Alveni Giehl[1]

Edegar Felipe Otto[2]

Kelli Dreschler[3]

Zenaide Kohls[4]

Daniel de Mattos[5]

FEMA[6] 

RESUMO 

Os questionamentos contemporâneos, em relação as vantagens e desvantagens da Redução da jornada de trabalho, são alvos freqüentes de discussões acadêmicas e de círculos sociais. Esta redução de trabalho é uma das poucas alterações na legislação trabalhista que permanece em discussão. A notícia é apreciada por sindicatos e trabalhadores, mas não tem a simpatia dos empresários. Para as empresas essa questão não se tornará viável, aumentando assim o custo da folha de pagamento e terão que repassar esse aumento para os preços dos produtos. Diante desta situação, é relevante analisar o que torna realmente transitável para nós trabalhadores e para a economia. Contudo, este assunto e de suma importância para toda sociedade, a qual discutira a melhor maneira de emoldurar os resultados que possam beneficiar ambas as partes.

Palavras-chave: Reducao da jornada de trabalho – Reflexos Sociais - Reducao 

INTRODUÇÃO 

A evolução mundial trouxe maravilhosos benefícios no que tange ao direito do trabalho, desde os primeiros tempos do trabalho assalariado, onde as jornadas de trabalho eram apenas impostas e não negociáveis  e o empregado tinha com o empregador uma relação difícil, considerando seus turnos excessivos de horas e seus salários irrisórios em comparação ao que se tem hoje.

Consequentemente aos efeitos das condições precárias do trabalho muitas greves e revoluções ocorreram, o que permitiu através dos tempos a evolução supracitada. Então, como as condições de trabalho, o dia-a-dia do trabalhador também sofreu inúmeras mudanças nos quesitos família, relações sociais, necessidades básicas, e investimentos de infra-estrutura e educação. Contemporaneamente, as tecnologias aproximam, mas a distância se mantém, e o tempo está cada vez mais escasso.

Com o resultado de todas essas mutações, há uma nova solicitação dos trabalhadores, a redução da jornada de trabalho, de quarenta  e quatro horas semanais, o que terá por conseqüência além de outros fatores, a geração de novos postos de trabalho, que dá benefícios a sociedade também, pois a geração de empregos possibilita fomentação da economia regional, onde estiver situada a empresa.

Este artigo, expressa de forma simplificada em um primeiro momento as considerações históricas da jornada de trabalho, em sequencia relata a regra da jornada de trabalho, e seu objetivo principal a redução da jornada de trabalho, ao final sua conclusão com as considerações finais do trabalho....