FACULDADE NOSSA CIDADE 

Curso: Gestão em Recursos Humanos 

Consultoria em RH 

Orientador: Professor Lawton Benatti 

Aluna: Alana Trindade de Araújo Silva Nascimento 

Carapicuiba 2013 

Tema: Recursos Humanos atuando 

Recursos Humanos parte fundamental para toda organização. Apresenta a cultura e a missão para todos. O setor de recursos humanos juntamente com as tecnologias e a globalização passa por transformações constantes sempre na busca de organização e sucesso no que faz. É parte central uma área-chave que da suporte, orienta e traça um plano totalmente estratégico é informado de tudo que acontece no mundo dos negócios.

As pessoas e a organização não nasceram juntas. As organizações escolhem as pessoas que desejam como colaboradores e as pessoas escolhem as organizações onde pretendem trabalhar e aplicar seus esforços e competências. O recrutamento funciona como uma ponte entre o mercado de trabalho e mercado RH. O mecanismo de oferta e procura é a característica principal de todo mercado. Segundo: Joel Beting defende a tese de que quem faz o emprego de trabalhador não é o produtor, mas o consumidor, que é o próprio trabalhador. Quando o recrutamento está baseado na atração de candidatos para preencher cargos e disponíveis, vale a pena adicionar a preocupação em atrair também competências necessárias ao sucesso a organização (CHIAVENATO, 2010; p.104).

Já foi o tempo em que Recursos humanos eram considerados um departamento apenas onde só contratava funcionários, hoje é muito mais que isso além dessa função recruta, seleciona, treina, traça planos de cargos e salários, remunera e vem com a principal preocupação de contratar o colaborador correto para o cargo certo, desenvolvendo e lapidando seu talento. Para evitar a rotatividade fator esse de desmotivação que tem uma grande proporção de prejuízo para a organização.

A palavra já explica “Recursos Humanos” busca recursos para motivar e incentivar o colaborador para crescer junto com a organização. O funcionário precisa ser estimulado ver e acreditar que é importante através do plano de carreira, investimentos na educação e qualificação, que traça uma linha de crescimento, reconhecimento esse por toda dedicação e parceria.

Quando o relacionamento vai bem, as pessoas não tem motivos para deixar o emprego.(RIBEIRO, 2005; p.14).

No RH anterior o empregador era alguém que contratava sem nenhuma aproximação, hoje estão ligados demonstrado através de seminários, dinâmicas de grupo, campanhas internas, que tem muito sucesso e apresentam confianças em ambas as partes. O perfil menos burocrático e mais estratégico já começa a ser implantado pelo mercado corporativo. A maioria das empresas cobra resultados que depende deles para seu crescimento, mas ao contrario do RH antigo vem se preocupando com o ser humano criando boas condições no ambiente de trabalho que causa consequências boas.

Modernidade e confiança no que faz, e em quem contrata, é um perfil de pessoas que não tem medo do novo, e sabe que com muito trabalho e liderança alcança todos os resultados procurados por todos com experiência e visão ampla.

‘’Toda a arte é uma questão de seleção pela qual encontramos a agulha da verdade no palheiro da experiência’’. (Thomas Rogers)

Método aplicado é o CHA que na atualidade acrescenta o VE formando a palavra CHAVE que no mundo dos negócios quer dizer: conhecimento, habilidade, atitude, vontade e entrega. Essas palavras definem bem os Recursos humanos e sua missão.

Para todos aqueles que amam a vida humana trabalha com transparência e respeito para com todos da equipe.

Referências Bibliográficas 

CHIAVENATO, Idalberto, Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

RIBEIRO, Antonio, Gestão de Pessoas, São Paulo: Saraiva, 2005.