Reflexão antes de julgamento, os poucos que ainda tentam fazer o melhor para o seu povo...

Autoria: Norma Aparecida Silveira de Moraes 25/08/2013

Na verdade nem sei porque resolvi escrever este artigo, talvez seja por tanta asneira que escuto ou vejo nas redes sociais.

Não sou política, mas sou cidadã participativa da vida do meu país. País este que amo muito por ser um paraíso e talvez até no futuro o celeiro do planeta terra.

As pessoas muito fanáticas politicamente ou por ignorância ou mesmo por seguir algo que um começa a falar como boatos infundados, também começam... E a opinião de massas é muito perigosa dependendo do verbo que se semeia.

Nosso país passa por transformações e muitas reinvindicação para a melhor qualidade de vida dos seus habitantes, principalmente os menos favorecidos. Pois bem, o quero deixar claro, que para mudar o país, que infelizmente, muitos tem o hábito de roubar ou tirar proveito próprio em tudo, a mudança deve começar por cada cidadão que, na calada da noite faz o jogo de trapacear, superfaturar alguma empresa, seja pública ou privada. Muitos políticos seja em prefeituras, senado, deputado, vereador, assessor, não importa o papel que este representa ou partido político. Aqui no Brasil está precisando desde a infância ter a cartilha da honestidade e da ética.

Acusam o governo de todo mal que assola o país, mas ninguém vai investigar cada setor da sociedade onde o dinheiro público rola solta e são desviados descaradamente. O povo tem o poder de cobrar cada prefeito, cada pessoa que representa cargo público, onde está sendo empregado os recursos que são destinados para melhoria de atendimento em hospitais, estradas, segurança, moradia, educação além de outros. A gente só percebe recursos sendo desviados e a cobrança para o governo federal, como um mal governo.

Agora o que muito se fala é sobre a vinda de médicos de fora para atender em postos. No interior do país principalmente. Agora fica a pergunta, será que muitos médicos brasileiros querem ir para cidades pequenas, para atender pessoas muito humildes, na maioria excluídos das riquezas que o Brasil possui?  Sem demagogia a gente sabe que não, se fosse ao contrário, as vagas teriam sido preenchidas. Quase ninguém que estudou deseja ficar numa cidadezinha que nem supermercado tem...e a única farmácia que possui é a do postinho de saúde. Cidades com escassos recursos financeiros para progredir, muitas não passam de pequenos povoados. E falo por experiência de vida, a gente sempre corre atrás do melhor, onde há mais recursos, empregos, conforto, etc.

Falam –se muito da construção de estádios para a copa. Com certeza, podem até ter razão, mas e antes disto o que faziam com o dinheiro da saúde, porque o problema vem de longa data, os habitantes aumentando vertiginosamente e ninguém para pensar na demanda que isto acarreta. A saúde deveria ser ainda a prioridade pois o país depende de pessoas saudáveis para estudar, SER, TER, progredir... E outra coisa que incomoda muito é, que muitas vezes em vez de prevenção séria na saúde, os problemas são empurrados, sem a devida atenção dos profissionais e quando vai ver o pessoa já está em estado avançado de câncer. Um problema que poderia ser tratado logo, se arrasta por meses a fio...São um conjunto de fatores, falta de profissionais, hospitais...Com profissionais e diagnósticos, já ajudam muito, o encaminhamento para centros urbanos maiores quando necessário, a prevenção e cuidados, o povo será mais saudável e não precisará ficar depois jogados em macas em corredores abarrotados de hospitais. Aliás, ninguém deseja em sã consciência ficar internado num hospital, em ambiente estranho ao seu lar.

É um paradoxo o que comentarei a seguir, mas todos querem um salário justo e que ajuste as necessidades, porém sabemos que muitos pisos salariais são ínfimos. Falam mal da bolsa família, mas muitas famílias completam o orçamento familiar (muitas vezes de salário mínimo ou menos) com esta ajuda que para eles são muito importantes na criação dos filhos. A crise econômica assola o planeta e, aqui no Brasil ainda vivemos relativamente bem em comparação com a África e alguns outros. Estamos numa era que o mais importante é o capitalismo e o consumismo. Muitas empresas começam a demitir para dar um aumento maior para os que estão reivindicando. Fazemos passeatas, queremos salários justos, mas a ganância predomina, quem ganha bem quer cada vez mais, ninguém está contente com nada. Na verdade muitos trabalham pouco e querem ganhar muito, por outro lado muitos trabalham pesado, com carga pesada de horários e tipo de serviço e ainda são gratos por ter um emprego. É um paradoxo total. Há pessoas que só entram para a política já pensando em enriquecer. É um individualismo total. A fraternidade e igualdade só existe na teoria. O discurso é sempre falso e obsoleto para angariar prestígio, cargos...Poucos são os humanistas que se preocupam em primeiro lugar com a coletividade. Quando aparece um é logo massacrado com críticas imorais e destrutivas. Até as ONGs que deveriam prezar pela honestidade, há pessoas desviando os recursos recebidos, igrejas explorando a fé do povo...

Por fim, é muito claro que, quando o dinheiro não for desviado e aplicado no lugar certo, o país terá mais qualidade de vida intrínseca e extrínseca, quando haver mais punição definitiva para os corruptos, mais fiscalização, atitude, honestidade, ética e humanismo com verdades e não falsas aparências, lobos em pele de cordeiro, ladrão de colarinho branco, este país terá mais justiça social, mais saúde física e psicológica, mais segurança. E o exemplo deve ser dado por todos, porque fazemos parte de um todo...

A busca de soluções, ordem e progresso é um direito ao exercemos a cidadania. A fraternidade, igualdade e liberdade será a evolução do povo, a fraternidade é o sentimento mais humano, o amor, a paz. A igualdade é a justiça social, operando em todas as camadas da sociedade e a liberdade é em primeiro lugar o respeito e a cidadania exercida de maneira ética. Liberdade não é vandalismo, cobiçar e tomar as coisas alheias, liberdade é saber viver em conformidade com princípios e leis universais da igualdade e fraternidade também, contribuindo para o progresso da nação e da família que temos. Não é tirar o pouco que o outro tem ou cometer injustiças por estar com o poder nas mãos...

Concluindo, temos um País maravilhoso, onde tudo que planta e semeia tem colheita farta, país tropical de clima maravilhoso, uma natureza exuberante e povo pacato e receptivo. Temos tudo para sermos a melhor nação do planeta, a mais humanizada, evoluída e iluminada...pois aqui é o coração do planeta e o futuro celeiro do mundo....