REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA AUGUSTA DE CARVALHO.

 

                                 Patrícia de Aquino Carvalho[1]

José Heltôn Borges de Carvalho[2]

 

RESUMO

O presente artigo irá fazer um breve resgate histórico desde a criação do computador ate o surgimento das redes sociais digitais, uma vez que a evolução dos recursos tecnológicos impulsionou as relações pessoais através da internet. É notória a grande adesão das pessoas as redes sociais, por isso este artigo tem a finalidade de mostrar que estes recursos podem além ser além de uma forma de lazer, uma ferramenta pedagógica que pode auxiliar a escola na função de educar de forma consciente e prazerosa. Refletiremos a importância das redes sociais digitais em geral e em particular mostraremos os pontos positivos ao se trabalhar com um grupo no Facebook voltado para a cooperação e integração de alunos/alunos, alunos/professores e demais funcionários da Escola Municipal Maria Augusta de Carvalho que se utilizou do Facebook enquanto ferramenta pedagógica no sentido de propor um aprendizado critico e participativo por meio da leitura e da escrita no espaço virtual. Todos que compõem a escola têm papel fundamental na utilização deste recurso, cabendo aos professores ajudarem e orientarem nas tarefas e conscientizando os educando no uso adequado destes ambientes virtuais, bem como enfocando os valores humanos como o respeito à diversidade, uma vez que no ambiente virtual mantêm-se contatos com uma grande diversidade de pessoas.

Palavras-chaves: Redes sociais, interação, Facebook e educação.

 

Abstract

This article will make a brief historical rescue since the creation of the computer until the rise of online social networks, since the evolution of technological resources boosted personal relationships over the internet. It is notorious the large membership of social networks, so this article is intended to show that these resources can also be a form of leisure, a pedagogical tool that can assist the school in function of educating consciously and enjoyable. We will reflect the importance of online social networks in General and in particular show the positives when working with a Facebook group aimed at cooperation and integration of pupils/students, students/teachers and other employees of the Escola Municipal Maria Augusta Carvalho that Facebook was used as a pedagogical tool in order to propose a critical, participative learning through reading and writing in the virtual space. All of which comprise the school have a fundamental role in the use of this resource, and teachers to help and guide in the tasks and aware the learner in the conscious use of these virtual environments, as well as focusing on the human values such as respect for diversity, Once in the virtual environment maintain contacts with a wide range of people.

Keywords: social networks, Facebook, interaction and education.

 

INTRODUÇÃO

 

 

Com o avanço das tecnologias e a ascensão da informatização no mundo moderno, percebe-se o crescente uso das redes sociais digitais, isso graças ao barateamento dos computadores e o acesso facilitado da internet, trazendo transformações significativas nas formas de lazer das pessoas.

A escola por sua vez, tem uma tarefa árdua que é a de atrair a atenção dos educandos em meio a tantas tecnologias que traz em sua arquitetura o foco do dinamismo e da diversão ilimitada.

Portanto fazer com que os alunos utilizem a internet mais do que para seu lazer, por meio da criação de um ambiente virtual onde o aluno possa ter mais espaço na escola, oportunidade de expressar suas opiniões e divulgar atividades e eventos escolares, bem como atividades e jogos educativos de raciocínio onde alunos, professores se encontram conectados é a proposta de trabalho realizado na Escola Municipal Maria augusta de Carvalho, localizada Na zona Urbana de São Miguel- RN no ano de 2012.

Contudo, para realização do presente artigo recorremos aos seguintes autores: Cristiane Rocha, Juan José Haro (2005 e 2010), Paulo Freire (1987), Vygotsky (1998), bem como pesquisas em sites e blogs usados como norte para enriquecer o trabalho ora apresentado.

 

2- REDES SOCIAIS: BREVE HISTÓRICO DO SEU SURGIMENTO

 

 

Sabemos que a internet faz parte do cotidiano da maioria da população mundial, e dentro deste ambiente surgiu uma nova forma de interação e comunicação entre as pessoas que vem ganhando cada vez mais espaço na era da informatização que são as chamadas redes sociais.

Redes sociais representa interação, comunicação, troca, afinidades, criatividade, relacionamentos. Isso, porém acontece desde o inicio da história da humanidade, quando os homens se reuniam em torno das fogueiras pelas necessidades de manter relações afetivas uns com os outros.

Portanto as redes sociais surgiram da necessidade de se criar laços, compartilhar gostos, pensamentos e ideais. Quando essas relações começam a fazer parte do ambiente online, surgem às chamadas redes sociais digitais, o que provoca uma serie de mudanças no comportamento humano, que não se contenta em apenas manter contato com já se conhece, mas ousar conhecer novas pessoas, estas de diversos lugares, cidades e países distintos e distantes.

 

2.1 SURGIMENTO DO COMPUTADOR NA DECÁDA DE 30

 

 

O primeiro computador mecânico foi criado na por Hermann Hollerilh em 1890 e em 1930 iniciou-se os estudos para substituir as peças mecânicas por peças elétricas. O mark, construído em 1944 comandado pela equipe de Honard Aiken , foi o pioneiro na produção de cálculos rápidos e complexos sem ajuda da humana.

No ano de 1946, nasce o Eniac (Eletrônico numérical integrator and Computer) computador eletrônico e digital, ainda em dimensões enormes e pesando cerca de 30 toneladas. No entanto a estrutura do Enaic é a mesma dos computadores de hoje. Em 1947 surgiu o transistor, o que tornou as máquinas mais rápidas.

Somente a partir da década de 50 começa a diminuir não só o tamanho das maquinas, mas o preço também. O primeiro computador pessoal surgiu em 1976 com o nome de apple, criado pelos americanos Steve Joles e Stephan Wozniak. O micro lançado em 1984 modificou e revolucionou o mercado ao utilizar ícones e mouse.

Somente na década de 90 surgem os computadores mais modernos e potentes, onde além de processar dados, incorporam-se fax, secretária eletrônica, internet, drives para CD- ROM e DVD-ROM e etc. O que tornou a máquina mais atraente e necessária às atividades cotidianas, passando a povoar os sonhos de consumo de milhares de pessoas.

 

2.2 A POPULARIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS

 

 

As redes sociais caracterizam-se pela participação ativa de seus membros, pela rápida aquisição de informações, onde podem surgir e resolver conflitos e lutas por interesses pessoais ou de massa.

 

Estar em rede significa ser capaz de fazer da capacidade de ser sujeito (ativo e responsável), surgir mudanças, administrar complexidades e incentivar a articulação, o fortalecimento e se necessário, a (re) construção contínua das redes. (ROCHA, 2005, p.03)

 

No ano de 2002, o Friendstar surge como primeira rede social onde teve quase 5.000.000 de usuários em apenas três meses. O objetivo da rede era aproximar amigos por meio de perfis pessoas, porém sua arquitetura se parecia com sites de namoro online.

A popularização em massa das redes sociais digitais, destinados à produção de conteúdos pessoais através de formação de redes se deu a partir de 2004 quando surgiu o Orkut, Live Space e o Facebook. Somente em 2006 o Facebook teve seu acesso liberado para o público em geral.

No Brasil o Orkut foi à rede social favorita até meados de 2011 quando perdeu espaço para o Facebook que se tornou a rede mais usada do país. Esse alarmante crescimento no uso das redes sociais digitais se deve a queda nos preços tanto no preço de telefonia, quanto de internet banda larga. A facilidade no acesso é outro fator importante, uma vez que as redes podem ser acessadas facilmente e rapidamente em qualquer lugar, tanto pelos computadores que cada vez, se tornam mais leves e compactos, quanto pelos aparelhos celulares e tablets.

 

2.3 REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO

 

 

Há alguns anos atrás, o contato que os alunos da Escola Maria Augusta de Carvalho, escola onde se trabalhou um projeto com foco nas redes sociais no ano de 2012 e que serviu de subsidio para idealizar este artigo, era de certa forma restrita a pesquisas realizadas em Lan Hauses. Computador e internet eram algo distante da maioria destes estudantes.

Atualmente o que se percebe é que com o barateamento dos computadores e fácil acesso da internet e o surgimento das redes sociais, os educandos estão fazendo cada vez mais uso destes recursos, só que desta vez para atividades voltadas para o lazer, por meio das chamadas redes sociais digitais (Orkut, Facebook, MSN, entre outros) onde mantêm relações alunos/alunos, alunos / professores e funcionários da escola no geral.

Tendo em vista que os alunos já tem certa autonomia no uso da internet e estão em contato direto com os educadores na escola e no ambiente virtual, pensamos que a melhor maneira de utilizar a internet também como ferramenta pedagógica é levando a escola para o ambiente virtual de forma criativa, cooperativa e dinâmica que nem sempre é possível em sala de aula.

O processo ensino aprendizagem respaldado nesse ambiente virtual é retratado na teoria sócio construtiva de Vygotsky, onde destaca que os processos psicológicos superiores, ocorrem por meio das relações sociais, que no caso redes sociais digitais as interações ocorrem entre alunos, professores e os recursos tecnológicos usados.  Vygotsky orientava-se pelo fato de que o “comportamento só poderá ser entendido como história do comportamento”.

O que se observa é que as redes sociais possibilitam aproximação, aprendizagem por meio das tecnologias, além de as pessoas poderem refletir antes de se manifestarem, bem como, manter contato com uma grande variedade de pessoas. “O mundo educativo não pode permanecer alheio aos fenômenos sociais como este, que está mudando a forma de comunicação entre as pessoas”. (HARO, 2010, p.1)

Diante deste cenário evolutivo da humanidade, o que se propõe é que alunos e professores usem esses recursos tecnológicos a seu favor. O professor com o intuito de atrair e educar, enquanto que o aluno com a finalidade de interagir e captar informações importantes ao seu desenvolvimento enquanto ser social.

O projeto de inserir a Escola Municipal Maria augusta em um grupo no Facebook foi bastante positivo atingindo os objetivos a priori traçados que eram de socializar as boas práticas educativas, incentivar o uso adequado das redes sociais digitais, construir vínculos afetivos com toda a equipe escolar, divulgar trabalhos e eventos escolares, atividades extras-classe e jogos de raciocínio, instigar a curiosidade e possibilitar discursões através da leitura e da escrita por meio de postagens e comentários, enfocando sempre o respeito a diversidade.

Já dizia Paulo Freire “Talvez seja este o sentido mais exato da alfabetização, aprender a escrever a sua vida como autor e como testemunha da historia, isto é, biografar-se, existênciar-se, historiar-se”. (Freire, 1987, p.10)

Diante dos pressupostos apresentados, cabe à escola e em especial aos professores buscar meios para introduzir o mundo tecnológico como ferramenta pedagógica, auxiliando numa aprendizagem eficaz, buscando incorporar na educação, meios mais atrativos, criativos e dinâmicos, para de fato ensinar de acordo com a realidade e a necessidade dos educandos na era da informatização.

 

CONCLUSÃO

 

 

O artigo ora apresentado visa proporcionar construção de conhecimentos que venham a contribuir para a formação dos educandos. Cabe ao professor, mostrar aos alunos que as tecnologias, tão presentes no nosso cotidiano, podem e devem também serem usadas com finalidade educativa. As redes sociais digitais ganham cada vez mais adeptos, comunidades estão cada vez mais repletas de membros, a internet virou ponto de encontro entre amigos e familiares.

Sendo assim, o que para uns pode ser apenas um momento de distração para os profissionais da educação passa a ser uma ferramenta que proporciona a aprendizagem e desenvolve de maneira agradável o prazer pela leitura e escrita, além de possibilitar maior aproximação entre alunos/ alunos, alunos/ professores e comunidade escolar como um todo.

Portanto o Facebook é um espaço para opiniões, comentários, textos, imagens, vídeos entre outros recursos. Não podemos fugir dessa realidade nem permitir que nossos alunos continuem usando a internet apenas para uso de conteúdos que em nada contribuíram para sua educação. Dessa forma o Facebook torna-se uma ferramenta pedagógica importante para construção do saber, levando o educando a estar em contato com conteúdos que lhe tragam significado e que orientem a sua formação social, psicológica, politica e cultural.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

 

HARO, Juan José de. Las redes sociais em educación, 2008a. Disponivel em: http://jjdeharo.blogspot.com.br/2008/11/aplicacin-de-ning-la-educacin.html

PEREIRA, J.W.G, et all. Inclusão Digital: Uma prática necessária a Educação. São Miguel, 2012.

SILVA, Siony Da. Redes sociais digitais e educação, 2010. Disponível em: http://www.cefetsp.br/edu/sertaozinho/revista/volumes_anteriores/volume1numero5/ARTIGOS/volume1numero5artigo4.pdf

VYGOTSKY, Lev Semyonovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 191 p.

 

 


[1] Licenciada em Física pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN. Aluna do curso licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Brasil – FAIBRA. ¹ Aluna do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade Integrada do Brasil – FAIBRA

[2] Professor Especialista Orientador do Estágio Supervisionado III - TCC Artigo Científico da Faculdade Integrada do Brasil- FAIBRA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[