PROJETO DE INTERVENÇÃO


Apresentação 


   O  projeto de intervenção intitulado "Reflexão grupal no CAPS AD primavera do município de Aracaju/Se",  será desenvolvido no CAPS ad Primavera, situado na Rua Guarapari S/N, bairro Atalaia, Aracaju-SE. Dessa forma, através da coleta de dados (campo)  vamos colocar em prática o referido projeto de intervenção - onde faremos um estudo com conteúdos bibliográficos e pesquisas documentais, que nos dará subsídios em situar a problemática em foco,  para aplicação deste. 

 Dessa forma, por estar desenvolvendo um projeto de pesquisa no CAPS ad primavera, constatou-se através de observações, reuniões e escuta com usuários, algumas dificuldades, dentre elas a falta de participação e integração da família em seu processo de reabilitação. Visto que:

       "A família tem um papel importante na criação de condições relacionadas tanto ao uso abusivo de drogas quanto aos fatores de proteção, funcionando igualmente como antídoto, quando o uso de drogas já estiver instalado" (MILITÃO,1999).

       Após analisar a Política de Saúde Mental e passar pelo processo de perscrutar através do estudo social e do diagnóstico, compreende-se que a assistente social, é uma profissional que lida com as expressões da questão social, devendo intervir junto aos fenônemos culturais, sociais e econômicos - criando e respaldando os programas de prestação de serviços no setor, a nível de promover proteção e recuperação da saúde dos usuários.

Segundo Ministério da Saúde (2004):

"O álcool é uma substância lícita, social e culturalmente aceita, onde beber é uma atividade realizada em grupos, em que sua legalidade não lhe confere segurança, porque seu consumo traz conseqüências como: acidentes de carro traumáticos, violências, agressões, atividade sexual não planejada ou desejada, conflitos com a lei ou com o patrão".


      Verificou-se através de visitas e observações várias problemáticas, porém a proposta de intervenção tem como objetivo focar a questão da "família em seu processo de reabilitação e os grupos de apoio (amigos, usuários)". Pois, a proposta terapêutica do CAPS ad - visa reduzir o consumo do álcool e outras substâncias psicoativas em seu cotidiano, para depois abster-se dela, necessitando assim de um vínculo maior da família e outros coadjuvantes de apoio (usuários, amigos) em seu tratamento.

   O projeto tem como meta principal, contribuir com essa dificuldade de integração familiar (principal), no tratamento terapêutico do usuário no CAPS ad primavera.
Objetivo Geral: 

  • Contribuir para uma melhor compreensão da importância familiar e grupal no tratamento do usuário


Objetivos Específicos: 

  • Focar que o contexto de recuperação é favorecido por um conjunto de apoios contextuais como família, grupos e redes de amigos;
  •  Mostrar a importância de cada indivíduo no trabalho em grupo;
  •  Realizar uma oficina de relações interpessoais com um grupo de usuários;
  •  Proporcionar um momento reflexivo e socializador entre todos.


Público alvo

  •  Usuários e familiares do CAPS ad primavera


Justificativa da Intervenção:

     A relevância deste tema, consiste na percepção de que a rede familiar e grupal (amigos, usuários) é um suporte terapêutico eficaz no tratamento do usuário. E que mesmo aqueles que não possuem família, necessitam da participação de outros indivíduos como coadjuvante de incentivo em seu tratamento como: amigos e usuários. Entendendo também, que as famílias descrevem - se como desgastadas com a patologia do paciente.

    Logo, a intervenção será realizada com um grupo de usuários, onde tentaremos junto com a Assistente Social, reunir alguns integrantes das famílias desses usuários. Visto que, quinzenalmente é realizada uma reunião familiar, coordenada pela Assistente Social, onde são discutidos o cotidiano familiar do usuário e suas possíveis recaídas. Assim, tentaremos reunir o usuário (se presente) com seu familiar.

   Lembrando, que iremos trabalhar de forma cautelosa, para não refletir as vissitudes da vida do usuário e não gerar um clima de tensão e discórdia - visto que, esta não é a proposta da intervenção. Entretanto, observa-se que, quando a família se propõe a buscar modificações, através da interação no tratamento psicoterapêutico do usuário, há uma grande possibilidade de se restabelecer a comunicação familiar - e assim, a tendência é que as coisas possam mudar. Aquela situação que fizeram com que o indivíduo dependente se sentisse impotente e, portanto disfuncional, serão revistas e repensadas.

  Geralmente, essa, é uma intervenção difícil de contextualizar, pois a família do usuário, também possui sérias dificuldades emocionais.  Dessa maneira, uma coisa acaba por complicar a outra. Entretanto, é um percurso difícil, que requer observância na em sua aplicação. Essa alternativa torna viável o contato emocional honesto e real.

       "Síndrome da dependência química" é um problema, onde se devem buscar sempre estratégias para interagirem no sentido de sanar o vício ou dependência através de uma união grupal, família e/ou grupos de apoio em prol do mesmo intuito, ajudando o usuário por meio da socialização e solidariedade de seus membros.

        A dependência química é um problema mundial, é uma doença e deve ser tratada como tal, com programas de prevenção e de tratamento que visem seu controle e a reintegração do doente à vida em sociedade. Nas pessoas predispostas, o álcool é a droga de uso mais difundido, visto que,  propicia o surgimento de psicoses, deforma o caráter e afeta a saúde das mais variadas formas.

       Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indíviduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou agüentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar-se calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.

      O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico). O consumo do álcool é antigo, bebidas Como: vinho e cerveja possuíam conteúdo alcoólico baixo, uma vez que passavam pelo processo de fermentação. Outros tipos de bebidas alcoólicas apareceram depois, com o processo de destilação. Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, está é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento.

    Quando consumido em excesso, o álcool é visto Como um problema de saúde, pois este excesso está inteiramente ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo (quadro de dependência). Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição.

     Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos Como o fígado, coração, vasos e estômago. Em caso de suspensão do consumo, pode ocorrer também a síndrome da abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões.


Procedimentos Metodológicos

Para operacionalizar o projeto de intervenção "reflexão grupal no CAPS ad primavera", que será realizado com um grupo de usuários, juntamente com o familiar presente no CAPS ad Primavera, situado na Rua Guarapari S/N, bairro: Atalaia, em Aracaju-se. Será aplicado uma dinâmica de integração voltada para grupos, pois a intenção é mostrar a importância da interação de grupos de pessoas no cotidiano. Onde encerraremos as atividades com um lanche, a todos os presentes na reunião.

De acordo com (Albigenor e Militão, 1999) a expressão Dinâmica de Grupo surgiu pela primeira vez num artigo publicado por Kurt Lewin, em 1944 em que tratava da teoria e prática em Psicologia social.

A palavra Dynamis é grega e significa força, energia e ação - quando Lewin utilizou a expressão seu objetivo era ensinar às pessoas comportamentos novos através das dinâmicas de grupo. Logo o objetivo visa:

  •  Constatar as dificuldades existentes no grupo (família, usuário);
  •  Trabalhar o relacionamento;
  •  Transformar o potencial de todos, estimulando a igualdade de harmonia interpessoal.


A dinâmica será feita com uma "Caixa Surpresa" (com brindes) para descontrair o grupo. O referencial teórico será desenvolvido a partir de conceitos, teorias e métodos acerca do uso abusivo de drogas e suas conseqüências no organismo. Enfatizando que, a dependência química é uma doença mental e física (obsessão + compulsão), que atua em todas as áreas (física, mental e espiritual) do indivíduo. É uma doença crônica, progressiva e fatal, que progride mesmo quando o dependente químico não está usando drogas.

Ao trabalhar as causas e conseqüências da dependência química, focaremos os valores individuais - pois o uso abusivo de drogas provoca na vida do usuário uma crise de identidade. Que na falta de apoio encontra dificuldades de resgatar sua auto-estima, e volta a usar drogas.

Ou seja, esses valores incluem: organização, confiança, pontualidade, diálogo, solidariedade, humildade, dignidade responsabilidade, dedicação, respeito, discernimento, disciplina [responsabilidade das minhas coisas, cumprir tarefas é começar e terminar, assumir compromisso por menor que seja] sinceridade/honestidade [se não estou sendo sincero/honesto comigo não vou ser com o outro] dificuldade é de não saber lidar com a complexidade da vida.

Meta:
Melhorar o convívio grupal (amigos, usuários) e familiar. Como forma de auxiliar no tratamento desenvolvido no CAPS ad primavera.

Recursos humanos:
Usuários, o familiar, a assistente social.

Recursos Materiais:
Caixa, doces ou prenda, cartolinas, hidrocor colorido, refrigerantes, bolos, pão-de-queijo, copos descartáveis, guardanapos de papel, aparelho de som e CD.

5 - CRONOGRAMA

ATIVIDADES ANO: 2008

MÊS MARÇO - ELABORAÇÃO DO PROJETO
MÊS ABRIL - ELABORAÇÃO DO PROJETO
MÊS MAIO - ELABORAÇÃO DO PROJETO
MÊS JUNHO- REVISÃO DE LITERATURA (pesquisa bibliográfica) 
MÊS AGOSTO - PESQUISA DE CAMPO
MÊS SETEMBRO- PESQUISA DE CAMPO
MÊS OUTUBRO- ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
MÊS NOVEMBRO- ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
MÊS DEZEMBRO- EXECUÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  •  BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Álcool e redução de danos. 1 ed. . Brasília: Ministério da Saúde, 2004.p.30 e 38.


 

  •  MILITÃO; ALBIGENOR. S.O.S: dinâmica de grupo. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed. 1999.p.35.