A cada fôlego respirado aumenta meu questionamento a respeito do ÓBVIO. Segundo o dicionário da língua portuguesa HOUAISS, ÓBVIO é algo fácil de descobrir, ver ou entender; claro, evidente.
Aproveitei as férias forenses para reler algumas das minhas crônicas escritas, mas me senti extremamente frustrado ao perceber que não escrevi nada alem de obviedades. Seja em relação à política, seja em relação à religião ou ao amor, meus pensamentos rabiscados no papel não atravessaram o liame de concepções simplistas que podem ser observadas a olho nu por qualquer Humano.
O grande Carlos Figueiredo a muito já dizia:
"Embora eu me vanglorie de não ser uma pessoa de certezas absolutas, tenho poucas dúvidas a respeito da capacidade humana de se autojustificar. Tanto, que muitas vezes as pessoas não conseguem avistar o que está defronte do seu nariz. Durante milênios, apesar dos mastros dos navios desaparecerem no horizonte primeiro e, depois, os cascos, todo mundo afirmava que a terra era chata."
Na terceira vigília daquela noite de domingo, em que a insônia insistia em me atormentar, dediquei meu tempo para refletir sobre o assunto. Perguntei em voz alta a mim mesmo: "O que é o Óbvio?" Aguardei alguns segundos para que o eco existente em meu quarto gerado pela falta de móveis (apenas uma cama e uma escrivaninha) me trouxesse a resposta a essa simples pergunta.
Meditei compenetrado na pergunta por mais duas horas, e, como em um estalo vociferei outra vez em um tom um pouco superior: O ÓBVIO INEXISTE, é apenas um conceito teórico que não encontra significado na realidade de corpo, alma e espírito.
Desde que o mundo é mundo sempre foi necessário a presença de alguém para nos dizer as obviedades da vida. Ao analisar o princípio, a formação do Homem, Deus buscou facilitar a vida humana, pois percebeu que o Homem não conseguiria por si só distinguir o bem do mal, o certo do errado. Escreveu então em uma pedra bruta os Dez Mandamentos, e pediu a Moisés que ensinasse ao povo as lições ali deixadas.
Quer coisa mais Óbvia do que dizer que é errado matar alguém, roubar alguém ou cobiçar a mulher alheia. Os ensinamentos do Criador não geraram resultados. Foi necessário que fosse enviado a terra seu único filho Jesus Cristo, para repetir as mesmas obviedades ditas pelo Deus Pai.
Cristo Jesus, buscando facilitar as lições deixadas pelo Pai, facilitou mais, tornou o ÓBVIO em algo ainda mais ÓBVIO; fez uma sinopse, um verdadeiro resumão ao sintetizar os Dez Mandamentos em um único, ensinou de forma simples o grande mandamento: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo e a Deus sobre todas as coisas", percebeu que o Homem quer para si apenas o melhor, e acreditava que ensinando assim, o Homem buscaria um relacionamento cabal com seus semelhantes.
Parece ÓBVIO também dizer que aqueles homens que almejavam apedrejar a mulher adúltera e que foram interpelados por Cristo, não tinham nenhuma condição de apontar os erros daquela mulher. Tanto eles, como também nós, somos Humanos imperfeitos e que erra a todo o momento, por isso Jesus disse de olhos baixos e rabiscando o barro que "Quem nunca errou que atire a primeira pedra." É mais ÓBVIO ainda afirmar que Barrabás é quem deveria ter sido crucificado no lugar de Cristo.
ÓBVIO também será ouvir as velhas críticas de meus amigos ateus que dizem que meus textos começam bem, mas que em certa altura sempre acabam debandando para o lado religioso. Quero encher um avião com todos eles, e lá no alto desligar as turbinas do motor, para ver se na caixa preta não vai se ouvir nenhum "Meu Deus, Meu Deus me salve".
Algumas profissões só existem por que o Homem não conseguiu enxergar o que é o ÓBVIO. Não parece ÓBVIO dizer que comer demais engorda, se o Homem concluísse isso, todas as Nutricionistas estariam desempregadas. Padres, Pastores, Pais de Santo e todas as espécies de líderes religiosos seriam desnecessários se o Homem conseguisse por si só entender que é melhor e mais fácil ser Bom e fazer o Bem. Ivo Pitanguy, Dr. Hollywood e todos os seus colegas de profissão apenas operariam a Hebe Camargo e a Bruna Surfistinha, se as mulheres (e os homens) entendessem que a perfeição não existe. Que pena que ainda não inventaram cirurgias plásticas que tornem as mulheres mais belas por dentro, que corrijam seus desvios de caráter e arranque com um bisturi toda espécie de maldade.
Um senhor meu amigo, que hoje consigo apenas visitar nas memórias deixadas pela saudade, sempre dizia: "Mulher perfeita é aquela que consegue fazer um homem feliz". Ok, o mundo está moderno, refazendo essa frase para os dias atuais ficaria assim: "Mulher perfeita é aquela que consegue fazer um homem feliz, ou outra mulher, quem sabe um buldogue alemão."
Vinicius de Moraes um dia falou: "As muitos feias que me perdoem, mas beleza é fundamental." Mas em outra oportunidade o mestre fez uma ressalva: " Uma mulher tem que ter qualquer coisa além da beleza, Qualquer coisa de triste, qualquer coisa que chora,
Qualquer coisa que sente saudade". Acho que desviei o foco do assunto, mas era ÓBVIO concluir que os pensamentos de um homem em certo momento acabariam encontrando uma mulher (ou futebol).
Por estas Obviedades ditas e pelas milhares não ditas, é que o Ser Humano é o que é, e que o ÓBVIO de vez em quando precisa ser lembrado.

Lucas Tobias