REFLEXÕES SOBRE O ADULTO VELHO
Analisando os capítulos 17 e 18 do livro O Ciclo Vital escritos por Helen Bee, trago algumas considerações do meu entendimento em relação à fase da velhice. Onde irei citar alguns aspectos físicos, cognitivos, sociais e de personalidade dessa fase da vida.
Nessa fase acontecem mudanças físicas muito específicas da idade, como a perda de audição, perda de visão, diminuição dos reflexos (sinapses), as mulheres tem maior propensão a perda de massa óssea, alteração no paladar e olfato, e o reflexo dos maus hábitos de toda a vida aparece nessa fase em forma de doenças.
É importante ressaltar que as incapacidades físicas dessa fase são muitas e requerem muita atenção, porém nem todas as pessoas passam por essas doenças da idade, como doenças cardíacas, fragilidades ósseas e nas articulações. E também, algumas doenças de fragilidade mental como o Alzheimer, depressão, e mal de Parkinson.
Os adultos nessa idade começam a apresentar perda de memória, porém a memória a longo prazo continua funcionando, fazendo com que esse adulto aumente sua sabedoria através de suas experiências de vida.
Outro ponto que se pode ressaltar e de bastante significado para essas pessoas é a redução da vida sexual.
Alguns fatores caracterizam a vida adulta tardia, fazendo com que a pessoa abra mão de algumas funções, como profissionalmente devido à aposentadoria, de filho devido à morte de seus pais, e de cônjuge devido à viuvez.
É também nessa fase que as pessoas se aproximam mais da família e criam laços mais fortes, devido à disponibilidade de tempo que se tem para curtir essas pessoas e dispensar-lhes carinho.
Finalizo minhas considerações apontando a importância de se conhecer melhor essas etapas da vida, e entender como se dá a velhice, entender que não é uma fase de término, mas uma fase de tranquilidade, de sabedoria, e aproximação para com a família. Cito as quatro categoria da velhice apontadas por Walaskay (p.571), integridade alcançada, desespero, alienado, dissonante.
Integridade do saber, desespero pelas limitações, alienado pelas novas tecnologias e perda de memória recente, dissonante por suas características próprias construídas ao longo de toda a vida. Mas para isso é preciso o conhecimento e cuidado necessário para se viver a vida adulta velha com dignidade, qualidade e respeito, conhecendo suas limitações a adaptando-as à sua vida.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BEE, Helen. O ciclo Vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. Capítulo 17- Mudanças físicas e cognitivas na velhice e Capítulo 18- Desenvolvimento social e da personalidade na velhice.