REDES SOCIAIS E AMBIENTES CORPORATIVOS: UMA NOVA CULTURA QUE SE APRESENTA

 

Ana Cristina Barroso dos Santos

Graduando em Administração – FDC – UNIESP

Email:[email protected]

Fabio Ferreira da Matta

Graduando em Administração – FDC – UNIESP

Email:[email protected]

Fabíola Borges da Silva

Graduando em Administração – FDC – UNIESP

Email:[email protected]

Graduando em Administração – FDC - UNIESP

Co- autoria:Mestre Bárbara Cristina Paulucci Cordeiro Martorelli – FDC - UNIESP

Email: [email protected]

 

 

RESUMO

Este artigo apresenta uma reflexão, sob a luz de referenciais teóricos, acerca dos avanços da Internet e como as redes sociais foram inseridas no cotidiano da maioria das pessoas. Objetiva-se, refletir sobre a cultura das organizações que utilizam as redes sociais, suas vantagens e desvantagens bem como analisar o comportamento do colaborador frente a esse novo contexto que ora se apresenta.

 

Palavras-chave: Redes Sociais; Comunicação; Tecnologia; Gestão de Pessoas.

 

ABSTRACT

This article presents a reflection, in the light of theoretical frameworks, on the progress of the Internet and how social networks were embedded in everyday most people. The objective is, thus, reflects on the culture of organizations using social networks, their advantages and disadvantages as well as analyzing the behavior of the employee, compared to this new context presented here.
 

Keywords: Social Networks; Communication; Technology People Management.

 

 

INTRODUÇÃO

 

A Internet surgiu na década de 60 para descentralizar as informações contidas em um único servidor.  Nos anos 80 e 90 a mesma cai no gosto da sociedade e se torna uma das principais ferramentas de comunicação.Surge então, em 2004, as redes sociais que são compostas por pessoas e organizações, uma forma rápida e eficaz de interação entre as pessoas com interesses comuns.Com o sucesso das redes sociais algumas se destacam na preferência do público como: facebook, twiter e whatsapp.

O uso dessas mídias cresceu fora e dentro das organizações, entretanto, algumas empresas adotaram políticas de utilização e outras a pratica do livre acesso. Por meio das redes sociais o recrutamento se tornou tendência entre as empresas, dentro e fora do Brasil, colaborando com a gestão organizacional.

Interessa-nos, portanto, investigar as vantagens e desvantagens da utilização das redes sociais como ferramenta de gestão nas organizações e analisar o comportamento do colaborador nesse novo contexto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.      A INTERNET

 

          O surgimento da Internet ocorreu na década de 60, durante a Guerra Fria e foi desenvolvida pelas forças armadas americanas para proteger e descentralizar informações importantes, caso fossem surpreendidos com alguma ação inesperada. Neste momento,estava longe de ser usada para entretenimento ou negócio.

Entre os anos 80 e 90 essa ferramenta teve o grande “boom” tornando-se uma das principais ferramentas de comunicação, passando a ser uma das maiores invenções do homem. Segundo Chiavenato, (2011, p.44),

 

a era digital evolui constantemente, isto faz com que as organizações se esforcem por acompanhar a velocidade dessa evolução. Essas alterações geram constantes impactos na sociedade e na vida das pessoas, antecipando cada vez mais as mudanças no mercado que se torna mais dinâmico e competitivo.

 

          No ano de 1993 a Internet deixou de ser exclusiva para fins militares e acadêmicos e passou a estar presentes nos mais diversos segmentos com o passar dos anos, a conexão passou a ser mais segura e rápida, possibilitando a troca de informações com mais velocidade e confiança. Segundo Velloso (2011,p.225),

 

Internet é a rede eletrônica de comunicação mundial. Interliga milhões de computadores de todos os tipos e tamanhos, operados em todas as partes do mundo.

Na internet, por meio de linhas telefônicas, sinais de satélites, cabos submarinos, enfim, de todos os recursos utilizados nas telecomunicações, integram-se desde micro computadores pessoais ate serviços comerciais online de grandes empresas.

A Word Wide Web (www ou, simplesmente web), cujo  significado e teia de amplitude mundial em que se pese se apenas um dos instrumentos da rede, é a mais importantes fonte de divulgação e de consulta sobre as informações por ela disponibilizadas. Essas informações podem ser recuperadas sob a forma de textos, fotos, ilustrações, gráficos, vídeos e sons. A um conjunto de informação que aparecem em uma mesma tela dá-se.

 

          Atualmente a Internet passou a ser item indispensável na vida da sociedade para fins de negócio, entretenimento e pesquisa, surgindo uma nova forma de comunicação e informação: as Redes Sociais que serão abordadas a seguir.

 

  1. 2.      REDES SOCIAIS: CONCEITO E HISTÓRIA

 

          As redes sociais não foram criadas a partir do surgimento Internet essa cultura é bastante antiga e vem desde o inicio das civilizações, quando os homens se reuniam na beira das fogueiras para trocar experiências vividas ao longo do dia. Elas surgiram pela necessidade do homem compartilhar laços sociais com outras pessoas. Segundo Montonaga (2014,p.1), “uma rede social é um meio de comunicação de “mão dupla” e muitas vezes o usuário se manifesta ativamente perante o universo de marcas, produtos e serviços”.

          Em 1990, com a popularização da Internet, surge uma forma simples de comunicação: o e-mail, conforme Benini (2013, p.321), “o correio eletrônico (e-mail) é o método mais utilizado para a comunicação entre usuários da internet, permitindo que sejam enviadas mensagens escritas para outras pessoas que tenham acesso à internet, em qualquer local do mundo”.

          Em 2004 as redes sociais caem no gosto da população e tornam-se uma “febre” diante da sociedade. Criando-se então o Flick utilizado para o compartilhamento de fotos. O Orkut foi à rede social mais utilizada no Brasil até 2011 e o facebook, apesar de ter sido criado em 2004, só chegou aos usuários em 2006 e de lá pra cá a palavra que mais resume e que descreve essa criação é sucesso.

          As redes sociais têm várias definições propostas e a maioria tem como intuito a interação das pessoas. Para Castells (apud Silva, 2011):“as redes como estruturas abertas possibilitadas de se desenvolverem de forma ilimitada, integrando um conjunto de “nós” que se comunique com a rede por meio de códigos de comunicação semelhante”. Segundo Leite (2014 p.1) “são estrutura social virtual composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivo comuns na internet”. Entretanto para Olivieri  (2003, p.2),

 

as redes sociais correspondem a um sistema estrutural de interação nas organizações com potencial de envolvimento de pessoas e instituições de modo participativos, dinâmico e democrático, decorrentes de propósitos, valores e objetivos em comuns.

         

          Percebe-se então, que existem várias definições, mas todas tratam de interação e comunicação de pessoas.

          Com a popularização das Redes Sociais, logo surgem novos paradigmas organizacionais, e algumas se destacam na preferência do público. A seguir são apresentadas algumas redes sociais mais populares.

 

3.      REDES SOCIAIS: AS MAIS FAMOSAS ENTRE OS USUÁRIOS

 

3.1 FACEBOOK

 

          Criado em 2004 por Mark Zuckerberg,Dustin Moskovitz eChris Hughesaluno da universidade Harvard,tinha como objetivo o encontro de pessoas, compartilhamento de vídeos, fotos e idéias.No início era limitado, ou seja, usado pelos universitários, mas em2006 passou a ser aberto ao público, a partir dos 13 anos de idade.

          Uma pesquisa realizada no ano de 2010 pelo Google revelou que o facebook ocupou o primeiro lugar com 540 milhões de acessos. No que se refere ao espaço fotográfico ele é o maior nos EUA. Percebem-se características de seus usuários pelos conteúdos recebidos e compartilhados. Segundo Telles, (2010,p.6),

 

“Consumir conteúdo” vai além de apenas obter informações sobre determinado produto. É um tipo de aquisição que se origina a partir de um processo de argumentação entre consumidor e marca, na qual irá se desenvolver um relacionamento positivo ou negativo entre ambos os interlocutores. Pode-se dizer que “positivo” significa o despertar de um interesse e negativo, o oposto.

 

          Hoje o facebook é a rede social mais utilizada no mundo, onde se podem publicar fotos, informações pessoais e empresariais, ou seja, tornou-se uma rede de múltiplas funções.

 

3.2WHATSAPP

 

          Um dos aplicativos mais populares do mundo no momento, criado por dois ex- funcionários do Yahoo, hoje controlado pelo facebook. Quando baixado no seu smartphone, captam da sua agenda telefônica os contatos que também possuem o aplicativo. Fornece informações como se fosse SMS; conta com serviços de multimídias, confirmação dos envios e recebimentos das mensagens.

          Segundo o site Wikipédia:

 

WhatsApp Messenger é um mensageiro instantâneo multiplataforma para celulares e smartphones. Como complementos nas mensagens, os usuários podem enviar imagens, vídeos, arquivos de áudio, contatos e a localização. Atualmente o aplicativo está disponível para todas as principais plataformas no mercado, como o Android, IOS, Windows Phone e outras.Recentemente em um acordo, o Facebook comprou o controle da empresa por trás do aplicativo por 19 bilhões de dólares, sendo assim, mais caro que muitas empresas famosas.

 

3.3TWITTER

 

          Outra ferramenta mundialmente famosa, é conhecida por limitar o usuário na hora de enviar mensagens, só permite a digitação de até 140 caracteres, incluindo os espaços.

          De acordo com o site Wikipédia:

 

O Twitter foi fundado em março de2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone como um projeto paralelo da Odeo. A idéia surgiu de Dorsey durante uma reunião de discussão de idéias (brainstorming) em que ele falava sobre um serviço de troca de status, como um SMS. Chamado simplesmente de Status, o pré-Twitter tinha como conceito exatamente o envio de mensagens curtas através do celular, em que você receberia um twich (vibração, em tradução livre) no seu bolso quando um update era enviado.Entretanto, a palavra não agradou, pois não mostrava exatamente o que era o serviço. Ao buscar nomes parecidos no dicionário, Dorsey e os outros encontraram a palavra twitter, que em inglês tem dois significados: “uma pequena explosão de informações inconseqüentes” e “pios de pássaros”. Ambos combinavam perfeitamente com o conceito.

 

Devido ao sucesso desta ferramenta um grande número de serviços semelhantes foi lançado, sua forma de troca de mensagens se tornou muito eficiente e tem sido constantemente utilizado por grandes empresas para divulgação de suas marcas. A seguir será abordado como estas redes interagem nas organizações.

 

4.      AS REDES SOCIAIS E AS ORGANIZAÇÕES

 

4.1 IMPORTÂNCIAS DAS REDES SOCIAIS NAS ORGANIZAÇÕES

 

          O uso das redes sociais cresceu bastante dentro e fora das organizações e se tornou parte do dia a dia das pessoas.De olho no crescimento dessa mídia e diante do grande número de pessoas que a utilizam, as organizações estão investindo pesado na divulgação de seus produtos.Algumas organizações permitem que seus colaboradores façam uso da Internet no ambiente corporativo, mas cada organização tem adotado sua política de liberação para seu uso. Segundo Berlo (2003, p.3), “uma organização só é possível por meio da comunicação. É exatamente o elemento da comunicação entre os elementos que faz o seu conjunto uma organização e não elementos à parte, isolados e desorganizados”.

          Existem organizações que possuem rede social corporativa, onde seus colaboradores podem expressar insatisfações e sugestões. É uma forma de o gestor ficar a par do que se passa no ambiente empresarial e, com base nestas informações, tomar decisões em relação ao andamento das operações.

          Segundo Ferreira (2012, p.1),

 

liberar o acesso à Internet e às redes sociais dentro da empresa é uma decisão que deve ser estudada pelos empreendedores. De um lado, há o risco de abusos e perdas de produtividade. De outro, torna o clima mais amigável, demonstra confiança nos colaboradores e oferece mais autonomia aos funcionários. E isso pode se reverter em maior criatividade.

                                                                                 

 

          Contudo ninguém terá uma verdade absoluta sobre essa realidade, devido à grandeza do acesso a Internet e a infinidade de informações pessoais, profissionais e comportamentais que estão disponíveis nas redes.

          Algumas empresas utilizam as informações postadas nas redes sociais, para buscar o colaborador adequado para determinada vaga. Os recrutadores têm considerado as redes sociais uma fonte de pesquisa muito importante e valiosa para conhecer o perfil do profissional. De acordo com Diniz (2012, p.2), “Cabe, portanto a cada usuário usufruir de sua liberdade de expressão, com responsabilidade passando sempre que possível uma boa imagem nas redes de relacionamentos”.

          Os motivos que influenciam uma empresa a contratar seus candidatos através das redes são diversos: criatividade, habilidade de comunicação, boas referencias postadas por outros, se seu perfil causa uma boa impressão de sua personalidade, etc. Por outro lado se os candidatos postam comentários, fotos inapropriadas, apologias a atos ilícitos, comentários negativos de seus antigos empregos ou se o mesmo mentiu sobre suas qualificações profissionais sua chance de eliminação é alta.

         Por meio das redes sociais o recrutamento está se tornando uma tendência cada vez mais forte no Brasil. Visto que nos EUA já se tornou o hábito de selecionar pessoas por meio desta ferramenta. A mesma costuma filtrar características básicas de perfis que se assemelham as organizações. De acordo com uma pesquisa realizada pela Robert Half,empresa norte-americana que atua no mercado de soluções para recrutamento,

 

44% das companhias brasileiras usam redes sociais para avaliar candidatos e colaboradores, enquanto 39% falariam com candidatos antes de decidir sobre a contratação, apenas 17% das empresas brasileiras disseram que não deixariam de contratar um candidato com ótimo currículo devido a alguma informação negativa ou foto inadequada em seu perfil do facebook ou twiter. (Rodrigues, 2013, p.1).

 

As pessoas estão passando mais tempo nas redes sociais, com isso tem possibilitado as empresas a captarem seus perfis com muita rapidez, hoje o profissional que não possui algum perfil em redes sociais está em desvantagem em relação aos outros candidatos. Então é preciso ter muito cuidado com o que se compartilha ter cautela e perguntar a si mesmo se o que esta sendo exposto acrescentará algum valor na hora de concorrer a uma vaga dentro de uma organização.

Mas quais às vantagens e desvantagens dessa ferramenta nas organizações?É o será descrito a seguir. 

 

4.2  VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS REDES SOCIAIS NA ORGANIZAÇÃO.

 

As redes sociais fazem parte do dia a dia dos profissionais, para o líder esse cenário pode ser negativo já que alguns passam horas utilizando essa ferramenta reduzindo sua produtividade. A situação é mais complicada quando as atividades exercidas pelos colaboradores estão ligadas diretamente ao uso dos computadores e Internet. O desafio das organizações é descobrir se as vantagens das redes sociais compensam suas desvantagens, de acordo com Marcelo Abrieli(2011,p.1), “infelizmente bom senso é “senso comum” e, por isso, corre-se o risco de muitos não entenderem os limites desta liberdade e acabarem prejudicando seu desempenho”.

Devido a sua popularidade o Twitter, facebook e o Whatsapp são ferramentas valiosíssimas e contribuem para o desenvolvimento das empresas e seus colaboradores.

Encontram-se resumidas, na tabela abaixo as principais vantagens e desvantagens da utilização das Redes sociais nas organizações.

 

Tabela 1 Vantagens e Desvantagens das redes sociais nas organizações – Redes Sociais resumo – síntese

 

 

 

 

Redes Sociais

Vantagens

Desvantagens

Twitter

 

  • Após uma considerável queda em 2012, desde o final do ano passado (2013) tem retomado em ascensão, principalmente com a atualização de seu layout e novas ferramentas.
  • Agora possui uma timeline mais dinâmica que permite aos usuários curtir as publicações e exibe conteúdo multimídia como imagens e vídeos de forma mais impactante (principalmente conteúdos postados por suas ferramentas como PicTwitter e Vine para os vídeos).
  • Continua sendo o número um quando o assunto são tendências e assuntos de pauta nacional e mundial (pautando principalmente a imprensa).
  • Ganhará mais força em 2014 por ser um ano de eleições.
  • Sua objetividade mantém um público mais seleto e hard user.
  • Sua ferramenta de busca é a mais eficiente de todas as redes sociais.
  • Grande maioria dos acessos é através de plataformas mobile.
  • O uso de hashtags possui mais relevância e utilidade do que em outras redes (TrendingTopics).
  • Um perfil de empresa pode seguir seus usuários (inversão de papéis).
  • A velocidade da informação é praticamente instantânea.

 

 

  • O percentual de público mais velho é bem menor quando comparado ao Facebook.
  • Limitação de 140 caracteres por postagem (o que também é uma vantagem depende do ponto de vista).
  • Ausência de ferramentas de métricas próprias, apenas de terceiros.
  • Apesar de possuir ferramenta para troca de mensagens privadas, é pouco utilizada e limitada.
  • Seu alcance é mais restrito que o do Facebook.
  • Sua volatilidade é ainda maior que a do Facebook.
  • Poucas opções de anúncios e publicações patrocinadas e mais caro.
  • Poucas opções de personalização de perfil.
  • Não fornece ferramentas de publicação segmentada.
  • Fotos publicadas no Instagram não são exibidas na timeline, apenas um link.
  • A facilidade de um usuário deixar de seguir um perfil é maior e, consequentemente, mais frequente.
  • Para anunciantes, não trabalha com a moeda brasileira, o Real.

 

Facebook

 

  • É a maior rede social do mundo, também a favorita dos brasileiros.
  • Hoje atinge um público de massa, contemplando também um público mais velho.
  • Possui grande alcance para um público de massa.
  • Permite patrocinar publicações de forma extremamente segmentada, gerando mais engajamento e personalização.
  • Sua API é abrangente e permite uma ótima integração para ações personalizadas de marketing digital.
  • Uma parte considerável de seu acesso vem de plataformas mobile.
  • Oferece ferramentas de atendimento direto aos usuários, como mensagens e bate papo.
  • Fornece métricas detalhadas e avançadas.
  • Permite uma vasta gama multimídia, desde vídeos, arquivos, áudios etc.
  • Permite a criação de grupos fechados e abertos para interação entre usuários com um interesse em comum.
  • Fornece uma ótima ferramenta para comparar o desempenho com outras fanpages concorrentes.

 

  • Seu alcance orgânico (não pago) está cada dia menor, hoje ficando na média de 1% dos fãs de uma página, obrigando-a a pagar para que seu conteúdo seja relevante para seus usuários.
  • Seu excesso de conteúdo irrelevante e disperso está afastando uma parcela de público que tem abandonado ou deixado de utilizar com frequência a rede social, migrando para outras redes.
  • O Whatsapp tomou à frente do Facebook no quesito bate-papo (messenger).
  • Seus anúncios patrocinados não permitem mais do que 25% de texto na imagem.
  • A popularização da rede social acaba gerando excessos por parte de amadores, incomodando os usuários e afetando fanpages que produzem um conteúdo de qualidade.
  • O Google não indexa os conteúdos postados.
  • Possui alta volatilidade e uma ferramenta de busca ineficiente, tornando o conteúdo postado efêmero.

 

Whatsapp

 

  • Sua rápida adoção o colocou como principal meio de troca de mensagens entre usuários de celulares.
  • Está presente nas principais plataformas mobile.
  • Permite grupos de conversas.
  • Permite multimídia: imagens, ícones, áudios e vídeos (em teoria sem limite).
  • Possui um público que não está nas redes sociais por ser mais prático: não exige a criação de um perfil, utiliza o número do próprio aparelho.
  • Mensagens podem alertar e vibrar o aparelho do usuário.
  • Sua recente compra pelo Facebook trará mais ferramentas.
  • A velocidade da informação é praticamente instantânea.
  • Os arquivos multimídia compartilhados ficam gravados no celular do usuário para visualização posterior.

 

  • Ainda não possui estatísticas consolidadas.
  • É invasivo, e a privacidade é bastante limitada.
  • Permite spam.
  • Sua volatilidade é ainda maior principalmente em grupos com muitas pessoas, nos quais a informação se perde muito rapidamente.
  • Na troca de aparelho ou exclusão do aplicativo, o usuário perde todo o histórico de mensagens caso não tenha efetuado backup.
  • Pode incomodar bastante caso o usuário não configure alertas, permissões etc.
  • Não possui nenhuma ferramenta para empresas e organizações, muito menos anúncios patrocinados.

 

          Fonte (Paredes, 2014)

 

          Como visto na tabela acima as vantagens e desvantagens das redes sociais levam algumas empresas adotam a prática de proibir o acesso à rede, colocando bloqueador de sinal, por considerar o caminho mais curto para resolver os problemas decorrentes dos acessos. É preciso lembrar que a baixa produtividade e a desmotivação não estão relacionadas somente ao uso dessa ferramenta, uma má gestão pode ser um grande fator para essa questão. Utilizar as redes sociais no horário de trabalho pode se tornar uma válvula de escape nos momentos de stress, uma vez que a rede social possui uma infinita funcionalidade podendo melhorar a comunicação entre as pessoas. Diante do crescimento das redes sociais veremos o comportamento esperado de um colaborador diante dessas redes.

 

  1. COLABORADORES X REDES SOCIAIS

 

Como vimos no decorrer deste artigo existem muitas controversas em relação a utilização das redes sociais dentro das organizações, já que não há padrão a ser seguido, cada organização tem uma cultura, uma maneira de observar seus colaboradores.

O uso das mídias sociais nos ambientes corporativo não é tão simples o quanto parece, pois apresentam perigos invisíveis desconhecidos por muitos. No passado as redes sociais eram utilizadas somente para publicar fotos de familiares e fazer amigos, atualmente essa realidade é bem diferente,tornou-se a ferramenta de busca do perfil pessoal e profissional.

Como as redes sociais podem influenciar no comportamento do colaborador dentro das organizações?É muito importante que os colaboradores reflitam sobre esse questionamento e avaliem o que está sendo postado e publicado no facebook, twitter e outras mídias, pois podem refletir na sua vida profissional. Dependendo do que se comenta, compartilhar ou curti, pode causar prejuízos ou até mesmo demissão, do colaborador já que o Tribunal Superior do Trabalho lembra que as leis trabalhistas não impedem as empresas de estipularem no contrato condutas e posturas relativas ao uso das tecnologias.

De acordo com Mota (2014, p.2-3) segue algumas dicas de como o colaborador deves ser comportar ao utilizar as redes sociais:

 

  • Tenha cuidado ao expor suas informações pessoais (por isso tenha cuidado com as informações que publica em seu nome);
  • Cuidado com as páginas, grupos ou comunidades que você possui ligação (racistas e preconceituosos ou que falem mal do trabalho);
  • Preserve sua identidade (publicar tudo o que faz durante o dia ou a noite, pois fica cansativo);
  • Importante tomar cuidados com as fotos (sensuais ou agressivas, podem destruir sua imagem);
  • Dê uma opinião construtiva aos participantes a sua rede de amigos (importante que atue dando sugestão de resoluções para problemas sociais);
  • Mentiras (exponha sempre a verdade tanto no seu perfil quanto no seu curriculum);
  • Não divulgue nenhuma opinião sobre os empregos anteriores (tenha ética);
  • Evite erros de gramáticas e ortográficas (passando uma boa imagem para o recrutador);
  • Assuntos políticos ou partidários abstenham-se em opinar (evite polêmicas);
  • Falar aquilo que falaria pessoalmente (seja discreto)

 

 

Conforme Matos (2010, p.3): “ser ético hoje, não é mais uma opção, para as pessoas e organização, é uma questão de sobrevivência”. Baseado nessas informações e com o avanço tecnológico nas redes o colaborador deve se adequar e se atualizar para não ficar fora do mercado de trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

 

O sucesso da Internet trouxe mudanças expressivas para a sociedade e organizações. Tendo em vista os aspectos observados ao longo desse artigo as redes sociais podem se tornar uma aliada nas organizações,sendo utilizada em diferentes contextos: pesquisas de perfis de colaboradores, marketing, aproximação do cliente com a organização, entre outras.

Levando em consideração as redes sociais dentro da organização, observamos que algumas empresas são adeptas ao livre acesso, por acreditarem que seu uso pode trazer benefícios, entretanto para outras o acesso pode ser prejudicial, pode reduzir a produtividade, gerar desconforto, comentários desnecessários e até mesmo comprometer as informações internas da empresa.

Somos levados a acreditar que proibir o acesso às redes sociais em qualquer horário de trabalho não é o melhor caminho, pois o colaborador busca sempre métodos para burlar a restrição. É preciso criar uma nova cultura organizacional, para que as pessoas entendam que o uso indevido das redes sociais, pode acarretar prejuízos para sua carreira profissional e conseqüentemente sua vida pessoal.

As redes sociais criaram uma dependência entre as pessoas, que hoje sente a necessidade de estar conectado a todo o momento e se transformou em uma poderosa fonte de comunicação.

O uso destas mídias no ambiente corporativo para alguns pode ser uma aliada e para outros pode se transformar em uma vilã, mas diante dos fatos abordados no decorrer do artigo nos leva a acreditar que a perda na produtividade a desmotivação o absenteísmo entres outros não esta ligado ao uso desta ferramenta, mas a uma má gestão se o colaborador se sente a vontade no ambiente em que trabalha ele não irá passar a maior parte do seu tempo conectado a essas redes, pois ele se sente na obrigação de ser comprometer com a organização que o trata com respeito, por outro lado o colaborador que trabalha em um ambiente que não remete confiança e está dirigido por uma má gestão por um ambiente de pressão o uso desta ferramenta funciona como um momento de descontração.

O sucesso das redes sociais já é um fato e podemos transformá-la em uma fonte de benefícios de interação, comunicação e divulgação. A mesma veio para revolucionar e nos trazer novidades que podem ser bastante satisfatórias em nossas vidas.

 

REFERÊNCIAS

 

ARAUJO, Gustavo. A influência das redes sócias nos processos de recrutamento das empresas. 2012. Disponível em http://www.textolivre.pro.br. Acesso em outubro, 2014.

 

BERLO, D. Os Desafios da Comunicação Interna nas Organizações.

Disponível em<http://www.uel.br/grupo-estudo/gecorp/images>. Acesso outubro 2014.

 

BENINI, Marcelo. Informática conceitos e aplicações, 4º ed. Érica LTDA. Rio de Janeiro, Revisada 2013.

 

Castells, M. 10 Dicas de Como se Comportar nas Redes Sociais disponíveis. Sociedade em rede (A era da informação: economia, sociedade e cultura). São Paulo: Paz e Terra, 1999. Vol. 1 1999.

 

CALDAS; DANTAS; LEVI; ARAGÃO. De que forma o facebook influencia o consumo de conteúdo no Brasil.

Disponível em <http://pt.slideshare.net/danscaldas/artigo> Acesso setembro 2014.

 

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração, 8ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

 

LEITE, Luís. Tecnologia da informação, redes sociais, internet o que são redes. Disponível em <http://www.ogestor.eti.br>. Acesso outubro 2014

 

MATOS, Francisco.Ética EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.Disponível em  http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/etica_soc>

Acesso setembro 2014.

 

MAMONA, Karla. Confira vantagens e desvantagens em liberar acesso às redes sociais. Disponível em <http://www.infomoney.com.br/carreira/noticia/2214799>. Acesso em outubro 2014.

 

MONTONAGA, Flávio. Redes Sociais X Empresas: A importância destas mídias.Disponíveis em <http://www.adnews.com.br/artigos>Acesso em setembro, 2014.

 

OLIVIERI, L. A importância histórico-social das redes. Revista do Terceiro Setor. Jan. 2003. Disponível em: <http://www.rits.org.br>. Acesso em setembro, 2014.

 

 PAREDES, Arthur.Líder: Conheça as vantagens e as desvantagens das mídias sociais; disponível em <http://imasters.com.br/midia-e-marketing-digital>. Acesso em outubro, 2014.

 

RODRIGUES, Alberto. O recrutamento via redes sociais já é realidade e dá frutos.Disponível em<http://www.rh.com.br/Portal/Recrutamento_Selecao/Artigo>.

Acesso em setembro 2014

 

VELOSO, Fernando. Informática conceitos básicos, 8º ed. Elsevier LTDA. Rio de Janeiro 2011.