O livro "A Revolução dos Bichos" foi uma grande crítica a sociedade e aos comandantes dela. Seus leitores podem ter uma melhor compreensão das sociedades que são comandadas por diferentes tipos de governos e também de como a ambição está presente em todas as situações do cotidiano.

George Orwell – o autor, mostra em seu livro, através da Granja Do Solar o sistema do socialismo, onde a população se revolta e tentar tomar o poder, tendo a idéia de que tudo será melhor e tendo certeza de que serão totalmente diferentes do governo que lutam contra. Mas infelizmente não é assim, na verdade o poder toma conta das pessoas e elas passam a agir exatamente como seus antecessores, ou até mesmo pior. Na Granja Do Solar é exatamente assim que acontece, os animais criam a esperança de que tudo será diferente mas o poder fala mais alto e Napoleão acaba se tornando um ser pior que o Sr. Jones, que para os animais, era o verdadeiro vilão.

Quando a revolução é adotada na Granja, novas leis são criadas, mas conforme a necessidade dos líderes as leis vão mudando e muito do que era proibido acaba voltando à ativa e é feito com que os animais esqueçam-se do que foi estabelecido antes, como se aquilo nunca houvesse existido. Dessa mesma forma é como os governos agem com a sociedade, fazem com que as pessoas acreditem em idéias muitas vezes inconcebíveis e depois as fazem acreditar que tudo não passou de uma mera ilusão de suas mentes.

Também é possível observar a partir da fábula, que os movimentos sociais muitas vezes se fortalecem por dominarem classes de pessoas menos instruídas e economicamente desfavorecidas – ignorantes.No Brasil atualmente é isso que acontece. O Governo do atual presidente Lula, sempre favorece a população mais carente que está em maioria no país, principalmente na região nordeste. Com isso ele garante seus votos para as próximas eleições e agrada seus conterrâneos.

"A Revolução dos Bichos" também acabou chocando a população e criando grandes polêmicas, principalmente pelo fato de toda a revolução ter sido dirigida por porcos, que para quem conhece um pouco de história fica impossível não assimilar os personagens com Stálin e Trotski. Nos dias atuais as imagens de porcos também caberiam a muitos de nossos governantes, mas não por suas personalidades e atos, mas sim pelo sentido literal da imagem.