Anualmente morrem cerca de 350 mil trabalhadores em todo o mundo vitimas de acidentes de trabalho. No Brasil Apesar dos inúmeros esforços com campanhas de prevenção, o índice de acidentes do trabalho e doenças, os profissionais podem comparar com índices de outros países, continua muito elevado. Neste cenário, observa-se que a construção civil contribuiu significativamente, sendo um dos setores em que mais ocorreram acidentes em todo o planeta. 


 
Na indústria da construção civil possuem várias características próprias, o que torna mais difícil a adoção de soluções padronizadas para a proteção do operário no desenvolvimento de suas atividades. As principais causas de acidentes considerados graves e fatais no setor são o soterramento, choque elétrico, acidente com serra circular e queda de altura. A queda de altura é um dos principais causadores de mortes de pessoas na maiorias das obras em todo planeta, as quais poderiam ser evitadas com medidas mais específicas como: a utilização de Telas de proteção tipo trapézio. 

Qual a Melhor Proteção?

A proteção mais utilizada para este fim são as plataformas de proteção, que são rígidas e limitam quedas de altura e projeção de materiais. Justamente por serem rígidas, as plataformas limitam a queda, mas nem sempre protegem a integridade física do trabalhador. Elas também apresentam maior dificuldade na montagem e desmontagem.

Já as redes de proteção tipo trapézio é um sistema de proteção flexível, que impede a queda e também apanha o trabalhador depois de cair, evitando sim as lesões mais graves.