REDUÇÃO NO CONSUMO DO FLOCULADOR POLICLORETO DE ALUMÍNIO (PAC).


Bruno Henrique Al. Menezes ? Aluno da FAAL
(FAAL - Faculdade de Administração e Artes de Limeira)

RESUMO
O Policloreto de alumínio é um floculador muito eficiente, e seu custo é baixo, mas gastávamos muito produto e foi pensando nisso que com alguns testes de laboratório descobriu-se que se diluísse esse produto ele poderia render mais e teríamos uma economia, pois esse produto era usado puro sem diluição e com isso utilizávamos cerca de 2 tambores de 260 litros p/mês. Este trabalho teve como objetivo diminuir os gastos com esse produto químico.

PALAVRAS-CHAVE: Floculador, Policloreto de Alumínio, Redução de custos.

ABSTRACT

Polyvinyl floculador aluminum is a very efficient, and its cost is low, but we were spending much product and was thinking about it that with some lab tests found that if diluísse this product he could render more and would have a savings, because this product was used pure undiluted and it took about 2 drums 260 litres p/month. This work was to decrease spending on this chemical.
KEY-WORDS: Floculador, Polyvinyl aluminum, cost reduction.

INTRODUÇÃO
O PAC - Policloreto de alumínio é um floculante químico recomendado para uso nas seguintes aplicações:
Substitui com grande desempenho o Sulfato de Alumínio e Cloreto Férrico, Clarificação de efluentes líquidos industriais, Clarificação de água potável e águas para fins industriais, Floculante // coagulante // Clarificação para processos industriais. É efetivo em uma larga faixa de pH, Forma flocos grandes rígidos e pesados, elevando a velocidade de decantação, Remove eficientemente a carga orgânica/inorgânica do líquido a ser tratado, Forma líquida, permite fácil manuseio, estocagem e aplicação, Baixo custo.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Segundo o site www.stalgesunrise.com.br, o PAC - Policloreto de alumínio é um floculante químico recomendado para uso nas seguintes aplicações:
- Substitui com grande desempenho o Sulfato de Alumínio e Cloreto Férrico
- Clarificação de efluentes líquidos industriais
- Clarificação de água potável e águas para fins industriais
- Floculante // coagulante // Clarificação para processos industriais
2 - Benefícios do produto
- É efetivo em uma larga faixa de pH
- Forma flocos grandes rígidos e pesados, elevando a velocidade de decantação
- Remove eficientemente a carga orgânica/inorgânica do líquido a ser tratado
- Forma líquida, permite fácil manuseio, estocagem e aplicação
- Baixo custo.
3 - Características Físico-Químicas
- Forma física: líquido
- Densidade a 25º C: 1,250 a 1,270g/cm3 (12% Al2O3)
- Densidade a 25º C: 1,280 a 1,320 g/cm3 (16 a 18% Al2O3)
- pH a 10%: 2,00 a 3,20 (12% Al2O3)
- pH a 10%: 3,50 a 4,00 (16 a 18% Al2O3)
- Aparência: Amarelo e levemente acastanhado
- Isentos de metais pesados e orgânicos persistentes
4 - Dosagem
A dosagem do PAC é em função da característica da água a ser tratada
5 - Aplicação
O PAC pode ser aplicado puro ou diluído em linha, de modo a atingir melhor mistura e dispersão. Para aplicação do produto, poderá ser utilizando uma bomba dosadora de diafragma. O polietileno, PVC, polipropileno, PTFE são materiais adequados para bombas no sistema de alimentação.
6 - Manuseio
O PAC deverá ser manuseado como qualquer produto ácido, evitar sua ingestão, contato com a pele e os olhos. Em caso de contato, lavar o local atingido com água por 15 minutos com uma solução de Bicarbonato de Sódio a 5% e providenciar atendimento médico.
7 - Embalagem
Normalmente o PAC é fornecido a granel. Mas em casos específicos podem ser fornecidos em bombonas conforme solicitação do cliente.


MATERIAIS E METODOS
Processos para aplicação do projeto
Através de algumas analises em laboratório verificou-se que o Policloreto de alumínio diluído a 40% tinha uma maior eficiência no tratamento da água.
O método utilizado foi simplesmente pegar 4 ml de solução pura e diluí-la em 20 ml de água. Depois de feito isso se pegou 1000 ml ou 1 litro de amostra de efluente bruto e foi-se adicionando o policloreto de alumínio já diluído e outras soluções como o polímero e o hidróxido de sódio (soda caustica) e verificou-se que o efluente estava floculando melhor com a solução de PAC já diluída. Com isso constatou-se que o PAC diluído era melhor do que puro.

RESULTADOS E DISCUSSÕES
Depois de feito os testes em laboratório foram feitos testes na estação de tratamento onde foi implantado esse projeto.
Pegou-se um recipiente de 200 litros e nele foram adicionados 40 litros de PAC puro e completado o recipiente com 160 litros de água isso na parte da manha após 24 horas verificou-se que a água tratada com esse PAC diluído tinha um aspecto melhor a água estava límpida e sem perda de sólidos.
Nesse efluente tratado com o produto diluído foram feitas analises de fósforo e constatou-se que o mesmo tinha ficado abaixo do dia anterior quando ainda usávamos o produto puro sem ser diluído.

CONCLUSÃO
Após a realização do presente trabalho, conclui-se que:
Houve uma redução significativa no orçamento da empresa em virtude desse produto estar sendo diluído e não mais usado puro como antigamente, pois usávamos 4 bombonas de 260 litros p/mês e agora só usamos 2 houve uma redução de 50% no orçamento da empresa com isso o dinheiro que sobrara dessa economia pode ser utilizado em outros setores da estação de tratamento.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.stalgesunrise.com.br/conteudo/item/pac---policloreto-de-alumnio.