REFLEXÃO DO EVANGELHO DE  JOÃO 6,24-35  PROF Ciro

 

Após o milagre da multiplicação dos pães, a multidão, fascinada pela pessoa de Jesus, vendo que Ele e seus discípulos não estavam mais ali, subiram aos barcos e  vieram para Cafarnaum à procura de Jesus. Não percebiam o verdadeiro sentido do milagre: um dom de Deus, que vem compartilhar com os homens uma Vida de Amor.

Encontrando Jesus, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” Respondeu-lhes Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo: Vós me procurais, não por terdes visto sinais - milagres - mas porque comestes dos pães e ficastes saciados” (cf. v. 24-26).

Comer o pão até saciar-se, meus irmãos, seria buscar Jesus por interesses próprios. Quantos procuram Jesus apenas por seus próprios interesses? Mas, Jesus, muito esperto, aponta as intenções ocultas de seus interlocutores e os convida ao diálogo com a intenção de levá-los a desejar o pão de Deus: como nos afirmou no Evangelho de hoje “Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas, pelo alimento que permanece até a vida eterna, dado pelo Filho do Homem, pois Deus, o Pai, o marcou com seu selo” (v. 27), isto é, Deus legitimou Jesus com sua autoridade, colocando-o como distribuidor da vida eterna.

A aquele que busca a vida eterna, Deus mostra a quem dirigir o olhar e a quem recorrer: Jesus, o Filho do Homem.

Então, perguntaram a Jesus: “O que faremos para trabalhar nas obras de Deus?” (v. 28). Pensavam eles nas inúmeras obras que deveriam realizar. Mas, Jesus, respondeu: “A obra de Deus é que creiam naquele que ele enviou” (v. 29). Então lhe perguntaram: “Que sinal realizas para que vejamos e creiamos em ti?” (v. 30).

Aquele povo não entendia - como muitos ainda não entendem - o sinal da multiplicação dos pães. Não percebiam o dom de Deus que vem compartilhar com os homens uma Vida de Amor. Diz Jesus: “O meu Pai é quem vos dá o verdadeiro Pão do Céu”. Esse Pão do Céu é o próprio Filho de Deus, dom que se prolonga até nós e se perpetua e se oferece a nós naem cada Santa Eucaristia.

Diziam eles: Moisés fez mais do que isso, pois os israelitas tiveram o maná do deserto não só um dia, mas durante anos seguidos.

Reconheciam que Jesus queria elevá-los a um alto grau de aperfeiçoamento, afirmando ser um enviado especial de Deus, ao exigir deles uma fé incondicional em sua pessoa. Contudo, aquele povo, queria uma prova direta, um sinal, que justificasse suas pretensões. Jesus explica que não foi Moisés quem deu o pão do céu, mas é o Pai quem dá o verdadeiro pão do céu, “porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo: a Eucaristia” (v. 33).

Portanto, a grande mensagem de Jesus, por meio do Evangelho que acabamos de ouvir é que Ele, Jesus é pão do céu presente no meio de nós na Eucaristia. /////    E ficam aqui algumas perguntas para que possamos refletir:

1) Que mensagem traz para mim a multiplicação dos pães? 

2) Posso afirmar que Deus está no centro de minha vida?

3) Preciso de milagres e de emoções sensíveis para alimentar a minha fé? 

4) Vejo Jesus apenas como alguém que pode resolver meus problemas materiais?  5) Procuro as consolações de Deus ou o Deus das consolações?