Reflexões sobre a Filosofia.

Achamos que sabemos das coisas, mas tudo na vida tem que ser pensado e planejado primeiramente, no caso para algo ser realidade tem que buscar/pesquisar para descobrir a verdade, pois o real não é verdadeiro enquanto não se tem a certeza do fato em análise. Por isso a frase “A realidade é rebelde e não se deixa apanhar com facilidade em nossas redes de compreensão” tem esse dizer, que significa que a realidade é difícil de ser aceito por nós, atingir nosso entendimento, crença, pensamento; quem edifica as coisas é o próprio homem que constrói sua realidade sobre as relações mantidas dia-a-dia com o mundo em que vive. Na verdade, a realidade é algo como uma floresta densa e escura, um movimento, uma busca incessante, mistérios e dúvidas que temos que desvendar para se tornar nítido e verdadeiro. Essa frase quer dizer que é difícil achar uma resposta exata para o que é o verdadeiro significado da realidade em relação ao nosso entendimento, digo por mais respostas que se achem sempre existirão novos questionamentos e novas pesquisas e assim conseqüentemente.

A Filosofia nega qualquer valor do senso comum, pois é conhecimentos espontâneos a primeira compreensão do mundo, que é baseada na opinião e que não tem validade nenhuma, pois as crenças são tradições do gênero humano, aquilo que a maioria dos homens acredita, mas que não possui base e fundamentos. Isso quer dizer que são respostas ilusórias as nossas indagações, que nós mesmos criamos por isso a Filosofia diz que não sabemos o que imaginávamos saber, pois acreditamos e julgamos tradicionalmente conceitos ou opiniões formados antecipadamente, ou seja, as pessoas achavam que tal resposta ou conhecimento criado por si próprio era real e passava isso por gerações, com esse pensamento sem fundamentos, e é o que a Filosofia ignora o achismo, a fofoca, pois as pessoas falam e fazem as coisas sem saber o que esta acontecendo realmente, e como sempre confiava no que passam para nós ficávamos na ilusão, até irmos atrás de novas respostas.

Na antiguidade, os filósofos viviam de contemplações da natureza, ou seja, buscavam respostas usando elementos naturais e indagações metafísicas; eles queriam exprimir a verdade do mundo e não tinham nem tecnologias para isso queriam entender o Universo, as coisas e a constituição do ser.

Hoje em dia o homem mostra-se como sujeito ativo e dono da racionalidade, pensa que sabe de tudo por causa dos avanços tecnológicos e científicos, e se esquecem e deixam de questionar passando por uma grande Utopia, existindo agora várias razões, uma delas é a razão tecnológica. O homem moderno tornou-se incapaz sob o ponto de vista teórico de fazer questionamentos mais radicais a respeito do Universo e do sentido da vida humana; isso acontece por causa da superficialidade que a tendência científica trouxe para a sociedade contemporânea.

O domínio da ciência é o principal motivo pelo qual a Filosofia está sendo deixada de lado, mas como sabemos toda crise é passageira e sempre fortalece a base do que é atingido, e no caso da Filosofia não é diferente, a ciência quer abafar a atitude da Filosofia, mas não consegue, pois só a Filosofia pode dar respostas a ela mesma.

A ciência tem sua importância na sociedade, mas a filosofia é a base principal que liga tudo e todas as fases de argumentações sobre o conhecimento humano e a essência do homem, enquanto existirem perguntas racionais e pessoas que querem compreender a realidade, a vida, e os fatos sempre existirá a Filosofia.   

O conhecimento do homem é adquirido da prática de idéias, experiências e informações. Um processo pelo qual se determina a relação sujeito e objeto, procurando a verdade absoluta, aprendizagem e o saber mais profundo e real sobre o ser humano em um todo, não como um único individuo particularmente falando, quer dizer que como vivemos em uma sociedade e que nossos atos, dúvidas e questionamentos são universais deve-se estudar/analisar o mais interessante que é o conhecimento do homem por inteiro, a essência que esta em si.

A frase “O que é mais significativo é o conhecimento do homem, e não o de nós próprios enquanto individualidade”  embora meio complicada tenta expressar o verdadeiro valor do conhecimento do homem completo, quer dizer não só de um homem, mas de todos nós, para entendermos a estrutura essencial do ser humano através do desenvolvimento de seu conhecimento e suas capacidades.

Referências:

HTTP://holismodialetico.blogspot.com/2012/01/acerca-da-crise-da-filosofia-entrevista.html

Acesso: 03/06/2012 às 11h40min02seg.

HTTP://philoethos.webnode.pt/news/nota-aos-visitantes/

Acesso: 02/06/2012 às 14h10min10seg.

HTTP://webartigos.com/artigos/o-conhecimento-do-homem-sobre-si-mesmo/41908/

Acesso: 02/06/2012 às 16h14min37seg.

MACHADO, Marco Aurélio. O que é Realidade. Disponível em: HTTP://marcoaureliofilosofia.blogspot.com.br/2011/04/o-que-e-realidade.html#axzz1wfJZxwes Acesso: 02/06/2012 às 15h21min10seg.

HTTP://www.brasilescola.com/filosofia/a-estetica-na-filosofia.html acesso: 30/05/2012. Às 13h50min41seg.