SOU CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

       Nos últimos anos e meses, intensificou-se o debate sobre a redução da maioridade penal no Brasil. No entanto, a redução não é a solução para o crime juvenil, contudo, para solucioná-lo, é preciso projetos e incentivos voltados à educação, bem como priorizar concretizá-los.

      Mas, essa priorização não pode ser dever exclusivo do governo – a educação começa em casa. Ora, se na escola for o único lugar que o adolescente possa encontrar incentivo para estudar e se tornar um cidadão honesto, dificilmente tornar-se-á como tal – nem será despertado o gozo pelo o estudo.

     Entretanto, o estado tem o papel e a obrigação de valorizar os professores e tornar a escola um lugar “delicioso” para o estudo. Mas, o que se vê é só projetos e, as concretizações ficam à espera. É importante saber, que os recursos que são e seriam usados para a melhora estrutural de escolas públicas, são do povo, uma vez que esses recursos são exclusivamente impostos. Logo, os Brasileiros precisam lutar em cima disso, e não pela imprudente redução da maioridade, a qual, caso efetuada, acarretará em mais adolescentes revoltados com a população e com as autoridades políticas, visto que a cadeia é uma escola para o crime.

     Então, a redução da maioridade penal não é a solução para o crime juvenil, mas, quando a família, o governo e a população priorizar a educação, o problema da “delinqüência juvenil” será extremamente reduzido; e como dizia Immanuel Kant “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.