REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DR LUIZ SERGIO CABRAL BARRETO

Os dados coletados a partir de questionários respondidos pelos alunos traz um perfil com características bastante diversificadas. Entre elas alunos que moram próximo ou muito distante da escola. No quesito bairro em que o aluno reside; o bairro Mocajutuba e Pindoba são os predominantes, entretanto é citado mais de dez bairros, o que caracteriza a grande relação da escola com a região.

Foi constatado que em um rol de 158 alunos, grande parte não pretende seguir a carreira acadêmica; porem uma parcela de 24 alunos pretende cursar faculdade. Esse número parece pequeno; mas se considerarmos que a maioria absoluta desses alunos é descendente de pais que não chegou a concluir o ensino fundamental. Seguindo esse raciocínio esses jovens são vitoriosos, pois já concluíram o ensino fundamental e quase um terço deles estão a concluir o ensino médio.

A predominância de alunos do sexo feminino do ensino médio também é uma característica muito importante. Isso porque reflete a possibilidade de transformações sociais futuras para a sociedade. Esse fenômeno ocorre nos dois turnos de ensino: Regular e Noturno. Em outras palavras significa uma maior participação mais efetiva da mulher na sociedade.

Diante dessas constatações pode se afirmar que ao contrário do que se pensa o trabalho de educação do CE Dr Luiz Sérgio Cabral Barreto não é inútil para os alunos. É claro que igualmente a maioria das escolas necessita de mais investimentos educacionais. Essa necessidade pode ser percebida quando eles apontam a necessidade do laboratório experimental, a quadra esportiva e a sala de informática. Este último item talvez poderá ser ameniza com a implantação de internet sem fio de banda larga.

Referencias

 

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno II : o jovem como sujeito do ensino médio / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [organizadores : Paulo Carrano, Juarez Dayrell]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2013.

Juventude de Hoje

https://www.youtube.com/watch?v=ej9znl_9f3k

OS JOVENS DO SÉCULO XXI

https://www.youtube.com/watch?v=7FrMpbKz6TM

Gabriel Peixoto - JUVENTUDE ATUALMENTE

https://www.youtube.com/watch?v=i1owd5Vsy0c

A juventude atual

https://www.youtube.com/watch?v=PZvnT3Vhv3I