciocínio, rezar e não ser curado prova que Deus não existe. E falar desculpas tendenciosas para elidir a prova contrária só prova que os cristãos são desonestos intelectualmente. Não interessa se essas desculpas tendenciosas estão previstas na Bíblia, elas não deixam de ser desculpas tendenciosas. Não esgotei o assunto do milagre, vou fazer outro vídeo sobre isso mais profundamente. Não estou falando de curas milagrosas como está relatado na Bíblia, estou falando de curas espontâneas de doenças graves que realmente a Ciência verificou, não de histórias contadas por fulano ou ciclano. Essas historinhas se chamam evidências anedóticas, e vou fazer um vídeo próprio sobre a baixa confiabilidade nessas histórias e porque é muito mais provável que exista uma explicação não mitológica para a cura espontânea, que apenas a Ciência não conhece ainda. Mas continuando o raciocínio.

Se uma profecia, sem determinação de tempo, se cumpre, isso é prova de que Deus existe? É apenas questão de probabilidades que dentre um monte de profecias vagas ou “específicas” (bem entre aspas), sem determinação de tempo, algumas se cumpram e outras não se cumpram. É o joguinho “prevejo algo”: se acontecer, estou certo; se não acontecer, não estou errado. E de tanto tentar, vou acertar, mas nunca poderá ser dito que errei. É uma trapaça lógica.

Se as que se cumpriram “provam” que Deus existe, então não se podem usar desculpas tendenciosas para dizer que o mesmo raciocínio não pode ser aplicado as profecias que não se cumpriram. As que não se cumpriram “provam” que Deus não existe, e se a falta de determinação de tempo não foi um problema para dizer que as profecias que se cumpriram provam a existência de Deus, então essa falta de determinação de tempo também não pode ser um problema para dizer que a profecia que não se cumpriu, mesmo depois de milênios se passarem, prova que Deus não existe. Sem um peso e duas medidas, sem argumentos tendenciosos para “sustentar” suas provas. Se não for esse o raciocínio, então os cristãos estão apenas criando uma análise tendenciosa da realidade para “provar” as próprias convicções. O que estou querendo dizer é que, se não houver falseabilidade na Bíblia, sua profecias nunca vão provar que Deus existe. As desculpas tendenciosas sustentam as “provas” dos cristãos, e como desculpas tendenciosas não tem relevância, não há prova.

Achar coincidências na vida de alguém com trechos de histórias não torna esses trechos profecias.

Muito menos quando são muitas histórias, com uso e abuso de metáforas, e até canções.

E se algum cristão disser: eu não tenho que verificar o contexto histórico e ideológico da época em que foi escrita a passagem para entendê-la, pois a Bíblia tem inspiração divina, e Deus orienta a minha mente para descobrir o que a passagem significa. Tenho a dizer que esse negócio de “Deus está me orientando” é uma desculpa para ser desonesto na interpretação e criar profecias após o fato já ter ocorrido.

Apresentem-me evidências de que é mesmo Deus que está orientando suas mentes e aí a gente começa a conversar sobre o assunto. Ao passo que a psicologia comprovou o viés de confirmação, que é uma tendência da mente humana de interpretar as coisas de acordo com as próprias convicções pessoais, selecionando, ignorando e distorcendo informações. Então é muito mais provável que a explicação seja não mitológica do que mitológica. Quando os cristãos dizem que Deus está orientando eles, o que é mais provável é que eles consciente ou inconscientemente estejam interpretando as coisas de acordo com o viés de confirmação. Assim, você vê os cristãos “interpretarem” um livro sem nem querer saber o que está escrito no livro, são só desculpas para distorcer o sentido do texto a seu bel-prazer, para fazer o texto dizer o que os cristãos querem que o texto diga.

Depois de dito isto, vamos analisar as profecias de Jesus. Peço que analisem as profecias do Velho Testamento, e vejam se está escrito messias, salvador da humanidade ou qualquer coisa que mostre se tratar expressamente de uma previsão de futuro a respeito do messias. E peço que leiam e vejam se está dizendo o que os cristãos dizem que a passagem está dizendo, ou se é simplesmente mentira. Cabe ressaltar que quase todos os cristãos acreditam que Jesus cumpriu um tanto de profecias do Velho Testamento, que são basicamente as que eu vou mostrar para vocês agora. Quando eu colocar a frase “Não fala isso”, eu estou dizendo que a passagem não diz Messias nem descendente de Davi que fará um reino poderoso em Israel nem qualquer coisa que os cristãos estão dizendo que está escrito na passagem. Em muitas outras passagens eu vou fazer comentários específicos.

Algumas vezes na Bíblia, são feitas profecias mais específicas, com determinação de lugar e tempo. Pelo fato dos profetas fazerem raramente essas profecias arriscadas, temos algumas profecias na Bíblia que não se cumpriram, como Bart Ehrman mencionou. Mas não é comum a Bíblia fazer esse tipo de profecia.

Eu retirei a lista de um site cristão: http://solascriptura-tt.org/Cristologia/ProfMessianicasCumpridas-Biblicist.htm

A Bíblia que estou usando é a Almeida Corrigida e Revisada Fiel: https://www.bibliaonline.com.br/acf

1. O Messias nasceria da "semente de uma mulher" [Gênesis 3:15a, Lucas 1:34-35].

Gênesis 3:15 “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Deus está amaldiçoando Adão e Eva.

Lucas 1:34,35 “E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?

E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.”

Não fala isso.

2. O Messias derrotaria Satanás [Gênesis 3:15b, 1 João 3:8].

Gênesis 3:15 “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

1 João 3:8 “Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.”

Não fala isso.

3. O Messias padeceria ao reconciliar os homens com Deus [Gênesis 3:15c, 1 Pedro 3:18].

Gênesis 3:15 “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

1 Pedro 3:18 “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;”

Não fala isso.

4. O Messias seria descendente de Sete [Gênesis 4:25, Lucas 3:23-38].

Gênesis 4:25 “E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.”

Lucas 3:23-38 “E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli,

E Heli de Matã, e Matã de Levi, e Levi de Melqui, e Melqui de Janai, e Janai de José,

E José de Matatias, e Matatias de Amós, e Amós de Naum, e Naum de Esli, e Esli de Nagaí,

E Nagaí de Máate, e Máate de Matatias, e Matatias de Semei, e Semei de José, e José de Jodá,

E Jodá de Joanã, e Joanã de Resá, e Resá de Zorobabel, e Zorobabel de Salatiel, e Salatiel de Neri,

E Neri de Melqui, e Melqui de Adi, e Adi de Cosã, e Cosã de Elmadã, e Elmadã de Er,

E Er de Josué, e Josué de Eliézer, e Eliézer de Jorim, e Jorim de Matã, e Matã de Levi,

E Levi de Simeão, e Simeão de Judá, e Judá de José, e José de Jonã, e Jonã de Eliaquim,

E Eliaquim de Meleá, e Meleá de Mená, e Mená de Matatá, e Matatá de Natã, e Natã de Davi,

E Davi de Jessé, e Jessé de Obede, e Obede de Boaz, e Boaz de Salá, e Salá de Naassom,

E Naassom de Aminadabe, e Aminadabe de Arão, e Arão de Esrom, e Esrom Perez, e Perez de Judá,

E Judá de Jacó, e Jacó de Isaque, e Isaque de Abraão, e Abraão de Terá, e Terá de Nacor,

E Nacor de Seruque, e Seruque de Ragaú, e Ragaú de Fáleque, e Fáleque de Eber, e Eber de Salá,

E Salá de Cainã, e Cainã de Arfaxade, e Arfaxade de Sem, e Sem de Noé, e Noé de Lameque,

E Lameque de Matusalém, e Matusalém de Enoque, e Enoque de Jarete, e Jarete de Maleleel, e Maleleel de Cainã,

E Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão de Deus.”

Não fala isso.

5. O Messias seria descendente de Sem [Gênesis 9:26, Lucas 3:23-36].

Gênesis 9:26 “E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.”

Observação: vocês já vira Lucas 3:23 a 38, então não precisam ler de novo de 23 a 36.

Lucas 3:23-36 “E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli,

E Heli de Matã, e Matã de Levi, e Levi de Melqui, e Melqui de Janai, e Janai de José,

E José de Matatias, e Matatias de Amós, e Amós de Naum, e Naum de Esli, e Esli de Nagaí,

E Nagaí de Máate, e Máate de Matatias, e Matatias de Semei, e Semei de José, e José de Jodá,

E Jodá de Joanã, e Joanã de Resá, e Resá de Zorobabel, e Zorobabel de Salatiel, e Salatiel de Neri,

E Neri de Melqui, e Melqui de Adi, e Adi de Cosã, e Cosã de Elmadã, e Elmadã de Er,

E Er de Josué, e Josué de Eliézer, e Eliézer de Jorim, e Jorim de Matã, e Matã de Levi,

E Levi de Simeão, e Simeão de Judá, e Judá de José, e José de Jonã, e Jonã de Eliaquim,

E Eliaquim de Meleá, e Meleá de Mená, e Mená de Matatá, e Matatá de Natã, e Natã de Davi,

E Davi de Jessé, e Jessé de Obede, e Obede de Boaz, e Boaz de Salá, e Salá de Naassom,

E Naassom de Aminadabe, e Aminadabe de Arão, e Arão de Esrom, e Esrom Perez, e Perez de Judá,

E Judá de Jacó, e Jacó de Isaque, e Isaque de Abraão, e Abraão de Terá, e Terá de Nacor,

E Nacor de Seruque, e Seruque de Ragaú, e Ragaú de Fáleque, e Fáleque de Eber, e Eber de Salá,

E Salá de Cainã, e Cainã de Arfaxade, e Arfaxade de Sem, e Sem de Noé, e Noé de Lameque,”

Não fala isso.

6. O Messias seria descendente de Abraão [Gênesis 12:3, Mateus 1:1].

Gênesis 12:3 “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Deus está dando bênçãos a Abrão.

Mateus 1:1 “Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.”

Não fala isso.

7. O Messias seria descendente de Isaque [Gênesis 17:19, Lucas 3:23-34].

Gênesis 17:19 “E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.”

Lucas 3:23-34 “E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli,

E Heli de Matã, e Matã de Levi, e Levi de Melqui, e Melqui de Janai, e Janai de José,

E José de Matatias, e Matatias de Amós, e Amós de Naum, e Naum de Esli, e Esli de Nagaí,

E Nagaí de Máate, e Máate de Matatias, e Matatias de Semei, e Semei de José, e José de Jodá,

E Jodá de Joanã, e Joanã de Resá, e Resá de Zorobabel, e Zorobabel de Salatiel, e Salatiel de Neri,

E Neri de Melqui, e Melqui de Adi, e Adi de Cosã, e Cosã de Elmadã, e Elmadã de Er,

E Er de Josué, e Josué de Eliézer, e Eliézer de Jorim, e Jorim de Matã, e Matã de Levi,

E Levi de Simeão, e Simeão de Judá, e Judá de José, e José de Jonã, e Jonã de Eliaquim,

E Eliaquim de Meleá, e Meleá de Mená, e Mená de Matatá, e Matatá de Natã, e Natã de Davi,

E Davi de Jessé, e Jessé de Obede, e Obede de Boaz, e Boaz de Salá, e Salá de Naassom,

E Naassom de Aminadabe, e Aminadabe de Arão, e Arão de Esrom, e Esrom Perez, e Perez de Judá,

E Judá de Jacó, e Jacó de Isaque, e Isaque de Abraão, e Abraão de Terá, e Terá de Nacor,”

Não fala isso.

8. O Messias viria para todas as nações [Gênesis 18:18b, Atos 3:24-26].

Gênesis 18:18 “Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?”

Atos 3:24-26 “Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias.

Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.

Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades.”

Não fala isso.

9. O Messias seria descendente de Isaque [Gênesis 21:12, Lucas 3:23-34].

Gênesis 21:12 “Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência.”

Já citei Lucas 3:23 a 34 anteriormente.

Não fala isso.

10. O Messias seria como um cordeiro de sacrifício [Gênesis 22:8, João 1:29].

Gênesis 22:8 “E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.” Abraão fala com seu filho Isaque enquanto está caminhando para sacrificá-lo.

João 1:29 “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”

Não fala isso.

11. O Messias seria sacrificado no mesmo monte onde Deus testou Abraão [Gênesis 22:14, Lucas 23:33].

Gênesis 22:14 “E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.”

Lucas 23:33 “E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.”

Não fala isso.

12. O Messias abençoaria todas as nações [Gênesis 22:18, Gálatas 3:14].

Gênesis 22:18 “E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.” Deus está abençoando Abraão.

Gálatas 3:14 “Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.”

Não fala isso.

13. O Messias seria descendente de Isaque [Gênesis 26:4, Lucas 3:23-34].

Gênesis 26:4 “E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;” Deus está abençoando Isaque.

Já citei Lucas 2:23 a 34 muitas vezes anteriormente.

Não fala isso.

14. O Messias seria descendente de Jacó [Gênesis 28:14a, Lucas 3:23-34].

Gênesis 28:14 “E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;” Deus está abençoando Jacó.

Já citei essa passagem de Lucas.

Não fala isso.

15. O Messias viria para todos os povos [Gênesis 28:14b, Gálatas 3:26-29].

Gênesis 28:14 “E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;” Deus está abençoando Jacó.

Gálatas 3:26-29 “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.

Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.”

Não fala isso.

16. O Messias seria descendente de Judá [Gênesis 49:10a, Lucas 3:23-33].

Gênesis 49:10 “O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.” Jacó está falando ao seu filho Judá.

Já citei essa passagem de Lucas.

Não fala isso.

17. O Messias seria Rei de Israel [Gênesis 49:10b, João 1:49].

Gênesis 49:10 “O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.” Jacó está falando ao seu filho Judá.

João 1:49 “Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.”

Não fala isso.

18. A autoridade do Messias se estenderá a todas as nações [Gênesis 49:10c, Judas 1:25].

Gênesis 49:10 “O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.” Jacó está falando ao seu filho Judá.

Judas 1:25 “Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.”

Não fala isso.

19. O Messias seria a "videira" [Gênesis 49:11, João 15:1-5].

Gênesis 49: 1 e 10-12 “1 Depois chamou Jacó a seus filhos, e disse: Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos dias vindouros; (...)

10 O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.

11 Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas.

12 Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite.”

Jacó tem 12 filhos, quase todos tem o nome de uma das futuras tribos de Israel: 1. Rúben; Simeão; Levi; Judá; Dã; Neftali; Gad; Aser; Issacar; Zabulon; José; Benjamim. Porque Jacó está iniciando a divisão das tribos aos seus filhos. Então, quando Jacó fala para Judá nesses versículos, não estranhe é o nome do filho dele, como o contexto indica.

João 15:1-5 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

Não fala isso.

Êxodo

20. Nenhum dos ossos do Messias seria quebrado [Êxodo 12:46, João 19:32-33].

Êxodo 12:46 “Numa casa se comerá; não levarás daquela carne fora da casa, nem dela quebrareis osso.” Deus está falando a Moisés e a Arão sobre como deve ser o ritual de matar o cordeiro e prepará-lo para a festa da páscoa, não se pode quebrar o osso. É uma celebração que os hebreus (o povo de Israel) fizeram, segundo a Bíblia, quando estavam no Egito e que fizeram depois de serem libertados da escravidão, saindo do Egito.  A passagem não diz que o Messias não terá ossos quebrados, não há nenhuma referência disso.

João 19:32,33 “Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado;

Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.”

Não fala isso.

Números

21. Nenhum dos ossos do Messias seria quebrado [Números 9:12, João 19:32-33].

Números 9:10-12 “10 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém entre vós, ou entre as vossas gerações, for imundo por tocar corpo morto, ou achar-se em jornada longe de vós, contudo ainda celebrará a páscoa ao Senhor.

11 No mês segundo, no dia catorze à tarde, a celebrarão; com pães ázimos e ervas amargas a comerão.

12 Dela nada deixarão até à manhã, e dela não quebrarão osso algum; segundo todo o estatuto da páscoa a celebrarão.”

João 19:32,33 “Deus está falando a Moisés sobre o ritual da páscoa, que fala que não se pode quebrar nenhum osso do cordeiro, pois era comido cordeiro na páscoa.

Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado;

Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.”

Não fala isso.

22. O Messias seria Rei de Israel [Números 24:17, João 19:19].

Números 24:17 “Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Sete.”

Não fala isso, fala de uma estrela, um cetro, que ferirá as têmporas de Moabe e destruirá todos os filhos de Sete. Jesus não destruiu os moabitas nem os filhos de Sete.

João 19:19 “E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.” Jesus não provou ser rei, isso era uma piada que os romanos estavam fazendo com Jesus. Dizer que Jesus é rei em um mundo imaginário e portanto cumpre a profecia é muito fácil, não tem como verificar esse mundo imaginário no qual Jesus “se tornou rei”.

Deuteronômio

23. O Messias seria Profeta [Deuteronômio 18:15, Mateus 21:11].

Deuteronômio 18:15 “O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;”

Não fala que esse profeta seria o messias, existiram vários profetas depois disso, isso nem é profecia que preste. Depois de Moisés surgiram inúmeros profetas.

Mateus 21:11 “E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.”

24. O Messias seria Profeta [Deuteronômio 18:18a, Mateus 21:11].

Deuteronômio 18:18 “Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.”

Idem, surgiram muitos profetas depois de Moisés, não fala que o profeta é o messias. E fazer profecia é fácil para quem conhece as técnicas, não é nem um pouco difícil cumprir uma profecia dessas.

25. Deus falaria através do Messias [Deuteronômio 18:18b, João 12:49].

Deuteronômio 18:18 “Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.”

Idem, surgiram muitos profetas depois de Moisés, e não fala que é o Messias.

João 12:49 “Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.”

26. O Messias seria feito maldito para redimir o homem [Deuteronômio 21:23, Gálatas 3:13].

Deuteronômio 21:21-23 “Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá.

Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro,

O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança.”

Não chega nem perto de falar que é o messias, e que isto acontecerá ao Messias, está falando de pecador punido com a morte. A crença no Messias era totalmente diferente de uma pessoa que é assassinada de forma tão vergonhosa quanto a crucificação.

Gálatas 3:13 “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;”

27. O Messias seria cultuado por anjos no seu nascimento [Deuteronômio 32:43, Lucas 2:13-14].

Deuteronômio 32:36-44 “36 Porque o Senhor fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado.

37 Então dirá: Onde estão os seus deuses? A rocha em quem confiavam,

38 De cujos sacrifícios comiam a gordura, e de cujas libações bebiam o vinho? Levantem-se, e vos ajudem, para que haja para vós esconderijo.

39 Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.

40 Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre.

41 Se eu afiar a minha espada reluzente, e se a minha mão travar o juízo, retribuirei a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam.

42 Embriagarei as minhas setas de sangue, e a minha espada comerá carne; do sangue dos mortos e dos prisioneiros, desde a cabeça, haverá vinganças do inimigo.

43 Jubilai, ó nações, o seu povo, porque ele vingará o sangue dos seus servos, e sobre os seus adversários retribuirá a vingança, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo.

44 E veio Moisés, e falou todas as palavras deste cântico aos ouvidos do povo, ele e Josué, filho de Num.”

Não fala isso. É um cântico de louvor a Deus, o “ele” do versículo 43 se refere a Deus, não está dizendo que o messias fará essas coisas, muito menos que anjos cultuarão o messias no nascimento

Rute

28. O Messias seria descendente de Boaz e Rute [Rute 4:12-17, Lucas 3:23-32].

Rute 4:12-17 “E seja a tua casa como a casa de Perez (que Tamar deu à luz a Judá), pela descendência que o Senhor te der desta moça.

Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho.

Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.

Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.

E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama.

E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.”

Não fala isso. Está dando bênçãos ao filho de Rute, Obede. Não diz que o Messias seria descendente de Rute e Boaz.

1 Samuel

29. O Messias seria exaltado por Deus com poder e força [1 Samuel 2:10, Mateus 28:18].

1 Samuel 2:10 “Os que contendem com o Senhor serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o Senhor julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.”

Não fala que o ungido é o messias, ungido pode ser todo servo de Deus. E os reis eram ungidos por sacerdotes, então não fala que é o messias.

2 Samuel

30. O Messias seria descendente de Davi [2 Samuel 7:12-13, Mateus 1:1].

2 Samuel 7:12,13 “Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.

Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.”

Isso é uma profecia do messias. Essa é a crença dos judeus daquele tempo, que supostamente se concretizou com Jesus segundo os cristãos. O Messias não é qualquer promessa de profeta futuro, é um específico servo de Deus, dentre vários. De que o Messias, descendente de Davi, estabeleceria um reino poderoso, no qual todos os reinos se curvariam etc. Jesus não cumpriu isso, pois é filho “adotivo” de José, que, segundo Mateus e Lucas, era descendente de Davi, não é mostrado que Maria era descendente de Davi. E Jesus não foi rei de um reino tão poderoso assim, distorcer o sentido do texto para dizer que se trata de um reino em um mundo de conto de fadas é muito conveniente para os cristãos. Se o texto não diz que é um reino espiritual, então não cabe ao intérprete inventar isso. Reestabelecerá o trono do reino de Davi, que é um reino terreno, e todos os reinos, que são terrenos, se submeterão a ele. Essa era a crença de Messias na época de Jesus e anteriormente.

31. O Messias seria o Filho de Deus [2 Samuel 7:13-14, Mateus 3:16-17].

2 Samuel 7:13,14 “Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.

Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.”

Não usa filho com letra maiúscula (como algumas bíblias colocam), o hebraico da Bíblia não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas. Fala que será semelhante , como a um pai e filho, não que será Deus encarnado, tanto é que contempla a possibilidade desse filho transgredir a Deus, mas como pode o próprio Deus se transgredir? E são muitas as passagens que os servos de Deus, mesmo no Antigo Testamento, são chamados carinhosamente de filhos de Deus, ou um profeta de filho de Deus. É só procurar na chave bíblica (que é a pesquisa de palavras na Bíblia. Aqui está um site para isso: http://www.bibliaonline.net/acessar.cgi?pagina=avancada )

Aqui estão as passagens:

Gênesis 6:2     os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas, e escolheram para si aquelas que lhes agradaram.

Gênesis 33:5   Então Esaú ergueu o olhar e viu as mulheres e as crianças. E perguntou: “Quem são estes?” Jacó respondeu: “São os filhos que Deus concedeu ao teu servo”.

Gênesis 48:9   Respondeu José a seu pai: “São os filhos que Deus me deu aqui”. Então Israel disse: “Traga-os aqui para que eu os abençoe”.

Deuteronômio 14:1    Vocês são os filhos do Senhor, o seu Deus. Não façam cortes no corpo nem rapem a frente da cabeça por causa dos mortos,

32. O Messias seria descendente de Davi [2 Samuel 7:16, Mateus 1:1].

2 Samuel 7:16 “Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.”

Não fala isso, fala que o reino de Davi que virá durará para sempre.

33. O Messias viria para todos os povos [2 Samuel 22:50, Romanos 15:8-9].

2 Samuel 22:50 “Por isso, ó Senhor, te louvarei entre os gentios, e entoarei louvores ao teu nome.” Davi está cantando um louvor a Deus.

Não fala isso.

34. O Messias seria a "Pedra" [ 2 Samuel 23:2-4a, 1 Coríntios 10:4].

2 Samuel 23:1-4 “ E estas são as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel.

O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.

Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus.

E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando pelo seu resplendor e pela chuva a erva brota da terra.”

Não fala isso. “Disse o Deus de Israel” e a “Rocha de Israel” é o mesmo sentido, Deus falando a Davi. Deus é chamado de vários nomes, e muitas vezes na Bíblia, em sinal de respeito, são ditos vários nomes de Deus sucessivamente. Não diz que o Messias seria a Pedra.

35. O Messias seria como a "luz da manhã" [2 Samuel 23:2-4b, Apocalipse 22:16].

2 Samuel 23:1-4 “ E estas são as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel.

O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.

Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus.

E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando pelo seu resplendor e pela chuva a erva brota da terra.”

Está falando do Messias, que é a tradição de que um rei poderoso surgiria da descendência de Davi. Mas não esclarece muito dizer que o Messias seria como a luz da manhã, o que isso significa especificamente? Pode significa muita coisa. Que o Messias seria alguém bom, que governa bem, que traz bons resultados para o povo no seu governo. Enfim, profecia inútil.

1 Crônicas

36. O Messias seria descendente de Judá [1 Crônicas 5:2, Lucas 3:23-33].

1 Crônicas 5:2 “Porque Judá foi poderoso entre seus irmãos, e dele veio o soberano; porém a primogenitura foi de José”.

Está falando no passado, da tribo de Judá veio o soberano. O soberano que veio de Judá foi o rei Davi.

37. O Messias seria descendente de Davi [1 Crônicas 17:11-12a, Lucas 3:23-31].

1 Crônicas 17:11,12 “E há de ser que, quando forem cumpridos os teus dias, para ires a teus pais, suscitarei a tua descendência depois de ti, um dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino.

Este me edificará casa; e eu confirmarei o seu trono para sempre.” Deus dizendo ao profeta Natã o que dizer a Davi.

Pela tradição judaica, pode-se dizer que este é o Messias, apesar de não dizer expressamente que é o Messias. Mas mesmo havendo a tradição judaica, não é logicamente válido autorizar que a tradição judaica permita passagens não proféticas virarem profecias quando algo se amoldar a elas, como os cristãos fazem em várias ocasiões quando se trata de Jesus. O reino e o trono são terrenos, como as tradições da época acreditavam.

38. O Trono do Messias seria eterno [1 Crônicas 17:11-12b, Lucas 1:32-33].

1 Crônicas 17:11,12 “E há de ser que, quando forem cumpridos os teus dias, para ires a teus pais, suscitarei a tua descendência depois de ti, um dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino.

Este me edificará casa; e eu confirmarei o seu trono para sempre.” Deus dizendo ao profeta Natã o que dizer a Davi.

Concordo, a profecia diz que o trono será eterno.

39. O Messias seria o Filho de Deus [1 Crônicas 17:13-14, Mateus 3:16-17].

1 Crônicas 17:13,14 “Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e a minha benignidade não retirarei dele, como a tirei daquele, que foi antes de ti.

Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será firme para sempre.”

Mesma coisa que eu já falei, sobre filho não ser com letra maiúscula e várias passagens falarem de filho de Deus carinhosamente. Inclusive a passagem fala que ele lhe será por pai e ele lhe será por filho, ou seja, como filho, tratado como filho, não filho literalmente.

Gênesis 6:2     os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas, e escolheram para si aquelas que lhes agradaram.

Gênesis 33:5   Então Esaú ergueu o olhar e viu as mulheres e as crianças. E perguntou: “Quem são estes?” Jacó respondeu: “São os filhos que Deus concedeu ao teu servo”.

Gênesis 48:9   Respondeu José a seu pai: “São os filhos que Deus me deu aqui”. Então Israel disse: “Traga-os aqui para que eu os abençoe”.

Deuteronômio 14:1    Vocês são os filhos do Senhor, o seu Deus. Não façam cortes no corpo nem rapem a frente da cabeça por causa dos mortos,

Filho do homem: passagens que mostram que a expressão filho do homem não significa filho de Deus, era uma expressão muito usada para se referir a pessoas. Até mesmo porque não faz sentido substituir homem por Deus.

Números 23:19 Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?

Jó 25:6            muito menos o será o homem, que não passa de larva, o filho do homem, que não passa de verme

Salmos 8:4      pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? 

Salmos 80:17  Repouse a tua mão sobre aquele que puseste à tua mão direita, o filho do homem que para ti fizeste crescer. 

Salmos 144:3  Senhor, que é o homem para que te importes com ele, ou o filho do homem para que por ele te interesses?

Ezequiel 2:1    Ele me disse: “filho do homem, fique em pé, pois eu vou falar com você”.

Ezequiel 2:3    Ele disse: filho do homem, vou enviá-lo aos israelitas, nação rebelde que se revoltou contra mim; até hoje eles e os seus antepassados têm se revoltado contra mim. 

Ezequiel 2:6    E você, filho do homem, não tenha medo dessa gente nem das suas palavras. Não tenha medo, ainda que o cerquem espinheiros e você viva entre escor­piões. Não tenha medo do que disserem, nem fique apavorado ao vê-los, embora sejam uma nação rebelde. 

Ezequiel 2:8    Mas você, filho do homem, ouça o que lhe digo. Não seja rebelde como aquela nação; abra a boca e coma o que vou lhe dar. 

Ezequiel 3:1    E ele me disse: “filho do homem, coma este rolo; depois vá falar à nação de Israel”.

Ezequiel 3:3    E acrescentou: “filho do homem, coma este rolo que estou lhe dando e encha o seu estômago com ele”. Então eu o comi, e em minha boca era doce como mel.

Ezequiel 3:4    Depois ele me disse: filho do homem, vá agora à nação de Israel e diga-lhe as minhas palavras. 

Ezequiel 3:10  E continuou: filho do homem, ouça atentamente e guarde no coração todas as palavras que eu lhe disser. 

Ezequiel 3:17  “filho do homem”, disse ele, “eu o fiz sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve a eles a minha advertência.

Ezequiel 3:25  Pois você, filho do homem, será amarrado com cordas; você ficará preso, e não conseguirá sair para o meio do povo. 

Ezequiel 4:1    Agora, filho do homem, apanhe um tijolo, coloque-o à sua frente e nele desenhe a cidade de Jerusalém. 

Ezequiel 4:16  E acrescentou: filho do homem, cortarei o suprimento de comida em Jerusalém. O povo comerá com ansiedade comida racionada e beberá com desespero água racionada, 

Ezequiel 5:1    Agora, filho do homem, apanhe uma espada afiada e use-a como navalha de barbeiro para rapar a cabeça e a barba. Depois tome uma balança de pesos e reparta o cabelo. 

Ezequiel 7:2    filho do homem, assim diz o Soberano, o Senhor, à nação de Israel: Chegou o fim! O fim chegou aos quatro cantos da terra de Israel. 

Ezequiel 8:5    Então ele me disse: “filho do homem, olhe para o norte”. Olhei para o lado norte, e vi, junto à porta do altar, o ídolo que provoca o ciúme de Deus.

Ezequiel 8:6    E ele me disse: “filho do homem, você vê o que estão fazendo? As práticas repugnantes da nação de Israel, coisas que me levarão para longe do meu santuário? Mas você verá práticas ainda piores que estas”. 

Ezequiel 8:8    Ele me disse: “filho do homem, agora escave o muro”. Escavei o muro e vi ali a abertura de uma porta. 

Ezequiel 8:12  Ele me disse: “filho do homem, você viu o que as autoridades da nação de Israel estão fazendo nas trevas, cada uma no santuário de sua própria imagem esculpida? Elas dizem: “O Senhor não nos vê; o Senhor abandonou o país””. 

Ezequiel 8:15  Ele me disse: “Você vê isso, filho do homem? Você verá práticas ainda mais repugnantes do que esta”. 

Ezequiel 8:17  Ele me disse: Você viu isso, filho do homem? Será que essas práticas repugnantes são corriqueiras para a nação de Judá? Deverão também encher a terra de violência e continuamente me provocar a ira? Veja! Eles estão pondo o ramo perto do nariz! 

Ezequiel 11:2  O Senhor me disse: filho do homem, estes são os homens que estão tramando o mal e dando maus conselhos nesta cidade. 

Ezequiel 11:4  Por­tanto, profetize contra eles; profetize, filho do homem. 

Ezequiel 12:2  filho do homem, você vive no meio de uma nação rebelde. Eles têm olhos para ver, mas não vêem, e ouvidos para ouvir, mas não ouvem, pois são uma nação rebelde. 

Ezequiel 12:3  Portanto, filho do homem, arrume sua bagagem para o exílio e, durante o dia, à vista de todos, parta, e vá para outro lugar. Talvez eles compreendam, embora sejam uma nação rebelde. 

Ezequiel 12:9  filho do homem, acaso aquela nação rebelde de Israel não lhe perguntou: “O que você está fazendo?”

Ezequiel 13:2  filho do homem, profetize contra os profetas de Israel que estão profetizando agora. Diga àqueles que estão profetizando pela sua própria imaginação: Ouçam a palavra do Senhor! 

Ezequiel 13:17            Agora, filho do homem, vire o rosto contra as filhas do seu povo que profetizam pela sua própria imaginação. Profetize contra elas 

Ezequiel 14:3  filho do homem, estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Devo deixar que me consultem? 

Ezequiel 15:2  filho do homem, em que a madeira da videira é melhor do que o galho de qual­quer árvore da floresta? 

Ezequiel 16:2  filho do homem, confronte Jerusalém com suas práticas detestáveis 

Ezequiel 17:2  filho do homem, apresente uma alegoria e conte uma parábola à nação de Israel. 

Ezequiel 20:3  filho do homem, fale com os líderes de Israel e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor: Vocês vieram consultar-me? Juro pela minha vida que não deixarei que vocês me consultem. Palavra do Soberano, o Senhor. 

Ezequiel 20:4  Você os julgará? Você os julgará, filho do homem? Então confronte-os com as práticas repugnantes dos seus antepassados 

Ezequiel 20:27            Portanto, filho do homem, fale à nação de Israel e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor: Nisto os seus antepassados também blasfemaram contra mim ao me abandonarem: 

Ezequiel 21:2  filho do homem, vire o rosto contra Jerusalém e pregue contra o santuário. Profetize contra Israel,

Ezequiel 21:6  Portanto, comece a gemer, filho do homem! Comece a gemer diante deles com o coração partido e com amarga tristeza. 

Ezequiel 21:12            Clame e grite, filho do homem, pois ela está contra o meu povo; está contra todos os príncipes de Israel. Eles e o meu povo são atirados contra a espada. Lamente-se, pois; bata no peito. 

Ezequiel 21:14            Por isso profetize, então, filho do homem, e bata as mãos uma na outra. Que a espada golpeie não duas, mas três vezes. É uma espada para matança, para grande matança, avançando sobre eles de todos os lados. 

Ezequiel 21:28            E você, filho do homem, profetize e diga: Assim diz o Soberano, o Senhor, acerca dos amonitas e dos seus insultos: Uma espada, uma espada, empunhada para matança, polida para consumir e para luzir como relâmpago! 

Ezequiel 22:2  filho do homem, você a julgará? Você julgará essa cidade sanguinária? Então confronte-a com todas as suas práticas repugnantes 

Ezequiel 22:18            filho do homem, a nação de Israel tornou-se escória para mim; cobre, estanho, ferro e chumbo deixados na fornalha. Não passa de escória de prata. 

Ezequiel 22:24            filho do homem, diga a esta terra: Você é uma terra que não tem tido chuva nem aguaceiros[37] no dia da ira. 

Ezequiel 23:2  filho do homem, existiam duas mulheres, filhas da mesma mãe. 

Ezequiel 23:36            O Senhor me disse: filho do homem, você julgará Oolá e Oolibá? Então confronte-as com suas práticas repugnantes, 

Ezequiel 24:25            E você, filho do homem, no dia em que eu tirar deles a sua fortaleza, sua alegria e sua glória, o prazer dos seus olhos, e também os seus filhos e as suas filhas, o maior desejo de suas vidas,

Ezequiel 25:2  filho do homem, vire o rosto contra os amonitas e profetize contra eles. 

Ezequiel 26:2  filho do homem, visto que Tiro falou de Jerusalém: “Ah! Ah! O portal das nações está quebrado, e as suas portas se me abriram; agora que ela jaz em ruínas, eu prosperarei”, 

Ezequiel 27:2  filho do homem, faça um lamento a respeito de Tiro. 

Ezequiel 28:2  filho do homem, diga ao governante de Tiro: Assim diz o Soberano, o Senhor: No orgulho do seu coração você diz: “Sou um deus; sento-me no trono de um deus no coração dos mares”. Mas você é um homem, e não um deus, embora se considere tão sábio quanto Deus. 

Ezequiel 29:18            filho do homem, o rei Nabucodonosor, da Babilônia, conduziu o seu exército numa dura campanha contra Tiro; toda cabeça foi esfregada até não ficar cabelo algum e todo ombro ficou esfolado. Contudo, ele e o seu exército não obtiveram nenhuma recompensa com a campanha que ele conduziu contra Tiro. 

Ezequiel 30:2  filho do homem, profetize e diga: Assim diz o Soberano, o Senhor: Clamem e digam: Ai! Aquele dia! 

Ezequiel 30:21            filho do homem, quebrei o braço do faraó, rei do Egito. Não foi enfaixado para sarar, nem lhe foi posta uma tala para fortalecê-lo o bastante para poder manejar a espada. 

Ezequiel 31:2  filho do homem, diga ao faraó, rei do Egito, e ao seu povo: Quem é comparável a você em majestade? 

Ezequiel 32:2  filho do homem, entoe um lamento a respeito do faraó, rei do Egito, e diga-lhe: Você é como um leão entre as nações, como um monstro nos mares, contorcendo-se em seus riachos, agitando e enlameando as suas águas com os pés. 

Ezequiel 33:2  filho do homem, fale com os seus compatriotas e diga-lhes: Quando eu trouxer a espada contra uma terra e o povo dessa terra escolher um homem para ser sentinela

Ezequiel 33:7  filho do homem, eu fiz de você uma sentinela para a nação de Israel; por isso, ouça a minha palavra e advirta-os em meu nome. 

Ezequiel 33:10            filho do homem, diga à nação de Israel: É isto que vocês estão dizendo: “Nossas ofen­sas e pecados são um peso sobre nós, e estamos desfalecendo por causa deles[63]. Como então poderemos viver?” 

Ezequiel 33:12            Por isso, filho do homem, diga aos seus compatriotas: A retidão do justo não o livrará se ele se voltar para a desobediência, e a maldade do ímpio não o fará cair se ele se desviar dela. E se o justo pecar, não viverá por causa de sua justiça. 

Ezequiel 33:24            filho do homem, o povo que vive naquelas ruínas em Israel está dizendo: “Abraão era apenas um único homem e, contudo, possuiu a terra. Mas nós somos muitos; com certeza receberemos a terra como propriedade”. 

Ezequiel 33:30            Quanto a você, filho do homem, seus compatriotas estão conversando sobre você junto aos muros e às portas das casas, dizendo uns aos outros: “Venham ouvir a mensagem que veio da parte do Senhor”. 

Ezequiel 34:2  filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho? 

Ezequiel 35:2  filho do homem, vire o rosto contra o monte Seir; profetize contra ele 

Ezequiel 36:1  filho do homem, profetize para os montes de Israel e diga: Ó montes de Israel, ouçam a palavra do Senhor. 

Ezequiel 36:17            filho do homem, quando os israelitas moravam em sua própria terra, eles a contaminaram com sua conduta e com suas a­ções. Sua conduta era à minha vista como a impureza menstrual de uma mulher. 

Ezequiel 37:3  Ele me perguntou: “filho do homem, estes ossos poderão tornar a viver?” Eu respondi: “Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”

Ezequiel 37:9  A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mor­tos, para que vivam”. 

Ezequiel 37:11            Então ele me disse: filho do homem, estes ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: “Nossos ossos se secaram e nossa esperança desvaneceu-se; fomos exterminados”. 

Ezequiel 38:2  filho do homem, vire o rosto contra Gogue, da terra de Magogue, o príncipe maior de[66] Meseque e de Tubal; profetize contra ele 

Ezequiel 38:14            Por isso, filho do homem, profetize e diga a Gogue: Assim diz o Soberano, o Senhor: Naquele dia, quando Israel, o meu povo, estiver vivendo em segurança, será que você não vai reparar nisso? 

Ezequiel 39:1  filho do homem, profetize contra Gogue e diga: Assim diz o Soberano, o Senhor: Eu estou contra você, ó Gogue, príncipe maior de Meseque e de Tubal. 

Ezequiel 39:17            filho do homem, assim diz o Soberano, o Senhor: Chame todo tipo de ave e todos os animais do campo: Venham de todos os lugares ao redor e reúnam-se para o sacrifício que estou preparando para vocês, o grande sacrifício nos mon­tes de Israel. Ali vocês comerão carne e beberão sangue. 

Ezequiel 40:4  E ele me disse: “filho do homem, fixe bem os olhos e procure ouvir bem, e preste atenção a tudo o que vou lhe mostrar, pois para isso você foi trazido aqui. Conte à nação de Israel tudo o que você vai ver”. 

Ezequiel 43:7  Ele disse: filho do homem, este é o lugar do meu trono e o lugar para a sola dos meus pés. Aqui viverei para sempre entre os israelitas. A nação de Israel jamais contaminará o meu santo nome, nem os israelitas, nem seus reis, mediante a sua prostituição e os ídolos sem vida[93] de seus reis, em seus santuários nos montes. 

Ezequiel 43:10            filho do homem, descreva o templo para a nação de Israel, para que se envergonhem dos seus pecados. Que eles analisem o modelo 

Ezequiel 43:18            Então ele me disse: filho do homem, assim diz o Soberano, o Senhor: Estes serão os regulamentos que deverão ser seguidos no cerimonial do sacrifício dos holocaustos e da aspersão do sangue no altar, quando ele for construído:

Ezequiel 44:5  O Senhor me disse: filho do homem, preste atenção, olhe e ouça atentamente tudo o que eu lhe disser acerca de todos os regulamentos relacionados com o templo do ­Senhor. Preste atenção à entrada do templo e a todas as saídas do santuário.

Ezequiel 47:6  Ele me perguntou: “filho do homem, você vê isto?” Levou-me então de volta à margem do rio. 

Daniel 7:13     Em minha visão à noite, vi alguém seme­lhante a um filho de homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença. 

Daniel 8:17     Quando ele se aproximou de mim, fiquei aterrorizado e caí prostrado. Ele me disse: “filho do homem, saiba que a visão refere-se aos tempos do fim”.

Miquéias 7:6   Pois o filho despreza o pai, a filha se rebela contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os seus próprios familiares. 

Salmos

Os Salmos são um grande exemplo de desonestidade. Porque são vários cânticos de louvor, feitos por Davi, a Deus, prevendo todo o tipo de situação nos cânticos, desde pessoas sofrendo até pessoas se dando bem. Enfim, não há menção expressa na maioria deles de que se está falando do Messias. Inclusive a crença sobre o Messias no contexto da época não era de um Messias que morreria de forma vergonhosa, como é o propósito da crucificação. Os Salmos se referem, em diversas vezes, a Davi, em sua relação com Deus.

40. O Messias seria rejeitado pelos Gentios [Salmo 2:1 Atos, 4:25-28].

Salmos 2:1,2 “Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vàs?

Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:”

Não fala que é o messias, e a palavra ungido é utilizada para reis, não necessariamente o Messias. Era uma tradição os reis serem ungidos e os sacerdotes também.

41. Líderes Políticos e religiosos conspirariam contra o Messias [Salmo 2:2, Mateus 26:3-4].

Salmos 2:1,2 “Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vàs?

Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:”

Mesma coisa que já falei.

42. O Messias seria Rei [Salmo 2:6, João 12:12-13].

Salmo 2:6 “Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião.”

Não fala que é o messias, e, novamente, foram tradutores cristãos que colocaram letra maiúscula na palavra Rei.

43. O Messias seria o Filho de Deus [Salmo 2:7a, Lucas 1:31-35].

Salmo 2:7 “Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.”

A expressão filho de Deus é uma expressão carinhosa, não significa literalmente filho de Deus. Foram os tradutores cristãos que colocaram filho com letra maiúscula, o hebraico da Bíblia não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas. Não fala que o Messias seria Filho de Deus. E Deus está dizendo a Davi “O Senhor me disse”, quem está escrevendo é Davi.

44. O Messias declararia que ele era o Filho de Deus [Salmo 2:7b, João 9:35-37].

Salmo 2:7 “Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.”

A expressão filho de Deus é uma expressão carinhosa, não significa literalmente filho de Deus. Foram os tradutores cristãos que colocaram filho com letra maiúscula, o hebraico da Bíblia não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas. Não fala que o Messias seria Filho de Deus. E Deus está dizendo a Davi “O Senhor me disse”, quem está escrevendo é Davi.

45. O Messias seria ressuscitado e coroado como Rei [Salmo 2:7c, Atos 13:30-33].

Salmo 2:7 “Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.”

Mesma coisa que eu já disse mais o fato de que não está escrito rei, governante ou qualquer coisa do gênero na passagem. E Deus está dizendo a Davi “O Senhor me disse”, quem está escrevendo é Davi.

46. O Messias pediria a Deus pela Sua herança [Salmo 2:8a, João 17:4-24].

Salmo 2:8 “Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.” Não diz em nenhum momento que o Messias pediria a Deus por sua herança. Onde está a referência a messias? É só um cântico, mostrando o “poder e bondade” de Deus. E Deus está dizendo a Davi “O Senhor me disse”, quem está escrevendo é Davi, como indica o contexto.

47. O Messias receberia autoridade sobre todos [Salmo 2:8b, Mateus 28:18].

Salmo 2:8 “Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.” Não diz em nenhum momento que o Messias pediria a Deus por sua herança. Onde está a referência a messias? É só um cântico, mostrando o “poder e bondade” de Deus. E Deus está dizendo a Davi “O Senhor me disse”, quem está escrevendo é Davi, como indica o contexto.

48. O Messias seria o Filho de Deus [Salmo 2:12a, Mateus 17:5].

Salmo 2:12 “Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.” E Deus está dizendo a Davi “O Senhor me disse”, quem está escrevendo é Davi, como indica o contexto. Davi se considera filho de Deus, e está fazendo um cântico a Deus sobre a relação de Deus com Davi.

49. O Messias rejeitaria aqueles que não creram nele [Salmo 2:12b, João 3:36].

Salmo 2:12 “Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.” E Deus está dizendo a Davi “O Senhor me disse”, quem está escrevendo é Davi, como indica o contexto. Davi se considera filho de Deus, e está fazendo um cântico a Deus sobre a relação de Deus com Davi.

50. Crianças dariam louvor ao Messias [Salmo 8:2, Mateus 21:15-16].

Salmos 8:1,2 “Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!

Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador.”

Não fala isso.

51. Ao Messias seria dado autoridade sobre todas as coisas [Salmo 8:6, Mateus 28:18].

Salmo 8:4-6 “Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?

Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.

Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:”

Não fala isso, está se referindo ao homem, no sentido de humanidade. Como eu já mostrei sobre filho do homem se referir a homem.

52. O Messias seria ressuscitado [Salmo 16:8-10a, Mateus 28:6].

Salmos 16: 1-2, 8-10 ““1 Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio.

2 A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença, (...)

Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.

Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.

Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.”

Santo se refere ao servo de deus, pessoa que serve a Deus. Não está dizendo que é o Messias. E letra maiúscula em santo não consta no hebraico da Bíblia, que não diferencia maiúsculas de minúsculas. Isso é colocado por tradutores cristãos, que já traduzem de forma tendenciosa a favor da visão cristã. E o Davi está falando com Deus: não deixarás a minha alma. O santo é Davi, servo de Deus. E não fala que a corrupção se refere à decomposição do corpo.

53. O Corpo do Messias não seria exposto à corrupção [Salmo 16:8-10b, Atos 13:35-37].

Salmos 16: 1-2, 8-10 “1 Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio.

2 A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença, (...)

8 Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.

9 Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.

10 Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.”

Santo se refere ao servo de deus, pessoa que serve a Deus. Não está dizendo que é o Messias. E letra maiúscula em santo não consta no hebraico da Bíblia, que não diferencia maiúsculas de minúsculas. Isso é colocado por tradutores cristãos, que já traduzem de forma tendenciosa a favor da visão cristã. E o Davi está falando com Deus: não deixarás a minha alma. O santo é Davi, servo de Deus. E não fala que a corrupção se refere à decomposição do corpo.

54. O Messias seria exaltado á presença de Deus [Salmo 16:11, Atos 2:25-33].

Salmo 16: 11 “Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.”

Não fala isso. E Davi está se referindo a ele mesmo.

55. O Messias viria para todos os povos [Salmo 18:49, Efésios 3:4-6].

Salmo 18:49 “Assim que, ó Senhor, te louvarei entre os gentios, e cantarei louvores ao teu nome,”

Não fala isso. É Davi falando que louvará Deus.

56. O Messias clamaria a Deus [Salmo 22:1a, Mateus 27:46].

Salmo 22: 1 “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias. Davi está perguntando a Deus sobre o seu desamparo, não diz que o messias faria isso. E se isso fosse uma profecia, não seria nem um pouco difícil de cumpri-la, é só o sujeito falar isso.

57. O Messias seria desamparado por Deus [Salmo 22:1b, Marcos 15:34].

Salmo 22: 1 “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias. Davi está perguntando a Deus sobre o seu desamparo, não diz que o messias faria isso. E se isso fosse uma profecia, não seria nem um pouco difícil de cumpri-la, é só o sujeito falar isso.

58. O Messias, angustiado, oraria sem cessar [Salmo 22:2, Mateus 26:38-39].

Salmo 22: 2 “Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

59. O Messias seria desprezado [Salmo 22:6, Lucas 23:21-23].

Salmo 22: 6 “Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias. Se os cristãos consideram que é uma profecia, então Messias será como um verme?

60. O povo zombaria do Messias, meneando suas cabeças [Salmo 22:7, Mateus 27:39].

Salmo 22:7 “Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo:”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias. Além de não ser algo difícil de acontecer, sempre tem os que zombam de profetas. Afinal, profetas são ridículos mesmo.

61. Escarnecedores diriam do Messias, “Confiou em Deus, livre-o agora” [" Salmo 22:8, Mateus 27:41-43].

Salmo 22: 8 “Confiou no Senhor, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

62. O Messias teria ciência do seu Pai desde a sua mocidade [Salmo 22:9, Lucas 2:40].

Salmo 22: 9 “Mas tu és o que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando aos seios de minha mãe.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

63. O Messias seria chamado para o serviço de Deus desde o ventre [Salmo 22:10, Lucas 1:30-33].

Salmo 22: 10 “Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

64. O Messias seria abandonado pelos discípulos [Salmo 22:11, Marcos 14:50].

Salmo 22: 11 “Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

65. O Messias seria cercado por espíritos malignos [Salmo 22:12-13, Colossenses 2:15].

Salmos 22:12,13 “Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam.

Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

66. O Coração do Messias iria se partir, fluindo sangue e água [Salmo 22:14a, João 19:34].

Salmo 22: 14 “Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

67. O Messias seria crucificado [Salmo 22:14b, Mateus 27:35].

Salmo 22: 14 “Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.”

Onde você leu isso? Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

68. O Messias teria sede [Salmo 22:15a, João 19:28].

Salmo 22: 15 “A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte.”

Davi está dizendo em cântico coisas ruins que acontecem a ele, como servo de Deus, ou literalmente ou metaforicamente. Existem salmos e salmos assim. Aí os cristãos pegam uma passagem que se parece com o sofrimento de Jesus na Bíblia e dizem: viu, é uma profecia. Palhaçada. Desonestidade clara. Estão dizendo o que é e o que não é profecia depois do fato ocorrer, e dizem que algo é profecia mesmo que não faça referência expressa ao Messias.

Davi está usando o pronome em primeira pessoa (Davi está falando deles mesmo, literalmente ou metaforicamente sofrendo por Deus). Não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

69. O Messias teria sede um pouco antes de sua morte [Salmo 22:15b, João 19:30].

Salmo 22: 15 “A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

70. O Messias seria cercado por gentios na sua crucificação [Salmo 22:16a, Lucas 23:36].

Salmo 22: 16 “Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.”

Tirado do site: http://judeusparaojudaismo.blogspot.com.br/2014/02/meus-inimigos-me-cercam-como-um-leao.html

Missionários Messiânicos argumentam que o Salmo 22 é uma profecia clara sobre a crucificação de Jesus. Eles não entendem como os Judeus leêm esse Salmo e continuam a rejeitar os "fatos".

A solução é simples, basta ler o verso no original e traduzi-lo corretamente.

Vamos começar com a tradução do original em hebraico:

:כִּי סְבָבוּנִי כְּלָבִים עֲדַת מְרֵעִים הִקִּיפוּנִי כָּאֲרִי יָדַי וְרַגְלָי

"Como cães me cercam, um bando de malfeitores, me rodeiam como um leão (CaAri) em minhas mãos e meus pés." (Salmos 22:17 /16 na versão cristã)

Nesse Salmo o Rei David relata sua constante batalha contra seus inimigos. O Rei David passou a maior parte da sua vida sendo perseguido por inimigos e lutando as guerras de Israel. Por isso, quando desejou construir o Templo em Jerusalém, D'us não deixou por ele ser um homem de guerra e com muito sangue em suas mãos. D'us então prometeu que seu filho o Rei Salomão teria um reinado de Paz e construiria o Templo em seu lugar.

Nesse capítulo o Rei David descreve seus inimigos como animais ferozes sempre o cercando e tentando destruí-lo. Veja como outros versos no mesmo Salmo falam sobre isso.

"Muitos touros me cercaram; fortes touros de Bashan me rodearam. Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge." (Salmos 22:13-14 /12-13 vs. cristã)

"Livra a minha alma da espada, e a minha predileta da força do cão. Salva-me da boca do leão; sim, ouviste-me, das pontas dos bois selvagens." (Salmos 22:21-22 / 20-21 vs cristã)

Apesar dos tradutores cristãos concordarem com a tradução dos outros versos, veja o que fizeram com o verso 17 (16 vs cristã):

"Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés." (Salmos 22:16)

Na versão cristã a palavra em hebraico כָּאֲרִי (CaAri), que significa "Como um Leão" eles alteram e colocam "Traspassaram". A idéia é mostrar como suas mãos e pés foram "traspassados" durante a crucificação. Obviamente a tradução está adulterada e a mesma versão cristã da Bíblia confirma isso. Basta ler Isaías 38:13 na versão cristã e ver como traduzem corretamente a palavra כָּאֲרִי (CaAri).

"Esperei com paciência até à madrugada; como um leão (CaAri) quebrou todos os meus ossos; desde a manhã até à noite me acabarás." (Isaías 38:13)

Enrolado com esse problema o missionário messiânico Moses Rosen em seu livro "Yeshua" (Jesus) (pg 45-46) dá a seguinte explicação:

"Podemos provavelmente entender melhor o que aconteceu quando percebemos que, em hebraico, a frase "traspassaram" é Caaru (כארו) enquanto "como um leão" é Caari (כארי). As palavras são idênticas exceto que "traspassada" termina com a letra vav (ו) hebraico e "leão" com um yud (י) . Vav e yud são semelhantes na forma, e um escriba poderia facilmente ter mudado o texto inscrevendo um yud e errando em não anexar uma linha descendente vertical, de forma que ele se tornaria um vav."

Ou seja, é mais fácil culpar o manuscrito original do que admitir que eles adulteraram a tradução. Outro ponto importante é que a palavra Caaru (כארו) não existe em hebraico bíblico. O que eles queriam encontrar era a palavra Caru (כרו), sem a letra Alef (א), que significa "cavar ou minar" e não "perfurar ou traspassar". Mas além do significado não ser igual eles teriam que alegar que não só o escriba errou colocando um Yud ao invés de um Vav, mas que ele também escreveu uma letra a mais, o Alef (א). Mas aí o erro já não fica tão inocente assim e acho que seus leitores não iam cair nessa.

Preste atenção na verdadeira mensagem do Salmo 22. Apesar de nossos inimigos nos cercarem e nos perseguirem, mesmo que nossos sofrimentos nos façam pensar que D'us está longe de nós, saiba que Ele está perto e ouve nossa voz:

"Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele Seu rosto, mas ouviu o seu grito de socorro." (Salmos 22:23)

E todos os nossos problemas vão desaparecer e todo ódio contra nós será removido:

"Os pobres comerão até ficarem satisfeitos; aqueles que buscam o Eterno o louvarão! Que vocês tenham vida longa! Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Eterno, e todas as famílias das nações se prostrarão diante Dele, pois do Eterno é o reino e Ele governa as nações." (Salmos 22:25-27)

Além disso, a passagem não diz que isso acontecerá ao Messias, Davi está falando em primeira pessoa.

71. O Messias seria cercado por inimigos na sua crucificação [Salmo 22:16b, Mateus 27:41-43].

Já citei o Salmo 22:16 e já comentei sobre.

72. As mãos e os pés do Messias seriam transpassados [Salmo 22:16c, Mateus 27:38].

Já citei o Salmo 22:16 e já comentei sobre.

Erro de tradução, o correto é “como um leão, eles estão em minhas mãos e pés” e não “eles perfuraram minhas mãos e pés”. Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

73. Nenhum dos ossos do Messias seria quebrado [Salmo 22:17a, João 19:32-33].

Salmo 22: 17 “Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

74. O povo fixaria os olhos no Messias durante a sua crucificação [Salmo 22:17b, Lucas 23:35].

Salmo 22: 17 “Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

75. As vestes do Messias seriam repartidas [Salmo 22:18a, João 19:23-24].

Salmo 22:18 “Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias. Parece que o Jesus histórico foi crucificado. Um tantinho de gente começou a criar histórias mitológicas sobre Jesus e saíram procurando passagens no Antigo Testamento de pessoas sofrendo, mesmo que não mencione ser o Messias, e falaram que eram profecias. Ora, isso é fazer profecia depois que o fato ocorreu, e no modo “self-service”. Você tem um menu de passagens e escolhe as que lhe forem convenientes e aí você monta seu personagem como alguém que cumpriu essas “profecias”.

76. Sortes seriam lançadas pela roupa do Messias [Salmo 22:18b, João 19:23-24].

Já citei o Salmo 22:18.

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias. Ver comentário anterior.

77. O ato expiatório do Messias possibilitaria aos crentes serem seus irmãos [Salmo 22:22, Hebreus 2:10-12].

Salmo 22: 22 “Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

78. Os inimigos do Messias tropeçariam e cairiam quando viessem por ele [Salmo 27:2, João 18:3-6].

Salmo 27:2 “Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

79. O Messias seria acusado por falsas testemunhas [Salmo 27:12, Mateus 26:59-61].

Salmo 27:12 “Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

80. O Messias bradaria "Nas tuas mãos encomendo o meu espírito" [Salmo 31:5, Lucas 23:46].    

Salmo 31: 5 “Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, Senhor Deus da verdade.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

81. Haveria planos para matar o Messias [Salmo 31:13, Mateus 27:1].

Salmo 31:13 “Pois ouvi a murmuração de muitos, temor havia ao redor; enquanto juntamente consultavam contra mim, intentaram tirar-me a vida.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

82. Nenhum dos ossos do Messias seria quebrado [Salmo 34:20, João 19:32-33].

Salmos 34:18-20 “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.

Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.

Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.”

Não fala isso. Davi está falando do justo, daqueles que servem a Deus. O contrário de justo é ímpio. A Bíblia frequentemente faz essa diferenciação e chama servos exemplares de Deus de justos. Não diz que o justo é o messias.

83. O Messias seria acusado por falsas testemunhas [Salmo 35:11, Marcos 14:55-59].

Salmo 35:11 “Falsas testemunhas se levantaram; depuseram contra mim coisas que eu não sabia.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

84. O Messias seria odiado por muitos sem motivo [Salmo 35:19, João 18:19-23].

Salmo 35:19 “Não se alegrem os meus inimigos de mim sem razão, nem acenem com os olhos aqueles que me odeiam sem causa.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

85. O Messias emudeceria diante de seus acusadores [Salmo 38:13-14, Mateus 26:62-63].

Salmos 38:13,14 “Mas eu, como surdo, não ouvia, e era como mudo, que não abre a boca.

Assim eu sou como homem que não ouve, e em cuja boca não há reprovação.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e não diz em nenhum momento que isso acontecerá ao Messias.

86. A auto-oferta do Messias substituiria todos os sacrifícios [Salmo 40:6-8a, Hebreus 10:10-13].

Salmos 40:6-8 “Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.

Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.

Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.”

Não fala isso. Em nenhum momento fala que o Messias substituiria todos os sacrifícios, é só uma cântico, como o livro de Salmos todo é, falando dos sacrifícios de animais em oferta a Deus para perdoar pecados. Isso era feito na época do Antigo Testamento, pelo povo hebreu.

87. O Messias diria que as Escrituras testificam dele [Salmo 40:6-8b, Lucas 24:44].

Salmos 40:6-8 “Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.

Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.

Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.”

Não fala isso. Em nenhum momento fala que o Messias diria que as Escrituras testificam dele, é só uma cântico, como o livro de Salmos todo é, falando dos sacrifícios de animais em oferta a Deus para perdoar pecados. Isso era feito na época do Antigo Testamento, pelo povo hebreu.

88. O Messias viria para fazer a vontade de Deus [Salmo 40:7-8, João 5:30].

Já mencionei esse Salmo várias vezes e repito o que disse anteriormente.

89. O Messias não ocultaria a sua missão da congregação [Salmo 40:9-10, Lucas 4:16-21].

Salmos 40:9,10 “Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes.

Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, além de ser um cântico, não é feito para refletir literalmente acontecimentos, é cheio de metáforas, acontecimentos dos mais variados.

90. O traidor do Messias seria um amigo com quem ele partiu pão [Salmo 41:9, Marcos 14:17-18].

Salmo 41: 9 “Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, além de ser um cântico (como todo o livro de Salmos é), não é feito para refletir literalmente acontecimentos, é cheio de metáforas, acontecimentos dos mais variados, pegar algo que não faz nenhuma referência ao Messias e a previsão de futuro e falar que é uma profecia é o que eu já disse, é criar profecia após o fato no modo “self-service”.

91. O Messias falaria com uma mensagem de graça [Salmo 45:2, Lucas 4:22].

Salmo 45:1-2  “O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor.

Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.”

Não fala que é o Messias, pode ser qualquer rei, lembrando que maiúsculas e minúsculas não são diferenciadas no hebraico bíblico, quem colocou rei com letra maiúscula foi o tradutor. Além de ser um cântico (como todo o livro de Salmos é). Não é feito para refletir literalmente acontecimentos, é cheio de metáforas, acontecimentos dos mais variados. Pegar algo que não faz nenhuma referência ao Messias e a previsão de futuro e falar que é uma profecia é o que eu já disse, é criar profecia após o fato no modo “self-service”.

92. O Trono do Messias seria perpétuo [Salmo 45:6-7a, Lucas 1:31-33].

Salmos 45:6,7 “O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade.

Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.”

Fala de Deus, não do Messias. Bart Ehrman defende que está falando do rei:

P. 107, livro “Como Jesus se tornou Deus”: “A ideia de que Deus adotou o rei como filho é consonante com outros usos do termo ‘Filho de Deus’ na Bíblia Hebraica. Já vimos que os seres angélicos, membros do conselho divino de Deus, eram chamados de filhos de Deus. Eram seres divinos que mantinham relacionamento especialmente próximo com Deus como seus conselheiros, servos e ministros – ainda que alguns de vez em quando caíssem da graça, como naquele pequeno episódio em Gênesis 6. Além disso, a nação de Israel às vezes é chamada de ‘Filho de Deus’, como em Oseias 11:1 – ‘Do Egito chamei meu filho’. Aqui Israel mais uma vez é o Filho de Deus porque mantém uma relação singularmente estreita com Deus e, como tal, é objeto de seu amor e especial favor; além disso, é por meio de Israel que Deus intermedeia sua vontade na terra.

Assim também com o rei, que está no comando de Israel e por isso é ‘o’ Filho de Deus em um sentido ainda mais especial. No Salmo 89, no qual o salmista indica que Davi foi ungido por Deus (isto é, literalmente ungido com óleo como um sinal do especial favor de Deus, v. 20), é dito que ele é o ‘primogênito’ de Deus, ‘o mais exaltado dos reis da terra’ (v. 27). Mais notável ainda é o Salmo 2 quanto às palavras proferidas por Deus ao rei, provavelmente em sua cerimônia de coroação (quando foi ungido com óleo): ‘Você é o meu filho, hoje eu te gerei’ (v.7). Nesse caso, o rei não é apenas adotado por Deus, ele na verdade nasce de Deus. Deus o produz.

O filho de um humano é humano, assim como o filho de um cão é um cão, e o filho de um gato é um gato. Então o que é o filho de Deus? Como se constata, para a surpresa de muitos leitores ocasionais da Bíblia, existem passagens nas quais o rei de Israel é referido como divino, como Deus.

John Collins, estudioso da Bíblia Hebraica, ressalta que essa noção, em última análise, parece proveniente da maneira egípcia de pensar sobre seu rei, o faraó, como um ser divino. Mesmo no Egito, onde o rei era um deus, isso não significava que o rei estivesse no mesmo nível dos grandes deuses, da mesma forma que o imperador romano não era visto no mesmo nível que Júpiter ou Marte. Contudo, ele era um deus. Como vimos, nos círculos egípcios e romanos, havia níveis de divindade, e era assim também nos círculos judaicos. Por isso encontramos o uso de termos supremamente exaltados para o rei de Israel, termos que podem surpreender leitores que pensam – com base no tipo de pensamento desenvolvido no século IV d.C. – existir um abismo intransponível entre Deus e os humanos. Não obstante, eis aqui, na própria Bíblia, o rei que é chamado tanto de Senhor quanto de Deus.

Em Salmos 110:1, por exemplo: ‘O Senhor diz a meu Senhor: Sente-se à minha direita até que eu faça de seus inimigos uma banqueta para seus pés’. O primeiro termo Senhor – tradicionalmente grafado em letras maiúsculas em inglês – é o nome hebreu de Deus, YHWH, com frequência escrito Yavé. As quatro letras hebraicas representam aquele nome considerado tão especial que não era (e não é) pronunciado no judaísmo tracional. Às vezes são chamadas de Tetragrammaton (o grego para ‘quatro letras’). O segundo termo ‘Senhor’ é uma palavra diferente, adn (ou seja, adonai, ou adoni), é um termo que podia ser usado, por exemplo, por um escravo para seu amo. O impressionante aqui é que YHWH está falando a ‘meu Senhor’ e lhe dizendo ‘sente-se à minha direita’. Qualquer ser entronado com Deus compartilha da glória, status e honra devidas ao próprio Deus. Não existe aqui uma questão de identidade ou paridade absoluta – o rei, sentado à direita de Deus, não é o Deus Todo-Poderoso. Isso fica claro a partir do que o texto diz a seguir: Deus vai conquistar os inimigos do rei e coloca-lo debaixo de seus pés. Todavia, está fazendo isso para aquele que ele elevou ao nível de seu próprio trono. O rei está sendo retratado como um ser divino que vive na presença de Deus, acima de todas as outras criaturas.

Ainda mais gritante é Salmos 45:6-7, em que o rei é tratado como um Deus, nos seguintes termos notavelmente exaltados:

Seu trono, ó Deus, perdura para todo o sempre.

Seu cetro real é um cetro de equidade

Você ama a justiça e odeia a maldade.

Por isso Deus, o seu Deus, ungiu você

Com o óleo da alegria mais do que seus companheiros

Com o óleo da alegria mais do que seus companheiros.

É claro que a pessoa tratada como ‘ó Deus’ (Elohim) não e Deus Todo-Poderoso, mas o rei, devido ao que é dito mais adiante: Deus Todo-Poderoso é o Deus do rei e o ‘ungiu’ com óleo – o ato de praxe na cerimônia de coroação do rei na antiga Israel. E assim Deus ungiu e exaltou o rei acima de todos os outros, até um nível de deidade. O rei é Deus em certo sentido. Obviamente, não é igual a Deus Todo-Poderoso (uma vez que a diferenciação é feita de forma clara, mesmo aqui), mas é Deus.

Um exemplo ainda mais espantoso vem do profeta Isaías, capítulo 9, que celebra um novo rei dado ao povo. Qualquer um que conheça o Messias, de Handel, reconhecerá as palavras; porém, diferentemente de Handel, a passagem no contexto original em Isaías parece referir-se não apenas ao nascimento do rei, mas ao nascimento do rei como o filho de Deus – em outras palavras, é a respeito de sua coroação. Na coroação, um ‘filho’ foi dado ao povo – ou seja, o rei foi feito ‘filho de Deus’. Contudo, o que é dito sobre o rei é verdadeiramente notável:

Porque um filho nasceu para nós,

Um filho dado a nós;

A autoridade repousa sobre seus ombros

E ele é chamado

Conselheiro, Maravilhoso, Deus poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz, Sua autoridade crescerá continuamente,

E haverá paz sem fim

Para o trono de Davi e seu reino (Is 9: 6-7)

Que a passagem está se referindo ao rei de Israel é óbvio pela linha final. É um rei da linhagem de Davi; a maioria dos estudiosos pensa que seja uma referência ao rei da época da profecia de Isaías, o rei Ezequias. Ele é aclamado como o ‘filho’ de Deus, aquele com grande autoridade e que trará a paz sem fim. Claramente, ele não é o próprio Deus Todo-Poderoso, uma vez que é dito que sua autoridade vai ‘crescer continuamente’, e não dá para imaginar que Deus tenha autoridade final, definitiva e completa desde o princípio.”

93. O Messias seria Deus [Salmo 45:6-7b, Hebreus 1:8-9].

Salmos 45:6,7 “O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade.

Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.”

Fala de Deus, não do Messias. O teu Deus é o Deus de quem ouve a canção. Não existe Deus de Deus na Bíblia. Várias vezes a Bíblia se refere a Deus com vários nomes, e até mesmo um nome atrás do outro, como: O Deus, o Senhor, o Todo Poderoso, o Eterno me salvou da morte. Esses nomes se referem a mesma pessoa, não é porque são citados um depois de outro que cada nome se refere a um ser diferente.

94. O Messias agiria com retidão [Salmo 45:6-7c, João 5:30].

Salmos 45:6,7 “O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade.

Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.”

Não fala do Messias, fala de Deus, do trono de Deus, do cetro de Deus.

95. O Messias seria traído por um amigo [Salmo 55:12-14, Lucas 22:47-48].

Salmos 55:12-14 “Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido.

Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo.

Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus.”

Não fala isso. Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e isto é uma canção, como eu já disse.

96. O Messias ascenderia ao céu [Salmo 68:18a, Lucas 24:51].

Salmos 68:17-19 “Os carros de Deus são vinte milhares, milhares de milhares. O Senhor está entre eles, como em Sinai, no lugar santo.

Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles.

Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação. (Selá.)”

Está falando de Deus, não do Messias. E está no passado, não é uma previsão de futuro.

97. O Messias daria dons aos homens [Salmo 68:18b, Mateus 10:1].

Salmos 68:17-19 “Os carros de Deus são vinte milhares, milhares de milhares. O Senhor está entre eles, como em Sinai, no lugar santo.

Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles.

Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação. (Selá.)”

Está falando de Deus, não do Messias. E está no passado, não é uma previsão de futuro.

98. O Messias seria odiado por muitos sem motivo [Salmo 69:4, Lucas 23:13-22].

Salmo 69: 4 “Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, sendo injustamente meus inimigos, são poderosos; então restituí o que não furtei.”

Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e é uma canção.

99. O Messias suportaria acusações, por amor a Deus [Salmo 69:7, Mateus 26:65-67].

Salmo 69:7 “Porque por amor de ti tenho suportado afrontas; a confusão cobriu o meu rosto.”

Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e é uma canção. A passagem não está no tempo futuro.

100. O Messias seria rejeitado pelo seu povo [Salmo 69:8a, João 1:11].

Salmo 69:8 “Tenho-me tornado um estranho para com meus irmãos, e um desconhecido para com os filhos de minha mãe.”

Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e é uma canção. Não fala que é o Messias.

101. Os irmãos do Messias não creriam nele [Salmo 69:8b, João 7:3-5].

Salmo 69:8 “Tenho-me tornado um estranho para com meus irmãos, e um desconhecido para com os filhos de minha mãe.”

Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e é uma canção. Não fala que é o Messias. A passagem não está no tempo futuro.

102. O Messias se enfureceria pelo desrespeito para com o templo [Salmo 69:9a, João 2:13-17].

Salmo 69:9 “Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim.”

Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e é uma canção. Não fala que é o Messias, não fala que o Messias ficaria enfurecido com o desrespeito para com o templo. E a passagem está no tempo passado.

103. O Messias suportaria acusações, por amor a Deus [Salmo 69:9b, Romanos 15:3].

Salmo 69:9 “Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim.”

Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e é uma canção. Não fala que é o Messias. E a passagem está no tempo passado.

104. O coração do Messias iria se partir [Salmo 69:20a, João 19:34].

Salmo 69: 20 “Afrontas me quebrantaram o coração, e estou fraquíssimo; esperei por alguém que tivesse compaixão, mas não houve nenhum; e por consoladores, mas não os achei.”

Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e é uma canção. Não fala que é o Messias. E a passagem está no tempo passado.

105. Os discípulos do Messias o abandonariam na sua hora de necessidade [Salmo 69:20b, Marcos 14:33-41].

Salmo 69: 20 “Afrontas me quebrantaram o coração, e estou fraquíssimo; esperei por alguém que tivesse compaixão, mas não houve nenhum; e por consoladores, mas não os achei.”

Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e é uma canção. Não fala que é o Messias. E a passagem está no tempo passado.

106. Ao Messias seria oferecido fel e vinagre [Salmo 69:21a, Mateus 27:34].

Salmo 69:21 “Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.”

Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e é uma canção. Não fala que é o Messias. E a passagem está no tempo passado.

107. O Messias teria sede [Salmo 69:21b, João 19:28].

Salmo 69:21 “Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.”

Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e é uma canção. Não fala que é o Messias. E a passagem está no tempo passado.

108. O campo do oleiro ficaria desabitado [Salmo 69:25, Atos 1:16-20].

Salmos 69:21-25 “Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.

Torne-se-lhes a sua mesa diante deles em laço, e a prosperidade em armadilha.

Escureçam-se-lhes os seus olhos, para que não vejam, e faze com que os seus lombos tremam constantemente.

Derrama sobre eles a tua indignação, e prenda-os o ardor da tua ira.

Fique desolado o seu palácio; e não haja quem habite nas suas tendas.”

Davi está usando o pronome em primeira pessoa, e é uma canção. Não fala que é o Messias. E a passagem está no tempo passado. E no final Davi começa a desejar coisas ruins para os que lhe fizeram mal, não fala que o campo oleiro ficaria desabitado. Esses cristãos que fazem essas alegações são muito desonestos ou a religião já está começando a afetar a saúde mental deles, só pode.

109. O Messias falaria em parábolas [Salmo 78:2, Mateus 13:34-35].

Salmos 78:1-4 “Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca.

Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade.

Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado.

Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que fez.”

Davi está usando a primeira pessoa. Não fala que o Messias falará em parábolas. Profecia “self-service”.

110. O Messias estaria à destra de Deus [Salmo 80:17, Atos 5:31].

Salmo 80: 17 “Seja a tua mão sobre o homem da tua destra, sobre o filho do homem, que fortificaste para ti.”

Já mostrei que filho do homem não é uma referência a Messias, é uma expressão usada diversas vezes na Bíblia para designar homem, é um jeito daquele povo se expressar. E diversas vezes a Bíblia repete nomes se referindo a mesma pessoa. E filho do homem está em uma oração que se refere ao homem já mencionado. Não fala que o Messias se sentará a destra de Deus. Além de ser um cântico, possui linguagem metafórica e coisas vagas o tempo todo. 

111. O Messias seria descendente de Davi [Salmo 89:3-4, Mateus 1:1].

Salmos 89:2-4 “Pois disse eu: A tua benignidade será edificada para sempre; tu confirmarás a tua fidelidade até nos céus, dizendo:

Fiz uma aliança com o meu escolhido, e jurei ao meu servo Davi, dizendo:

A tua semente estabelecerei para sempre, e edificarei o teu trono de geração em geração. (Selá.)”

Deus está dizendo a Davi as promessas de que o trono de Davi seria perpétuo, trono de geração em geração. Que o Messias seria descendente de Davi outras passagens também falam, coisa que Jesus não é, pois a ligação com Davi é feita através de José, ver Mateus e Lucas, e não de Maria, e Jesus não é filho de verdade de José, José apenas criou Jesus. E o trono eterno do rei Davi seria de geração em geração, e não de uma só pessoa eternamente. E quando Nabucodonosor derrubou o trono de Israel a profecia feita a Davi se provou falsa.

112. O Messias chamaria a Deus de “meu Pai” [Salmo 89:26, Mateus 11:27].

Salmo 89:26 “Ele me chamará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação.”

Meu pai em sinal de carinho, não fala que o Messias será filho de Deus literalmente. Nem fala que se trata do messias, é só uma canção que fala de servos de Deus, ninguém especificamente.

113. O Messias seria o “primogênito” de Deus [ Salmo 89:27, Marcos 16:6].

Salmos 89:26,27 “Ele me chamará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação.

Também o farei meu primogênito mais elevado do que os reis da terra.”

Não fala de Messias, e cadê os outros filhos então? Só faz sentido falar em primogênito se existirem outros. É uma canção, é cheia de metáforas e linguagens vagas, os cristãos só estão fazendo profecias depois do fato no estilo “self service”.

114. O Messias seria descendente de Davi [Salmo 89:29, Mateus 1:1].

Salmo 89: 29 “E conservarei para sempre a sua semente, e o seu trono como os dias do céu.”

É uma promessa a Davi feita por Deus, segundo a Bíblia, de que a descendência de Davi sempre existirá e que o reinado de Davi será grande. Essa passagem não fala que é o Messias que governará o trono do reino de Davi e que será descendente de Davi.

115. O Messias seria descendente de Davi [Salmo 89:35-36, Mateus 1:1].

Salmos 89:35,36 “Uma vez jurei pela minha santidade que não mentirei a Davi.

A sua semente durará para sempre, e o seu trono, como o sol diante de mim.”

Fala que a descendência de Davi durará para sempre e o seu reino também, não diz que é o Messias um descendente de Davi e que governará o reino de Davi.

116. O Messias seria eterno [Salmo 102:25-27a, Colossenses 1:17].

Salmos 102:25-27 “Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos.

Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados.

Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim.”

Está falando de Deus, não do Messias.

117. O Messias seria o criador de todas as coisas [Salmo 102:25-27b, João 1:3].

Salmos 102:25-27 “Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos.

Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados.

Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim.”

Está falando de Deus, não do Messias.

118. O Messias seria acusado por falsas testemunhas [Salmo 109:2, João 18:29-30].

Salmos 109:1,2 “Ó Deus do meu louvor, não te cales,

Pois a boca do ímpio e a boca do enganador estão abertas contra mim. Têm falado contra mim com uma língua mentirosa.”

Davi está falando em primeira pessoa, Davi está falando de si mesmo, em cântico.

119. O Messias oraria pelos seus inimigos [Salmo 109:4, Lucas 23:34].

Salmo 109:4 “Em recompensa do meu amor são meus adversários; mas eu faço oração.”

Davi está falando em primeira pessoa, Davi está falando de si mesmo, em cântico.

120. O traidor do Messias teria uma vida curta [Salmo 109:8a, Atos 1:16-18].

Salmos 109:1-8 “1 Ó Deus do meu louvor, não te cales,

2 Pois a boca do ímpio e a boca do enganador estão abertas contra mim. Têm falado contra mim com uma língua mentirosa.

3 Eles me cercaram com palavras odiosas, e pelejaram contra mim sem causa.

4 Em recompensa do meu amor são meus adversários; mas eu faço oração.

5 E me deram mal pelo bem, e ódio pelo meu amor.

6 Põe sobre ele um ímpio, e Satanás esteja à sua direita.

7 Quando for julgado, saia condenado; e a sua oração se lhe torne em pecado.

8 Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício.”

Um é o ímpio e o outro é o enganador, o versículo 8 está falando do enganador. Não está dizendo em nenhum momento que o Messias será traído, nem que seu traidor terá vida curta. É uma canção feita por Davi, que não faz referência específica a ninguém.

121. O traidor do Messias seria substituído [Salmo 109:8b, Atos 1:20-26].

Salmos 109:1-8 “1 Ó Deus do meu louvor, não te cales,

2 Pois a boca do ímpio e a boca do enganador estão abertas contra mim. Têm falado contra mim com uma língua mentirosa.

3 Eles me cercaram com palavras odiosas, e pelejaram contra mim sem causa.

4 Em recompensa do meu amor são meus adversários; mas eu faço oração.

5 E me deram mal pelo bem, e ódio pelo meu amor.

6 Põe sobre ele um ímpio, e Satanás esteja à sua direita.

7 Quando for julgado, saia condenado; e a sua oração se lhe torne em pecado.

8 Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício.”

Um é o ímpio e o outro é o enganador, o versículo 8 está falando do enganador. Não está dizendo em nenhum momento que o Messias será traído, nem que seu traidor terá vida curta. É uma canção feita por Davi, que não faz referência específica a ninguém.

122. O povo zombaria do Messias, meneando suas cabeças [Salmo 109:25, Marcos 15:29-30].

Salmo 109:25 “E ainda lhes sou opróbrio; quando me contemplam, movem as cabeças.”

Davi está falando em primeira pessoa, de si mesmo. Não há referência a Messias nem a tempo futuro.

123. O Messias seria Senhor [Salmo 110:1a, Mateus 22:41-45].

Salmo 110:1 “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”

Não diz que Senhor é esse. E as maiúsculas e minúsculas que o texto coloca não constam do hebraico bíblico. Apesar de ser uma linguagem extremamente vaga, pode até estar se referindo ao Messias mesmo.

Bart Ehrman defende que está falando do rei. Ver o comentário do Bart Ehrman que eu deixei no início do vídeo e no Salmo 45.

124. O Messias estaria à destra de Deus [Salmo 110:1b, Marcos 16:19].

Salmo 110:1 “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”

Não diz que Senhor é esse. E as maiúsculas e minúsculas que o texto coloca não constam do hebraico bíblico. Apesar de ser uma linguagem extremamente vaga, pode até estar se referindo ao Messias mesmo.

125. O Messias seria um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque [Salmo 110:4, Hebreus 6:17-20].

Salmo 110:4 “Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.”

Não diz que sacerdote é esse. Apesar de ser uma linguagem extremamente vaga, pode até estar se referindo ao Messias mesmo.

126. O Messias estaria à destra de Deus [Salmo 110:5, 1 Pedro 3:21-22].

Salvo 110:5 “O Senhor, à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira.”

Quem é o senhor a tua direita? Deus, Messias? Linguagem extremamente vaga. E como você sabe que o Messias está a destra de Deus? Você foi lá para olhar? É só um cara escrever nos Evangelhos ou qualquer lugar isso e está cumprida a profecia?

Bart Ehrman defende que se trata do rei de Israel que Deus abençoa, não do Messias.

127. O Messias seria a "pedra" rejeitada por Israel [Salmo 118:22, Mateus 21:42-43].

Salmos 118:18-23 “18 O Senhor me castigou muito, mas não me entregou à morte.

19 Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao Senhor.

20 Esta é a porta do Senhor, pela qual os justos entrarão.

21 Louvar-te-ei, pois me escutaste, e te fizeste a minha salvação.

22 A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina.

23 Da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos.”

Não fala nada de Messias. Só está dizendo que os oprimidos e rejeitados são acolhidos por Deus.

128. O Messias viria em nome do Senhor [Salmo 118:26, Mateus 21:9].

Salmo 118: 26 “Bendito aquele que vem em nome do Senhor; nós vos bendizemos desde a casa do Senhor.”

Não fala nada de Messias. Está falando que as pessoas que vem em nome de Deus são benditas.

129. O Messias seria descendente de Davi [Salmo 132:11, Mateus 1:1].

Salmo 132: 11 “O Senhor jurou com verdade a Davi, e não se apartará dela: Do fruto do teu ventre porei sobre o teu trono.”

Só está dizendo que um filho de Davi será rei de Israel.

130. O Messias seria descendente de Davi [Salmo 132:17, Mateus 1:1].

Salmos 132:13-17 “13 Porque o Senhor escolheu a Sião; desejou-a para a sua habitação, dizendo:

14 Este é o meu repouso para sempre; aqui habitarei, pois o desejei.

15 Abençoarei abundantemente o seu mantimento; fartarei de pão os seus necessitados.

16 Também vestirei os seus sacerdotes de salvação, e os seus santos saltarão de prazer.

17 Ali farei brotar a força de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido.”

Só fala que a força, seja lá o que isso significa, de Davi surgirá de Sião. Parece que um ungido, rei, surgirá de Sião. Não diz que esse é o Messias.

Provérbios

131. O Messias seria oriundo da eternidade [Provérbios 8:22-23, João 17:5].

Provérbios 8: 12, 22-23: “12 Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos.

22 O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.

23 Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.”

O livro de provérbios é um livro cheio de metáforas. Sendo que a personagem principal é chamada de sabedoria, na qual há a personificação da palavra sabedoria, uma hipóstase. Não está falando do Messias, está falando dessa personagem chamada de sabedoria.

132. O Messias ascenderia e desceria do céu [Provérbios 30:4a, João 3:13].

Provérbios 30:1-4 “1 Palavras de Agur, filho de Jaque, o masaíta, que proferiu este homem a Itiel, a Itiel e a Ucal:

2 Na verdade eu sou o mais bruto dos homens, nem mesmo tenho o conhecimento de homem.

3 Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do santo.

4 Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?”.

Não fala nada de Messias, muito menos que o Messias subiria e desceria ao céu, está falando de Deus. Só faz uma pergunta: quem subiu e desceu do céu? Eu não sei que criatividade e desonestidade é essa para transformar uma pergunta dessa em “Profecia de que o Messias subirá e descerá do céu.”.

133. Deus teria um Filho [Provérbios 30:4b, Mateus 3:16-17].

Provérbios 30:1-4 “1 Palavras de Agur, filho de Jaque, o masaíta, que proferiu este homem a Itiel, a Itiel e a Ucal:

2 Na verdade eu sou o mais bruto dos homens, nem mesmo tenho o conhecimento de homem.

3 Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do santo.

4 Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?”.

Não fala se filho de Deus é uma demonstração de carinho, como em várias outras partes, ou se é Deus encarnado ou um semideus. Várias ocasiões da Bíblia se fala de filho de Deus sem sentido literal, só metafórico. Não está dizendo que o Messias será filho de Deus. Não há palavras falando “messias” ou “descendente de Davi será Deus encarnado”.

Isaías

Isaías 6:10 Deus endurece o coração das pessoas para não serem salvas.

134. Israel teria um coração endurecido contra o Messias [Isaías 6:9-10a, João 12:37-40].

Isaías 6:9,10 “Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.

Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado.”

Não fala de Messias, fala de Isaías e Deus. Em nenhum momento fala de Messias ou descendente de Davi que libertaria o povo da opressão.

135. O Messias falaria em parábolas [Isaías 6:9-10b, Mateus 13:13-15].

Isaías 6:9,10 “Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.

Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado.”

Onde você viu a palavra Messias e parábola? A passagem faz referência a três coisas: Isaías, Deus e povo, não tem messias.

136. O Messias seria descendente de Davi [Isaías 7:13-14, Mateus 1:1].

Isaías 7:13-18 “13 Então ele disse: Ouvi agora, ó casa de Davi: Pouco vos é afadigardes os homens, senão que também afadigareis ao meu Deus?

14 Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem ( correção: jovem)  conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.

15 Manteiga e mel comerá, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem.

16 Na verdade, antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra, de que te enfadas, será desamparada dos seus dois reis.

17 Porém o Senhor fará vir sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre a casa de teu pai, pelo rei da Assíria, dias tais, quais nunca vieram, desde o dia em que Efraim se separou de Judá.

18 Porque há de acontecer que naquele dia assobiará o Senhor às moscas, que há no extremo dos rios do Egito, e às abelhas que estão na terra da Assíria;”

Segundo a professora de religiões antigas da Universidade de Exeter, a PhD Francesca Stavrakopoulou, um erro de tradução teria levado a um equívoco de interpretação a respeito deste dado chave sobre o nascimento de Jesus.

O termo ALMAH que foi traduzido por virgem é um erro, pois a referida palavra ALMAH nada mais é que MOÇA, JOVEM, DONZELA! Já a palavra VIRGEM em hebraico é BETULÁH!

E Jesus é um nome diferente de Emanuel, pode ser que ele está falando em termos metafóricos, como esse menino ter um nome com o mesmo significado de Emanuel, mas não é isso que está escrito.

A partir do capítulo 7 de Isaías fala da tensão de uma provável guerra entre a aliança Efrainitas/Síria contra o reino de Judá (da dinastia de Davi). O Rei Acaz estava com medo do ataque e o profeta Isaías foi até o rei e disse que não se preocupasse que Deus estava com Judá.

"Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem (moça) conceberá (que estava grávida), dará à luz um filho, e o chamará Emanuel." Isaías 7:14

Leiam o capítulo 7 do começo e verão. Então Isaías fala que o sinal de que Judá não tinha nada a temer era o nascimento de uma criança nos próximos dias (e não 700 anos depois) e que Judá venceria a guerra (ou não precisaria lutar) antes mesmo da criança saber diferenciar o bem do mal. Ou seja, a criança Emanuel nasceu naquele mesmo tempo como “sinal” de que “Deus” estava com Judá na batalha contra a coalizão do norte Efrainitas/Síria. É só ler o capítulo todo.

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6

Nesse versículo o menino já nasceu e aí diz por quais nomes ele será chamado e não o que ele será. Por exemplo: Michael quer dizer “semelhante a Deus”. Michael é como ele é chamado, não que ele seja semelhante a Deus. Ezequias quer dizer “Deus forte”. Ezequias foi um grande rei de Israel, mas não foi Deus. Elias quer dizer “Deus-Deus”, é a contração das palavras Eli-Jeová, mas Elias não é Deus, é apenas como ele é chamado.

O menino nascido de uma jovem (e não de uma virgem) e que seria chamado Emanuel seria o sinal de Deus para o rei Acaz de que Deus estava conosco (Judá) contra a coalizão do norte. Não é deixado claro que o menino será Deus encarnado, e que esses nomes querem dizer que ele realmente é Deus.

(A palavra Almah [feminino de Alam que significa adolescente] aparece na bíblia mais 6 vezes. Gênesis 24:43, Êxodo 2:8, Salmos 68:25, Provérbios 30:19, Cântico de Salomão 1:3, 6:8 E nunca a traduzem como virgem. Simplesmente porque não significa virgem. A palavra hebraica para virgem é betuláh e aparece 4 vezes no livro de Isaías (23:12, 37:22, 47:1, 62:5), o que mostra que seja lá quem escreveu o livro, sabia bem a diferença entre uma jovem e uma virgem.)

O menino anunciado em Isaías 7 e que aparece outra vez no capítulo 9 é o filho do rei Acaz que nasceria como sinal de Deus para que o rei Acaz não temesse a guerra com a coalizão do norte.

Deu-se aviso à casa de Davi: A Síria está aliada com Efraim. Então, ficou agitado o coração de Acaz e o coração do seu povo, como se agitam as árvores do bosque com o vento. Isaías 7:2

A síria e os efrainitas diziam “vamos destruir Israel” mas Isaías trouxe uma mensagem de Deus para o rei Acaz:

Assim diz o SENHOR Deus: Isto não subsistirá, nem tampouco acontecerá. Isaías 7:7 E Isaías diz que Acaz peça um sinal divino de que não seria atacado:

“Pede ao SENHOR, teu Deus, um sinal, quer seja embaixo, nas profundezas, ou em cima, nas alturas.” Isaías 7:11

Mas Acaz diz que não pedirá sinal e Isaías diz que Deus por si só enviaria um sinal.

“Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem (tradução correta é uma jovem) conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.” Isaías 7:14

O nome do menino seria uma alusão a confiança em Deus naquela provável guerra “Deus está conosco”. E Isaías diz que antes desse menino alcançar à idade da razão as ameaças contra Judá cessarão.

“Na verdade, antes que este menino saiba desprezar o mal e escolher o bem, será desamparada a terra ante cujos dois reis tu tremes de medo.” Isaías 7:16

Os dois reis eram os reinos da síria e os efrainitas. E antes do menino completar 7 anos a ameaça iria acabar. Segundo Isaías 9:6 o menino nasce.

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros”

Isso é passado, não é? Portanto, o menino já havia nascido naquele mesmo tempo.

Muitos cristãos simplesmente ignoram esse contexto. Porém alguns poucos que ousam responder a isso dizem que a profecia teve dois cumprimentos, um no tempo do rei Acaz e outra vez no tempo de Jesus. Será?

A profecia era de que a jovem daria a luz a uma criança e lhe poriam o nome de Emanuel e que quando essa criança soubesse distinguir entre o bem e o mal, Judá não mais seria ameaçada pelos dois reis. Não há nenhuma referência a Messias.

E muitos estudiosos defendem que o livro de Isaías não foi escrito só por um autor, possui dois ou até três autores. Sendo que os manuscritos do mar morto, a fonte mais antiga disponível do Antigo Testamento, desconsiderado outra fontes que tem apenas alguns versículos, são de aproximadamente I a.C., tempo posterior aos acontecimentos narrados. Existe certa variação de tempo entre cada manuscrito do mar morto, mas o livro de Isaías é de I a.C. Portanto, não prova nada fazer profecia quando não se sabe se houve adulteração. Sendo que é bem comum haver adulteração, vejam os vídeos sobre Bart Ehrman.

Aqui está o capítulo 7 todo de Isaías, com a correção de tradução, para conferir o que disse.

Isaías 7:1-25

“1 Sucedeu, pois, nos dias de Acaz, filho de Jotão, filho de Uzias, rei de Judá, que Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, subiram a Jerusalém, para pelejarem contra ela, mas nada puderam contra ela.

2 E deram aviso à casa de Davi, dizendo: A Síria fez aliança com Efraim. Então se moveu o seu coração, e o coração do seu povo, como se movem as árvores do bosque com o vento.

3 Então disse o Senhor a Isaías: Agora, tu e teu filho Sear-Jasube, saí ao encontro de Acaz, ao fim do canal do tanque superior, no caminho do campo do lavandeiro.

4 E dize-lhe: Acautela-te, e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração por causa destes dois pedaços de tições fumegantes; por causa do ardor da ira de Rezim, e da Síria, e do filho de Remalias.

5 Porquanto a Síria teve contra ti maligno conselho, com Efraim, e com o filho de Remalias, dizendo:

6 Vamos subir contra Judá, e molestemo-lo e repartamo-lo entre nós, e façamos reinar no meio dele o filho de Tabeal.

7 Assim diz o Senhor DEUS: Isto não subsistirá, nem tampouco acontecerá.

8 Porém a cabeça da Síria será Damasco, e a cabeça de Damasco Rezim; e dentro de sessenta e cinco anos Efraim será destruído, e deixará de ser povo.

9 Entretanto a cabeça de Efraim será Samaria, e a cabeça de Samaria o filho de Remalias; se não o crerdes, certamente não haveis de permanecer.

10 E continuou o Senhor a falar com Acaz, dizendo:

11 Pede para ti ao Senhor teu Deus um sinal; pede-o, ou em baixo nas profundezas, ou em cima nas alturas.

12 Acaz, porém, disse: Não pedirei, nem tentarei ao Senhor.

13 Então ele disse: Ouvi agora, ó casa de Davi: Pouco vos é afadigardes os homens, senão que também afadigareis ao meu Deus?

14 Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a jovem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.

15 Manteiga e mel comerá, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem.

16 Na verdade, antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra, de que te enfadas, será desamparada dos seus dois reis.

17 Porém o Senhor fará vir sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre a casa de teu pai, pelo rei da Assíria, dias tais, quais nunca vieram, desde o dia em que Efraim se separou de Judá.

18 Porque há de acontecer que naquele dia assobiará o Senhor às moscas, que há no extremo dos rios do Egito, e às abelhas que estão na terra da Assíria;

19 E todas elas virão, e pousarão nos vales desertos e nas fendas das rochas, e em todos os espinheiros e em todos os arbustos.

20 Naquele mesmo dia rapará o Senhor com uma navalha alugada, que está além do rio, isto é, com o rei da Assíria, a cabeça e os cabelos dos pés; e até a barba totalmente tirará.

21 E sucederá naquele dia que um homem criará uma novilha e duas ovelhas.

22 E acontecerá que por causa da abundância do leite que elas hão de dar, comerá manteiga; e manteiga e mel comerá todo aquele que restar no meio da terra.

23 Sucederá também naquele dia que todo o lugar, em que houver mil vides, do valor de mil siclos de prata, será para as sarças e para os espinheiros.

24 Com arco e flecha se entrará ali, porque toda a terra será sarças e espinheiros.

25 E quanto a todos os montes, que costumavam cavar com enxadas, para ali não irás por causa do temor das sarças e dos espinheiros; porém servirão para se mandarem para lá os bois e para serem pisados pelas ovelhas.”

137. O Messias nasceria de uma virgem [Isaías 7:14a, Lucas 1:34-35].

Erro de tradução, não é virgem a palavra, é alma, que significa moça jovem. Está fora de contexto. O resto eu já disse anteriormente, é só conferir.

138. O Messias seria Emanuel, "Deus conosco." Isaías 7:14b, Mateus 1:21-23].

Erro de tradução, não é virgem a palavra, é alma, que significa moça jovem. Está fora de contexto. O resto eu já disse anteriormente, é só conferir.

139. O Messias seria Deus [Isaías 7:14c, João 12:45].

Erro de tradução, não é virgem a palavra, é alma, que significa moça jovem. Está fora de contexto. O resto eu já disse anteriormente, é só conferir.

140. O Messias seria uma "pedra de tropeço" para Israel [Isaías 8:14, Mateus 21:43-44].

Isaías 8:13,14 “Ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro.

Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém.”

Está falando de Deus, não do Messias.

141. O Messias ministraria na Galiléia [Isaías 9:1-2a, Mateus 4:12-17].

Isaías 9:1,2 “Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações.

O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.”

Está falando da paz de Judá, que não teve guerra com reis vizinhos. Ver meu comentário anterior. A passagem sobre a luz está no passado, não é uma previsão de futuro. E não faz nenhuma menção a Messias.

142. O Messias seria uma luz para os Gentios [Isaías 9:1-2b, Lucas 2:28-32].

Veja o meu comentário anterior. Veja o comentário do Bart Ehrman, que defende se tratar de um rei. Lembrando que nomes Deus forte, Deus eterno, etc. não significam que a pessoa realmente é Deus. Michael quer dizer “semelhante a Deus”. Michael é como ele é chamado, não que ele seja semelhante a Deus. Ezequias quer dizer “Deus forte”. Ezequias foi um grande rei de Israel, mas não foi Deus. Elias quer dizer “Deus-Deus”, é a contração das palavras Eli-Jeová, mas Elias não é Deus, é apenas como ele é chamado.

143. O nascimento do Messias [Isaías 9:6a, Lucas 2:11].

Veja o texto longo que deixei em Isaías 7: 13.

144. O Messias seria o Filho de Deus [Isaías 9:6b, Lucas 1:35].

Veja o texto longo que deixei em Isaías 7: 13.

145. O Messias seria o "Maravilhoso Conselheiro" [Isaías 9:6c, João 7:46].

Veja o texto longo que deixei em Isaías 7: 13.

146. O Messias seria homem e Deus, o "Deus Forte" [Isaías 9:6d, João 10:30].

Veja o texto longo que deixei em Isaías 7: 13.

147. O Messias seria o "Pai da Eternidade" [Isaías 9:6e, Apocalipse 1:8].

Veja o texto longo que deixei em Isaías 7: 13.

148. O Messias seria o "Príncipe da Paz" [Isaías 9:6f, Colossenses 1:20].

Veja o texto longo que deixei em Isaías 7: 13.

149. O Messias seria descendente de Jessé [Isaías 11:1a, Lucas 3:23-32].

Isaías 11:1 “Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.”

O descendente de Jessé não seria Deus, sobre ele repousaria o Espírito de Deus. E não diz que é o Messias, mas pelo texto seguinte ao versículo 1 parece se tratar do Messias. Porém Jesus não fez nada disso Isaías capítulo 11 versículos 6 a 9: “E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.

A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.

E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.

Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.”

Qual a desculpa tendenciosa para negar que Jesus não fez isso? Além de falarem que passagens não proféticas são profecias, de acordo com o que convém aos cristãos, também vão dizer que uma profecia não cumprida é metáfora quando lhes convém? Ou dizer que isso se refere ao reino espiritual quando o contexto indica que se trata do mundo terreno, pois fala de várias nações da terra (Egito, Patros, Etiópia, Sinar etc.) e de animais terrenos. Ou os cristãos vão distorcer o texto e dizer que se trata de Egito espiritual, Etiópia espiritual. Se o texto não diz isso, não cabe ao intérprete inventar isso, senão vai distorcer o sentido.

150. O Messias cresceria em uma família pobre [Isaías 11:1b, Lucas 2:7].

Isaías 11:1-16 “1 Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.

2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.

3 E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.

4 Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,

5 E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.

6 E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.

7 A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.

8 E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.

9 Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.

10 E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso.

11 E há de ser que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar.

12 E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra.

13 E afastar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim.

14 Antes voarão sobre os ombros dos filisteus ao ocidente; juntos despojarão aos do oriente; em Edom e Moabe porão as suas mãos, e os filhos de Amom lhes obedecerão.

15 E o Senhor destruirá totalmente a língua do mar do Egito, e moverá a sua mão contra o rio com a força do seu vento e, ferindo-o, dividi-lo-á em sete correntes e fará que por ele passem com sapatos secos.

16 E haverá caminho plano para o remanescente do seu povo, que for deixado da Assíria, como sucedeu a Israel no dia em que subiu da terra do Egito.”

Veja o meu comentário anterior.

151. O Messias cresceria em Nazaré [Isaías 11:1c, Mateus 2:21-23].

Veja o meu comentário anterior.

152. O Messias teria o Espírito de Deus sobre ele [Isaías 11:2a, Mateus 3:16-17].

O descendente de Jessé não seria Deus, sobre ele repousaria o Espírito de Deus, assim como pode se dizer de vários profetas.

153. O Messias teria o Espírito de Sabedoria [Isaías 11:2b, Lucas 2:40].

O descendente de Jessé não seria Deus, sobre ele repousaria o Espírito de sabedoria, assim como pode se dizer de vários profetas.

154. O Messias teria o Espírito de Entendimento [Isaías 11:2c, Lucas 2:40].

O descendente de Jessé não seria Deus, sobre ele repousaria o Espírito de entendimento, assim como pode se dizer de vários profetas.

155. O Messias teria o Espírito de Conselho [Isaías 11:2d, Mateus 7:28-29].

O descendente de Jessé não seria Deus, sobre ele repousaria o espírito de conhecimento, assim como pode se dizer de vários profetas.

156. O Messias teria o Espírito de Fortaleza [Isaías 11:2e, Mateus 8:27].

Veja o comentário anterior.

157. O Messias teria o Espírito de Conhecimento do Senhor [Isaías 11:2f, João 7:29].

Veja o comentário anterior.

158. O Messias teria o Espírito de Temor do Senhor [Isaías 11:2g, Hebreus 5:7].

Veja o comentário anterior.

São muitos Espíritos separados pela conjunção aditiva “e”, logo são vários Espíritos Santos? Acho que vocês não vão admitir isso, logo a Bíblia não é tão coerente assim para se pensar que usar Senhor, o meu Senhor, como é dito em salmos signifique que um é Deus e o outro é Jesus. Mas não deixa claro nesse versículo de Salmos se Senhor e meu Senhor se referem só a Deus, ou a Deus e Jesus. Enfim, percebe-se que usar vários nomes seguidos de Deus ou nomear partes de Deus, como sabedoria, conhecimento etc. não significa que existem vários Deuses.

159. O Messias teria um intenso entendimento no temor do Senhor [Isaías 11:3a, Lucas 2:46-47].

Isaías 11:3 “E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.”

Profecia extremamente subjetiva e vaga.

160. O Messias não julgaria com base em representações externas [Isaías 11:3b, João 7:24].

Veja o comentário anterior.

161. O Messias julgaria os pobres com justiça [Isaías 11:4, Marcos 12:41-44].

Isaías 11: 4 “Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,”

162. O Messias seria descendente de Jessé [Isaías 11:10a, Lucas 3:23-32].

Já comentei sobre isso. E já citei a passagem.

163. O Messias viria para todos os povos [Isaías 11:10b, Atos 13:47-48].

Isaías 11:10 “E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso.”

Errado, diz que os povos buscarão a raiz de Jessé, não que o messias viria para todos os povos. Além de ser vago, buscar como? Em que sentido? Mas pelo contexto pode-se até dizer que se trata de uma profecia sobre o Messias, apesar de ser vaga. Mas Jesus não atende as características de Messias, como já mencionei. Além de uma em milhares de profecias, vagas e sem determinação de tempo, se cumprir não prova nada.

164. O Messias teria a chave de Davi [Isaías 22:22, Apocalipse 3:7].

Isaías 22:20-22

“20 E será naquele dia que chamarei a meu servo Eliaquim, filho de Hilquias;

21 E vesti-lo-ei da tua túnica, e cingi-lo-ei com o teu cinto, e entregarei nas suas mãos o teu domínio, e será como pai para os moradores de Jerusalém, e para a casa de Judá.

22 E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá.”

Não fala isso. Fala que Eliaquim teria a chave da casa de Davi.

165. O Messias derrotaria a morte [Isaías 25:8, Apocalipse 1:18].

Isaías 25:6-8 “6 E o Senhor dos Exércitos dará neste monte a todos os povos uma festa com animais gordos, uma festa de vinhos velhos, com tutanos gordos, e com vinhos velhos, bem purificados.

7 E destruirá neste monte a face da cobertura, com que todos os povos andam cobertos, e o véu com que todas as nações se cobrem.

8 Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse.”

Não fala isso. Fala que Deus tragará a morte.

166. Outros ressurgiriam à vida na ressurreição do Messias [Isaías 26:19, Mateus 27:52-53].

Isaías 26:14-19 “14 Morrendo eles, não tornarão a viver; falecendo, não ressuscitarão; por isso os visitaste e destruíste, e apagaste toda a sua memória.

15 Tu, Senhor, aumentaste a esta nação, tu aumentaste a esta nação, fizeste-te glorioso; alargaste todos os confins da terra.

16 Ó Senhor, na angústia te buscaram; vindo sobre eles a tua correção, derramaram a sua oração secreta.

17 Como a mulher grávida, quando está próxima a sua hora, tem dores de parto, e dá gritos nas suas dores, assim fomos nós diante de ti, ó Senhor!

18 Bem concebemos nós e tivemos dores de parto, porém demos à luz o vento; livramento não trouxemos à terra, nem caíram os moradores do mundo.

19 Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.”

Não fala isso. Não faz referência específica ao Messias nem aos mortos da “ressurreição” de Jesus. Inclusive Isaías 26:14 fala que mortos não ressuscitam.

167. O Messias seria a pedra de esquina [Isaías 28:16, 1 Peter 2:4-6].

Isaías 28: 16 “Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.”

Não fala isso, não faz referência a Messias. E Deus está falando no passado, “assentei”, não no futuro, portanto Deus provavelmente está falando do próprio Isaías.

168. O Messias curaria o cego [Isaías 35:5a, Marcos 10:51-52].

Isaías 35:1-10 “ 1 O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa.

2 Abundantemente florescerá, e também jubilará de alegria e cantará; a glória do Líbano se lhe deu, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus.

3 Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes.

4 Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará.

5 Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão.

6 Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.

7 E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos.

8 E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.

9 Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os remidos andarão por ele.

10 E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

Não fala isso, não faz referência a Messias. É só um monte de coisas boas que Isaías diz, provavelmente porque alguma guerra foi vencida por Judá, ou alguma nação que ele não gosta perdeu uma guerra. Como o livro de Isaías narra em vários outros capítulos. E se a passagem se refere a Jesus, o que não é verdade, mas supondo que seja, a passagem diz que os surdos ouvirão, não diz “alguns” surdos ouvirão, então todos os surdos, cegos, coxos e mudos deveriam ser curados. Afinal vocês estão interpretando um simples louvor a Deus, cheio de metáforas, como profecias. Se a intepretação for literal, então que seja assim. Depois diz que a terra seca se tornará em lagos, o Saara está seco, então Jesus não é o Messias. Ou vocês querem dizer que só é profecia nesse contexto de bênçãos aquilo que se amolda a Jesus? Aquilo que não se amolda, apesar de estar nas mesmas condições, não é profecia? Desonestidade total.

169. O Messias curaria o surdo [Isaías 35:5b, Marcos 7:32-35].

Veja o comentário anterior.

170. O Messias curaria o coxo [Isaías 35:6a, Mateus 12:10-13].

Veja o comentário anterior.

171. O Messias curaria o mudo [Isaías 35:6b, Mateus 9:32-33].

Veja o comentário anterior.

172. O precursor do Messias viveria no deserto [Isaías 40:3a, Mateus 3:1-4].

Isaías 40:1-3 “1 Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.

2 Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados.

3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.”

Não fala isso. Quem clama no deserto só significa “pessoa em meio à dificuldade”, e “caminho do Senhor” são só os ensinamentos de Deus. Se ele quiser se referir a João Batista, que seja mais específico do que frases genéricas em meio a um livro inteiro de frases genéricas.

173. O precursor prepararia o povo para a vinda do Messias [Isaías 40:3b, Lucas 1:17].

Veja o comentário anterior.

174. O Messias seria Deus [Isaías 40:3c, João 10:30].

Isaías 40:3 “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.”

Eu quero saber onde, nessa passagem, que está escrito que o Messias seria Deus. Só é uma frase genérica em meio a um livro inteiro de frases genéricas que parece dizer que as pessoas em dificuldades, como acontece com muitos profetas, devem ensinar a palavra de Deus.

175. O Messias seria como um pastor [Isaías 40:11, João 10:11].

Isaías 40:9-11 “9 Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus.

10 Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face.

11 Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente.”

Não fala isso. Fala de Deus, não do Messias.

176. O Messias seria o servo de Deus [Isaías 42:1a, João 4:34].

Isaías 42:1-7 “1 Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.

2 Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça.

3 A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça.

4 Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei.

5 Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.

6 Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.

7 Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.”

Não fala que é o messias. Provavelmente é só Deus falando de Isaías ou de outro profeta. Para se dizer que é o messias, não basta fazer referência a profetas sem especificação, tem que dizer que é o messias ou o descendente de Davi que reinará e fará Israel o país mais forte do mundo.

177. O Messias teria o Espírito de Deus sobre ele [Isaías 42:1b, Mateus 3:16-17].

Veja o meu comentário anterior.

178. O Messias agradaria a Deus [Isaías 42:1c, Mateus 3:16-17].

Veja o meu comentário anterior.

179. O Messias não chamaria atenção para si próprio [Isaías 42:2, Mateus 12:15-21].

Veja o meu comentário anterior.

180. O Messias teria compaixão dos pobres e necessitados [Isaías 42:3, Mateus 11:4-5].

Veja o meu comentário anterior.

181. O Messias receberia orientação de Deus [Isaías 42:6a, João 5:19-20].

Veja o meu comentário anterior.

182. O Messias seria guardado por Deus [Isaías 42:6b, João 8:29].

Veja o meu comentário anterior.

183. O Messias seria a nova aliança [Isaías 42:6c, Mateus 26:28].

Isaías 42:6 “Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.”

Diz que será dado por aliança com o povo. Deus já tinha feito uma aliança com o povo através de Abraão e Moisés. E nenhum destes dois foi Deus encarnado ou filho de Deus literalmente. Então dizer que o profeta Isaías ou outro profeta será dado por aliança com o povo não quer dizer que será Deus encarnado ou filho de Deus literalmente.

184. O Messias seria uma luz para os Gentios [Isaías 42:6d, João 8:12].

Isaías 42:6 “Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.”

Ver meu comentário anterior. Pode-se dizer isso de vários profetas, que pregaram para gentios, ou que suas escrituras se propagaram para os gentios. Inclusive pode se referir ao próprio Isaías. Não fala que se trata do Messias.

185. O Messias curaria o cego [Isaías 42:7, Mateus 9:27-30].

Isaías 42:7 “Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.”

Não diz que se trata do Messias. Vários profetas realizaram “milagres”, segundo a Bíblia.

186. O Messias seria oriundo da eternidade [Isaías 48:16a, João 1:1-2].

Isaías 48: 16 “Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o Senhor DEUS me enviou a mim, e o seu Espírito.”

Não fala isso, fala de Isaías. Deus enviou a mim, quem está escrevendo o livro é Isaías, “mim” se refere a Isaías.

187. O Messias seria enviado por Deus [Isaías 48:16b, João 7:29].

Isaías 48: 16 “Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o Senhor DEUS me enviou a mim, e o seu Espírito.”

Idem, Deus enviou o seu Espírito, não o Messias. E a Bíblia fala várias vezes de espírito de Deus, espírito de Deus, como se fosse outra parte de Deus. Então não significa Messias.

188. O Messias viria para todos os povos [Isaías 49:1a, 1 Timóteo 2:4-6].

Isaías 49:1,2 “1 Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.

2 E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

189. O Messias seria chamado para o serviço de Deus desde o ventre [Isaías 49:1b, Mateus 1:20-21].

Isaías 49:1,2 “1 Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.

2 E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

190. O Messias seria chamado pelo seu nome antes de nascer [Isaías 49:1c, Lucas 1:30-31].

Isaías 49:1,2 “1 Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.

2 E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

191. As palavras do Messias seriam como uma espada aguda [Isaías 49:2a, Apocalipse 2:12-16].

Isaías 49:1,2 “1 Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.

2 E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

192. O Messias seria protegido por Deus [Isaías 49:2b, Mateus 2:13-15].

Isaías 49:1,2 “1 Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.

2 E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

193. O Messias seria responsável pelo juízo da humanidade [Isaías 49:2c, João 5:22-29].

Isaías 49:1,2 “1 Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.

2 E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;”

Onde está escrito juízo ou julgamento da humanidade? De onde você tirou isso? Da expressão espada aguda? Desonestidade total. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

194. O Messias seria o servo de Deus [Isaías 49:3a, João 17:4].

Isaías 49:2,3 “2 E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;

3 E me disse: Tu és meu servo; és Israel, aquele por quem hei de ser glorificado.”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

195. A obra do Messias glorificaria a Deus [Isaías 49:3b, Mateus 15:30-31].

Isaías 49:2,3 “2 E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;

3 E me disse: Tu és meu servo; és Israel, aquele por quem hei de ser glorificado.”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

196. O Messias seria afligido pela incredulidade de Israel [Isaías 49:4, Lucas 19:41-42].

Isaías 49:4,5 “4 Porém eu disse: Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia o meu direito está perante o Senhor, e o meu galardão perante o meu Deus.

5 E agora diz o Senhor, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó; porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do Senhor serei glorificado, e o meu Deus será a minha força.”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

197. O Messias seria o servo de Deus [Isaías 49:5a, João 6:38].

Isaías 49:4,5 “4 Porém eu disse: Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia o meu direito está perante o Senhor, e o meu galardão perante o meu Deus.

5 E agora diz o Senhor, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó; porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do Senhor serei glorificado, e o meu Deus será a minha força.”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

198. O Messias viria para trazer Israel de volta para Deus [Isaías 49:5b, Mateus 15:24].

Isaías 49:4,5 “4 Porém eu disse: Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia o meu direito está perante o Senhor, e o meu galardão perante o meu Deus.

5 E agora diz o Senhor, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó; porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do Senhor serei glorificado, e o meu Deus será a minha força.”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

199. O Messias seria o servo de Deus [Isaías 49:6a, João 12:49-50].

Isaías 49:5-7 “5 E agora diz o Senhor, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó; porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do Senhor serei glorificado, e o meu Deus será a minha força.

6 Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.

7 Assim diz o Senhor, o Redentor de Israel, o seu Santo, à alma desprezada, ao que a nação abomina, ao servo dos que dominam: Os reis o verão, e se levantarão, como também os príncipes, e eles diante de ti se inclinarão, por amor do Senhor, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu.”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

200. O Messias seria uma luz para os Gentios [Isaías 49:6b, Atos 13:47-48].

Isaías 49:5-7 “5 E agora diz o Senhor, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó; porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do Senhor serei glorificado, e o meu Deus será a minha força.

6 Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.

7 Assim diz o Senhor, o Redentor de Israel, o seu Santo, à alma desprezada, ao que a nação abomina, ao servo dos que dominam: Os reis o verão, e se levantarão, como também os príncipes, e eles diante de ti se inclinarão, por amor do Senhor, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu.”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

201. O Messias seria desprezado [Isaías 49:7, João 10:20].

Isaías 49:5-7 “5 E agora diz o Senhor, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó; porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do Senhor serei glorificado, e o meu Deus será a minha força.

6 Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.

7 Assim diz o Senhor, o Redentor de Israel, o seu Santo, à alma desprezada, ao que a nação abomina, ao servo dos que dominam: Os reis o verão, e se levantarão, como também os príncipes, e eles diante de ti se inclinarão, por amor do Senhor, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu.”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

O texto não deixa claro que é o Messias. Fala que os reis adorarão o servo dos tiranos (Jesus é servo dos tiranos? Provavelmente se trata de Isaías, como nos outros versículos anteriores) e o Senhor e Santo de Israel podem ser referir à mesma pessoa com nomes diferentes, senão toda hora que você considerasse nomes dados a Deus unidos com a conjunção “e”, teríamos mais de 6 deuses no cristianismo.

202. O Messias falaria com sabedoria dada a ele por Deus [Isaías 50:4, João 12:49].

Isaías 50:4 “O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem.”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

203. O Messias não seria rebelde à vontade de Deus [Isaías 50:5, João 12:27].

Isaías 50:5-8 “5 O Senhor DEUS me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde; não me retirei para trás.

6 As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam.

7 Porque o Senhor DEUS me ajuda, assim não me confundo; por isso pus o meu rosto como um seixo, porque sei que não serei envergonhado.

8 Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Compareçamos juntamente; quem é meu adversário? Chegue-se para mim.”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

204. As costas do Messias seria açoitada [Isaías 50:6a, Mateus 27:26].

Isaías 50:5-8 “5 O Senhor DEUS me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde; não me retirei para trás.

6 As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam.

7 Porque o Senhor DEUS me ajuda, assim não me confundo; por isso pus o meu rosto como um seixo, porque sei que não serei envergonhado.

8 Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Compareçamos juntamente; quem é meu adversário? Chegue-se para mim.”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

205. O Messias teria a sua face esbofeteada e cuspida [Isaías 50:6b, Mateus 26:67].

Isaías 50:5-8 “5 O Senhor DEUS me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde; não me retirei para trás.

6 As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam.

7 Porque o Senhor DEUS me ajuda, assim não me confundo; por isso pus o meu rosto como um seixo, porque sei que não serei envergonhado.

8 Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Compareçamos juntamente; quem é meu adversário? Chegue-se para mim.”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

206. O Messias direcionaria firmemente sua face para a sua missão [Isaías 50:7, Lucas 9:51-53].

Isaías 50:5-8 “5 O Senhor DEUS me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde; não me retirei para trás.

6 As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam.

7 Porque o Senhor DEUS me ajuda, assim não me confundo; por isso pus o meu rosto como um seixo, porque sei que não serei envergonhado.

8 Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Compareçamos juntamente; quem é meu adversário? Chegue-se para mim.”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

207. O Messias seria justificado pela sua retidão [Isaías 50:8, 1 Timóteo 3:16].

Isaías 50:5-8 “5 O Senhor DEUS me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde; não me retirei para trás.

6 As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam.

7 Porque o Senhor DEUS me ajuda, assim não me confundo; por isso pus o meu rosto como um seixo, porque sei que não serei envergonhado.

8 Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Compareçamos juntamente; quem é meu adversário? Chegue-se para mim.”

Não fala isso. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro.

208. O Messias colocaria a sua confiança em Deus [Isaías 50:8-10, João 11:7-10].

Isaías 50:8-10 “8 Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Compareçamos juntamente; quem é meu adversário? Chegue-se para mim.

9 Eis que o Senhor DEUS me ajuda; quem há que me condene? Eis que todos eles como roupas se envelhecerão, e a traça os comerá.

10 Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus.”

Não fala isso, fala de Isaías. É Isaías usando o pronome em primeira pessoa, Isaías está falando de si mesmo. E está no passado, não no futuro. Algumas traduções colocam servo com letra maiúscula quando Isaías está se referindo a si mesmo no texto. Lembre-se: não são diferenciadas maiúsculas de minúsculas no texto hebraico original.

209. O Messias seria o servo de Deus [Isaías 52:13a, João 9:4].

Isaías 52:13-15 “13 Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime.

14 Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens.

15 Assim borrifará muitas nações, e os reis fecharão as suas bocas por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que eles não ouviram entenderão.”

Não fala que é o Messias, pode ser qualquer profeta.

210. O Messias seria grandemente exaltado [Isaías 52:13b, Filipenses 2:9-11].

Isaías 52:13-15 “13 Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime.

14 Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens.

15 Assim borrifará muitas nações, e os reis fecharão as suas bocas por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que eles não ouviram entenderão.”

Não fala que é o Messias, pode ser qualquer profeta.

211. A face do Messias seria desfigurada por meio de batidas violentas [Isaías 52:14, Mateus 26:67-68].

Isaías 52:13-15 “13 Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime.

14 Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens.

15 Assim borrifará muitas nações, e os reis fecharão as suas bocas por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que eles não ouviram entenderão.”

Não fala que é o Messias, pode ser qualquer profeta. E onde você leu face desfigurada por batidas violentas? Criatividade hein? Basta uma palavra ser parecida que esses cristãos inventam todo o resto.

212. O sangue do Messias seria derramado para fazer expiação por todos os pecados [Isaías 52:15, Apocalipse 1:5].

Isaías 52:13-15 “13 Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime.

14 Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens.

15 Assim borrifará muitas nações, e os reis fecharão as suas bocas por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que eles não ouviram entenderão.”

Não fala que é o Messias, pode ser qualquer profeta. Onde você leu sangue do Messias será derramado para fazer expiação dos pecados? Você tirou tudo isso das palavras “borrifará muitas nações”? A desonestidade desses sujeitos é impressionante.

213. O povo do Messias não creria que ele fosse o Cristo [Isaías 53:1, João 12:37-38].

Isaías 53:3-5 “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

Vou citar uma passagem do livro “Jesus existiu ou não” do Bart Ehrman, doutor em teologia especializado em crítica textual e no Jesus histórico, que ele comenta essa passagem.

Páginas 164-165 “Meus alunos às vezes citam esses versículos para mim, dizendo presunçosamente: ‘Está vendo? O sofrimento do Messias estava previsto!”. Minha resposta é sempre a mesma: peço que me mostrem onde está a palavra ‘messias’ nessa passagem. Os alunos ficam perdidos ao perceber que a palavra não aparece em nenhum ponto dessa passagem. Eles protestam: ‘Mas isso lembra exatamente a crucificação de Jesus! Assim como o Salmo 22. E o Salmo 69’. E assim por diante. Peço que examinem cada caso para ver se o autor está falando do Messias. Cada uma dessas passagens fala do sofrimento de alguém, mas esse alguém nunca é o Messias.

Em Isaías 53, por exemplo, o sofredor não é chamado de ‘messias’ mas de ‘servo de Deus’, e a passagem fala de seu sofrimento no pretérito, como algo que já acontecera à época em que o texto foi escrito (600 anos antes de Jesus). Já faz algum tempo que os intérpretes notaram, pela leitura em contexto mais amplo, que o autor revela quem é esse servo do Senhor. Em Isaías 49:3 o profeta declara: ‘Ele me disse: Você é meu servo, Israel, e eu me orgulho de você’.

Israel é o servo do Senhor que sofreu pelos pecados do povo e assim trouxe a cura. Isaías 53 foi escrito durante o exílio, quando os exércitos babilônicos haviam transportado os líderes de Judá por centenas de quilômetros de distância, forçando-os a viver na Babilônia. Isaías está lamentando o exílio, porém indica ao mesmo tempo que o sofrimento trará absolvição para os pecados do povo e que Deus restaurará sua sorte. Ele não está falando do futuro messias.

Há um ponto ainda mais importante: não havia judeus antes do cristianismo que achassem que Isaías 53 (o qualquer uma das passagens de ‘sofrimento’) se referia ao futuro messias. Não há um único texto judaico anterior à época de Jesus que interprete a passagem messianicamente. Por que então os cristãos a interpretam assim, tradicionalmente? Pelo mesmo motivo que os faz pensar que o Messias tinha que sofrer. Para eles, Jesus é o Messias. E Jesus sofreu. Consequentemente, o Messias tinha que sofrer. Isso não deve ter sido uma surpresa para Deus; deve ter sido tudo planejado. Assim, os cristãos buscaram passagens na Bíblia Hebraica que falavam de alguém sofrendo e disseram que elas se referiam aos sofrimentos do futuro Messias, Jesus. Os judeus discordaram veementemente dessas interpretações, e começaram as discussões.”

214. O Messias cresceria em Nazaré [Isaías 53:2a, Mateus 2:21-23].

Isaías 53:2 “2 Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.”

Onde está escrito Nazaré? Essa passagem fala de Israel, não do messias. Veja o comentário do Bart Ehrman. Fala “como raiz de terra seca, não tinha beleza”, nem fala que nasceria em uma terra seca, é só uma comparação. E ainda que dissesse que nasceria em uma terra seca, isso não significa que seria Nazaré, necessariamente.

215. O Messias teria a aparência de um homem ordinário [Isaías 53:2b, Filipenses 2:7-8].

Veja o comentário do Bart Ehrman.

216. O Messias seria desprezado [Isaías 53:3a, Lucas 4:28-29].

Isaías 53:3-5 “3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

217. O Messias seria rejeitado [Isaías 53:3b, Mateus 27:21-23].

Isaías 53:3,4 “3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

218. O Messias possuiria grande dor e tristeza [Isaías 53:3c, Lucas 19:41-42].

Isaías 53:3,4 “3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

219. Homens evitariam associações com o Messias [Isaías 53:3d, Marcos 14:50-52].

Veja o comentário do Bart Ehrman.

220. O Messias teria um ministério de cura [Isaías 53:4a, Lucas 6:17-19].

Isaías 53:3,4 “3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

221. O Messias carregaria e suportaria sobre si os pecados do mundo [Isaías 53:4b, 1 Pedro 2:24].

Isaías 53:3,4 “3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

222. Pensariam que o Messias tivesse sido amaldiçoado por Deus [Isaías 53:4c, Mateus 27:41-43].

Isaías 53:3,4 “3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

223. O Messias suportaria a punição pelos pecados da humanidade [Isaías 53:5a, Lucas 23:33].

Isaías 53:5,6 “5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

224. O sacrifício do Messias proveria paz entre Deus e o homem [Isaías 53:5b, Colossenses 1:20].

Veja o comentário do Bart Ehrman.

225. As costas do Messias seria açoitada [Isaías 53:5c, Mateus 27:26].

Veja o comentário do Bart Ehrman.

226. O Messias seria, para toda a humanidade, o “carregador-dos-pecados” [Isaías 53:6, Gálatas 1:4].

Veja o comentário do Bart Ehrman.

227. O Messias seria oprimido e afligido [Isaías 53:7a, Mateus 27:27-31].

Isaías 53:7 “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

228. O Messias estaria calado perante seus acusadores [Isaías 53:7b, Mateus 27:12-14].

Isaías 53:7 “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

229. O Messias seria como um cordeiro de sacrifício [Isaías 53:7c, João 1:29].

Isaías 53:7 “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

230. O Messias seria preso e atormentado [Isaías 53:8a, Mateus 26:47-27:31].

Isaías 53: 8 “Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.”

Veja comentário do Bart Ehrman.

231. O Messias seria julgado [Isaías 53:8b, João 18:13-22].

Isaías 53: 8 “Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

232. O Messias seria morto [Isaías 53:8c, Mateus 27:35].

Isaías 53: 8 “Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

233. O Messias morreria pelos pecados do mundo [Isaías 53:8d, 1 João 2:2].

Isaías 53: 8 “Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

234. O Messias seria sepultado no túmulo de um rico [Isaías 53:9a, Mateus 27:57].

Isaías 53:9 “E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.”

 Veja o comentário do Bart Ehrman. E está errado, não disse túmulo do rico, disse “o rico”, ou seja, pessoa rica.

235. O Messias seria inocente e não cometeria injúria [Isaías 53:9b, Marcos 15:3].

Veja o comentário do Bart Ehrman.

236. O Messias não possuiria engano em sua boca [Isaías 53:9c, João 18:38].

Veja o comentário do Bart Ehrman.

237. Era a vontade de Deus que o Messias morresse por toda a humanidade [Isaías 53:10a, João 18:11].

Isaías 53:10 “Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

238. O Messias seria uma oferta pelo pecado [Isaías 53:10b, Mateus 20:28].

Veja o comentário do Bart Ehrman.

239. O Messias ressuscitaria e viveria para sempre [Isaías 53:10c, Marcos 16:16].

Isaías 53:10 “Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.”

Veja o comentário do Bart Ehrman. Onde está escrito ressurreição? A pessoa pode viver para sempre em um reino mágico celestial sem precisar ressuscitar.

240. O Messias prosperaria [Isaías 53:10d, João 17:1-5].

Isaías 53: 10 “Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.”

 Veja o comentário do Bart Ehrman.

241.Deus ficaria plenamente satisfeito com o sofrimento do Messias [Isaías 53:11a, João 12:27].

Isaías 53:11,12 “11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.

12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

242. O Messias seria o servo de Deus [Isaías 53:11b, Romanos 5:18-19].

Isaías 53:11,12 “11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.

12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”

Ver comentário do Bart Ehrman.

243. O Messias justificaria o homem perante Deus [Isaías 53:11c, Romanos 5:8-9].

Isaías 53:11,12 “11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.

12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

244. O Messias seria, para toda a humanidade, o “carregador-dos-pecados” [Isaías 53:11d, Hebreus 9:28].

Isaías 53:11,12 “11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.

12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

245. Por causa do seu sacrifício, o Messias seria grandemente exaltado por Deus [Isaías 53:12a, Mateus 28:18].

Isaías 53:11,12 “11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.

12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

246. O Messias entregaria a sua vida para salvar a humanidade [Isaías 53:12b, Lucas 23:46].

Isaías 53:11,12 “11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.

12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”

Veja o comentário do Bart Ehrman. E não falou humanidade, falou muitos.

247. O Messias seria ajuntado com os malfeitores [Isaías 53:12c, Lucas 23:32].

Isaías 53:11,12 “11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.

12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

248. O Messias seria, para toda a humanidade, o “carregador-dos-pecados” [Isaías 53:12d, 2 Coríntios 5:21].

Isaías 53:11,12 “11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.

12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

249. O Messias intercederia a Deus em favor da humanidade [Isaías 53:12e, Lucas 23:34].

Isaías 53:11,12 “11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.

12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

250. O Messias seria ressuscitado por Deus [Isaías 55:3, Atos 13:34].

Isaías 55: 3 “Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.”

Isaías está falando dele mesmo. Não há nenhuma referência a Messias.

251. O Messias seria uma testemunha [Isaías 55:4, João 18:37].

Isaías 55:3-5 “3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.

4 Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos.

5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou.”

Não deixou claro textualmente que é o Messias. Parece que se trata de Davi no versículo 4. Fala de Davi e depois diz “o dei por testemunha dos povos, como líder e governador”. Está no passado, então é algo que já ocorreu, e Davi foi líder e governador, então parece que se refere a Davi, não é uma previsão de futuro a respeito do Messias.

252. O Messias viria para prover salvação [Isaías 59:15-16a, João 6:40].

Isaías 59:15,16 “15 Sim, a verdade desfalece, e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o Senhor viu, e pareceu mal aos seus olhos que não houvesse justiça.

16 E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.”

Não faz referência a Messias, nem de que o Messias traria salvação. Está se referindo a Deus. Intercessor não significa alguém que morre pelos pecados e tal. Moisés era intercessor, ele intercedia pelo povo, assim como vários outros profetas.

253. O Messias seria o intercessor entre Deus e o homem [Isaías 59:15-16b, Mateus 10:32-33].

Isaías 59:15,16 “15 Sim, a verdade desfalece, e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o Senhor viu, e pareceu mal aos seus olhos que não houvesse justiça.

16 E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.”

Não faz referência a Messias, nem de que o Messias traria salvação. Está se referindo a Deus. Intercessor não significa alguém que morre pelos pecados e tal. Moisés era intercessor, ele intercedia pelo povo, assim como vários outros profetas.

254. O Messias viria a Sião como o seu Redentor [Isaías 59:20, Lucas 2:38].

Isaías 59:19,20 “19 Então temerão o nome do Senhor desde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol; vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira.

20 E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se converterem da transgressão, diz o Senhor.”

O Redentor pode ser o próprio Deus, que perdoa os pecados, o Espírito de Deus, algum profeta que irá orientar o povo e, assim, redimir a situação deles para com Deus. Enfim, não fala que é o Messias ou que é o descendente prometido para o rei Davi, muito menos que ele morrerá em um cruz para perdoar os pecados.

255. O Messias teria o Espírito de Deus sobre ele [Isaías 61:1, Mateus 3:16-17].

Isaías 61:1“O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;”.

Não fala isso, Isaías está falando dele mesmo, em primeira pessoa.

256. O Messias pregaria as boas novas [Isaías 61:1-2, Lucas 4:18-21].

Isaías 61:1,2 “1 O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

2 A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;”

Não fala isso, Isaías está falando dele mesmo, em primeira pessoa.

257. O Messias viria para prover salvação [Isaías 63:5, João 3:17].

Isaías 63:5 “E olhei, e não havia quem me ajudasse; e admirei-me de não haver quem me sustivesse, por isso o meu braço me trouxe a salvação, e o meu furor me susteve.”.

Não fala isso, Isaías está falando dele mesmo, em primeira pessoa. A passagem está no passado.

258. O Messias seria achado por um povo que não o buscava [Isaías 65:1, Mateus 15:22-28].

Isaías 65:1 “Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui.”

Não fala isso, Isaías está falando dele mesmo, em primeira pessoa. A passagem está no passado.

259. O Messias seria rejeitado por Israel [Isaías 65:2, João 5:37-40].

Isaías 65:2 “Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos;”

Não fala isso, Isaías está falando dele mesmo, em primeira pessoa. A passagem está no passado.

Jeremias

260. O Messias seria descendente de Davi [Jeremias 23:5, Lucas 3:23-31].

Jeremias 23:5 “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra.”

Depois de centenas de fraudes proféticas sobre o Messias, uma profecia clara sobre a vinda do Messias. É assim que é uma profecia sobre a vinda do Messias, não é aquele tipo de coisa desonesta que eu já mostrei.

261. O Messias seria Senhor [Jeremias 23:6, João 13:13].

Jeremias 23:5,6 “5 Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra.

6 Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.’

Profecia sobre Messias. Ver meu comentário anterior.

262. Crianças morreriam durante uma tentativa de matar o Messias [Jeremias 31:15, Mateus 2:16].

Jeremias 31:15 “Assim diz o Senhor: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos; não quer ser consolada quanto a seus filhos, porque já não existem.”

Não faz referência a Messias ou a descendente de Davi que reinará e etc. Está no passado, já aconteceu. E provavelmente se refere a alguma guerra que aconteceu.

263. O Messias nasceria de uma virgem [Jeremias 31:22, Mateus 1:18-20].

Jeremias 31:22 “Até quando andarás errante, ó filha rebelde? Porque o Senhor criou uma coisa nova sobre a terra; uma mulher cercará a um homem.”

Onde está qualquer referência a Messias? Onde está a palavra virgem? Mulher e homem especificam muito bem certas pessoas, não é?

264. O Messias seria a nova aliança [Jeremias 31:31, Mateus 26:28].

Jeremias31: 31 “Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.”

Deus faz aliança com o povo, como na época que fez aliança com Moisés, fez aliança com Abraão, então em nenhum momento disse que o Messias seria essa aliança ou que a aliança viria com a morte do Messias em uma cruz.

265. O Messias seria descendente de Davi [Jeremias 33:14-15, Lucas 3:23-31].

Jeremias 33:14,15 “14 Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que cumprirei a boa palavra que falei à casa de Israel e à casa de Judá;

15 Naqueles dias e naquele tempo farei brotar a Davi um Renovo de justiça, e ele fará juízo e justiça na terra.”

Profecia sobre o Messias.

Lamentações

266. O Messias seria golpeado na face [Lamentações 3:30, João 18:22].

Lamentações 3:27-30 “27 Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.

28 Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele.

29 Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança.

30 Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta.”

Não faz referência a Messias, está dizendo “homem”, é bem genérico.

Ezequiel

267. O Messias seria descendente de Davi [Ezequiel 17:22-24, Lucas 3:23-31].          

Ezequiel 17:22-24 “22 Assim diz o Senhor DEUS: Também eu tomarei um broto do topo do cedro, e o plantarei; do principal dos seus renovos cortarei o mais tenro, e o plantarei sobre um monte alto e sublime.

23 No monte alto de Israel o plantarei, e produzirá ramos, e dará fruto, e se fará um cedro excelente; e habitarão debaixo dele aves de toda plumagem, à sombra dos seus ramos habitarão.

24 Assim saberão todas as árvores do campo que eu, o Senhor, abati a árvore alta, elevei a árvore baixa, sequei a árvore verde, e fiz reverdecer a árvore seca; eu, o Senhor, o disse, e o fiz.’

Onde está o nome Davi? Não faz referência a Messias. É só um monte de poesia metafórica.

268. O Messias seria descendente de Davi [Ezequiel 34:23-24, Mateus 1:1].

Ezequiel 34:23,24 “23 E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.

24 E eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse.”

É bem vago e metafórico, mas parece ser uma metáfora na qual Davi é o Messias e as ovelhas são as pessoas do povo de Israel.

Daniel

269. O Messias ascenderia ao céu [Daniel 7:13-14a, Atos 1:9-11].

Daniel 7:13,14 “13 Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.

14 E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.’

O livro de Daniel é cheio de metáforas e exageros em linguagem figurada, não é para ser interpretado literalmente.  O próprio contexto da profecia, que é o capítulo 7, mostra isso. E depois é explicado a Daniel o significado da profecia, e parece que o filho do homem é o Altíssimo ou o reino do Altíssimo, e os santos são as pessoas que seguem a Deus. Já que as bestas anteriores eram reinos, o filho do homem também deve ser um reino, no caso, o reino do Altíssimo. Não fala que é o messias. Veja o comentário de Bart Ehrman.

p. 90, livro “Como Jesus se tornou Deus”: “O livro de Daniel é algo como uma versão da Bíblia Hebraica para o livro do Apocalipse – um livro que os fundamentalistas modernos pensam estabelecer um plano para a história humana até os nossos tempos. Estudiosos críticos veem-no como algo de fato bem diferente, como um livro de seu próprio tempo e lugar. O pretenso cenário do livro de Daniel é o século VI a.C. – embora alguns estudiosos há muito estejam convencidos de que o livro na verdade não foi escrito naquela época, mas séculos depois, em II a.C. Nesse livro, Daniel é retratado como um judeu cativo levado para o exílio na Babilônia, o império mundial que destruiu sua terra natal em 586 a.C. No capítulo 7, Daniel descreve uma visão extravagante na qual quatro bestas erguem-se do mar, uma após a outra. Elas são aterrorizantes e verdadeiramente terríveis, e semeiam a destruição na terra. Então, ele vê ‘alguém semelhante a um filho de um homem’ vir nas ‘nuvens do céu’ (Dn 7:13). Cá está uma figura que não é bestial, mas tem forma humana; em vez de vir do turbulento mar de caos, ele chega do reino de Deus. As bestas que haviam causado tanta destruição na terra são julgadas e retiradas do poder, e o reino da terra é entregue àquele ‘semelhante a um filho de um homem’.

Daniel não consegue entender sobre a visão, mas, por sorte – como tipicamente acontece nos textos apocalípticos que divulgam verdades celestiais sublimes -, um anjo está a postos para interpretá-la para ele. Cada besta representa um reino que virá, um depois do outro, a governar a terra. No fim, depois da quarta besta, alguém de aparência humana receberá o domínio sobre a terra. Na interpretação da visão pelo anjo, somos informados de que esse domínio será dado ‘ao povo dos santos do Altíssimo’ (Dn 7:27). Isso pode significar que, assim como cada besta representava um reino, aquele ‘semelhante a um filho de um homem’ também representava. As bestas eram reinos sucessivos da Babilônia, Média, Pérsia e Grécia, que alcançariam o domínio do mundo. Assim, aquele semelhante a um filho de um homem seria o reino de Israel, que seria restaurado a seu devido lugar e receberia a autoridade sobre a terra”

São expressões metafóricas que não devem ser interpretadas literalmente.  Em outra passagem (Daniel capítulo 10), parece que Daniel está se referindo a anjos quando diz filho do homem, tanto que usa no plural, e o contexto (capítulo 10) indica que é um arcanjo ou anjo.

Daniel 10:16 “Eis que um que tinha a semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios; então abri a minha boca, e falei e disse ao que estava em pé diante de mim: Meu senhor, por causa da visão apoderam-se de mim as minhas dores, e não retenho força alguma.”

A seguir a explicação:

Daniel 7:15-28 “15 Quanto a mim, Daniel, o meu espírito foi abatido dentro do corpo, e as visões da minha cabeça me perturbaram.

16 Cheguei-me a um dos que estavam perto, e pedi-lhe a verdade acerca de tudo isto. E ele me disse, e fez-me saber a interpretação das coisas.

17 Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis, que se levantarão da terra.

18 Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de eternidade em eternidade.

19 Então tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal, que era diferente de todos os outros, muito terrível, cujos dentes eram de ferro e as suas unhas de bronze; que devorava, fazia em pedaços e pisava aos pés o que sobrava;

20 E também a respeito dos dez chifres que tinha na cabeça, e do outro que subiu, e diante do qual caíram três, isto é, daquele que tinha olhos, e uma boca que falava grandes coisas, e cujo parecer era mais robusto do que o dos seus companheiros.

21 Eu olhava, e eis que este chifre fazia guerra contra os santos, e prevaleceu contra eles.

22 Até que veio o ancião de dias, e fez justiça aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino.

23 Disse assim: O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços.

24 E, quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis.

25 E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.

26 Mas o juízo será estabelecido, e eles tirarão o seu domínio, para o destruir e para o desfazer até ao fim.

27 E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão.

28 Aqui terminou o assunto. Quanto a mim, Daniel, os meus pensamentos muito me perturbaram, e mudou-se em mim o meu semblante; mas guardei o assunto no meu coração.”

270. O Messias seria altamente exaltado [Daniel 7:13-14b, Efésios 1:20-22].

Ver comentário anterior.

271. O domínio do Messias seria eterno [Daniel 7:13-14c, Lucas 1:31-33].

Ver comentário anterior.

272. O Messias viria para dar fim aos pecados [Daniel 9:24a, Gálatas 1:3-5].

Versão da Bíblia Almeida Corrigida e Revisada Fiel (https://www.bibliaonline.com.br/acf/dn/9) Essa versão, DESCARADAMENTE, substitui a palavra ungido, que consta no original, por messias. Daniel 9:24-26 “24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.

25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.

26 E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.

27 E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.’

A maior parte das outras versões não comete esse erro desonesto e grotesco. Cuidado com a Bíblia que você tem.

Versão da sociedade bíblica britânica (https://www.bibliaonline.com.br/tb/dn/9). Existem outras versões que colocam o ungido com letra maiúscula, outras em minúscula (lembre-se no hebraico original não se fazia diferença entre maiúscula e minúscula).

Daniel 9:24-26 “24 Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade para consumir a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e profecia e para ungir o santíssimo.

25 Sabe, pois, e entende que desde a saída da palavra para restaurar e para edificar a Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas; e em sessenta e duas semanas estará redificada com rua e fosso em tempos angustiosos.

26 Depois de sessenta e duas semanas será exterminado o ungido, e não terá nada; e o povo do príncipe que há de vir, destruirá a cidade e o santuário; ele acabará num dilúvio, e até o fim haverá guerra; desolações são determinadas.”

Citação do livro “Jesus existiu ou não” do Bart Ehrman, página 166, no qual ele refuta um cristão chamado Carrier “Trata-se de uma daquelas profecias pós-datadas tão comuns nos seis capítulos finais desse livro [Livro de Daniel]. O que quero dizer com ‘profecias pós-datadas’ é que o livro de Daniel alega ter sido escrito por um homem hebreu, Daniel, durante o exílio na Babilônia, por volta de 550 AEC [ significa antes da Era Comum, pode interpretar antes da Era Comum como antes de cristo, Era comum é o ano zero, é só outra forma de dividir o tempo antes de cristo e depois de cristo]. Mas, na verdade, como é de conhecimento entre os estudiosos há algum tempo (Carrier concorda com isso), foi escrito mesmo por volta de 160 AEC. Quando o personagem Daniel ‘prevê’ o que vai acontecer, o verdadeiro autor, fingindo ser Daniel, simplesmente narra o que já aconteceu. Assim, tem-se a impressão de que o profeta do século VI é capaz de antecipar o futuro, pois o que ele prevê de fato acontece.

Daniel 9 é uma passagem complicada que ‘prevê’ detalhadamente o que acontecerá ao povo de Jerusalém ao longo de ‘setenta semanas’ que foram ‘determinadas para o seu povo e sua cidade santa, para lazer cessar a transgressão, selar o pecado e expiar o crime [...]’ (Daniel 9: 24). As semanas são interpretadas no próprio texto como setenta semanas de anos, ou seja, uma semana representa sete anos. Segundo o versículo 25, haverá um período de sete semanas de anos separando a ordem para reconstruir Jerusalém do surgimento de um ‘príncipe ungido’. Em seguida, o versículo 26 indica que, sessenta e duas semanas de anos depois, o ‘ungido’ será eliminado. Carrier argumenta veementemente que isso mostra que o autor de Daniel esperava que o Messias (o ‘ungido’) seria morto (‘eliminado’).

É uma interpretação interessante, porém altamente idiossincrática. Não parece em comentários sobre Daniel escritos por estudiosos críticos da Bíblia Hebraica (os que não são fundamentalistas nem evangélicos conservadores) por bons motivos. Para começar, é óbvio que o príncipe ungido do versículo 25 e o ungido do versículo 26 não são a mesma pessoa. Seriam ambos príncipes, ou seja, figuras messiânicas tradicionais? É importante lembrar que o termo ‘ungido’ era ocasionalmente usado como um termo técnico para se referir ao futuro governante de Israel. Mas nem sempre era usado dessa maneira. Às vezes se referia simplesmente a um rei (Salomão), ou um sumo sacerdote, ou qualquer um que tivesse passado por uma cerimônia de unção. Isto é, não era apenas um termo técnico mas também um termo comum. Chama a atenção nessa passagem que a figura do versículo 26 não seja chamada de príncipe ou ‘o’ ungido – ou seja, o Messias.

Assim, em um dos comentários definitivos sobre Daniel, escrito por Louis Hartman, um estudioso renomado da Bíblia Hebraica (Carrier não se diz estudioso da Bíblia Hebraica; não sei se ele sabe hebraico ou aramaico, as línguas em que o livro foi escrito), lemos o seguinte sobre o versículo 25:

Embora no período pré-exílio [o período vivido em Israel antes do exílio babilônico de 586 AEC (586 a.C.) – 400 anos ou mais antes que Daniel fosse escrito] a palavra hebraica masiah, ‘o ungido’, fosse usada quase exclusivamente para se referir a reis, ao menos no período pós-exílio [após o retorno do povo à terra, vários anos depois] o sumo sacerdote recebia uma unção solene com óleo sagrado ao assumir o posto [...] Parece muito mais provável que o ‘príncipe ungido’ em 9:25 se refira ao sumo sacerdote, Josué bem Josedec.

Em outra palavras, 9:25 não só não está falando de um futuro messias, como está falando de uma figura da história de Israel que já conhecemos: o sacerdote Josué, mencionado em outras passagens da Bíblia Hebraica (ver, por exemplo, Zacarias 6:11). O versículo 26 se refere a alguém que viveu séculos mais tarde, embora também não fosse u futuro messias. Conforme argumentado por Hartman – em consonância a vários outros estudiosos da Bíblia Hebraica -, a menção a ‘um’ (não ‘o’) ungido em 9:26 ‘quase certamente’ remete a outra figura conhecida da história judaica, o sumo sacerdote Onias III, que foi deposto do sacerdócio e assassinado em 171 AEC, vários anos antes da famosa revolta dos Macabeus, evento reconstituído em II Macabeus 4:1-38.

As duas figuras chamadas ‘ungido’ não são futuros messias. Ambas eram sumos sacerdotes que, graças à sua posição, foram ungidos. E ambos já tinham vivido no passado. O mais importante de tudo é que, até onde sabemos, essa passagem nunca foi interpretada messianicamente por judeus antes do surgimento do cristianismo. Em outras palavras, nenhum judeu no início da década de 30 EC teria proposto a ideia de um messias sofredor baseado em Daniel 9:26. Ninguém achava que a passagem se referia a isso.

O que resta, então? Não há a mínima evidência sugerindo que existam judeus antes do advento do cristianismo aguardando a chegada de um messias que seria morto pelos pecados – ou mesmo apenas morto.”

273. O Messias seria santo [Daniel 9:24b, Lucas 1:35].

Daniel 9:24 “Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade para consumir a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e profecia e para ungir o santíssimo.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

274. O Messias seria anunciado ao seu povo 483 anos após o dia exato do decreto para a reedificação da cidade de Jerusalém [Daniel 9:25, João 12:12-13].

Daniel 9:25 “Sabe, pois, e entende que desde a saída da palavra para restaurar e para edificar a Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas; e em sessenta e duas semanas estará redificada com rua e fosso em tempos angustiosos.”

7 semanas e 62 semanas é igual a 483 anos? Nada a ver, que interpretação bizarra vocês fizeram? Veja o comentário do Bart Ehrman.

275. O Messias seria morto [Daniel 9:26a, Mateus 27:35].

Daniel 9:26 “Depois de sessenta e duas semanas será exterminado o ungido, e não terá nada; e o povo do príncipe que há de vir, destruirá a cidade e o santuário; ele acabará num dilúvio, e até o fim haverá guerra; desolações são determinadas.”

Veja o comentário do Bart Ehrman.

Daniel 9:26 cadê o dilúvio? Atualmente estamos em uma época de paz como nunca houve na História da humanidade, isso não significa que estamos em paz completa. Mas depois da criação da ONU as coisas melhoraram muito em termos de guerras.

276. O Messias morreria pelos pecados do mundo [Daniel 9:26b, Hebreus 2:9].

Daniel 9:26 “Depois de sessenta e duas semanas será exterminado o ungido, e não terá nada; e o povo do príncipe que há de vir, destruirá a cidade e o santuário; ele acabará num dilúvio, e até o fim haverá guerra; desolações são determinadas.”

Veja o comentário do Bart Ehrman. De ungido será exterminado para Messias morrerá pelos pecados da humanidade? Haja criatividade, hein?

277. O Messias seria morto antes da destruição do templo [Daniel 9:26c, Mateus 27:50-51].

Veja o comentário do Bart Ehrman.

278. Uma visão do Messias em estado glorificado [Daniel 10:5-6, Apocalipse 1:13-16].

Daniel 10:2-16 “2 Naqueles dias eu, Daniel, pranteava três semanas inteiras.

3 Não comi pão algum agradável, nem entrou na minha boca carne nem vinho, nem me untei de óleo algum, até que se cumpriram as três semanas inteiras.

4 No dia vinte e quatro do primeiro mês, estando eu ao lado do grande rio, que é Tigre,

5 levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, e cingido pelos lombos com um cinto de ouro puro de Ufaz;

6 também o seu corpo era como o berilo, e o seu rosto como a aparência de relâmpago, e os seus olhos como lâmpadas de fogo, e os seus braços e os seus pés de cor semelhante ao cobre polido, e o som das suas palavras como o som duma multidão.

7 Só eu, Daniel, vi a visão. Pois os homens que estavam comigo não a viram; mas sobre eles caiu um grande temor, e fugiram para se esconder.

8 Fui, pois, deixado sozinho, e vi esta grande visão, e não ficou força em mim; porque se mudou em mim a minha formosura em corrupção, e não retive força alguma.

9 Contudo ouvi o som das suas palavras; quando ouvi o som das suas palavras, já tinha caído com o rosto em terra num profundo sono.

10 Eis que uma mão me tocou, e fez-me levantar até ficar sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos.

11 Ele me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te em pé, pois a ti sou enviado. Tendo ele proferido esta palavra a mim, pus-me em pé tremendo.

12 Então me disse: Não tenhas medo, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a entender, e a humilhar-te diante de teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras, e sou vindo por causa das tuas palavras.

13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para me ajudar; e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.

14 Agora sou vindo para te fazer entender o que há de suceder ao teu povo nos últimos dias; pois a visão ainda está para muitos dias.

15 Tendo ele falado comigo segundo estas palavras, abaixei o meu rosto para a terra, e fiquei calado.

16 Eis que um que tinha a semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios; então abri a minha boca, e falei e disse ao que estava em pé diante de mim: Meu senhor, por causa da visão apoderam-se de mim as minhas dores, e não retenho força alguma.”

Não diz que é o Messias, é muito mais provável que seja um anjo falando a Daniel. Tanto que um demônio da Pérsia estava lutando contra esse anjo e ele precisou da ajuda do Arcanjo Miguel para derrotá-lo. Se fosse Jesus, que é Deus, segundo o cristianismo, precisaria de ajuda do Arcanjo Miguel para derrotar um demônio?

Oséias

279. O Messias seria o Filho de Deus [Oséias 11:1a, Mateus 2:13-15].

Oséias 11:1 “Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei a meu filho.”

Está falando, metaforicamente, de Deus chamando seu filho, a nação de Israel, do Egito. Deus tirando seu povo “amado” do Egito. Não faz nenhuma referência a Messias nem a descendente de Davi que ocupará o trono e etc.

280. O Messias seria chamado do Egito [Oséias 11:1b, Mateus 2:13-15].

Oséias 11:1 “Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei a meu filho.”

Está falando, metaforicamente, de Deus chamando seu filho, a nação de Israel, do Egito. Deus tirando seu povo “amado” do Egito. Não faz nenhuma referência a Messias nem a descendente de Davi que ocupará o trono e etc.

281. O Messias venceria a morte [Oséias 13:14, 1 Coríntios 15:55-57].

Oséias 13: 9-14 “9 É a tua destruição, ó Israel, estares tu contra mim, contra o teu auxílio.

10 Onde está agora o teu rei, para que te salve em todas as tuas cidades? onde estão os teus juízes, de quem disseste: Dá-me rei e príncipes?

11 Dei-te um rei na minha ira, e tirei-o no meu furor.

12 A iniqüidade de Efraim está atada; o seu pecado está depositado.

13 Sobre ele virão as dores duma mulher que está de parto, ele é um filho insensato; pois é tempo dele não se demorar no lugar donde saem os filhos.

14 Resgatá-los-ei do poder do Cheol; remi-los-ei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó Cheol, a tua destruição? o arrependimento será escondido dos meus olhos.”

Está falando de Efraim ou do seu rei. Não faz nenhuma referência a Messias ou descendente de Davi.

Joel

282. O Messias ofereceria a salvação para todos [Joel 2:32, Romanos 10:12-13].

Joel 2:32 “Acontecerá que todo aquele que invocar o nome de Jeová será libertado; pois no monte de Sião e em Jerusalém estarão os que escaparem, como disse Jeová, e entre os sobreviventes aqueles que Jeová chamar.”

Está falando de Jeová, não do Messias.

Amós

283. Deus faria com que o céu se escurecesse ao meio-dia [Amós 8:9, Mateus 27:45-46].

Amós 8:2-10 “2 e perguntou: Que vês tu agora Amós? Eu respondi: Um cesto de frutos do verão. Então me disse Jeová: O fim é vindo sobre o meu povo de Israel; não tornarei mais a passar por ele.

3 Os cânticos do templo serão gritos de dor naquele dia, diz o Senhor Jeová; muitos serão os cadáveres; em todos os lugares serão lançados fora em silêncio.

4 Ouvi isto, vós que pisais os necessitados, e fazeis perecer os pobres da terra,

5 dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos grão? e o sábado, para expormos trigo? diminuindo o efa, aumentando o siclo e servindo-nos de balanças falsas

6 para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo.

7 Jurou Jeová pela glória de Jacó: Certamente nunca me esquecerei de nenhuma das suas obras.

8 Por causa disto não se comoverá a terra, e não chorará todo o que nela habitar? sim toda ela se levantará como o Rio, será agitada e se diminuirá como o Rio do Egito.

9 Acontecerá naquele dia, diz o Senhor Jeová, que farei que o sol se ponha ao meio dia, e cobrirei de trevas a terra no claro dia.

10 Converterei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em pranto; porei sacos sobre todos os lombos e calva sobre todas as cabeças; farei que isso seja como o luto por um filho único, e o seu fim como um dia de amargura.”

Não diz que isso ocorrerá na morte do Messias. É apenas uma previsão de destruição e desgraça para o povo de Israel. Como se não acontecesse desgraça com a maioria dos povos daquela época e lugar.

Miquéias

Miquéias 5:2 reinar em Israel. Este é um país terreno. Deturpar isso para inventar um sentido novo como Israel celestial é desonestidade intelectual, existe Brasil celestial também?

284. O Messias nasceria em Belém [Miquéias 5:2a, Mateus 2:1-2].

Miquéias 5:1,2 “1 Agora te reunirás em tropas, ó filha de tropas. O inimigo pôs cerco a nós: ferirão com a vara o queixo ao juiz de Israel.

2 Mas tu, Belém Efrata, que és pequena para se achar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de ser reinante em Israel; e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde a eternidade.”

É uma profecia messiânica. Existe uma discussão se Belém-Efrata é um clã ou uma cidade.

1 Crônicas 2:50,51 “Estes foram os filhos de Calebe, filho de Hur, o primogênito de Efrata: Sobal, pai de Quiriate-Jearim,

E Salma, pai dos belemitas, Harefe, pai de Bete-Gader.” (https://www.bibliaonline.com.br/acf/1cr/2)

Vou citar: “os textos de Josué 22:14,21,30; Juízes 6:15; 1 Samuel 10:19; 23:23 utilizam a palavra “milhar” ou “milhares” para designar “clã” ou “clãs”). Por isso, para Miquéias, Belém Efrata designa um clã e não uma localização geográfica.

Mas, o mais importante é que a citação em Mateus está fora de contexto, tendo errado em mais de 700 anos!

Miquéias referia-se à iminente invasão por parte dos assírios por volta de 730 AEC que, começando por invadir o Reino de Israel, eram também uma ameaça para Judá. O seu texto servia para inspirar conforto e confiança de que, muito brevemente, iria surgir um líder que iria combater e derrotar os assírios.

Hoje podemos apenas tentar adivinhar que, como Miquéias não acertou no seu vaticínio, os judeus teriam ficado expectantes de um cumprimento posterior deste. Mas, como nunca aconteceu nada de extraordinário, é provável que alguns judeus, cansados de esperar pelo cumprimento de tantas “profecias”, tenham criado uma personagem que as cumpria todas: Jesus Nazareno.” http://quem-escreveu-torto.blogspot.com.br/2012/10/mateus-jesus-de-onde.html

Para mim não faz muita diferença se é um clã ou uma cidade. Os historiadores acham que muito provavelmente Jesus não nasceu em Belém, mas sim em Nazaré. A referência a Belém foi só porque o rei Davi nasceu em Belém. E, mesmo que o Jesus histórico tenha nascido em Belém, isso não faz muita diferença para determinar se ele é ou não o Messias.

285. O Messias seria o servo de Deus [Miquéias 5:2b, João 15:10].

Miquéias 5:2 “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.”

É uma profecia messiânica. Mas não diz a palavra servo ou “submissão em nenhuma parte dessa passagem.

286. O Messias seria oriundo da eternidade [Miquéias 5:2c, Apocalipse 1:8].

Miquéias 5:2 “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.”

Não diz que o Messias seria oriundo da eternidade, que seria alguém que sempre existiu. Provavelmente essa linguagem vaga quer dizer que a vinda do Messias estava prometida desde tempos antigos, tanto que está escrito “tempos antigos”. Eternidade ou é só um exagero da expressão tempos antigos, mostrando que é muito antigo mesmo, ou significa que Deus estava planejando enviar o Messias desde o princípio.

Ageu

287. O Messias visitaria o Segundo Templo [Ageu 2:6-9, Lucas 2:27-32].       

Ageu 2:6-9 “6 Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca;

7 E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos.

8 Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.

9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.”

Não fala nada sobre Messias nem sobre Segundo Templo, se conseguir identificar essas palavras aí, me diga. Só está falando de coisas que o próprio Deus irá fazer, com palavras vagas, para variar.

288. O Messias seria descendente de Zorobabel [Ageu 2:23, Lucas 3:23-27].

Ageu 2:23 “Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, tomar-te-ei, ó Zorobabel, servo meu, filho de Sealtiel, diz o Senhor, e far-te-ei como um anel de selar; porque te escolhi, diz o Senhor dos Exércitos.”

Não falou que o descendente de Zorobabel seria o Messias, só diz que Deus escolheu Zorobabel. Nem especifica o que Deus fará de bom para Zorobabel. Criatividade a mil por hora desses cristãos.

Zacarias

289. O Messias seria Deus na forma de homem e habitaria entre o seu povo [Zacarias 2:10-11a, João 1:14].

Zacarias 2: 8 e 10 “8 Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Depois da glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho. (...)

10 Exulta, e alegra-te ó filha de Sião, porque eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o Senhor.”

Deus é quem está falando, como mostra o contexto. Deus habita no meio de Israel de um monte de formas, espiritualmente, morando em uma arca da aliança etc. Deus apenas está falando que habitará no meio de Sião, somente isso. Não faz referência a Messias nem a Deus encarnado. Haja criatividade e desonestidade desses cristãos.

Êxodo 25:8     E farão um santuário para mim, e eu habitarei no meio deles. 

Êxodo 29:45   E habitarei no meio dos israelitas e serei o seu Deus. 

Êxodo 29:46   Saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus, que os tirou do Egito para habitar no meio deles. Eu sou o Senhor, o seu Deus. 

1 Crônicas 23:25        Pois Davi dissera: Uma vez que o Senhor, o Deus de Israel, concedeu descanso ao seu povo e veio habitar para sempre em Jerusalém,

290. O Messias seria enviado por Deus [Zacarias 2:10-11b, João 8:18-19].

Zacarias 2:10,11 “Exulta, e alegra-te ó filha de Sião, porque eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o Senhor.

E naquele dia muitas nações se ajuntarão ao Senhor, e serão o meu povo, e habitarei no meio de ti e saberás que o Senhor dos Exércitos me enviou a ti.”

Veja o meu comentário anterior. E a alegação anterior é que Deus viria à Terra, agora é que Deus enviaria o Messias? Isso está contraditório. Mas aí vem aquela teoria ilógica da trindade que não resolve nada. Decidam, cristãos, o que a passagem quer dizer.

291. O Messias seria descendente de Zorobabel [Zacarias 3:8a, Lucas 3:23-27].

Zacarias 3:8 “Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos; eis que eu farei vir o meu servo, o RENOVO.”

Lembrando que a diferenciação entre maiúsculas e minúsculas não consta do original. Não fala nada de Zorobabel, nem que renovo é esse, se é mais um profeta, se é o Messias, não fala.

292. O Messias seria o servo de Deus [Zacarias 3:8b, João 17:4].

Zacarias 3:8 “Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos; eis que eu farei vir o meu servo, o RENOVO.”

Lembrando que a diferenciação entre maiúsculas e minúsculas não consta do original. Não fala nada de Zorobabel, nem que renovo é esse, se é mais um profeta, se é o Messias, não fala.

293. O Messias seria Sacerdote e Rei [Zacarias 6:12-13, Hebreus 8:1].

Zacarias 6:12,13 “E fala-lhe, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é RENOVO; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do SENHOR.

Ele mesmo edificará o templo do Senhor, e ele levará a glória; assentar-se-á no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos os ofícios.”

Parece que esse renovo é o Messias, apesar da Bíblia quase sempre usar essa linguagem vaga. Parece que o Messias será rei de Israel e sumo sacerdote ao mesmo tempo. Israel terrena. Inventar Israel celestial é tão ridículo quando falar de Brasil celestial. Um país é uma coisa terrena, se não diz espiritual depois do nome do país, não cabe ao intérprete inventar. E isso está de acordo com as tradições do que se pensava do Messias, como Bart Ehrman já mostrou.

294. O Messias seria recebido com alegria em Jerusalém [Zacarias 9:9a, Mateus 21:8-10].

Zacarias 9:9 “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.”

Reis fazem parte de profecias por grande parte da Bíblia. É frequente profetas fazerem profecias de futuros reis na Bíblia. Isso quer dizer que quando se diz rei, necessariamente está se referindo ao Messias? Existiram muitos reis exaltados como sábios, justos. Mas pelo adjetivo salvador dá até para fazer uma associação às tradições sobre o Messias na época, de que o Messias libertaria Israel de tanta opressão estrangeira, pois Israel foi dominada por muitos povos durante séculos, o Messias seria quem salvaria o povo dessa situação e faria Israel o país mais forte do mundo. Não tem nada a ver com o malabarismo hermenêutico que cristãos fazem.

295. O Messias seria visto como Rei [Zacarias 9:9b, João 12:12-13].

Ver meu comentário anterior.

296. O Messias seria justo [Zacarias 9:9c, João 5:30].

Ver meu comentário anterior.

297. O Messias traria salvação [Zacarias 9:9d, Lucas 19:10].

Ver meu comentário anterior.

298. O Messias seria humilde [Zacarias 9:9e, Mateus 11:29].

Ver meu comentário anterior.

299. O Messias seria apresentado a Jerusalém montado num jumento [Zacarias 9:9f, Mateus 21:6-9].

Ver meu comentário anterior. Fazer uma profecia dessas se cumprir é extremamente fácil, não mostra nada de sobrenatural, é só pegar um jumento e montar, pronto.

300. O Messias seria a pedra de esquina [Zacarias 10:4, Efésios 2:20].

Zacarias 10:3-5

“Contra os pastores se acendeu a minha ira, e castigarei os bodes; mas o Senhor dos Exércitos visitará o seu rebanho, a casa de Judá, e os fará como o seu majestoso cavalo na peleja.

Dele sairá a pedra de esquina, dele a estaca, dele o arco de guerra, dele juntamente sairá todo o opressor.

E serão como poderosos que na batalha esmagam ao inimigo no lodo das ruas; porque o Senhor estará com eles; e confundirão os que andam montados em cavalos.” https://www.bibliaonline.com.br/acf/zc/10

Zacarias 10:4,5 “De Judá sairá a pedra angular, dele o prego, dele o arco de guerra, dele todos os exatores juntos.

Eles serão como uns valentes que na batalha pisam aos pés os seus inimigos na lama das ruas; pelejarão, porque Jeová está com eles; e os que andam montados em cavalos, serão confundidos.” https://www.bibliaonline.com.br/tb/zc/10

Não fala que é o Messias. Fala de alguém que chefia um exército, que pisam nos seus inimigos na lama ou lodo das ruas. Será um exército celestial? Então deve ter lama ou lodo nas ruas do céu. É claro que é um exército normal, terreno. Pode até estar se referindo ao Messias, mas como a linguagem é vaga, não dá para saber.

301. A rejeição do Messias faria com que Deus removesse Sua proteção sobre Israel [Zacarias 11:10, Lucas 19:41-44].

Zacarias 11:6-11 “6 Pois não me compadecerei mais dos habitantes da terra, diz Jeová; eis que, porém, entregarei os homens, cada um nas mãos do seu próximo, e nas mãos do seu rei; eles ferirão a terra, e eu não os livrarei da mão deles.

7 Assim apascentei as ovelhas destinadas para o matadouro, verdadeiramente as ovelhas mais miseráveis. Tomei para mim duas varas; a uma chamei Formosura, e a outra chamei União; e apascentei as ovelhas.

8 Exterminei os três pastores num só mês; porque a minha alma se enfastiou deles, e a sua alma também teve nojo de mim.

9 Então eu disse: Não vos apascentarei: o que morre, morra; o que há de ser exterminado, seja exterminado, e os que restam, comam cada um a carne do seu próximo.

10 Tomei a minha vara Formosura e a fiz em pedaços, para destruir a minha aliança que tinha feito com todos os povos.

11 Foi quebrada naquele dia; assim as miseráveis dentre as ovelhas que me respeitaram, reconheceram que isto era a palavra de Jeová.”

De onde você tirou, dessa passagem, a alegação de que a rejeição do Messias faria com que Deus removesse sua proteção sobre Israel? É só uma passagem que Zacarias fala, de modo figurado, o que Deus está dizendo a ele. Deus diz que irá trazer destruição e desunião. Zacarias então pega duas varas, como metáfora, chama uma de Formosura e outra de União, e quebrou a vara Formosura. Não diz se tratar do Messias, muito menos desse negócio de a morte do Messias faria Deus tirar proteção de Israel.

302. O Messias seria traído por trinta moedas de prata [Zacarias 11:12, Mateus 26:14-15].

Zacarias 11:12-16 “12 Eu lhe disse: Se vos parecer bem, dai-me a minha paga; e se não, deixai-vos disso. Pesaram, pois, por minha paga trinta moedas de prata.

13 Jeová disse-me: Arroja-as ao oleiro, esse belo preço em que fui apreçado por eles. Tomei as trinta moedas de prata, e arrojei-as ao oleiro na casa de Jeová.

14 Então fiz em pedaços a minha segunda vara União, para dissolver a irmandade entre Judá e Israel.

15 Jeová disse-me: Toma tu ainda os instrumentos de um pastor insensato.

16 Pois eis que suscitarei um pastor na terra, o qual não visitará as desgarradas, nem procurará as espalhadas, nem curará a quebrada, nem apascentará a sã; mas comerá a carne das gordas e lhes despedaçará as unhas.”

Como eu já disse antes, o contexto é uma metáfora sobre Deus se zangar com a nação, para isso Zacarias nomeias duas varas e as quebra. Não fala nada sobre uma previsão de que o Messias será vendido por trinta moedas de prata. Interessante isso. Os cristãos, vendo que o Jesus histórico não cumpriu as profecias sobre o Messias, pegaram passagens que não tem nada a ver com previsões sobre o Messias, e disseram que eram profecias, mesmo o texto delas não ser de profecia.

303. Trinta moedas de prata seriam lançadas na casa do Senhor [Zacarias 11:13a, Mateus 27:3-5].

Veja o meu comentário anterior.

304. Trinta moedas de prata seriam usadas para comprar o campo do oleiro [Zacarias 11:13b, Mateus 27:6-7].

Zacarias 11:13 “Jeová disse-me: Arroja-as ao oleiro, esse belo preço em que fui apreçado por eles. Tomei as trinta moedas de prata, e arrojei-as ao oleiro na casa de Jeová.”

Veja o meu comentário anterior. E não diz que comprou nenhum campo de oleiro. Só jogou no oleiro as moedas.

305. O corpo do Messias seria transpassado [Zacarias 12:10, João 19:34].

“1 Oráculo da palavra de Jeová acerca de Israel. Assim diz Jeová que estende os céus, que lança os alicerces da terra, e que forma o espírito do homem dentro dele.

2 Eis que farei de Jerusalém um campo de titubeação a todos os povos em redor, e sobre Judá também virá ela no cerco contra Jerusalém.

3 Naquele dia farei de Jerusalém uma pedra de carga a todos os povos; todos os que carregarem com ela, serão gravemente feridos; e ajuntar-se-ão contra ela todas as nações da terra.

4 Naquele dia, diz Jeová, ferirei de pasmo todos os cavalos, e de loucura os que montam neles; abrirei os meus olhos sobre a casa de Judá, e ferirei de cegueira todos os cavalos dos povos.

5 Os chefes de Judá dirão no seu coração: Os habitantes de Jerusalém são a minha força em Jeová dos exércitos, seu Deus.

6 Naquele dia porei os chefes de Judá como um braseiro de fogo no meio de lenha, e como uma tocha de fogo entre feixes. Eles devorarão à direita e à esquerda todos os povos em redor; e Jerusalém habitará ainda outra vez no seu lugar, isto é, em Jerusalém.

(...)

10 Derramarei sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém o espírito de graça e de súplica. Olharão para mim, a quem traspassaram: e farão pranto sobre mim, como quem pranteia seu filho único; serão amargurados por causa de mim como quem o está por causa do seu primogênito.

11 Naquele dia haverá um grande pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadadrimom no vale de Megido.

12 A terra pranteará, cada família à parte: a família da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; a família da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte;”

Não fala que é o Messias. Jeová está falando de si mesmo, é um discurso de Jeová, ele está usando a primeira pessoa “olharão para mim, a quem traspassaram”. Traspassaram está no passado. É uma metáfora que significa a ofensa que fizeram contra Deus. Não é uma previsão de que alguém será traspassado literalmente, muito menos que é o Messias.  No versículo 3 fala que contra Jerusalém se juntarão todas as nações da Terra, e no versículo 4 fala que todos os cavalos serão feridos, e tudo isso “naquele dia”. Então se isso se refere a Jesus, podemos encarar como profecias não cumpridas, ou os cristãos darão desculpas tendenciosas de que dois mil anos depois continuam sendo “naquele dia”. Se é possível dar desculpas tendenciosas para todo fato contrário às crenças do cristianismo, mas os fatos favoráveis são encarados como prova de que estão certos, então essas profecias não provam nada, é só um joguinho para pegar bobo.

306. O Messias seria um com Deus [Zacarias 13:7a, João 14:9].

Zacarias 13:7 “Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é o meu companheiro, diz Jeová dos exércitos; fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; e voltarei a minha mão para os pequeninos.”

Não fala que é o Messias, muito menos que o Messias seria um com Deus. É só mais uma daquelas passagens bíblicas de linguagem metafórica e vaga.

307. Os discípulos do Messias se dispersariam [Zacarias 13:7b, Mateus 26:31-56].

Zacarias 13:7 “Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é o meu companheiro, diz Jeová dos exércitos; fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; e voltarei a minha mão para os pequeninos.”

Não fala que é o pastor é o Messias, pastor pode ser qualquer profeta ou sacerdote. A Bíblia mostra em diversas ocasiões que pastor se refere a isso, e não está vinculado, necessariamente, a Messias. É só mais uma daquelas passagens bíblicas de linguagem metafórica e vaga.

2 Samuel 5:2   No passado, mesmo quando Saul era rei, eras tu quem liderava Israel em suas batalhas. E o Senhor te disse: “Você pastoreará Israel, o meu povo, e será o seu governante”.

2 Samuel 7:7   Por onde tenho acom­panhado os israelitas, alguma vez perguntei a algum líder deles, a quem ordenei que pastoreasse Israel, o meu povo: Por que você não me construiu um templo de cedro?

Jeremias 23:1  “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto!”, diz o Senhor.

Jeremias 23:2  Portanto, assim diz o Senhor, Deus de Israel, aos pastores que tomam conta do meu povo: “Foram vocês que dispersaram e expulsa­ram o meu rebanho, e não cuidaram dele. Mas eu vou castigar vocês pelos seus maus procedimen­tos”, declara o Senhor.

Jeremias 23:4  Estabelecerei sobre eles pastores que cuidarão deles. E eles não mais terão medo ou pavor, e nenhum deles faltará, declara o ­Senhor

Jeremias 50:6  Meu povo tem sido ovelhas perdidas; seus pastores as desencaminharam e as fizeram perambular pelos montes. Elas vaguearam por montanhas e colinas e se esqueceram de seu próprio curral.

Ezequiel 34:2  Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho?

E muitas outras passagens.

Malaquias

308. Um mensageiro prepararia o caminho para o Messias [Malaquias 3:1a, Mateus 11:10].

Malaquias 3:1,2 “Eis que envio eu o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o anjo da aliança, no qual vós vos agradais, eis que ele vem, diz Jeová dos exércitos.

Mas quem pode suportar o dia da sua vinda? quem subsistirá quando ele aparecer? porque ele é como o fogo de fundidor e como o sabão de lavandeiros.”

Malaquias 3:12,13 “Todas as nações vos chamarão ditosos; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz Jeová dos exércitos.

As vossas palavras têm sido audazes contra mim, diz Jeová. Contudo dizeis: Em que temos falado contra ti?”

Pelo contexto, é Deus quem está falando, e Deus fala de si mesmo na terceira pessoa também, como mostra o versículo 1 “diz Jeová dos exércitos” e “de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais”

Todo profeta de Deus é mensageiro de Deus. A passagem apenas diz que um mensageiro, profeta ou coisa do gênero, irá ensinar ao povo o “caminho de Deus”, ou seja, os ensinamentos de Deus. Como Deus diz “caminho diante de mim” se trata do caminho de Deus, que é uma metáfora. E o versículo dois fala da vinda do mensageiro, não da vinda de Deus.

309. O Messias apareceria subitamente no templo [Malaquias 3:1b, Marcos 11:15-16].

1 Eis que envio eu o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o anjo da aliança, no qual vós vos agradais, eis que ele vem, diz Jeová dos exércitos.

Deus dizer que Ele irá ao templo construído para Ele é totalmente diferente de dizer que o Messias será Deus e Deus encarnado irá ao templo. E várias vezes na Bíblia se fala da presença de Deus em templo ou arca da aliança. Deus diz que Ele irá ao templo construído para Ele.

310. O Messias seria o mensageiro da nova aliança [Malaquias 3:1c, Lucas 4:43].

Malaquias 3:1 “Eis que envio eu o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o anjo da aliança, no qual vós vos agradais, eis que ele vem, diz Jeová dos exércitos.”

Fala anjo da aliança, não fala que o Messias seria a nova aliança. Basta só ver uma palavra que lhes agrada que o resto os cristãos inventam.

311. O precursor do Messias viria no espírito de Elias [Malaquias 4:5, Mateus 3:1-2].

Malaquias 4:5 “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia de Jeová.”

Não falou isso. Talvez seja uma profecia de que o próprio profeta Elias que foi levado ao céu em carruagem de fogo agora iria descer à Terra. Mas não diz Messias ou descendente de Davi em nenhum momento.

312. O precursor do Messias converteria muitos à eqüidade [Malaquias 4:6, Lucas 1:16-17].

Malaquias 4:5,6 “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia de Jeová.

Ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com anátema.”

Está falando de Elias, só tem duas pessoas aí, Deus e Elias. Tirar Messias da cartola não faz nenhum sentido. O texto não diz Messias.

Achar coincidências na vida de alguém com trechos de histórias não torna esses trechos profecias.

Muito menos quando são muitas histórias, com uso e abuso de metáforas, e até canções.

Se eu disser que não falou isso, e vocês ainda pensarem que fala, então quero que identifiquem a palavra Messias, ou o enviado descendente de Davi, o escolhido ou qualquer expressão que identifique precisamente que se trata do descendente de Davi que estabelecerá um reino poderoso no qual as nações se curvarão, e não de qualquer outro profeta ou servo de Deus. Porque dizer que se trata do Messias quando não há nenhuma menção a Messias no texto é desonestidade intelectual. Ainda mais quando, por exemplo, o texto está relatando algum acontecimento passado, ou alguma benção ou maldição, que não tem nada a ver com profecia sobre o Messias. É a mesma coisa que eu escrever em um diário que eu estava bebendo vinagre quando pequeno, e aí o Messias bebe vinagre, e dizem: viu? A profecia se cumpriu. Ora, qual profecia? Eu estava escrevendo sobre mim. São os “cristãos” é que estão colocando palavras, e muitas palavras, no texto, depois que o fato já aconteceu. É uma profecia fabricada após a ocorrência do fato.