REFLEXÃO DA ASCENSÃO DO SENHOR E DO DIA DAS MÃES!

Prof. Me. Ciro José Toaldo.

Estimados irmãos, bom dia. Hoje, no segundo domingo do mês de maio, mês dedicado a Maria, nossa Mãe, que é o grande exemplo de mãe, que se colocou a serviço da inteira vontade de Deus Senhor. Pedimos que Nossa Senhora, lá do alto dos céus, abençoe e ampare todas as mães, pois hoje é um dia especial é o “Dia das Mães”.

Na celebração litúrgica desse domingo, somos levados a refletir a respeito da solenidade da “Ascensão de Jesus”. Para Jesus Cristo foi dado todo o poder no céu e na terra, pois como afirma o Apostolo Paulo, na 2ª leitura, ‘Deus Pai ressuscitou o Senhor Jesus e tudo pôs debaixo de seus pés e o pôs acima de tudo, como Cabeça da Igreja, que é o seu Corpo: a plenitude daquele que pode fazer tudo por nós’. No evangelho Jesus afirma solenemente: "Toda a autoridade sobre o céu e sobre a terra me foi entregue". A partir desse poder e dessa autoridade, Jesus envia os discípulos “ide e fazei discípulos meus todos os povos”. Os discípulos devem ser testemunhas dos atos da vida, paixão-morte, ressurreição e ascensão do Senhor Jesus e de tudo quanto ele fez e ensinou desde o Jordão até sua subida triunfante aos céus. Hoje somos chamados a contemplar a nossa vocação em Cristo ressuscitado: a esperança que o seu chamado encerra, a riqueza da glória da sua herança entre os santos e a extraordinária grandeza do seu poder para nós. Em Cristo, elevado aos céus e presente na comunidade e na Eucaristia, já vivemos, na esperança, o que nos espera para sempre na glória. A Solenidade da Ascensão de Jesus alimenta nossa esperança, dando-lhe um conteúdo seguro:

 

 “Ele subiu não para afastar-se da nossa humildade, mas para dar-nos a esperança de que um dia, como membros do seu Corpo, iremos ao seu encontro, onde Ele nos precedeu, nossa Cabeça e Princípio”  (prefácio da Ascensão, I).

 

 Jesus subiu ao céu: como ficam as coisas aqui na terra? Estimados irmãos, se acreditamos em Cristo, aqui na terra precisamos ser as suas testemunhas. Bem sabemos que muitas criaturas de nosso mundo não querem saber de Jesus e o jogam para baixo. Mas Deus colocou Jesus  lá em cima, "à sua direita". Deu-lhe o "poder", e Jesus exercerá esse poder sobre o universo não só como "Filho do Homem" no fim dos tempos, mas, desde já, através da missão universal da Igreja. E nós participamos desse poder, pois Cristo não é completo sem o seu "corpo", que é a Igreja, como nos afirmou a segunda leitura. Com a Ascensão de Jesus começa o tempo para anunciá-lo como Senhor de todos os povos. 

O testemunho do cristão deve ser firme e convicto que a vida não termina com a morte. Se acreditarmos no Cristo que subiu aos céus, devemos testemunhá-lo, aqui na terra, com atitudes e ações, especialmente praticando a caridade; assim estaremos dando testemunho. E, é justamente a idéia do testemunho que  levou a Igreja a fazer da Festa da Ascensão o Dia dos Meios de Comunicação Social - a "mídia": imprensa, rádio, televisão, Internet. Para uma espiritualidade "ativa", a presença ativa na mídia constitui uma missão da Igreja, especialmente junto aos leigos. Onde estão os cristãos deveria ser automática a sua atuação. E fica uma pergunta para todos nós: como é possível que num país tão "católico" como o nosso, exista tão pouco espírito cristão nos meios de comunicação, com tanto sensacionalismo, consumismo e enganação?

 Deus elevou Jesus acima de todas as criaturas, mostrando que ele venceu o mal por sua morte por amor, e dando-lhe o poder universal sobre a humanidade e a História. Por isso, a Igreja recebe a missão de fazer de todos os homens discípulos de Jesus. Também nunca devemos esquecer essa garantia de Jesus Ressuscitado: “estou convosco todos os dias até o fim dos tempos”.

E, como testemunho de cristãos comprometidos, não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem especial a mãe mulher, que  no anseio sublime de ser mãe, não se preocupou  em perder suas formas, sua privacidade, sua liberdade. Mas  amou no ventre e acalentou no seio, o filho do seu amor. Cuidou  de dia e de noite. Chorou quando  ele chorou. Riu quando ele riu. Ficou a noite toda acordada quando ele adoeceu.  Brincou com ele. Fê-lo dormir, cuidou-o de noite e acordou antes dele para atendê-lo, de pronto, quando abrisse os olhos. Lhe ensinou os primeiros passos; ensinou-o falar, a conhecer o amor, a ternura, o bem, a verdade, a justiça, a honestidade, a virtude e principalmente se tornou o maior testemunho de Deus entre os homens, pois, por meio da maternidade humana  expressou os traços da maternidade divina.

A mãe que  empenha sua vida para que seu filho seja feliz. Tira de sua boca para saciar-lhe a fome. Que sabe compreender o filho quando adolescente rebelde. Que se sente realizada quando o filho realiza. Que sabe ficar no anonimato para que o seu filho se destaque. Que Luta para que seu filho possa vencer.

À você mãe que também precisou ser pai. À você vovó que hoje exerce mais uma vez a nobre missão de ser mãe, pois precisa cuidar, educar e sustentar seus netos. À você pai que também exerce o papel de mãe.   Às vocês nossas esposas que com muita honra, determinação, garra, coragem e desprendimento nos deram essa grande dádiva de ser “pai” – como poderíamos ter  família,  filhos, ter um lar, desabafar nossas angústias nos momentos tensos da existência – se não pudéssemos contar com esse anjo que Deus colocou em nossas vidas, pelo sacramento do matrimônio, que são nossas  ‘amadas’ e preciosas ‘esposas’?

Como o Rei Salomão, hoje no dia das mães, os filhos e os esposos podem dizer:

 

“Quem encontra  a mulher virtuosa, alcançou a benevolência de Deus, encontrou um tesouro maior que rubis e pedras preciosas”

 

Elevamos nossas preces a Maria, nossa mãe querida, para que todas as mães do mundo inteiro sob seu manto sagrado encontrem consolo, guarda e proteção.

 Que sejamos eternamente gratos a nossa mãe e nossa esposa por tudo que fizeram e que continuam fazendo por nós. Ás mães e as nossas esposas, nossa gratidão, carinho, amor e veneração.             

Que Deus nos abençoe. Muito Obrigado.