Norma Ap. Silveira de Moraes- Psicóloga
Refletindo sobre algumas virtudes....para melhor qualidade de vida.

O cientista, político, escrivão, e homem místico rosacruz, Benjamin Franklin, do século dezoito, em sua ética como pessoa do bem que era, apresentou uma lista de treze virtudes que aplicava á sua própria vida. eram conselhos que ele dava a si mesmo para evoluir como ser humano e tentar sempre praticar a justiça. Refletir sobre eles é bom.
Temperança: Não comas a ponto do embrutecimento; não bebas até a embriaguez.
Silêncio: Só fales do que possa ser útil a outros ou a ti mesmo; evita conversas fiadas.
Ordem: Coloca cada coisa em seu lugar; reserva um tempo para cada aspecto de teus negócios.
Resolução: Cumpre o que deves cumprir, sem faltar á tua resolução.
Economia: Não faças despesas que não sejam para o bem de outrem ou para o teu próprio bem; em outras palavras, não gastes á toa.
Aplicação: Não percas tempo; aplica-te sempre a alguma coisa útil e suprime toda ação inútil.
Sinceridade: não te sirvas de artifícios enganadores; pensa de forma sincera e justa; e quando falares, faça-o de acordo com teu pensamento
Justiça: Não faças mal a pessoa alguma, nem por comissão nem por omissão
Moderação: Evita os extremos; abstém-te de mostrar ressentimento pelas ofensas que penses que elas o merecem.
Higiene:Vela pela limpeza de teu corpo, tuas vestimentas e teu alojamento.
Tranquilidade: Não te deixes perturbar por futilidades ou por incidentes inevitáveis.
Castidade: Sê casto em teus pensamentos e governa teus instintos. (fidelidade e confiança).
Humildade: Imita Jesus e Sócrates...e muitos outros Mestres...
Nestas treze virtudes há uma boa dica para se ter qualidade de vida extrínseca e intrínseca, justamente porque é acessível e ideal. Quanto a imitar Jesus, ele quis dizer que somente pelo verdadeiro amor, vence-se ou consegue resultados, o amor incondicional que tanto pregou o Mestre. E já a Sócrates, o grande filósofo que sempre falava: homem conhece-te a ti mesmo, afirmando que cada ser humano busca sempre seu desenvolvimento pessoal e subjetivo também, para alcançar um grau maior de autoconhecimento. Não devemos julgar os outros em função dos traços que transparecem na personalidade, mas sim pelas ações. Todo ser humano tem defeitos e qualidades inerentes à condição humana, e ninguém sabe tudo. Muitos pensam que sabem, mas seu saber desagrada, em vez de agradar a sensibilidade da alma humana é sedenta de amor e paz, cansada de tanto sofrimento, violência, desrespeito, doenças, crises existenciais. O ser humano necessita cada vez mais de coisas que o aproximam da Força Criadora que Governa e Protege. Sem fanatismo, sem repressão, sem preconceito, abrindo as asas da paz universal, numa mesma comunhão de amor pela humanidade e pelo planeta que é a pátria; o mesmo habitar. O Ser dentro do Ser. O microcosmo dentro do macrocosmo.
Grandes Mestres, filósofos e pensadores nos deixaram-nos grandes obras como legado e herança, para reflexões e estudos. Quando a ciência e a religião resolveram unir-se vão descobrir toda possibilidade e finalidade do existir no mundo,.Paz Profunda a todos...
Que as cortinas, do palco da vida, caem ainda mais próspera e bela em 2011
*Norma Ap. Silveira de Moraes***