REFÉNS DA LOUCURA DOS IDEALISTAS EXTREMISTAS

Na sexta-feira passada (22.07.2011) nos deparamos com uma notícia trágica nos jornais de todo o mundo: um louco, alucinado, terrorista, acabara de matar sete pessoas e ferir quinze, em uma explosão causada por uma bomba artesanal feita com fertilizantes e, cerca de duas horas depois, matar mais de dez adolescentes a tiros em uma ilha próxima à capital, onde acontecia um acampamento promovido pelo Partido Trabalhista norueguês, de centro-esquerda. Não se contabilizou totalmente os atingidos nos eventos, visto que muitos adolescentes ainda podem estar desaparecidos, sobretudo pelo número de pessoas que se jogaram na água para fugir dos tiros, ensejando nadar cerca de 600 metros, até a outra margem, no continente. Segundo relatos dos sobreviventes, o número de mortos pode chegar a 30.

Anders Behring Breivik, autor dos atentados, era um jovem de 32 anos, e possuía uma empresa ? supostamente dedicada à agricultura ? que na verdade possuía a finalidade precípua de comprar fertilizantes (destinados à fabricação caseira de bombas), sem levantar suspeitas dos órgãos de fiscalização e controle da Noruega.

O perfil de Anders já era de um militante idealista extremista louco, conhecido pelo Facebook e pelo Document,no, da Noruega, pelas radicalidades apresentadas nos materiais postados, onde externava o seu ódio pelos judeus e islamitas, demonstrando suas posições ultranacionalistas. Para ele a Noruega era democrática demais ao receber pessoas de outras nacionalidades em seu país, principalmente os asilados políticos.

A pena máxima na Noruega é de apenas 21 anos de reclusão, sendo que, antes da condenação, o acusado pode ter sua prisão temporária decretada. A justiça da Noruega determinou, ontem (25.07.2011), a prisão de Anders, inicialmente por quatro semanas em regime fechado e incomunicável (cela solitária, somente com acesso ao seu advogado) e, posterior a isso, mais quatro semanas também em regime fechado, porém com direito a visitas.

A Noruega, até então, era o país mais pacífico e que possuía um dos menores índices de violência e criminalidade do mundo. Sua população se orgulhava disso, ao mesmo tempo em que contribuíam para que o resto do mundo também o fosse.

Segundo a Revista VEJA (edição 2227), com publicação em 27.07.2011, a Noruega é "a nação que mais faz doações a países pobres em proporção de seu PIB e que mais recebe asilados políticos no mundo, aceitando 40% de todos os pedidos".

Afinal, todos os países estão suscetíveis a terem alguns loucos, desvairados, extremistas e radicais a ponto de doar a sua vida, não pelo próximo, mas CONTRA o próximo. Que o diga as lembranças da tragédia em Realengo, no Rio de Janeiro, dentre tantos outros que existem no Brasil.
Pensando assim, me deparo com uma preocupação: "O PERIGO MORA AO LADO?"; "OU SERÁ QUE ESTÁ AO MEU LADO NAS RUAS, NO SHOPPING, NOS PARQUES, ETC.?

Refletindo mais um pouco, encontro entre essas pessoas, psicopatas, psiquicamente loucas, ou idealistas ao extremo, uma coisa em comum, de fácil percepção e cura, porém, grave: A AUSÊNCIA DE DEUS EM SEUS CORAÇÕES!

Alguns animais do planeta (considerados irracionais) até matam os de sua espécie, mas para sobrevivência, numa cadeia natural de subsistência. Entretanto, o homem é o único animal, que se diz racional, que mata os de sua própria espécie, pessoas inocentes, de forma gratuita, sem motivo algum, sem nenhum propósito, pelo simples prazer de matar. Precisa se REAFIRMAR como pessoa, como ser humano, e como um ser poderoso, o tempo inteiro.
Não sabem eles que estão sofrendo de uma grave doença, que pode acabar com suas vidas e deixá-los ainda mais sofridos e amargos: A FALTA DE DEUS.

A oração, a ajuda ao próximo, um sorriso, um abraço, uma palavra de conforto, são formas de se estar em comunhão com Deus. Procuremos, então, ser cuidadosos e zelosos para que Deus esteja sempre em nossos corações e nossas vidas. Que as pessoas que nos cercam possam sempre ouvir de nossas bocas que a esperança, a vida, o amor e a paz estão Nele (em Deus).

Talvez não possamos consertar o mundo, mas podemos, certamente, FAZER A NOSSA PARTE.


REFERÊNCIA
RANGEL, Rodrigo et al. Pobres homens ricos: a história do pedreiro e do vendedor que se descobriram empresários e donos de uma fortuna de 8 milhões de reais. Mas há um senador no meio do caminho. Revista VEJA. Brasil. Edição 2227. Ano 44. N° 30. Pág. 77 a 82. Publicação de 27.07.2011.