O Cartoon de António foi realizado por um cartoonista do mesmo nome do título em 2003. Foi um quadro inspirado no bombardeamento por parte dos aviões americanos ao Iraque.
Para mostrar o terror da guerra, o cartoonista utilizou algumas figuras simbólicas que estão na Guernica que é um quadro do pintor Pablo Picasso mundialmente conhecido. A mãe com o menino pode ser uma tentativa de imitação da Pietá feita por Miguel Ângelo. A mãe, que está erguida para cima pode representar uma certa estabilidade e o menino erguido no sentido oposto, lamento e súplica. O braço caído no chão está a segurar uma tocha e representa a Estátua da Liberdade desfeita, sendo assim a perda da liberdade. O braço e a cabeça que estão também na parte de baixo do quadro representam simbolicamente a morte, a destruição e o pânico. A pessoa que está com os braços no ar e a que está no meio do cartoon podem representar fugitivas que estão a tentar escapar mostrando assim um sentimento de ingenuidade e de busca.
Ao cartoon foi acrescentado alguns elementos como é o caso dos aviões com uma estrela que representa as estrelas da bandeira americana e ainda uma torre com uma janela sem luz, contrariamente ao quadro Guernica do Picasso, onde a janela se encontra com luz. Também se acrescentou areia ao quadro, que representa a areia do deserto e sangue que mostra a quantidade de mortes e terror que acontece num ambiente de guerra tal como este.
O título do Cartoon chama-se "Reencontro com Picasso" e é praticamente uma adaptação da Guernica que foi um quadro inspirado nos bombardeamentos por parte de aviões alemães à cidade com o nome do título do quadro. Tanto o quadro como o cartoon representam um ambiente de guerra e terror.