Nunca pensei que eu pudesse sorrir
Ao dizer um adeus pra minha sorte
Que estava por vir
Uma ilusão pra me transformar.

Nunca achei que eu pudesse te ouvir
Dizendo um adeus pro teu sonho
Que estava por vir
Uma aflição ter que esperar
Um sonho em vão.

E agora o que eu faço depois de sorrir
Com teu sonho incapaz de me ouvir
Me acorde e depois se vá
Deixa eu te reparar como uma invasão.

O tempo é que vai passar
A gente só vai rodar
Na mesma ilusão de recomeçar
Jogue tudo pro ar eu estou a flutuar
Na sua ilusão fácil de alcançar
Música: Ter que esperar. As Chicas.

Agora pude entender essa música.
Sou Dan Milman, atleta amador, com um sonho profissional, uma vaga na equipe da faculdade e uma medalha olímpica. Desejos, ainda tenho muitos, tornar-me reconhecido profissionalmente. O meu esporte? Sou ginasta, nesse esporte é preciso força, habilidade, determinação, dedicação, enfim. Preceitos básicos para o desenvolvimento dessa atividade. Acho que nós ginastas, somos os melhores esportistas que existem.
Minha vida é aparentemente boa, tenho família rica, meu pai me proporciona o que necessito, sou um homem bonito e com mulheres não tenho o menor problema.
Se fosse escrever uma história sobre minha vida, daria um belo livro ou um pomposo filme de Hollywood. Se bem que todo mundo fala que sua vida daria um filme ou um livro.
Meus treinos são árduos, convivo com a disputa a concorrência dentro da equipe, as vezes torcemos para que o nosso colega não possa estar entre nós, pois diminuiria a concorrência. Sou o melhor da minha equipe, mas o que gosto mesmo é de ver o olhar dos outros querendo conseguir o que consigo.
A princípio descreverei alguns personagens que fizeram parte da minha história, sua visão e o que marcou em minha vida.
Primeiro devo falar de mim. Dan Milmam: Queria ser o melhor não importava como, era auto-suficiente, irresponsável, arrogante, mas tinha um dom.
O Técnico da faculdade Sr. Garry:
- Quem trabalha duro comigo consegue resultados.
Bem, isso era o que ele sempre falava, mas quando alguém não conseguia o que ele vislumbrava, recebia seu total desprezo, ele não tinha segurança, sobre seu trabalho.




Tomy: Membro da equipe de ginástica, uma das poucas pessoas que eu deveria estar próximo na equipe de ginástica, mas que não agi de forma correta com ele.
Dory: Namorada de Tomy. Sobre Dory, prefiro não comentar, devo aprender e esquecer.
Joy: A conheci por acaso, ela sería o meu futuro maior sonho. Uma garota maravilhosa, que sabia como ninguém o poder da cura pelas mãos.
Sócrates: Servidor, prestativo, ouvinte, com um poder de liderança gerava respeito, autoridade e responsabilidade, promovia o incentivo pela experiência e admiração. Pela descrição das qualidades foi um dos personagens que mais marcaram minha história.

Segundo James C. Hunter, em seu livro o líder servidor, ele define o conceito de liderança como: A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirado na confiança por meio da força do caráter.
Assim pude definir Sócrates.

Depois de descrever algumas pessoas importantes no contexto da história agora posso começar.

Tudo começa com um sonho.
Onde alguém junta meus pedaços, migalhas que se espalham, pedaços de mim, foi uma queda, um erro. Sinto dor, mas tem alguém que esta juntando cada pedaço de mim. Lembro dos sapatos diferentes. Acordo. Uma música me vem a cabeça:

Dorme agora, é só o vento lá fora, quero colo vou fugir de casa... Estou com medo tive um pesadelo... Legião Urbana.

Uma volta no tempo, para falar sobre alguns acontecimentos, no ginásio e falar sobre meu técnico.
Ele é exigente, cobra, mas não inspira, não deixa abertura para demonstrarmos que podemos fazer mais, e opinar sobre o desenvolvimento do nosso processo de treinamento, aliás, do meu processo de treinamento, pois, aqui é cada um por si, meu técnico não interage com relacionamentos particulares, apenas cumpre um programa, ele não é um líder autentico, mas trabalha com vontade, incentiva até o ponto em que na visão dele podemos render, ele nunca sabe que sempre podemos mais, dependendo de como somos motivados.
Estava treinando e disse a ele:
- Quero lhe mostrar uma coisa.
Sabe o que ele respondeu?
- Não desperdice energia cale a boca.
Mas mesmo assim tentei realizar o giro, não consegui e meu técnico? Disse:
- Ninguém no planeta é capaz de fazer o que esta tentando fazer.
Quando quis retornar a equipe após o acidente, falarei do acidente mais a frente, meu técnico vetou meu retorno tive que ter força e lutar com mais afinco e vontade. Posso defini-lo como: Cético, impessoal, covarde. O que me surpreendeu mais foi a forma como ele me abandonou, foi um choque e uma surpresa para mim, confiava nele e acreditava nele, enfim, foi mais um motivo para ganhar força.
Vou continuar com a história, ou melhor, histórias.







Histórias que se passaram em pouco tempo, estava me sentindo diferente, sonhava com diversas coisas que nunca tinha vivido, pessoas, lugares, tinha medo e sentia um vazio mesmo com tudo que tinha. Com esse turbilhão de conflitos entre desafios e conquistas, conheci um homem. O estranho é que ele já tinha aparecido em meus sonhos, juntando cacos, com sapatos de formas diferentes. O vi em um posto de gasolina, reparei que estava com os mesmos sapatos e comentei, ele me disse que essa diferença era por necessitar que um fosse maior que o outro. Quando o conheci era noite, madrugada, ele aparecia e de repente estava em outro lugar. Estranho.
Na outra noite, tive outro sonho, decidi não dormir mais, fui novamente ao posto, foi onde aconteceu a conversa. Entre umas palavras e outras ele sempre me fazia pensar. Fazia-me parar e pensar, frases do tipo: É possível viver a vida toda sem estar acordado e desde esse dia passei a chamá-lo de Sócrates, com essa frase ele me fez lembrar do filósofo.
Certa vez li Alegoria da caverna de Platão, onde os homens viviam acorrentados em seu mundo e não estando abertos para a mudança, era tudo o que ele estava querendo me dizer.
Em nossas conversas chegamos a discutir um pouco, falei a ele que eu sabia mais do ele imaginava e ele retrucando disse: Você imagina mais do que sabe.
A cada momento eu ficava mais impressionado com a forma de abordagem do Sócrates, atingindo exatamente onde deveríamos sentir. Ele me envolvia e me fazia sentir atendido, sabe como é? Ele se importava e cada vez que o via ele tinha uma pergunta: Como você esta passando? Uma dessas perguntas foi: Você é feliz? Eu sabia que tinha tudo, mas sabia que o tudo que tinha não estava me completando, necessitava de algo maior e sentia que ele poderia me ajudar, pois ele transmitia uma forma de liderança, de respeito, ele dizia que conhecimento não é o mesmo que sabedoria, a sabedoria é agir.
Quando conseguir o que eu quero eu serei feliz, eu dizia. A presença de Sócrates me levou a imaginar a pirâmide de necessidades de Maslow, sabe que quando conquistarmos um degrau, automaticamente desejará o próximo. Sócrates me levava a pensar nos porquês.
Na minha arrogância de achar que sabia tudo ele me vinha com uma de que eu precisava aprender a fazer perguntas melhores.
Por que alguém não me tinha dito isso antes? Mais uma vez, Sócrates vem com mais uma de Sócrates.
- Sabe: Todos lhe dizem o que é bom pra você fazer, não deixam que você encontre suas próprias respostas, querem que você acredite nas respostas deles.
O parto de idéias, a maiêutica de Sócrates. E falava: Tudo o que precisamos esta dentro de nós, as pessoas não são o que pensam, elas pensam que são.
Essas colocações me tiravam completamente do meu mundo e me mostrava o quanto sua liderança e apoio estavam sendo fundamentais em minha vida.
Eu presto atenção no que eles dizem, mas eles não dizem nada... Se tudo passa talvez você passe por aqui e me faça esquecer tudo que eu fiz... Toda forma de poder é uma forma de morrer por nada... Engenheiros do Hawaii.
Realmente, não diziam nada que me fizesse pensar, até aparecer Sócrates. Em dado momento em que não quis ouvir um dos conselhos, me envolvi em um acidente grave, sem perspectiva, nem de andar, muito menos de competir, processo doloroso e desacreditado, não desejava mais voltar a competir, desejei morrer. Sobre o acidente devo me resumir dizendo que fui abandonado por quem achava que fosse mais importante para mim. Minha equipe. Meu técnico.






Algo que escrevi sentindo e senti descrevendo, quando estava passando por esse momento, ou li de alguém.

O desespero a angustia e os pedaços,
Vidro, meu espelho e me vejo, quem sou eu?
Vidas, tempo, caem remontam, descontam e somam, consomem.
Não tenho tudo o que tive, tenho o que tenho agora, tenho o que posso ter.
Meus troféus, minhas medalhas agora não valem nada, só historia.
Em frente ao espelho da minha vida, em frente ao reflexo de outra vida.
Desespero, desejo quebrar tudo e acabar. Acabar com meu passado, meu futuro.
Já tinha vivido uma vida que não deveria ter sido somente um reflexo.
Uma sombra e sim uma vida viva, com propósito.
E fujo do meu reflexo no meu quarto e lá do alto do meu alto, vejo.
Quando me imaginava aqui em cima, e no alto, como cheguei aqui?
Como chegar lá, e como começar de novo.
Começando aqui dentro, tudo de novo.
Na eternidade de um segundo me liberto e caio lentamente.
Me liberto de você, me liberto de mim.
Sou eu, eu mundo, eu caverna, eu espelho, eu reflexo, quero viver sem mim, quero viver de novo, me deixa, eu vou, eu fico, eu estou, livre.
Escrevi isso, vivi isso, vi em algum livro, não lembro.

Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que eu não sei o nome... passei pelo escuro...e como uma segunda pele uma casca uma cápsula protetora...ando pelo mundo divertindo gente...pela janela do quarto pela tela e pela janela...vejo tudo em quadrado remoto controle...eu ando pelo mundo e meus amigos cadê? Acordei não tenho ninguém ao lado. Adriana Calcanhoto.

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma ate quando o corpo pede um pouco mais de alma a vida não pára... A vida é tão rara. As chicas.

Reencontro meu velho amigo, agora liberto de mim de tudo, disse a ele não sei mais o que fazer.

Quero me encontrar mais não sei onde estou. Legião Urbana.

-A primeira descoberta do guerreiro: Não saber.
Lembra de Sócrates? Só sei que nada sei. Meu amigo disse:
- Tudo tem um propósito.
- E o que você nasceu para fazer?
- Qual seu propósito?


- Vá até aquele carro velho e só me saia de lá, quando for para me dizer algo importante.
Fiquei algum tempo e depois de varias tentativas. Sabe o que me ocorreu?
Sempre tem algo acontecendo, não há momentos comuns. Era algo desse tipo que ele buscava que eu descobrisse sabe como se chama isso? PERCEPÇÃO.






Como diria meu professor de filosofia: Habilidade conceitual. Na verdade, percepção. Igual a um texto que li onde falava de toda uma evolução da filosofia e de como ela se adaptava as mudanças.
Cada momento de aprendizado com Sócrates, ele era único, diferente e engrandecedor, certa vez fomos assaltados num bar, sabe o que ele disse depois?
- As pessoas mais difíceis de ser amadas provavelmente são as que precisam mais de amor.
Iniciei o retorno aos treinamentos de forma diferente, com paciência, perseverança, dedicação, vontade, não queria que meu treinamento fosse como os treinamentos dos filmes como Rocky, que em apenas uma tomada você esta pronto, treinamento e aprendizado, vem com o tempo vem com paciência. Sabia agora que nunca temos certeza do que iríamos encontrar e que nada permanece o mesmo, assim como a dialética de Heráclito de Efeso, o homem não se banha duas vezes no mesmo rio. As águas já são outras, e o homem já é outro homem.
Certo tudo bem, eles estavam armados. Com cada pequeno evento fui levado a uma grande transformação, onde aprendia formas e princípios de liderança, aprender que o servir é melhor e maior que o ser servido.
Na mudança de personalidade e na mudança física, consegui conquistar minha vaga na equipe, mesmo com muita resistência do treinador, não desisti, lutei, e fomos campeões, com minha mudança, pude me aproximar da equipe toda, colegas viraram amigos, minha experiência estava transformando a vida de cada um. Minha maior vitória não foi mais estar sempre conquistando medalhas, mas sim, estar sendo útil para todas aquelas pessoas que estavam perto.
- Onde você esta?
- Aqui.
- Quem é você agora?
- Dan Milmam, o novo.
- Que horas são?
- Esse momento.
Foi com esse diálogo, em meio a minha primeira competição olímpica, a última vez que ouvi Sócrates, desde então, nunca mais o vi, nunca mais o ouvi, ficaram seus ensinamentos e seus exemplos de líder. As vezes acho que era apenas um sonho, um sonho me fez acordar.
Que cada momento seja um sopro, onde a respiração possa fluir que o ar se expanda, que eu veja o que eu possa ser, que eu escute o som de cada coisa, que sinta cada vibração, que eu procure vencer sendo feliz, que minha força seja minha certeza, que minha consciência me guie e minha percepção me mostre o caminho certo. Davidson Menezes.

A jornada nos traz a felicidade, não o destino. Surpreenda, conquiste, faça o seu melhor.

Somos quem podemos ser sonhos que podemos ter... Engenheiros do Hawaii.

Sou Dan Milman, e essa é parte da minha história. Obrigado.

Texto reflexivo, elaborado baseado no filme: O Poder Além da Vida, exclusivamente para fins didáticos.

Davidson Luis Menezes Rodrigues.