RESUMO

O presente trabalho estudo os processos pelos quais as empresas estão passando para se mostrar competitivas no mercado atual. É isso que a reengenharia de processos e negócios faz nas empresas reformular seus processos a fim de atingir os desafios que o mundo contemporâneo lhes exige.

Palavras-chave: Reengenharia. Negócios. Organizações.

INTRODUÇÃO

A reengenharia é uma das teorias mais polêmica e popular da era da contemporânea. No primeiro capitulo estudamos as diferenças entre readministração e reengenharia.

A reengenharia surgiu como ferramenta para auxiliar as empresas para se manter fortes frente à concorrência sempre agradando a preferência de seus clientes, sujeito primordial para a empresa prosperar.

Na definição de alguns autores a reengenharia seria um repensar fundamental para uma reestruturação radical dos processos empresariais visando alcançar melhorias em aspectos contemporâneos do desempenho, tais como os custos, a qualidade, o padrão de atendimento e a velocidade.

A reengenharia busca proporcionar às empresas técnicas que permitam reinventar-se a si próprias. Sua intervenção básica é sobre as estruturas e adaptação organizacionais. Ao contrário dos programas de mudança e desenvolvimento, não busca mudar a maneira de ser dos gerentes e trabalhadores. Ao contrário, capitaliza os mesmos atributos que caracterizaram os grandes inovadores empresariais: o individualismo, a autoconfiança, a propensão a aceitar o risco e a inclinação para a mudança. O importante seria libertar estes talentos das amarras impostas pelos atuais sistemas administrativos. O objetivo principal do presente trabalho é relacionar a reengenharia aos processos e negócios de uma instituição financeira, identificando seus diferenciais frente a seus concorrentes e suas qualidades frente a seus clientes. Para tanto será feito um estudo de campo, onde serão apontados os resultados.