REFLEXÃO SOBRE O RISCO A SAÚDE RELACIONADO AO CONSUMO IRRACIONAL DO CONTRACEPTIVO HORMONAL PELA MULHER
Reflection on the Risk Related To Health Irrational Use By Women Hormonal Contraceptive

Drº Enfº Emilton dos Santos Oliveira
BLOG ? www.enfermagem3g.blogspot.com

RESUMO
Há décadas que a mulher brasileira vem consumindo substâncias hormonais como estrogênio e progesterona com objetivo de alterar o sistema endócrino evitando assim uma possível gravidez indesejada. No Brasil, a venda e o consumo desta substância vêm conquistando a preferência principalmente das jovens adolescente devido sua praticidade e facilidade de aquisição. Neste estudo de pesquisa bibliográfica quero evidenciar os efeitos da alteração hormonal como fator desencadeante para o desequilíbrio homeostático na liberação do hormônio antidiurético (ADH) tendo como consequência no organismo a predisposição a Doenças Crônicas, DST e câncer.
Palavras Chave: Contracepção Hormonal, Saúde da Mulher, Problema de Saúde Pública.
ABSTRACT
For decades, the Brazilian woman comes consuming hormonal substances such as estrogen and progesterone with goal of changing the endocrine system thus avoiding a possible unwanted pregnancy. In Brazil, the sale and consumption of this substance are conquering the preference mainly of young teenager due to its practicality and ease of acquisition. In this study of bibliographic search I want to highlight the effects of hormonal change as triggering factor for the imbalance homeostático in release of antidiuretic hormone (ADH), resulting in the body the predisposition to chronic diseases, STD and cancer.
Keywords: Hormonal Contraception, Women's Health, Public Health Problem.
INTRODUCÃO
É notório que o uso irracional do método contraceptivo hormonal pode causar vários danos ha saúde da mulher. A escolha deste método tem se tornado comum entre a população feminina, porém, a falta de esclarecimentos em relação risco benefício à saúde tem facilitado o consumo indiscriminado e fazendo deste a opção de escolha principalmente entre a população mais jovem.
Segundo Newmann (1996), a liberdade sexual, associada à falta de conhecimento a respeito dos métodos anticoncepcionais e das doenças sexualmente transmissíveis, tem gerado uma série de problemas para os jovens adolescentes 1.
Para Pinotti & Gennari (2008) as consequências do crescimento dessas doenças são graves, porque a população mais atingida é formada por jovens em idade reprodutiva. E o que se tem constatado é que o problema está atingindo pessoas cada vez mais jovens 2.
OBJETIVO
Alertar a comunidade cientifica e o governo sobre a necessidade de proibição do método contraceptivo hormonal em menores de dezoito anos no Brasil.
METODOLOGIA
Trata se de um estudo que utilizou como base metodológica a pesquisa bibliográfica. Segundo Gil (2009) a pesquisa bibliográfica dá suporte a quase todas as fases de qualquer tipo de pesquisa, sendo particularmente importante quando o problema de pesquisa requer dados muito dispersos pelo espaço 3.
DESENVOLVIMENTO
Nas últimas décadas, a sociedade passou por grandes transformações, principalmente no que se refere à sua estrutura familiar. Muitos foram os que contribuíram para essas mudanças. Houve uma liberalização dos costumes; as pessoas passaram dar mais valor às relações afetivo-sexuais, encarando a sexualidade como um importante fator de satisfação; as mulheres, principalmente, adquiriram maior conhecimento de seu corpo. Isso tudo provocou um avanço nas tecnologias médicas, que tiveram que buscar novas saídas para atender à sociedade, como o aperfeiçoamento dos métodos anticoncepcionais 2.
Os anticoncepcionais orais geralmente contêm uma mistura dos hormônios sexuais femininos, o estrógeno e a progesterona. A ingestão de doses contínuas destes dois hormônios faz com que suas concentrações na circulação sanguínea permaneçam constante, inibindo a produção do hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH) pela hipófise, e consequentemente, impedindo a ovulação 4.
As funções do sistema endócrino encontram se finamente ajustadas com as do sistema nervoso e sistema imunológico. As funções do sistema imunológico também são finamente atreladas ao sistema endocrinológico 5.
As formas exógenas de hormônios (administrados) podem influenciar o controle de retroalimentação (mecanismo de feedback) da produção e liberação dos hormônios 5. Outros fatores que podem alterar a regulação dos níveis hormonais através da retroalimentação são: estresse, temperatura ambiente e estado nutricional 5.
SIMPLIFICANDO REAÇÕES QUIMICAS NA FUNÇÃO REPRODUTIVA DA MULHER:
O HIPOTALAMO libera gonadorrelina (GnRH); Que estimula a adeno-hipófise anterior liberar FSH e LH; O FSH leva ao desenvolvimento de vários folículos no ovário; O folículo com ovulo maduro começa a produzir estradiol; O aumento da concentração de estradiol; Aumenta a liberação de LH; O aumento de LH induz a ovulação; O folículo rompido sofre luteinização e começa a secretar progesterona e estrogênio na circulação; O aumento do estradiol e aumento da progesterona inibe o hipotálamo e a adeno-hipofise por retroalimentação; Se a fecundação não ocorrer o corpo lúteo começa a degenerar; Diminui a produção e secreção de estradiol; Diminui a produção e secreção de progesterona; Causa menstruação e liberação do hormônio hipotalâmico GnRH.
FISIOPATOLOGIA METABÓLICA DA ALTERAÇÃO NO SISTEMA ENDÓCRINO POR CONTRACEPÇÃO HORMONAL
A ecologia vaginal normal depende do equilíbrio delicado dos hormônios e flora bacteriana. O rompimento dessas condições ambientais normais predispõe a infecção 6.
A incidência e os tipos de doença sexualmente transmissível (DST), conforme relatados na literatura profissional e nas estatísticas de saúde pública, estão aumentando 6.
Para evitar a gravidez utilizando se do método de contracepção hormonal, é necessário manter as concentrações aumentada de progesterona e estrogênio livre na circulação para alterar a liberação hipotalâmica do GnRH 6, que resulta em secreção maior de LH e supressão do FSH contribuindo para o ciclo vicioso de anovulação; o GnRH controla a liberação dos hormônios pituitários (FSH, LH, ADH, entre outros) 5; quando o anticoncepcional hormonal é suspenso causa uma deficiência do estrogênio e da progesterona e consequentemente causa sangramento anovulatório 6. A anovulação crônica pode aumentar o risco de câncer endometrial 6. Níveis hormonais elevado devido ao uso de anticoncepcionais ou outros fatores é a causa do crescimento excessivo da Candida albicans predispondo as vulvovaginites 6.
Vários estudos demonstram o risco à saúde relacionado ao método de contracepção hormonal; neste estudo quero evidenciar os efeitos da alteração hormonal como fator desencadeante para o desequilíbrio homeostático na liberação do hormônio antidiurético (ADH) e as consequências no organismo causadas pela alteração na liberação do ADH.
A liberação diminuída do ADH aumenta a reabsorção de Na+, e diminui a reabsorção de H2o causando desidratação hiperosmótica;
SOLUÇÃO FISIOLÓGICA: menstruação ou parto para diminuir a concentração hormonal e desta forma normalizar a liberação do ADH para aumentar a eliminação de sódio. Com o hormônio livre diminuído, as concentrações aumentadas de Na+ extracelular causa aumento na liberação do ADH o que aumenta a eliminação de Na+ e H2o nos túbulos renais para recuperar o equilíbrio osmótico.
SOLUÇÃO FISIOPATOLÓGICA: Concentrações aumentadas do hormônio livre diminui a liberação do ADH e aumenta à concentração do sódio extracelular, o Hormônio livre aumentado dificulta a liberação do ADH, desenvolvendo desidratação hiperosmótica por aumentar a reabsorção de sódio e aumentar a eliminação de agua.
Ingestão de agua diminuída com dificuldade na liberação do ADH causa desidratação intracelular decorrente da hiperosmolaridade extracelular. A ausência do ADH aumenta a reabsorção de sódio, aumentando por osmose a passagem da agua do meio intracelular para o meio extracelular.
Ingestão de agua aumentada com dificuldade na liberação do ADH causa hiper-hidratação hiperosmótica intra e extracelular, na tentativa do organismo em restabelecer a homeostasia.
Cerca de 60% do corpo humano adulto são liquido. Embora a maior parte desse liquido esteja no interior das celulas 7. O principal meio liquido da célula e a água, presente na maioria das células na concentração de 70 a 85 por cento 7. O produto final das reações químicas necessita de agua para sua difusibilidade.
O aumento nas concentrações de estrogênio e progesterona livre causa reabsorção de Na+ nos túbulos renal devido supressão do ADH. A perda de agua aumentada pela urina e o aumento de Na+ retido causa aumento na concentração dos íons extracelular levando ao aumento de liquido extracelular por osmose e estrangulamento da célula por aumento da pressão osmótica com comprometimento celular devido golpeamento das moléculas em difusão na parede externa das células em processo acelerado de mitose.
CONSEQUENCIAS
Temperatura extracelular aumentada: (quanto maior o numero de moléculas, maior o volume de liquido, maior a movimentação, maior a temperatura, maior a pressão, maior a produção de energia, maior produção de calor = dilatação intersticial);
Temperatura intracelular diminuída: (quanto menor o volume de liquido, menor o espaço entre as moléculas, menor a movimentação, menor a temperatura, menor a pressão, menor a produção de energia, menor a produção de calor = atrofia celular);
Tolerância aumentada: (aumento da distancia entre as células, aumenta o risco de doença crônica por infecção bacteriana e viral);
Ciclo de Krebs prejudicado: (menor movimentação das moléculas decorrente do volume de agua intracelular diminuído e atrofia celular);
Fatores da coagulação aumentados (decorrente da lesão causada pelo impacto das moléculas na parede externa das células - outside);
Tempo de resposta ao stress aumentado (dimensão intersticial aumentada dificultando a comunicação entre as celulas);
Maior probabilidade de mutação celular (mitose acelerada).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Hoje no Brasil, o adolescente do sexo masculino vai ao médico pedir um método contraceptivo e recebe a camisinha; o adolescente do sexo feminino vai ao médico pedir um método contraceptivo, recebe a camisinha e uma prescrição medicamentosa para alterar a função hormonal sem conhecer os possíveis males causados pela substância.
Dados da Fundação Oncocentro de São Paulo/2008 mostram que cresceu o número de casos de câncer de mama em mulheres jovens, cresceu também os hábitos femininos de desafiar a saúde com o uso de cigarro, álcool, estresse e sedentarismo. Os especialistas estão preocupados com o consumo indiscriminado do anticoncepcional entre os adolescentes e alerta a população que Anticoncepcional não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis (DST), como AIDS; e que, contraceptivo hormonal pode causar reações adversas e não podem ser tomados sem orientação, supervisão e acompanhamento médico 8.
Nesta sociedade está provado que as causas de muitos dos tipos de cânceres, especialmente o da mama, do endométrio, do fígado, dos ovários e da próstata, estão diretamente ligados à exposição inadequada ou/e prolongada de hormônios endógenos ou sintéticos estrogênicos, porque aumenta a proliferação celular devido aos estrogênios, o que leva ao aumento da probabilidade de mutações ocorrerem durante a síntese de DNA 9.
Considerando contraceptivo hormonal, bebida alcoólica e cigarro, drogas consumidas por pessoas saudáveis que posteriormente poderão apresentar problemas de saúde em consequência do uso irracional destas substâncias; Pergunto: Por que somente o álcool e o cigarro são proibidos para menores de dezoito anos? A falta de regras bem esclarecidas sobre contracepção hormonal não coloca a mulher mais exposta às doenças que o homem na sociedade? O consumo irracional de contraceptivos hormonais pode ter ligação com a proliferação das doenças em mulheres com idade cada vez mais jovem?
Brincar com a saúde da nisso:
Sob pressão depressão, associada à alteração crônica do sistema endócrino (contracepção hormonal - hormônios); que mantém alterado o sistema nervoso e também altera o sistema imunológico, só pode resultar em danos irreversíveis para a saúde futura da mulher, que é jovem; estimulada a beber e fumar nas relações; que sofre a falta de uma alimentação adequada e convive com a poluição e o estresse dos grandes centros urbanos; que aumenta os radicais livres no sangue (molécula com elétron negativo); que aumenta a quebra de DNA na célula, alterando a função celular normal e causando varias doenças potencialmente crônicas.
A nação brasileira formada deve assumir suas responsabilidades éticas melhorando o comportamento social sem que a saúde dos adolescentes seja comprometida em decorrência de uma necessidade mundial para controlar a natalidade. "Gente doente precisa tomar medicamento, gente saudável... não pode".
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Newmann RW. Atlas de Métodos Anticoncepcionais e Temas Complementares. Biblioteca Nacional; 1996. p. 22
2. Pinotti JA, Gennari M. Saúde da mulher. 12 ed. São Paulo; 2008. p. 100-101-102
3. Gil AC. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo; 2009. p. 50.
4. Brites AD. Hormônios Sexuais, Menstruação e Pílula. Acesso em: 31/07/2011. Disponivel em: http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u86.jhtm
5. Matfin G, Guven S, Kuenzi JA. In: Porth CM. Fisiopatologia. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. p. 863-870-871-865
6. Mehring PM. In: Porth CM. Fisiopatologia. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. p. 971-999-982-987-982-1004
7. Guyton AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Medica. 10 ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2002. p. 2-9
8. Fundação Oncocentro de São Paulo/2008. Fonte: SPR 03/2009. Acesso em 30/07/2011. Disponível em: http://www.spr.org.br/mobile/novidades_int.php?idnew=776®Reference=96
9. Campos S. Estradiol e Células Cancerosas. Acesso em 31/07/2011. Disponivel em: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/5939
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
10. Guyton AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Medica. 10 ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2002. p. 16-31-34-35-39-42-43-45-260-783-800-890