Hoje vemos com naturalidade crianças com pouco mais de quatro anos batendo fotos ou usando os telefones celulares de seus pais , jogam no computador, e etc.
Essas crianças fazem parte da chamada "Geração Z", ou adeptos da "Cultura Virtual" onde lidam com computadores de ultima geração, telefones com câmera e T.V., Pen Drive de capacidades enorme de armazenamento, jogos eletrônico de conexão à T.V e etc. vivem em uma época em que a tecnologia esta em um estagio fascinante, onde a cada minuto se tem novos avanços.
A cultura digital tem crescido de forma desenfreada nos últimos 40 anos, e acaba causando alguns problemas para as gerações que dela surgem.
Entre esses problemas, um dos principais é a aprendizagem nas escolas, pois os jovens e adultos após o inicio da era digital passam a ter rapidez de pensamento e incapacidade para a linearidade dessa forma pode facilitar muito em determinadas áreas, porém em outras que exigem mais seriedade e concentração podem sofrer algumas dificuldades, para eles a informática e tecnologias da Internet é o lugar comum. Todas as suas comunicações têm lugar na internet e elas revelam muito pouca comunicação verbal e habilidades ocasionando fazer o mesmo em seu convívio familiar/social. Não pensem que a cultura virtual é só ligada á computadores, a televisão por exemplo tem sua participação; alguns estudos mostram que a criança se relaciona com a T.V. como se relaciona com os demais em sua casa. A exemplo podemos citar:
Influencia de marketing e consumismo, erotização precoce, inversão de valores e falsa igualdade social.
Bill Gates sabiamente disse: "Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."
Imaginamos que os avanços tecnológicos proporcionariam uma vida mais tranquila às pessoas, mas...Em alguns casos ocorre justamente o contrario, pode-se por exemplo comentar que levamos nossas tarefas para casa, onde por vezes carregamos o celular até o banheiro, para ficar "de sobre aviso", os computadores, estão em nossas residências nos ajudando a complementar o serviço, que não tivemos tempo de concluir no emprego.
Percebe-se que as crianças foram deixando as peladas, as brincadeiras com peão, bola de godê, pipa e etc. para assistir T.V., onde o conteúdo exibido muitas vezes é censurável.
No século XVII Jean Jacques Rousseau mostra-nos como a criança é facilmente influenciada com a frase: "A criança tem um modo singular de entender e de ver o mundo", e é devido a esse "Modo singular" que devemos ter maior cuidado com o que nossos filhos veem ou escutam, Paulo Freire dizia : " A leitura do mundo precede a leitura da palavra" sobre esse ângulo atentamos às conclusões do pesquisador Vygotsky : "com a modelação de conhecimento e a interação do meio social, os indivíduos podem adquirir conhecimentos que antes não podiam"
Porem seria hipocrisia negar os benefícios que as novas tecnologias nos trazem, onde novos aparelhos de diagnostico ajudam a salvar vidas, novas formas de aprendizagem ajudam a encontrar soluções para problemas antes não resolvidos, a rede mundial de computadores "internet", hoje ajudam a enviar e receber informações com muito maior rapidez e precisão. Portanto tomando os devidos cuidado com as influencias negativas, nossos filhos adequados a essa nova geração, passam a lidar com diversas situações com muito mais agilidade e compreensão.
Alguns podem perguntar, mas qual a relação dessa nova geração com o espiritismo? Podemos começar pela Internet que permitirá um contato mais rico com obra espírita. Onde se é possível elaborar cursos interativos, por exemplo, uma discussão da obra de André Luiz, apontando links relevantes entre os deferentes textos, e com comentários feitos por autores reconhecidos.
As redes virtuais, vão formar debates, onde novos preceitos podem surgir, e certificar-se dos velhos. Existem inúmeros grupos de estudo e discussões sobre temas espíritas na Internet. Trocar ideias e repassar opiniões onde o Espiritismo ainda é quase desconhecido. Essa nova geração dominará e temos de nos adaptar a esta nova linguagem e, se nós soubermos usá-la, temos um grande auxiliar do nosso trabalho, tanto para troca de ideias e textos como para pesquisa.
É importante lembrar que o Espiritismo é uma doutrina aberta aos avanços científicos, portanto, as transformações sociais, as mudanças no panorama dos conhecimentos gerais do homem são importantíssimas. Os veículos de comunicação digitais são hoje uma ferramenta de publicidade na divulgação do movimento espírita
"Uma publicidade em larga escala, feita nos jornais de maior circulação, levaria ao mundo inteiro, até as localidades mais distantes, o conhecimento das ideias espíritas, despertaria o desejo de aprofundá-las e, multiplicando-lhes os adeptos, imporia silêncio aos detratores, que logo teriam de ceder, diante do ascendente da opinião geral." (Kardec, Allan . Obras Póstumas-Projeto 1868, Rio de Janeiro: Ed FEB, 2001)