Todo ano é a mesma coisa, estamos em dezembro e então começamos a nos preparar para a grande reflexão de como foi nosso ano e o que esperamos do ano que vem, onde foi que falhamos, quais foram nossas maiores conquistas, nossos momentos de alegria, de frustrações, enfim o balanço final de 2011.
Infelizmente, geralmente o nosso saldo é negativo, não porque não lutamos o suficiente para atingir nossos objetivos, mas porque nos colocamos objetivos muito altos, ou objetivos demais e, consequentemente, estamos fadados à desilusão. O que de fato não é uma coisa ruim, se analisarmos com cuidado, afinal o próprio nome: desilusão já diz tudo, apenas tiramos o véu da ilusão de que alcançaríamos alvos humanamente impossíveis de alcançar.
Nesse momento devemos valorizar as pequenas conquistas alcançadas e pensar em objetivos tangíveis para o próximo período, afinal o calendário nada mais é do que mera convenção. Talvez nosso maior erro nem seja não cumprir o que prometemos a nós mesmos no final de um ciclo, talvez o erro seja estabelecermos o objetivo equivocado no final das contas.

Quais são os seus objetivos para 2012? Quais foram os seus objetivos em 2011?

Terminar o ano com as contas zeradas? Hum, isso é obrigação diária, estabelecer um bom relacionamento com nossas finanças deve ser nosso hábito diário e não algo que precise estar em uma lista de desejos.
Consertar relacionamentos com familiares e amigos? Isso também deve fazer parte da nossa rotina, perceber que não somos uma ilha, que para evoluirmos na escola da vida temos que nos relacionar com as pessoas, aprender a perdoar, desenvolver tolerância, ser humilde, estender a mão para quem necessita, enfim isso é objetivo diário.
Ah não, mas o objetivo que tenho é diferente, quero comprar um carro, ou quero comprar uma casa, quero colocar uma piscina na minha casa, quero reformar a cozinha, reformar o guarda-roupas, fazer uma plástica, e aí nos perdemos no infinito dos desejos...
Bom, para esse tipo de objetivos, não nos basta simplesmente enumerar em uma lista de final de ano, é necessário desenvolver algumas potencialidades como a disciplina, o planejamento, a força de vontade, a auto-motivação, enfim, evoluir de fato.
Mas, fico aqui pensando, se esses desejos que temos de adquirir coisas realmente nos trazem alguma felicidade verdadeira ou será só satisfação momentânea? Lembrando que um momento de satisfação, às vezes pode até ser longo. O que de fato nos traz realização e felicidade?
Quando desejamos algo a alguém que amamos, o que geralmente desejamos? Que essa pessoa tenha um carro, ou que o carro possa trazer alguma felicidade para ela?
Desejamos que ela possa comprar uma casa ou que ela se sinta segura nessa casa? O desejo verdadeiro de felicidade está relacionado com a coisa em si ou com o sentimento que ela pode despertar?
E pensando no sentimento que temos em relação aos resultados de nossas escolhas, esforços e oportunidades, digo com certeza absoluta que nossos planos para 2012 podem começar a ser alcançados desde agora, desse exato minuto que eu escrevo e que você lê. Se queremos nos sentir melhores, precisamos agir agora, precisamos melhorar nossos hábitos e ser empáticos em relação a todos que fazem parte de nosso dia-a-dia, porque talvez não saibamos o que viemos fazer nesse mundo ou qual é a nossa tarefa aqui, mas de uma coisa podemos ter certeza absoluta: não estamos rejuvenescendo. Só há um destino que é a morte, e nessa partida para outro mundo não há possibilidade de levar bagagem, cartão de crédito, nem ao menos podemos ir dirigindo nosso próprio carro, o transporte que nos é oferecido é de uso obrigatório. Mas, nem tudo nos é imposto nessa travessia, podemos ainda levar as lembranças, o aprendizado adquirido nessa vida e o amor que nos foi dirigido pelas pessoas que fizeram parte da nossa maravilhosa existência aqui nessa escola chamada Terra.

Então como sugestão coloque no topo da lista de 2012:

Meta nº1 - Ser uma pessoa melhor!

Tenho certeza que só com essa meta já teremos um trabalho enorme para o ano inteiro, mas caso ainda queiramos estabelecer mais algumas metas, é importante lembrar de priorizar os relacionamentos sempre, pois só através deles é que evoluimos e de fato nos tornamos seres melhores.
Desejar um bom dia ao gari que está trabalhando na sua rua logo cedinho, oferecer um sorriso ao cobrador do ônibus, ser gentil com o vendedor da banca de jornais, ser compassivo com o mendigo deitado na calçada, ser tolerante com a assistente no trabalho, ser paciente com o chefe que muitas vezes sabe menos do que você que executa as tarefas, ser amoroso com a família e principalmente perdoar a si mesmo pelas várias falhas que cometemos todos os dias, são algumas receitinhas básicas que podemos tentar nessa experiência de aprimoramento.

Nesse momento, tudo o que desejo é que você tenha boas reflexões de final de ano e boa sorte no planejamento de 2012!