Reflexão sobre como é tênue o preconceito e perigoso

             

 

Introdução

 

 

Essa história começa com o entendimento errado de quem são as vitimas de HIV e o entendimento de como e porque essas pessoas se contaminaram...

Não faz muitos anos , em 1981, o dermatologista em São Francisco ,Connant ,seu amigo , também medico lhe liga o dr . Alvin Friedman-Kien, sobre o aparecimento de um raro caso de câncer em jovem gays.

Repare esse detalhe muito importante para muitos leigos em gays ,aparentemente por ser em gay tinha que ter uma razão muito especial para concentrar nesse grupo.

Ser gay era e é apesar da televisão procurar fazer a normatização, quando esse médico Connant ao ter o encontro anual da Academia Americana de Dermatologia seria em São Francisco em dezembro procurou trazer para o conhecimento médico essa nova doença mas o preconceito torna cego cérebros brilhantes.

Ali estava reunido dermatologistas de todo o país, era sim a oportunidade perfeita para falar da nova doença ,o pesquisador Connant trazia um folheto impresso com descrições da doença,fotografias em cores das lesões e o título “ Disseminação de Sarcoma  de Kaposi em Jovens Homossexuais Masculinos”.

Havia já oitenta pacientes com a doença, explicava  o folheto e 17% tinham morrido.

Mas apesar de todo o avanço da medicina ela não soube mesmo entre mentes ilustres limpar do preconceito.

“Homossexuais ?Não temos homossexuais lá de onde eu venho”

Preferiam negar do que aceitar ,algo simples ter pacientes e curar os doentes gays.Tampava o sol com a peneira.

Na década de setenta foi o ano em que os homossexuais lutaram para que fossem aceito sua opção sexual, um dos grandes triunfos foi  pela Associação Psiquiatrica  não a considerarem como doença mental.

Apesar  de todas essas conquistas não é assim que era visto e é .Pois até hoje muitos perdiam o emprego ,são espancados nas ruas não  apenas nos anos oitenta lá nos Estados Unidos , mas hoje no Brasil.

Assim a linha tênue de discriminar ou não discriminar frágil...

Fazia muitos temerem que mesmo pessoas de mente aberta ficassem contra eles e ver que o sexo gay era errado.

Assim vão furiosamente contra no dia 4 de abril de 1984 a um jornal gay de São Francisco publicou um editorial incluía uma lista de traidores e entre estes estava Marcus Connant que apoiava em fechar as casas de banho.

Pessoas como Connant não estava preocupado com a moralidade da homossexualidade só em afastar a epidemia infelizmente poucos mesmo entre homossexuais perceberam o gesto.

Fazia os jornais preferiam se alienar, para não “ofender” o publico heterossexual mas preferia se abster de sua opinião e permitir que tantos jovens homossexuais se contaminarem.

Keneth Horne morreu no dia 30 de novembro  de 1981 .Foi  o primeiro caso de Sarcoma Kaposi em São Francisco  de que Conant tinha notícia, e este foi o primeiro caso da doença que viria a ser conhecida como Aids relatado à agência do governo que investiga epidemias, os Centros  para Controle de Doenças (CDC –Centers for Disease Control )

Assim ao verem os pacientes homossexuais com AIDS supunha que era castigo por causa de suas” práticas imorais “.

Esse problema não é recente é antigo.

Referencial teórico

História

Na Antiguidade era permitido em várias civilizações antigas há 12000 A.C  como na   Índia, Egito, Grécia, América têm registros históricos de períodos onde a homossexualidade era retratada em cerâmica, escultura e pinturas.

O código penal mais antigo que se conhece  que punia a homossexualidade foi editado no império de Gengis Khan ao proibir a sodomia com a pena de morte.

 No ocidente, as primeiras edições de leis que puniam a sodomia , esse nome refere-se a pratica sexual anal, recebe esse nome devido a mítica  cidade de Sodoma destruída por causa dessa prática por dois anjos enviados por Deus,   assim se percebe a influência da religião judaíco cristão que influênci a as principais religiões do mundo o  Cristianismo, o Judaismo e o Islamismo.

Usando argumento dessas religiões para condená-los , isso é um tipo de homofobia, como isso é antinatural pois Deus ao criar o homem  foi para uni-lo à mulher.

Seu corpo é ajustado perfeitamente o homem à mulher,

Que  o único sexo válido é  para gerar filhos.Mas hoje se legitima que não é somente assim que pode ocorrer, não tanto pela religião mas por  outras correntes de pensamento.

Apoiado nos conhecimentos científicos sabe –se que o  sexo não tem só fim reprodutivo como pode ser exemplificado pela própria estutura do organismo humano que apresenta partes destinadas para o prazer como o clitóris na mulher.

Dois anjos de Deus, materializados, enviados para analisarem as cidades, teriam dito a ele que o pecado de Sodoma e Gomorra vinha se agravando muito. Abraão intercedeu ainda três vezes pelos sodomitas até obter uma resposta final: "Se houver em Sodoma dez pessoas justas, não será destruída" (Genesis, 13:14).

Datam de 1533 através da edição do código "Buggery Act" de 1533[] pelo Rei Henrique VIII da Inglaterra e de alterações no Código Penal de Portugal, também em 1533, realizadas por influência da Inquisição.

[6] As leis que proibiam a sodomia, sobretudo nas relações homossexuais, passaram a ser editadas em vários países ocidentais. Considerando que tanto a Inglaterra, Portugal e Espanha eram grandes potências colonizadoras na época, as leis que proibiam as relações homossexuais também foram impostas em suas colônias, tal como verifica-se com a edição da Seção 377 do Código Penal Indiano, inspirada no código "Buggery Act" da Inglaterra.

As civilizações pré-coloniais da América do Sul, colonizadas principalmente por portugueses e espanhóis também foram introduzidas aos novos costumes.

No mesmo sentido, a Alemanha, edita o Parágrafo 175 em 1871. Apesar de sucessivas tentativas de reverter o Parágrafo 175 em 1907 e 1929 ela acaba sendo mantida e posteriormente utilizada pelo nazismo para punir também os homossexuais. Após a queda do nazismo, os homossexuais condenados deixaram os campos de concentração mas continuaram a cumprir as penas previstas pelo Parágrafo 175.

 

O Parágrafo 175, conhecido formalmente como §175 StGB e também como "Section 175" na língua inglesa, foi uma medida do Código Criminal Germânico em vigor de 15 de maio de 1871 a 10 de março de 1994. O Parágrafo 175 considerava as relações homossexuais como crime, sendo que nas primeiras edições também criminalizava as relações sexuais humanas com animais, conhecidas como bestialidade.

Por isso apesar da queda do nazismo em 1945 na Alemanha pouco se sabia ou até se interessava pelos crimes cometidos contra esses seres humanos devido apenas sua orientação sexual.

A causa são mecanismos complexos como a psicologia, a biologia  a sociedade.

O caminho metodológico

 

 

 

Quando o assunto é homossexualidade parece que o preconceito do brasileiro começa já na escola

 Utilizando  dados da Unesco comprovam os dados de uma pesquisa realizada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 2004, com estudantes de 13 capitais do país e do Distrito Federal. 25% dos alunos pesquisados afirmaram que não gostariam de ter um colega de classe homossexual.

 E foram acompanhados por 20% dos pais, que disseram que não gostariam que os filhos estudassem com colegas homossexuais.

A  história de Carmem Lúcia Ribeiro, hoje com 24 anos e trabalhando como agente de proteção social, ela ainda não conseguiu esquecer o período turbulento da escola.Pois é comum o bullyng contra homossexuais.

 Com apenas 16 anos, além de enfrentar as dificuldades naturais da adolescência, Carmem teve que conviver com o preconceito de quase todas as colegas de turma, que a isolavam apenas pelo fato de ser lésbica. “Como eu era meio estereotipada, as pessoas da turma começaram a me perseguir. Quando eu chegava à escola, minha carteira estava riscada com o nome de ‘sapatão’.

Com isso a maioria abandona   vitima do burling os estudos, o fizeram por causa da discriminação.

Muitos são vítimas de um preconceito que leva muitos á morte, como aponta o Grupo Gay, apurou que em 2010, houve duzentos e sessenta assassinatos de homossexuais com clara motivação homofóbica..

A discriminação no Brasil, continua existem dados que mostram que 99% dos brasileiros não os aceitam pesquisa realizada entre maiores de dezesseis anos.

Parece-se que isso leva muitas pessoas a negar sua tendência homossexual , partindo  para outros caminhos, apresentando baixa-estima,comportamento compulsivo,afastamento da família,desconfiança e autocrítica e fuga para outras drogas como álcool, drogas.

Estudo de caso

Ao analisar um caso real de uma pessoa com as siglas  de seu nome L.D.D, percebe-se uma mãe que o vestia de menina pelo desejo de ter uma filha.

Mais tarde na adolescência vítima de burling  e as meninas não o desejarem segundo o depoimento de sua irmã L.D fizeram partir para  a homossexualidade.

 

 

Analise e Discussão dos resultados

 

Percebe-se  que o preconceito contra homossexuais foi constituído no decorrer do tempo.

Na sociedade conteporânea tem como base as idéias do Judaísmo/Cristão que influência o pensamento conteporâneo.

Usando argumentos bíblicos , da Torá e o Corão para condenar as práticas homossexuais.

Ao observarem os relatos ao longo do tempo percebe  que a homofobia foi um valor construído no tempo com influência principalmente no Ocidente da religião judaico-cristão

Muito difícil achar um adulto que  não os despreze e ao contrário da discriminação contra o negro que usa ser sutil pois poucos assumem que discriminam , já os homossexuais não.

Creio que a dificuldade  que é ser homossexual na sociedade atual.Como a pressão da própria família, da sociedade que os humilha, debocha o agride com palavras pesadas e físicamente, culminando com  a morte de muito.