REFLETINDO SOBRE ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Luiz Carlos Pereira Abade[1]

Amanda Karyne Silva Nunes² 

RESUMO 

As atividades lúdicas são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que ampliam as possibilidades da criança aprender de forma a construir seu conhecimento, a partir de estímulos variados, tornando-o mais efetivo e significativo. Além de ser uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais, se apresenta como grande desafio ao educador, pois este, deverá elaborar proposta curricular eficientes, bem como integrar o lúdico (jogos, brinquedos e brincadeiras), dentro de perspectivas interdisciplinares, na qual o aprender seja prazeroso. O objetivo deste estudo bibliográfico baseado em literaturas pertinentes sobre essa temática tão fascinante é demonstrar que as brincadeiras podem ser uma importante ferramenta para auxiliar na aprendizagem dos alunos da educação infantil. Trazendo para a vida de quem prática o lúdico em seu dia a dia uma leveza e um aprendizado percebidos em vários aspectos da vivência humana. 

Palavras - chave: Lúdico. Ensino-Aprendizagem. Educação Infantil. Teorias. 

1 INTRODUÇÃO 

Este artigo tem o intuito de fomento, com observações pontuais relacionando os ambientes lúdicos e seus benefícios para a aprendizagem das crianças na educação infantil. Ao analisar variadas ferramentas para auxílio da aprendizagem das crianças, percebe-se um leque de opções a serem exploradas. Entretanto, é necessária uma verificação criteriosa de como fazer a aplicação dessas ferramentas, saber qual o perfil do profissional orientador e seu nível de motivação. Além disso, alguns pontos devem ser considerados quando queremos agregar o lúdico com a aprendizagem das crianças, entender a situação e o contexto em que ela se encontra é um ponto primordial, pois a maioria delas vivem em locais onde não possuem o essencial para se desenvolver: sem alimentos, saneamento básico, separadas por famílias desestruturadas e sem condições de educá-la corretamente. Por essa razão, muitas delas vão para a escola apenas pela possibilidade de se alimentar deixando o estudo de lado. Os ambientes de aprendizagem são essenciais, contudo como uma criança cheia de necessidade socioeconômicas e emocionais vai socializar e aprender se o contexto em que ela está inserido é desfavorável? As instituições e os docentes podem intervir, buscando junto com essas famílias meios concretos para mudar. Dando atenção e encaminhando para órgãos competentes. Essa ações, engrandecem o sistema educacional como um todo, pois demonstram sensibilidade para com os problemas da comunidade escolar e não apenas passar conhecimentos mecanizados. Essa necessidade de analisar o perfil da criança é fundamental porque ela vai precisar de estímulo e isso vai variar muito se ela está desmotivada e sem interesse ocasionados por fatores externos.

Ademais, verifica-se ainda a necessidade de se analisar as instituições e sua didática, questionando a necessidade que existe para a ludicidade estar inserida no Projeto Político Pedagógico - PPP da escola, já que não há menção ao lúdico na maioria dos documentos oficiais do ambiente em que elas estudam. Essa pesquisa foi iniciada no pré-projeto - Aprendizagem Lúdica, solicitado pelo curso de especialização em Educação Infantil, traçando estudo relevante pela necessidade de descrever de forma interdisciplinar as brincadeiras lúdicas na educação infantil.

Em todas as suas manifestações ao longo de décadas, mesmo antes da Constituição Federal de 1988, a Educação Infantil sempre passou por reformulações, na qual educadores e instituições buscavam formas de desenvolver a aprendizagem utilizando muitas variantes. Contudo, ela sempre será desafiadora, principalmente quando levarmos em consideração as crianças e a pedagogia adotada pelos educadores ligados a elas.

As crianças quando estimuladas, desenvolvem suas capacidades ao mesmo tempo em que brincam e se divertem. Essa é uma das principais vertentes que será demonstrada neste trabalho. Dessa forma, o lúdico em situações educacionais proporciona configura-se como meio real de aprendizagem, que no contexto escolar necessitará de professores capazes de compreender os alunos em sua aprendizagem e desenvolvimento, bem como oferecer aos professores o ponto de partida para promover novas aprendizagens nos domínio cognitivo e afetivo. A criança aprende brincando? O que observa-se é uma indagação, a cerca de uma “quase” certeza, pois esse assunto deve ser avaliado respeitando a subjetividade da opinião. A resposta pode ser comprovada cientificamente analisando muitos aspectos. Um deles é observar a satisfação das crianças quando são expostas aos ambientes lúdicos: prazer, motivação, socialização, a possibilidade do acerto e do erro, timidez, espontaneidade, alegrias, tristezas, cooperação. Todas as possibilidades vivenciadas com o lúdico

A ideia de Rubem Alves sobre o lúdico ancora o nosso pensamento, diz ele: 

O lúdico se baseia na atualidade, ocupa-se do aqui e do agora, não prepara para o futuro inexistente. Sendo o hoje a semente de qual germinará o amanhã, podemos dizer que o lúdico favorece a utopia, a construção do futuro a partir do presente. É necessária uma mudança. E a máxima da escola era “Primeiro o dever, depois o prazer”. Reconhecer o lúdico é reconhecer a linguagem dos nossos tempos, é abrir portas e janelas e deixar que a inclinação vital penetre na escola, espane a poeira, apague as regras escrita na lousa e acorde as crianças desse sono letárgico.

As mudanças podem começar pelas instituições de ensino, inserindo no Projeto Político Pedagógico, as atividades lúdicas essenciais, porém ignoradas durante muito tempo por toda a comunidade escolar. O lúdico pode ser direcionado sistematizado, pedagógico e contextualizado. É necessário, o entendimento que essa ferramenta auxilia de fato a aprendizagem dos alunos nas mais variadas faixas etárias. A escola pode promover o lúdico, contudo é necessária olhar menos deturpada da inclusão das opções lúdicas nesse processo.

[...]