Uma profissão antiga e que todos conhecem, professor. É fácil saber o que se sente um professor quando lhe perguntam: qual a sua profissão? Quase todos tem recenho de falar, e nenhuma motivação. Quem nunca ouviu falar de grandes professores que agruparam multidões para dar seus ensinamentos de vida e pensamentos de mudança? Mas com certeza nenhum daqueles que não nascerem nos tempos de hoje sofreram tanta pressão para fazer um trabalho multidisciplinar que cria, pensa, muda, conhece culturas diversas, manuseia instrumentos de todas as épocas não pode achar, mas ter certeza e nunca parar de saber mais e melhor. Professor o que acontece com ele fora da sala de aula? Porque nem sempre existe a formação continuada? O professor é o centro das atenções, o mágico da noite, o artista que faz o teatro. Mas hoje ele está sendo massacrado por tecnologias que dizem ser o principal recurso de ensino da escola.
Enquanto as mudanças acontecem, nascem a cada dia, pequenos aprendizes, que aprendem dentro do utero materno, como ligar o data-show. Os que muitos conhecem pelo nome de alunos, vêm pra escola com uma grande bagagem de informações que precisam ser organizadas.
A IES como obrigação, segue suas normas convencionais, de trazer as inovações tecnológicas, grandes profissionais de educação, e assim faz seu trabalho brilhantemente de acordo com o esperado. Mas nem sempre a aprendizagem acontece.
Os recursos audiovisuais são há muitos anos usados. Sua história não é nova nem automática, e talvez segundo McClusky : só apartir do século XIX foi introduzido o primeiro retroprojetor na sala de aula.
A aprendizagem ela ocorre explêndidamente com o auxílio dos mesmos e com a participação principal do docente. É o docente que vai transformar a aula em um campo de idéias, imaginação, criatividade e ensino.
Mas isso tem mudado, os lugares têm sido invertidos. É preciso que os três; professor, aluno, recursos audiovisuais trabalhem juntos, cada um ocupando o lugar devido na instituição de ensino. Para que haja saber e prazer na hora de estudar.

1 F. Dean McClusky 1896-1981 Professor Emeritus, His book, Audio-visual Teaching Techniques (1949)