Ao longo da graduação, percebemos que o psicólogo vem conquistando espaço nas organizações, desenvolvendo práticas de acordo com a visão e cultura de cada empresa, atuando assim como profissional de recursos humanos. Visualizando o comportamento humano no ambiente de trabalho, busca aparecer como facilitador das relações entre pessoas e organizações, que contribui para a evolução de ambos.

   A atuação do psicólogo organizacional é bem diversificada, podendo desenvolver atividades de acordo com os subsiatemas de RH, como: recrutamento e seleção, treinamento, desenvolvimento de pessoal, avaliação de desempenho, etc. Apesar de que a realidade de algumas organizações ainda aparece restrita ao recrutamento e seleção, onde o psicólogo organizacional deve tentar mudar o estereótipo de ser visto apenas como detentor do conhecimento desses processos, dando ênfase ao seu foco principal de atuação: as pessoas. Faz parte das competências do psicólogo a prática da escuta diferenciada e a percepção como diferencial no processo de gestão de pessoas.

   A experiência em psicologia organizacional proporcionará um conhecimento dos métodos, procedimentos e práticas organizacionais, extremamente essenciais para a atuação do psicólogo. Desta forma agregando valores e gerando motivação para suprir as dificuldades, angústias, frustrações e conflitos que aparecem no ambiente de trabalho. O Psicólogo deve conciliar diferentes conhecimentos teóricos alinhados aos objetivos das organizações para prever o desempenho do profissional em determinada atividade através de instrumentos adequados que requer conhecimentos específicos que o psicólogo possui. Com o desenvolvimento do processo de gestão de pessoas o profissional de psicologia deve a cada dia buscar o autodesenvolvimento agregando novas práticas ao conhecimento já existente.