O Brasil nos últimos anos vem se destacando não só pelo crescimento de sua economia, mas também pelo grande interesse de sua população em redes sociais. Tanto que o pais já ocupa o primeiro lugar mundial com 86% de usuários ativos nas redes sociais, segundo pesquisa da Nielsen empresa global de informação e mídia.

Cada vez mais a sociedade brasileira gasta mais tempo em frente ao computador no facebook, twitter, Orkut e centenas de outras redes sociais. Deixando cada vez mais seus valores de lado e se tornando reféns da internet.  

O escritor``Nicholas Carr`` cita  em seu  novo livro ``The Shallows, What the internet is Doing to Our Brains``(O que a Internet está fazendo com nosso cérebro) argumenta que os últimos avanços da tecnologia nos tornou menos capazes de pensamentos aprofundados. Ou seja, o vicio nas redes sociais está tornando a sociedade brasileira que já não tem o habito de ler livro uma sociedade cada vez mais ignorante.

Os brasileiros estão se tornando cada vez mais uma sociedade distraída e robotizada, tornando-os cada vez mais incapazes de filosofar, argumentar e questionar os afazeres da vida.

Mas há uma solução para a sociedade brasileira voltar a ser culta, moderar o uso da internet e praticar as habilidades de contemplação, introspecção e reflexão.